segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Carteira Small Caps

Carteira Small Caps

1 small caps Usuário Premium Comentários: 2794 - Desde: Fev 2007

"Ilustres, voltei de viagem e mais um mar de oportunidades. Depois (amanhã) vou dar uma olhada nas mensagens que se passaram para responder."

Esta semana foi a de compras mensais.

"Iniciei posição em 5 novos ativos, em setores que tinha nenhuma ou pouca exposição. Não são as posição que considero mais interessantes, mas já estou 20% em elétrica e 15% em bancos médios (11 diferentes - não vão falir todos juntos - e se acontecer nada mais valerá nada) e não se deve concentrar em poucos setores, ainda mais quando estamos diante de fatos que devem modificar totalmente quais serão os setores mais atrativos."

logística: TGMA3.

aviação: GOLL4 (ratio queda do petróleo - ainda não tinha ativo tão fortemente beneficiados a exceção de UNIP6)

"petroquímica: BRKM5 (idem acima, apesar da dívida cambial monstruosa)."

saúde: MEDI3

tecnologia: POSI3

telefonia: TNLP3

"Reforço de posição em empresas de papel e celulose (KLBN4 e VCPA4), exploração de imóveis (IGTA3), bancos (BICB4, ABCB4) e saneamento (SAPR4)."

"Chovem ativos que hoje estão com DY de 15 - 20%. É claro que não deve se manter, mas caindo 50% disso continua pra lá de atrativo."

"Hoje, quem diria, juro pré em 18% para 2017!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"

"Banco Central no dilema entre o aperto de crédito e o juro futuro que já pedi aumento de 4%, no mínimo!"

Alguém já viu cenário assim antes?

"Acredito que o BC está mais para aumentar os juros com mais força do que para estancar a subida. O 0,75% de alta, na minha concepção, é o mais provável e ainda assim estará absurdamente mais barato que os juros futuros."

"Aliás, pras empresas que tem bom $$$$ em caixa, deveria fechar atividade e aplicar no tesouro direto. ROE de 18% não é para qualquer um..."

1 small caps Usuário Premium Comentários: 2794 - Desde: Fev 2007

"Na minha carteira industrial (10,6% da carteira), tenho os seguintes ativos, com maior exposição naqueles do final:"

BMTO4

MGEL4

FRAS4

ROMI3

LEVE4

CNFB4

MYPK3

RAPT4

MWET4

POMO3

TKNO4

Atualmente estou aumentando posição em POMO e RAPT.

"Finalizei a posição em elétricas (21% da carteira - maiores em COCE5, EQTL3, CEPE5 e ELPL6, na seqüência) e bancos médios (BICB4 e PINE4 os maiores - 16% da carteira) e vou aumentar um pouco mais em telefonia (TLPP3 e Grupo Telemar), para atingir 6% da carteira. Passou de 0 para 4% de janeiro a março deste ano."

2458 de 5068 14/Mar/2009 01:00 0

1 small caps Usuário Premium Comentários: 2794 - Desde: Fev 2007

"""Alerto que o resultado das companhias Mangels, Heringer, Minerva e Metal Leve devem vir afetados negativamente por efeitos cambiais, podendo abrir boas oportunidades de compra com preços ainda mais depreciados. São ativos que devem ser avaliados conforme empresas em situação especial atualmente, e o posicionamento, dado os riscos envolvidos, deve ser em menor quantidade de capital. A relação entre o valor de mercados destas empresas e o faturamento líquido anual (PSR) é, na seqüência, 0,13, 0,06, 0,06 e 0,26. Ou seja, no máximo têm valor de mercado equivalente a um trimestre de faturamento. Estão no mesmo pacote que FTRX4, ESTR4 e WISA4, companhias que possuem patrimônio pesadamente negativo, muito diferente da situação daquelas, que, apesar do prejuízo cambial evidenciado até o terceiro trimestre, mantinham liquidez corrente superior a 1."""

http://smallcaps.blogs.advfn.com/2009/01/06/perspectivas-para-as-small-caps-em- 2009-newsletter-da-advfn/

"""Por fim, é interessante monitorar as empresas que tiveram pesados prejuízos contábeis no terceiro trimestre de 2008, o que certamente foi intensificado no último. Algumas destas companhias, apesar do impacto de curto prazo, poderão ser beneficiadas no médio e longo prazo, notadamente aquelas que exportam parte relevante da produção. Deve-se observar, quando ocorrer a estabilização do câmbio entre um trimestre e outro, como as margens se comportaram e como estariam os resultados expurgando os efeitos contábeis da dívida cambial em que não houve efetivo desembolso de caixa. Tais empresas representam maiores riscos e por isso o potencial de valorização em caso de êxito é bastante superior ao de companhias mais seguras, cujos preços caíram menos desde o início da crise. Há diversas empresas do setor de alimentos e de veículos nesta situação."""

E ainda:

http://smallcaps.blogs.advfn.com/2009/01/06/carteira-small-caps-para-dezembro-a -bolsa-em-novembro/

"""No entanto, é interessante diminuir na carteira o peso de ativos que sofrem com os impactos cambiais, como é o caso de BEEF3 e FHER3, que se mantém em razão dos preços muito deprimidos apesar dos referidos impactos cambiais. Estes possuem razoável folga em termos de liquidez corrente para suportar os aumentos do dólar com maior facilidade. GPCP3 está sendo substituída por CNFB4, que se beneficia da alta do dólar."""

2592 de 5068 18/Mar/2009 23:37 0

1 small caps Usuário Premium Comentários: 2794 - Desde: Fev 2007

"fabiomez, tenho algumas em mente para compor a carteira realmente. Vou aguardar o término dos resultados trimestrais. Mas a FHER3 continuará fazendo parte na condição de turnaround. Vou fazer uma alteração na carteira para que as pessoas não se confundam a façam posição com o mesmo peso num turnaround e numa empresa de valor e que paga bons dividendos. Estas, seguramente, devem ter uma posição no mínimo 5 vezes superior a cada turnaround escolhido."

"Estou pensando em pegar umas 2 ou 3 posições na carteira small caps e compô-las com 3 ou 4 turnarounds. E tais 3 ou 4 empresas teriam o peso idêntico (somadas) a uma EQTL3 ou BICB4 por exemplo, cujos riscos são bem inferiores."

"Também penso em fazer alterações durante o mês nas temporadas de balanço, para aproveitar as ""reações a resultados"". Tivemos algumas oportundidades que citei por aqui e que evidenciam a importância de fazer isto (GRND3, PRBC4, etc...)"

