segunda-feira, 17 de julho de 2017

Aplicações - Clubes de Investimentos

Índice

Aplicações


340154 - frenzal - 17 Jul 2017, 17:33
Por que muitos daqui não criam um Clube de Investimento (ou fundo exclusivo, caso tenha alguns milhões) para evitar o pagamento de IR?

Como assim evitar pagar IR ? Fale mais sobre isso.

340159  - Minkowski -  17 Jul 2017, 18:24
Enquanto o dinheiro estiver dentro das cotas do clube não paga IR. Paga 15% no resgate da cota (como se fosse um fundo de ações, independe se o lucro vem de valorização, dividendos, etc.). Mas tem que ter 67% do PL do clube em ações, acho que não pode ser FII.

Quando você cria um Clube, o IR será pago apenas quando você fizer um resgate. No caso, 15%.
Como gestor do Clube, você pode fazer quantos trades quiser, no volume que quiser, que não pagará DARF. Apenas quando você quiser resgatar haverá a incidência do imposto.
A vantagem é você utilizar o que seria pago de imposto para gerar mais lucro.

Não apenas o Clube não paga IR pelos trades específicos, se você aportar em um fundo ou CDB por ele, o IR também não incidirá. Por exemplo: estou no momento com parte do patrimônio do clube fora de ações, em um CDB de 102% com liquidez diária, e ele não me cobra IR (na prática é como se fosse uma LCI de liquidez diária). 

O ponto negativo do Clube é a taxa de administração. Mas é uma questão de deixá-la baixa e calcular se os ganhos da postergação do IR serão mais vantajosos que a taxa.

As pessoas fazem fundos exclusivos, entre outras razões, para ter esse benefício tributário.

Clube não pode investir em FIIs, infelizmente. Ele segue, mais ou menos, as regras de um FIA. Seria bem interessante poder fazer um clube com regras de fundos multimercado, mas duvido que a CVM ou a Bolsa abram essa possibilidade.

Um tempo atrás conversei com um amigo e pensamos em montar um clube, mas foi justamente o percentual que me tirou da ideia. Apesar de estar ainda muito cru no mercado, na época, já tinha a ideia que "uma cabeça" multimercado seria o mais indicado para sobreviver e conseguir uma rentabilidade melhor no mercado. Manter pelo menos 67% em momentos complicados, com a ANTA por exemplo, fazendo aquele monte de asneiras fica muito difícil.

A instrução da CVM que trata do assunto é a CVM 494.

CAPÍTULO V - CARTEIRA
Art. 26. O Clube deve possuir, no mínimo, 67% (sessenta e sete por cento) de seu patrimônio
líquido investido em:

I – ações;
II – bônus de subscrição;
III – debêntures conversíveis em ações, de emissão de companhias abertas;
IV – recibos de subscrição;
V – cotas de fundos de índices de ações negociados em mercado organizado; e
VI – certificados de depósitos de ações.

Parágrafo único. No cálculo do percentual mínimo a que se refere este artigo:

I – devem ser considerados os ativos cedidos em empréstimo e as garantias depositadas em
excesso, desde que constituídas pelos títulos referidos no caput; e
II – não devem ser considerados os ativos referidos no caput que estejam depositados como
garantia de operações próprias.

Art. 27. O montante que exceder a porcentagem estabelecida no art. 26 pode ser aplicado em:
I – outros valores mobiliários de emissão de companhias abertas;
II – cotas de fundos de investimento das classes “Curto Prazo”, “Referenciado” e “Renda Fixa”;
III – títulos públicos federais;
IV – títulos de responsabilidade de instituição financeira; e
V – compra de opções, observado o disposto nos §§ 1º e 2º deste artigo. 

Vantagens e Desvantagens de Fundos ou Clubes de Investimentos

Vantagens: - Qualquer valor (normalmente a partir de 1.000), ao contrário do HB, que se ficar operando com 1k não vai pagar nem a corretagem; - Não precisa ficar o dia inteiro na frente do computador; - Não precisa entender nada de ações (isso mesmo, tem muita gente que não sabe nem o que é uma ção, mas aplica parte do dinheiro em algo que sabe pode render bem); - Diversidade da carteira, algo inpensável pra quem tem pouca grana; - IR só no resgate.
Desvantagens: - Não tem stop, não tem hedge e não