2873 de 5068 Modificado em 25/Mar/2009 13:07 0

1 small caps Usuário Premium Comentários: 2794 - Desde: Fev 2007

"Ilustres, belíssimas discussões por aqui."

Várias oportunidades pinceladas e com grande êxito nas análises!

Este time está cada vez melhor :)

"Estive viajando nos últimos dias e o que pude fazer foi acompanhar alguns balanços muito bons, que inclusive destaquei rapidamente por aqui, como foi o caso de SLED4, GRND3, POMO4, PRBC4, HBOR3, etc..."

"E também aqueles que vieram ruins, como CCIM3 e SAPR4. Ativos estes que fiz questão de ""queimar"", diante de tantas barganhas..."

Bancos médios continuam animando :)

Elétrica$$$ também...

"Sobre o resultado de CEDO4, veio razoável, especialmente em razão da ciclicidade do segmento. Ela é produtora, e portanto, o resultado do terceiro trimestre via de regra é o melhor do ano. Já no segmento de varejo, o melhor quase sempre é o resultado do quarto trimestre."

2921 de 5068 26/Mar/2009 01:12 1

1 small caps Usuário Premium Comentários: 2794 - Desde: Fev 2007

"citação: obancarioPrezado SMALL CAPS, prezados foristas:"

"Há poucos meses, um dos participantes referiu-se a uma ação que estava com uma"

"performance excelente. Analisei o balanço, remuneração aos acionistas e decidi"

"encarteirá-la e o resultado foi que, com ela eliminei todo o prejuizo desta crise. Infelizmente, não fiz as devidas anotações e não consigo lembrar-me o"

"nome do ""anjo da guarda"". Sou bancário aposentado e o que permitiu garantir a"

minha família o mesmo padrão de vida que eu mantinha quando ocupava o cargo de

"Gerente num grande banco multinacional, foram as aplicações na Bolsa de Valores. Por isso gostaria de levar meu agradecimento ao forista que me deu a"

"tão valiosa dica e também ao sempre atencioso ""Small"" pelo seu forum. Que Deus"

"os abençoe, as suas famílias e a todos os participantes deste forum, Victor."

ESTA AÇÃO FOI: BICB4!

'

"obancario, agradecemos a consideração."

"Confesso que tenho um grande carinho pelo setor de bancos médios, que inclusive chegou a liderar em percentual na minha carteira de ações. Hoje representam 17,6% da minha carteira, com maiores participações em BICB4, PINE4 e BRSR6."

"As compras foram realizadas em grande parte no ""meio do olho do furacão"", quando a voz corrente no mercado era ""fique fora disto"", ""crise de liquidez vai fazer bancos quebrarem"", e blá, blá, blá..."

"Poucos recomendavam o setor. Hoje isto está bem mais comum, inclusive com grandes gestores de ações small caps anunciando participações relevantes num bocado deles."

Tem para todos os gostos :)

"Na época, as postagens por aqui eram as seguintes:"

"""BICB4 e BRSR6 estão no rol de bancos médios com indicadores atraentes e que pagam bons dividendos. O mercado está muito pessimista com o segmento e só nos cabe comprar aos poucos e aumentar a posição após o anúncio dos resultados do último trimestre (o atual) em que os efeitos da falta de liquidez poderão ser melhor avalizados. De qualquer sorte, BICB4 na data de divulgação do balanço sequer tinha cedido carteiras de crédito e BRSR6 parece que inclusive comprou carteiras de bancos menores.""(Small Caps-ADFVN - 19NOV2008)"

"BICB4 realmente veio com um balanço excelente, projetando P/L abaixo de 2! E o DY anda por volta dos 20%. Gostei também do fato de não ter tido que recorrer, até a divulgação do balanço, à cessão de carteiras.(Small Caps-ADFVN - 15NOV2008)"

"""o desempenho de hoje do BICB4 ilustra bem o que poderá acontecer por diversos dias se o balanço vier em linha com o que o banco vem apresentando nos trimestres anteriores. Chegou a bater impressionantes P/L 1,5 e DY 30%. São estes ativos que, mantendo o desempenho operacional, apresentam as valorização futuras superiores a 1.000%. É claro que o cenário atual é muito mais desafiador, mas um P/L abaixo de 2 deixa até mesmo uma empresa mediocre (o que não é o caso) atrativa.""(Small Caps-ADFVN - 29OUT2008)"

"""BICB4 foi um dos 11 bancos médios que escolhi para fazer parte da minha carteira de ações. Acredito que não vão todos quebrar juntos e se isto acontecer, nada mais vai valer, nada! Baixíssimo P/L e P/VPA e DY muito bom! Diante da histeria do mercado dos bancos, vale a pena fazer apostas em diferentes com perfis diversos.""(Small Caps-ADFVN - 23OUT2008)"

3115 de 5068 27/Mar/2009 16:36 0

1 small caps Usuário Premium Comentários: 2794 - Desde: Fev 2007

citação: paulorizziSmall

"Em sua carteira vc deve ter um número bem maior de ativos pouco líquidos do que eu. Vc poderia indicar, em valor, qual o percentual de sua carteira de ""ILÍQUIDOS"", vamos assim dizer?"

"Dos ativos que compõem a minha carteira atual, considero ilíquidos os seguintes:"

"CTSA3/4, ECPR4, HBOR3, MGEL4, SGAS4 e TLPP3."

"Em termos de valor atualizado, os ilíquidos somam 16% da carteira. Não seria um tanto quanto exagerado, mesmo considerando que o maior quinhão corresponde a TLPP3?"

"paulorizzi, vou fazer um levantamento. Mas acredito que beire uns 40%."

A liquidez dos ativos é um fator que trato especificadamente no livro. Jamais deixei de comprar uma ação quando ela é negociada pelo menos uma vez por mês.

Várias e várias vezes isto se mostrou muito lucrativo e há estudos que indicam que no longo prazo as ações de menor liquidez se valorizam mais do que as de maior. O mais importante é encontrar uma ação subavaliada. O resto o mercado se encarrega de fazer.

"Um exemplo ilustra: Quando comprei RANI3 (com os ajustes) por R$ 3,50 por volta de 2003, ela era negociada uma vez por mês, aproximadamente. Em 2007 vendi por R$ 80,00 num momento em que era negociada diariamente e com bom volume. Inclusive o ativo fez parte da carteira small caps a partir dos R$ 22,00, em 2007."

"Mas é claro, o prazo que vou manter a ação em carteira varia de 1 dia a 50 anos. Vendo quando estiver caro, seja qual for o tempo que isto leve para acontecer. É por isso que 70% da minha carteira de ações foi vendida em 2007 e 85% tinha sido comprada entre 2000 e 2001."

"Atualmente, 70% da minha carteira foi comprada a partir de setembro de 2008. Todo o fluxo é direcionado para ações. Antes fazia retiradas para comprar Tesouro Direto e Fundos Imobiliários."

3121 de 5068 27/Mar/2009 16:47 0

mr Floyd Usuário Premium Comentários: 307 - Desde: Jun 2007

"Para alguns menos experientes que possam entrar aqui. Obviamente que comprar uma ação que negocei apenas uma ou duas vezes por mês não é para qualquer um, só quem tem pleno dominio para analizar uma empresa é que pode trabalhar assim, alêm de ser um capital que jamais usaremos para alguma despesa imprevista, isso porque por vezes são papeis com uma enorme volatidade. Eu pessoalmente não o faço."

3314 de 5068 01/Abr/2009 14:48 0

1 small caps Usuário Premium Comentários: 2794 - Desde: Fev 2007

"Caríssimos,"

"Em breve vou divulgar a carteira small caps para abril, com os comentários sobre o desempenho de março. O grande destaque do mês foi a alta de BICB4, com 41,96%, atingindo 85,55% apenas este ano e mais de 150% desde dezembro."

Antecipo as ações que vão sair da carteira:

"LEVE4, BISA3."

"Ingressarão as ações SLED4, PRVI3 e GRND3 e RAPT4."

"Vou fazer na carteira o grupo de turnarounds, com menor peso, e maior diversificação, e ele contará também com INEP4, GSHP3 e BAUH4. Os pesos de FHER3, BEEF3 e MWET4 serão divididos com estas novas participações na carteira."

"Quando divulgar no blog, comento brevemente sobre as razões das escolhas."

3315 de 5068 01/Abr/2009 14:54 0

Kudlow Comentários: 2152 - Desde: Mai 2008

"Small Caps,"

"eu vi sua carteira e realmente é muito interessante sua exposição em bancos pequenos, mas me surgiu uma questão, voce acha que esses bancos tem condição de continuar com os dividendos que eles costumavam dar? O Sr. não acha que o mercado está precificando que eles não conseguiram manter os dividenods nesse nível?"

"Eu tenho uma posição em bees3 apostando em uma aquisição, pois eles já estao na mesa negociando , isso é fato, a especulação é se eles vão chegar a um acordo quanto ao preço. Na minha opinião por comparação a Nossa Caixa foi vendida por um P/L de 12,9 e ela tinha fundamentos muito piores do que o bees3."

3359 de 5068 01/Abr/2009 20:56 0

SEVZF Comentários: 657 - Desde: Jul 2007

Small Caps

"Se o foco é no longo prazo, gostaria de saber exatamente qual o sentido de se atualizar a carteira mensalmente... Significa recomendação expressa de venda para os ativos que saíram?"

"Entendo que com a divulgação dos balanços surjam aportunidades, mas fazer alterações mensais não tiram um pouco o foco da análise de longo prazo que você sempre apregoou?"

3366 de 5068 01/Abr/2009 22:25 0

1 small caps Usuário Premium Comentários: 2794 - Desde: Fev 2007

"SEVZF, em tempos normais com certeza. Às vezes podemos ficar 10, 20, 30 anos com um ativo sem que ele se torne caro. Mas com a velocidade das últimas movimentações econômicas, foi necessário fazer rápidos ajustes, pois o que era uma vantagem passou a não ser mais."

É por isso que venho reformando a carteira desde novembro e isto propiciou a ela um desempenho bastante superior ao que teria com a manutenção dos ativos anteriores.

Ser um investidor de longo prazo não significa ficar observando uma brutal mudança do cenário econômico e não se ajustar. E tais mudanças não ocorrem todo dia com esta magnitude.

3367 de 5068 01/Abr/2009 22:35 0

paulorizzi Usuário Premium Comentários: 702 - Desde: Dez 2007

"Acho que a carteira, de forma alguma, será atualizada mensalmente, pois os parâmetros fundamentalistas só são conhecidos aprox. a cada 3 meses."

"Agora, após uma rodada completa de resultados acho mais do que lógico/justo efetuar aqueles ajustes cuja necessidade salta os olhos."

"Por exemplo, BISA3. Quem é que poderia imaginar que poderia apresentar tamanho prejuízo no 4T08? Vinha embalada até o 3T08, incorporou uma Company que também vinha embalada e ... a soma de 2 embalos acabou resultando numa bomba! Quem é que poderia antecipar o impacto negativo que a nova lei de contabilidade teria sobre determinadas empresas? Quem é que poderia ter antecipado o aumento de capital por subscrição?"

Acho que aconteceu muita coisa entre as decisões de colocar e retirar BISA3 da carteira.

3583 de 5068 04/Abr/2009 23:30 0

1 small caps Usuário Premium Comentários: 2794 - Desde: Fev 2007

"Ilustres, voltando ao nosso foco, acabei de fechar o retorno da carteira em março de + 2,94%, atingindo 13,89% no ano."

"A título de comparação, embora o desempenho tenha ficado abaixo do Ibovespa (mas ainda acima no ano), o índice small caps da Bolsa ficou abaixo, fechando o mês em 2,6%."

"Em todos os meses deste ano a carteira small caps fechou acima do índice da ""categoria"". A diferença no ano está - 2,4% para o índice small caps da bolsa contra + 13,89% da carteira small caps. Já são, portanto 16% em apenas três meses."

"Isto num período em que nenhum turnaround despontou com suas altas magníficas, que também já conhecemos e vivenciamos e muito nos idos de 2007. Pelo contrário, apenas contribuíram negativamente, até pelo cenário econômico que vivenciamos."

"Mas, quem já teve a oportunidade de ler o livro, sabe que o foco não é no curto prazo e, portanto, jamais a carteira estará imune a perdas momentâneas em relação a um índice comparativo."

"Ademais, as maiores altas são das elétricas e dos bancos médios, cujos pesos devem sempre ser superiores, dada a segurança. Aí também, quem leu a classificação dos tipos de empresa e o peso que devem ter na carteira de investimento, sabe do que estou falando."

"Já os turnarounds, especialmente com dívidas cambiais, foram os que mais contribuíram com a queda. Embora os resultados fossem esperados, o mercado se surpreendeu com os prejuízos de tais companhias. E, novamente, sabemos que turnarounds devem ter pesos inferiores em relação às companhias seguras, embora eu não considerasse isto até o mês de março, para facilitar os cálculos do desempenho da carteira."

­­­­­­­­­­­­

4387 de 5069 21/Abr/2009 13:35 0

1 small caps Usuário Premium Comentários: 2794 - Desde: Fev 2007

"Muito bom Paulo, como de costume! Atualmente, minhas maiores expectativas são com os resultados de PRBC4 e PINE4. PINE4 e BICB4 compõe o time de primeiro escalão entre os bancos da minha carteira. Em seguida, com 60% do peso, vem PRBC4, IDVL4, BRSR6 e ABCB4."

Bancos são 21% da minha carteira de ações. Elétricas outros 21%. Construtoras 10% e setor industrial como um todo 20%. Os demais segmentos estão com 29%.

"Pra quem quer ficar pelo menos 5 anos com a ação, de vez em quando esta tendo ordens de venda de CEPE6 por R$ 32,00, o mesmo preço que a CEPE5. A CEPE6 oferece 10% a mais de dividendos que a CEPE5, conforme Estatuto Social. Só que a liquidez é péssima."

"Na CEPE5 tem formador de mercado, que é a Codepe. Então é mais fácil vender ou comprar com spread menor."

5022 de 5069 02/Mai/2009 12:19 0

1 small caps Usuário Premium Comentários: 2794 - Desde: Fev 2007

"citação: 2RathSmall, a carteira sofrerá alterações no mês de maio? Vc fará a consolidação do mês de abril no blog?"

"2Rath, até domingo estarei publicando os resultados da carteira small caps, que teve altas expressivas no mês de abril."

"Ao contrário dos últimos meses, desta vez as ações small caps passaram a apresentar variação substancialmente superior àquelas de maior liquidez e tamanho. Da mesma forma que elas podem cair muito rápido no pânico, o que trouxe excepcionais oportunidades, elas sobem com muita força também... E o melhor, não há sinais de que estejam caras... Muito pelo contrário..."

6427 de 648601/Jun/2009 22:04 1 small caps Comentários: 2857 - Desde: Fev 2007

Ilustres, hoje finalizei a mega reestruturação da minha própria carteira. Meus maiores ativos em peso, atualmente, na sequência, são:

COCE5, PINE4, HBOR3, EQTL3, ENBR3, BICB4, EZTC3, PRBC4, CEPE5, PRVI3, BGIP4 e GRND3.

Considero ativos seguros, que pagam bons dividendos ou ao menos estão abaixo do VPA. P/L baixo também e mostraram bons resultados apesar da crise.

6461 de 648601/Jun/2009 23:47 8 paulorizzi Comentários: 825 - Desde: Dez 2007

Para quem possa interessar, os indicadores de alguns ativos "populares" neste forum, baseados nos resultados anualizados do 1T09.

CNFB4: P/L 6,04; P/VPA 1,39; PSR 0,79; DY 4,78%; EV/EBTIDA 2,60; MARGEM BRUTA 30,5%; MARGEM OPERACIONAL 20,2%; MARGEM LÍQUIDA 13,0%; LUCRO POR AÇÃO R$ 0,737; MARGEM EBITDA 23,9%; DÍVIDA BRUTA/PATRIMÔNIO LÍQUIDO 2,9%; ROE 23,05%

COCE5: P/L 5,66; P/VPA 1,83 ; PSR 0,95 ; DY 13,74%; EV/EBTIDA 4,89; MARGEM BRUTA 28,8%; MARGEM OPERACIONAL 19,5%; MARGEM LÍQUIDA 16,8%; LUCRO POR AÇÃO R$ 4,137; MARGEM EBITDA 28,3%; DÍVIDA BRUTA/PATRIMÔNIO LÍQUIDO 85,5%; ROE 32,28%

ELPL6: P/L 8,70; P/VPA 1,49; PSR 0,69; DY 12,11%; EV/EBTIDA 4,13; MARGEM BRUTA 14,6%; MARGEM OPERACIONAL 12,1%; MARGEM LÍQUIDA 8,0%; LUCRO POR AÇÃO R$ 3,524; MARGEM EBITDA 19,2%; DÍVIDA BRUTA/PATRIMÔNIO LÍQUIDO 58,0%; ROE 17,12%

EQTL3: P/L 6,09; P/VPA 1,41; PSR 0,62; DY 11,06%; EV/EBTIDA 3,31; MARGEM BRUTA 36,4%; MARGEM OPERACIONAL 22,4%; MARGEM LÍQUIDA 10,1%; LUCRO POR AÇÃO R$ 2,383; MARGEM EBITDA 30,8%; DÍVIDA BRUTA/PATRIMÔNIO LÍQUIDO 148,0%; ROE 23,24%

ETER3: P/L 5,89; P/VPA 2,00; PSR 0,88; DY 13,13%; EV/EBTIDA 3,71; MARGEM BRUTA 45,4%; MARGEM OPERACIONAL 18,7%; MARGEM LÍQUIDA 14,9%; LUCRO POR AÇÃO R$ 1,209; MARGEM EBITDA 24,6%; DÍVIDA BRUTA/PATRIMÔNIO LÍQUIDO 13,8%; ROE 33,91%

EZTC3: P/L 4,00; P/VPA 0,76; PSR 1,51; DY 4,45%; EV/EBTIDA 3,24; MARGEM BRUTA 42,9%; MARGEM OPERACIONAL 40,3%; MARGEM LÍQUIDA 37,7%; LUCRO POR AÇÃO R$ 1,100; MARGEM EBITDA 34,8%; DÍVIDA BRUTA/PATRIMÔNIO LÍQUIDO 2,6%; ROE 19,03%

FESA4: P/L 7,32; P/VPA 0,77; PSR 1,93; DY 2,92%; EV/EBTIDA 3,35; MARGEM BRUTA 39,5%; MARGEM OPERACIONAL 34,0%; MARGEM LÍQUIDA 26,4%; LUCRO POR AÇÃO R$ 1,025; MARGEM EBITDA 30,7%; DÍVIDA BRUTA/PATRIMÔNIO LÍQUIDO 3,4%; ROE 10,46%

GRND3: P/L 6,18; P/VPA 1,15; PSR 1,24; DY 7,25%;

EV/EBTIDA 5,02; MARGEM BRUTA 40,5%; MARGEM OPERACIONAL 22,3%; MARGEM LÍQUIDA 20,0%; LUCRO POR AÇÃO R$ 2,570; MARGEM EBITDA 13,3%; DÍVIDA BRUTA/PATRIMÔNIO LÍQUIDO 14,8%; ROE 18,54%

HBOR3: P/L 6,07; P/VPA 0,71; PSR 0,72; DY 3,91%; EV/EBTIDA 5,36; MARGEM BRUTA 34,6%; MARGEM OPERACIONAL 17,7%; MARGEM LÍQUIDA 11,9%; LUCRO POR AÇÃO R$ 0,832; MARGEM EBITDA 20,6%; DÍVIDA BRUTA/PATRIMÔNIO LÍQUIDO 65,8%; ROE 11,65%

HGTX3: P/L 4,62; P/VPA 2,17; PSR 1,09; DY 8,86%; EV/EBTIDA 7,87; MARGEM BRUTA 41,6%; MARGEM OPERACIONAL 27,1%; MARGEM LÍQUIDA 23,5%; LUCRO POR AÇÃO R$ 2,393; MARGEM EBITDA 15,2%; DÍVIDA BRUTA/PATRIMÔNIO LÍQUIDO 59,1%; ROE 46,91%

PRVI3: P/L 9,57; P/VPA 0,87; PSR 1,05; DY 2,53%; EV/EBTIDA 5,84; MARGEM BRUTA 41,0%; MARGEM OPERACIONAL 15,7%; MARGEM LÍQUIDA 10,9%; LUCRO POR AÇÃO R$ 0,536; MARGEM EBITDA 28,7%; DÍVIDA BRUTA/PATRIMÔNIO LÍQUIDO 104,3%; ROE 9,14%

SLED4: P/L 8,83; P/VPA 1,68; PSR 0,36; DY 3,67%; EV/EBTIDA 3,09;; MARGEM BRUTA 46,7%; MARGEM OPERACIONAL 7,3%; MARGEM LÍQUIDA 6,1%; LUCRO POR AÇÃO R$ 2,548; MARGEM EBITDA 13,0%; DÍVIDA BRUTA/PATRIMÔNIO LÍQUIDO 15,0%; ROE 18,97%

8095 de 812301/Jul/2009 23:59 0 small caps Comentários: 2899 - Desde: Fev 2007

hahahahhahahha, muito bom pessoal!

Já fiz os cálculos do retorno da carteira. Bateu 76% no ano! Contra 37% do Ibovespa...

Adivinha o que mais subiu de novo... bancos médios e construtoras, para variar um pouco...

Como os dados estão em outro computador, só vou poder postar amanhã ou na sexta...

Aliás, cada dividendo $$$ dos bancos médios, não?

E na categoria "surpresas", ficou o PRBC4, com seus R$ 0,19 por ação :)

Hoje aproveitei para comprar um pouco de ENBR3, depois do fato relevante que saiu...

ELPL6 veio um reajuste surpreendente... da-lhe aumento dos lucros...

TGMA3 também aproveitei um pouco a promoção.

Acordaram para a nossa CEPE5 também... e COCE5 parece querer bater o recorde histórico...

E, ainda, troquei também minhas BICB4 por BICB3 e RAPT4 por RAPT3, uma vez que são posições para longo prazo e a liquidez não é o fator preponderante... Então, enquanto isto, vou recebendo proporcionalmente mais dividendos :)

8165 de 824003/Jul/2009 00:38 [Citar este comentário] 1

[Nível 0] small caps Usuário PremiumComentários: 2902 - Desde: Fev 2007

citação: Capa_PretaQuanto mais falam... mais garoto me sinto... isso eh bom. Continuem camarada :)

Todo mundo feliz por ai? Eu estou!

Abraco

Capa

Capa, eu também :)

Atualizei o quadro dos ativos da carteira small caps, com o retorno acumulado:

http://smallcaps.blogs.advfn.com/2009/07/03/quadro-atualizado-dos-ativos-da-car teira-small-caps-para-julho-que-apresentou-retorno-de-76-no-semestre/

Mais adiante devo publicar os comentários sobre o desempenho.

Abraços,

Small caps.

Abraços,

Small caps.

12972 de 1301228/Ago/2009 13:57 [Citar este comentário] 0

[Nível 0] small caps Usuário PremiumComentários: 2994 - Desde: Fev 2007

citação: ZOTTISmall!

A carteira de setembro terá mudanças mesmo?

Saídas e entradas ou só saídas??

ZOTTI, acredito que não. Vou sentar no divã no final de semana :)

Não tivemos mais alterações macroeconômicas suficientes para que seja premente a mudança na composição da carteira de ações, como aquelas que aconteceram entre o segundo semestre do ano passado e o primeiro trimestre deste.

Bancos médios e construtoras, o carro chefe da carteira, continuam só dando alegrias...

Se passar do preço justo, não duvido que a força inercial os leve a preços acima do justo, quando então é o momento de avaliar a venda.

13055 de 1316029/Ago/2009 14:36 [Citar este comentário] 0

[Nível 0] small caps Usuário PremiumComentários: 3007 - Desde: Fev 2007

renatosp, na sequencia, o TOP 15:

HBOR3, PINE4, COCE5, EZTC3, BICB3, BGIP4, PRBC4, ENBR3, EQTL3, TGMA3, GRND3, CEPE5, ELPL6, GSHP3 e ETER3.

Como pode ser observado, as maiores posições são construtoras, elétricas e bancos médios. O setor industrial ter peso mais diluído em um maior número de empresas, por isso quase não tem empresas na TOP 15.

Parte relevante destas ações já são com foco no DY, como pode ser percebido pelo elevado número de elétricas.

21471 de 2150716/Nov/2009 23:30 [Citar este comentário] 3

4 small capsComentários: 3265 - Desde: Fev 2007

citação: pdraoSmall Caps(Anderson), uma duvida visto sua distribuiçao da carteira em varios ativos, como voce divide? de forma igualitaria financeiramente entre elas ou a uma diferença entre os pesos?

sds

pdrao, na carteira do blog, eu explico:

http://smallcaps.blogs.advfn.com/2009/09/10/carteira-small-caps-bate-os-120-no- ano-quadro-atualizado-das-acoes/

Na minha carteira particular, eu observo o nível de segurança da decisão. Empresas com resultados mais previsíveis, mais baratas, e/ou aquelas que pagam mais dividendos, tem maior participação.

Turnarounds costumam ter menor participação, salvo aqueles muito óbvios, como foram recentemente MGEL4, TPIS3 a R$ 1,70 e GSHP3 por volta de R$ 2,00...

Meu top 20:

HBOR3

COCE5

PINE4

BICB3

EZTC3

ENBR3

BGIP4

MGEL4

PRBC4

GSHP3

EQTL3

ELPL6

IDVL4

CEPE5

GRND3

ETER3

PNVL3

ABCB4

INEP4

CEBR6

21478 de 21507Modificado em 17/Nov/2009 00:17 [Citar este comentário] 2

4 small capsComentários: 3265 - Desde: Fev 2007

lsainvestimentos. Para responder está pergunta depende muito do seu objetivo:

Dividendos ou ganho de capital?

Nivel de risco? turnarounds, empresas de crescimento?

Tempo de exposição para maturação do investimento? Colher em 1, 5, ou 10 anos o investimento?

Nível de diversificação: Mais ativos permite correr riscos mais calculados, como o investimento em turnarounds...

Da listinha de 20 acima, nenhum deles para mim está em preço de venda. Com margem de compra ainda acredito em HBOR3 (resultados crescente, até pelo lucros a realizar no balanço), MGEL4 (dispensa comentários), EZTC3 (margens muito superiores, apenas acompanhando o ritmo de reconhecimento de receitas/vendas), PRBC4 (se acredita no setor de seguro garantia e consignado bancário), IDVL4 (se acredita na queda da inadimplência da PJ menor), INEP4 (para ganhar com os projetos de pretróleo & gás, conjugado com renegociações de dívidas) ...

Enfim, para cada objetivo, há uma ação :)

Eu atuo com 4/5 estratégias ao mesmo tempo com diferentes nível de tempo de execução. Por isso minha carteira com 54 empresas não tem nada de anormal.

Aliás, sou do tipo de investidor que planta uma semente para colher uma floresta! Busco grandes valorizações e não pequenos ganhos sequenciais... Assim, há ativos que podem ficar mais de uma década, até que os frutos valham a pena ser colhidos... Em 20% dos meus trades em vendi com mais de 1.000% de lucro. É isto que busco, e não 5% para cá ou para lá :)

Abraços,

Small caps.

21486 de 2150717/Nov/2009 00:31 [Citar este comentário] 1

4 small capsComentários: 3265 - Desde: Fev 2007

citação: renato1631Boa noite Professor Paulo, Small Caps

Gostaria de saber o seguinte: após os resultados do terceiro trimestre/2009, quais são as melhores ações, de small caps, para investir a médio e longo prazo? Algumas ações que tenho em carteira escolhi com base na análise de ambos.

Obrigado e parabéns pelo trabalho

renato1631, como disse há pouco, esta resposta depende muito do seu sentimento e tolerância ao risco x oportunidade.

Se gostas de turnarounds, boas opções em MGEL4, FHER3, INEP4, CEBR6, etc...

Se gostas de crescimento, alternativas interessantes em HBOR3, EZTC3, PRBC4, etc...

Se gostas de dividendos, pode ir de ELPL6, ENBR3 (com crescimento de lambuja), ETER3, BGIP4, etc...

É claro, utilize sempre a estratégia multimercado, porque hoje você paga muito mais caro do que aquela que foi a oportunidade da década há um ano. Um dia isto acontecerá de novo...

25387 de 2543515/Jan/2010 00:17 [Citar este comentário] 2

3 small capsComentários: 3345 - Desde: Fev 2007

citação: thiagoplcsmall houve alguma mudança na sua carteira pra esse ano em comparação com a de dez. de 2009? se sim me fala em quais ações por favor. valeu.

thiagoplc, mudanças pontuais, que não vão alterar a estrutura da carteira: Sairá SULA11 para entrada de PRBC4; sairá RAPT4 para entrada de FRAS4 e uma turnaround dará vez a CAMB4... o restante estou pensando... com calma, pois estou num momento de equalização de risco...

Abraços,

Small caps.

29192 de 29210Modificado em 02/Mar/2010 22:17 [Citar este comentário] 0

4 small capsComentários: 3448 - Desde: Fev 2007

citação: polycravCaro Small, ainda não consegui localizar a sua resposta. Sorry.

polycrav - 08/12/2009 00:32

polycrav - 28/11/2009 17:07

polycrav - 17/11/2009 13:17

Caro Amigo Small,

Vendo a sua lista de ativos detectei, entre outros, MWET4 e TKNO4 (se não me engano) que tiveram valorizações "pífias" quando comparados com os outros. O que te faz mantê-los na carteira até hoje? Ainda espera uma "disparada"? Porque não fazer permuta por HBOR, INEP ou mesmo PNOR (que vc afirma não estar com $$ disponível no momento)por exemplo?

Desculpe se estou sendo "deselegante" com o questionamento, mas é pura curiosidade com a sua estratégia.

Na verdade gostaria de entender um pouco mais seu estilo de gestão dos ativos, já que os critérios de escolha e seleção estão bem claros.

Grande abraço,

Poly

Poly, bem vindo de volta :)

Na minha carteira tem espaço para diversos objetivos em prazos. TKNO4 e MWET4 estão no time da visão de mais longo prazo. Elas também tem pesos. Estas estão nos 1 - 1,5% da carteira a posição em ações. Empresas como a que você citou (HBOR3), chegam a 5%. Ou também ficam nos 1% - 1,5% por ser turnaround (INEP4).

TKNO4 tem um histórico de responsa. Está investindo em novo projeto que tem boa lucratividade e retorno sobre o investimento projetado. Eles costumam acertar nas premissas. E ainda paga um dividendo relativamente bom para o setor industrial.

MWET4 é mais longo ainda. Anunciou há 2 - 3 anos o objetivo de aumentar significativamente a receita. É um turnaround de longo prazo, que vem sendo realizado com pleno êxito, que foi apenas interrompido momentaneamente pela crise. Passando a crise, vê-se que o lucro vai voltando.

Tem baixo PSR, e com o EBITDA melhorando ao longo do tempo, vai diminuindo o P/EBITDA.

A explicação é bem mais longa que isso, pois envolve vários objetivos que tenho na minha carteira de ativos... tem aqueles que geram fluxo de caixa hoje e aqueles que vão fazer isto em 10 anos apenas... cada um dos intentos com o capital adequado para esperar os frutos... E a diversificação necessária para que os acertos de 5.000%, 10.000% compensem dezenas de erros... ou o tempo de espera para frutificação... tem um pouco de base atuarial nisto, o qual aprecio muito na minha forma de investir...

Abraços,

Small caps.

29197 de 2921002/Mar/2010 22:23 [Citar este comentário] 0

4 small capsComentários: 3448 - Desde: Fev 2007

citação: FOCKINKsmall...sinceramente não consegui entender ainda a tal de MWET4 >>>????

Observa a evolução da empresa antes da crise.

Ela tem intima ligação com o setor industrial, o mais afetado.

Agora virá o ciclo de "prosperidade" do setor.

Acredito que voltará a boa forma...

Tem risco elevado e, portanto, peso de turarnound...

Dúvidas dos Foruns do Small Caps

Ações Boas pagadoras de dividendos
Ações de baixa liquidez
After Market
Análise Fundamentalista X Análise Técnica
Aplicações
Aplicação em Small Caps
Daytrade
Diversificação Setorial
Previdência Privada
Provisão de Devedores Duvidosos
PSR
Qual a melhor forma investir na bolsa?
Qual o valor mínimo para começar a investir?
Recomendações
Recompra de Ações
Retirada de Custódia
ROE
Sistemas
Subscrição e Bonificação
Stop
Vencimento de Opções
Venda a Descoberto
Vender com prejuízos
Vender para abater IR ou fazer Preço M
VGV = Valor Geral Vendido
Volume de uma ação
Como minimizar pagamentos de Imposto de Renda



Veja os melhores Comentários do Forum do Small Caps


ABC Brasil (ABCB) Abyara (ABYA) Aços ALtona (EALT)
Aços Vilares (AVIL) Aes Tiete (GETI) Afluente (AFLU)
Agrenco (AGEN) Alfa Financa (CRIV) Alfa Invest (BRIV)
All (ALLL) Alpagartas (ALPA) Ambev (AMBV)
Aracruz (ARCZ) Amazônia (BAZA)
B2W (BTOW) Bahema (BAHI) Banco do Brasil (BBAS)
Banco Indusval (INDL) Banestes (BEES) Battistela (BTLL)
Bardella (BDLL) Barinsul (BRSR) Baumer (BALM)
Bematech (BEMA) Besc (BSCT) BicBanc0 (BICB)
BMFBovespa (BVMF) Brascan Res (BISA) Braskem (BRKM)
Brasmotor (BMTO) BR Brokers (BBRK) BR Malls (BRML)
Bradesco (BBDC) Bradespar (BRAP) BRF (PRGA)
Brookfield (BISA)

Banese (BGIP)
BRB Banco (BSLI)

Brasil Telec (BRTO)
Bombril (BOBR)
Cacique (CIQU) Cambuci (CAMB) CC Des Imob (CCIM)
CCR Rodovias (CCRO) Ceb (CEBR) Cedro (CEDO)
Celesc (CLSC) Celpe (CEPE) Cemig (CMIG)
Cesp (CESP) Chiarelli (CCHI) Cia Hering (HGTX)
Clarion (CLAN)
Coelce (COCE)
Cobrasma (CBMA)
Company (CPNY) Comgás (CGAS) Confab (CNFB)
Contax (CTAX) Copasa (CSMG) Copel (CPLE)
Coteminas (CTNM) Cosan (CSAN) CPFL Energia (CPFE)
CR2 (CRDE) Cremer (CREM) Cyre ON (CCPR)
Cyrela (CYRE)


Cruzeiro do Sul (CRCZ)
CSN (CSNA)


Cetip (CTIP)

CSU Cardsyston (CARD)

Cemar (CMGR)
Daycoval (DAYC) Dimed (PNVL) (Panvel) Dixie Toga(DXTG)
Doc Imbituba (IMBI)

Duratex (DTEX)
Drogasil (DROG) Dufray (DUFB)


Ecodiesel (ECOD) Elekeiroz (ELEK) Elektro (EKTR)
Eletrobras (ELET) Eletropaulo (ELPL) Emae (EMAE)
Embraer (EMBR) Encorpar (ECPR) Energia do Brasil (ENBR)
Energisa (ENGI) Equatorial (EQTL) Estrela (ESTR)
Eternit (ETER) Excelsior (BAUH) Eucatex (EUCA)
Even (EVEN) Eztec (EZTC)
Ferbasa (FESA) Fer Heringer (FHER) Fibam (FBMC)
Forja Taurus (FJTA) Fosfertil (FFTL) Fras Le (FRAS)



Gafisa (GFSA) Gazola (GASO) General Shopping (GSHP)
Gerdau - GGBR Globex (GLOB) Gol (GOLL)
Gp

Investimentos (GPIV)
GPC Part (GPCP) Gradiente (IGBR)
Grazziotin (CGRA) Grendene (GRND) Guarani (ACGU)
Guararapes (GUAR)

Habitasul (HBTS) Haga (HAGA) Helbor (HBOR)
Hercules (HETA) Hotéis Othon (HOOT) Hypermarcas (HYPE)
Ideiasnet (IDNT)
Ienergia (IENG) Iguaçu Café (IGUA)
Iguatemi (IGTA) INDS Romi (ROMI) Inepar (INEP)
Inpar (INPR) Investur (IVTT) Iochpe-Maxion (MYPK)
ItauUnibanco (ITUB)

Irani Cel (RANI)
Itaúsa (ITSA) Itautec (ITEC)


JB Duarte (JBDU) JBS (JBSS) Jereissati (MLFT)
JHSF Part (JHSF) Josapar (JOPA)
Klabin Segall (KSSA)

Klabin (KLBN)
Kepler Weber (KEPL)

Karsten (CTKA)
Kroton (KROT)
Laep (MILK) Le Lis Blanc (LLIS) Light (LIGT)
LLX (LLXL) Localiza (RENT) Log-in (LOGN)
Lojas Americanas (LAME) Lojas Renner (LREN) Lupatech (LUPA)
Magnesita (MAGG) Mangels INDL (MGEL) Marcopolo (POMO)
Marisa (MARI) Marisol (MRSL) Marfrig (MRFG)
M Dias Branco (MDIA) Medial Saúde (MEDI) Mendes Junior (MEND)
Merc Brasil (BMEB) MetalFrio (FRIO) Metal Leve (LEVE)
Metisa (MTSA) MG Poliest (RHDS) Millenium (TIBR)
Minerva (BEEF) Minupar (MNPR) MMX Miner (MMXM)
Mont Aranha (MOAR)

Mundial (MNDL)
MPX Energia (MPXE)

Mutiplus (MPLU)
MRV (MRVE)

Nadir Figueiredo (NAFG) Natura (NATU)

Net (NETC)
Odontoprev (ODPV)

OHL Brasil (OHLB)

OSX Brasil (OSXB)
Pão de Açúcar (PCAR) Paranapanema (PMAM) Par Al Bahia (PEAB)
Paraná (PRBC) Panamericano (BPNM) Petrobras (PETR)
Pettenati (PTNT) Pine - PINE Plascar (PLAS)
Porto Segur0 (PSSA) Positivo (POSI) Profarma (PFRM)
Providência (PRVI)

PortoBello (PTBL)
Pronor (PNOR) Per Manguinnhos (RPMG)
Randon (RAPT) Recrusul (RCSL) Renar (RNAR)
Renner Part (RNPT) Riosulense (RSUL) Rodobens (RDNI)
Rossi Resid (RSID) Redecard (RDCD)
Sabesp (SBSP) Sanepar (SAPR) Sansuy (SNSY)
Santander (SANB) Santanense (CTSA) São Martinho (SMTO)
Saraiva (SLED) Savarg (VAGV) Schlosser (SCLO)
Seb (SEBB) Shulz (SHUL) SLC Agrícola (SLCE)
Sofisa (SFSA) Spring (SGPS) Sulamerica (SULA)
Sultepa (SULT)

São Carlos (SCAR)
Starup (STRP) Suzano Papel (SUZB)
Tectoy (TOYB) Tegma (TGMA) Tekno (TKNO)
Telebras (TELB)
Telemar (TNLP) Telemar NL (TMAR)
Telemig Part (TMCP)
Telesp (TLPP) Tempo (TEMP)
Tenda (TEND) Terna Part (TRNA) Tractebel (TBLE)
Tran Paulist (TRPL) Trafo (TRFO) Trisul (TRIS)
Triunfo Part (TPIS)

Tarpon (TARP)
Tupy (TUPY) Tivit (TVIT)
Ultrapar (UGPA) Unipar (UNIP) UOL (UOLL)
Usiminas (USIM)

Vale (VALE)

Varig (VAGV)
VCP (VCPA) Visanet (VNET)
Weg (WEGE) Wetzel (MWET)

Wiest (WISA)

Whirlpool (WHRL) WLM Ind Com (SGAS)


Yara Fertilizantes (ILMD)



Setores

Alimentos

Autopeças

Água e Saneamento

Bancário

Bebidas


Construção e Engenharia

Consumo e Comércio


Educacional

Elétrico

Embalagens

Financeiros

Fertilizantes


Holding



Industrial e Comércio



Máquinas e Equip

Madeira

Materiais Diversos

Mineração



Papel e Celulose

Petróleo e Gás


Químico



Rodoviário



Saúde

Siderúrgico

Sulcroalcoleiro

Tecnologia e Informática

Telefonia

Têxtil e Calçados

Transporte





Voltar para: Palpites Ações

Forum do Small Caps

CLASSIFICAÇÃO POR CÓDIGOS

ABCB

ABYA

ACGU

AFLU

AGEN

ALLL

ALPA

AMBV

AVIL




BAHI

BALM

BAUH

BBAS

BBDC

BBRK

BDLL

BEEF

BEES

BEMA

BICB

BISA

BMTO

BPNM

BRAP

BRIV

BRKM

BRML

BRSR

BSCT

BTLL

BTOW

BVMF

BMEB

BGIP

BSLI

BOBR

BAZA

BRTO


CAMB

CBMA

CCHI

CCIM

CCPR

CCRO

CEBR

CEDO

CEPE

CESP

CGAS

CGRA

CIQU

CLAN

CLSC

CMIG

CNFB

COCE

CPFE

CPLE

CPNY

CRDE

CREM

CRIV

CSMG

CSNA

CARD

CTAX

CTIP

CTNM

CTSA

CYRE

CRCZ

CTKA

CIEL

CMGR

DAYC

DROG

DUFB

DTEX

DXTG


ECOD

EALT

ECPR

EKTR

ELEK

ELET

ELPL

EMAE

EMBR

ENBR

ENGI

EQTL

ESTR

ETER

EUCA

EVEN

EZTC


FBMC

FESA

FFTL

FHER

FIBR

FJTA

FRAS

FRIO





GASO

GFSA

GETI

GGBR

GLOB

GOLL

GPIV

GPCP

GRND

GSHP

GUAR


HBTS

HAGA

HBOR

HETA

HGTX

HOOT

HYPE






IDNT

IENG

IGBR

IGTA

IGUA

ILMD

IMBI

IMCH

INDL

INEP

INPR

ITEC

ITUB

ITSA

IVTT




JBDU

JBSS

JHSF

JOPA



KSSA

KEPL

KROT

KLBN



LAME

LEVE

LIGT

LLIS

LLXL

LOGN

LREN

LUPA





MAGG

MARI

MDIA

MEDI

MTIG

MTSA

MGEL

MILK

MLFT

MMXM

MNPR

MOAR

MPXE

MRVE

MNDL

MRFG

MRSL

MWET

MYPK

MEND

MPLU




NAFG

NATU

NETC




ODPV

OHLB

OSXB




PCAR

PEAB

PFRM

PINE

PLAS

PMAM

PNOR

PNVL

POMO

POSI

PRBC

PRGA

PRVI

PSSA

PTNT

PTBL



RANI

RAPT

RCSL

RDCD

RDNI

RENT

RHDS

RPMG

RNAR

RNPT

ROMI

RSID

RSUL

SANB

SAPR

SCLO

SEBB

SBSP

SFSA

SGAS

SGPS

SHUL

SLCE

SLED

SMTO

SNSY

STRP

SULA

SULT

SUZB


TOYB

TBLE

TELB

TNLP

TEMP

TEND

TGMA

TIBR

TKNO

TMAR

TMCP

TLPP

TPIS

TRFO

TRIS

TRNA

TRPL

TUPY

TARP






UGPA

UNIP

UOLL

USIM



VALE

VAGV

VCPA




WEGE

WHRL

WISA





Voltar para: Palpites Ações
[Valid RSS]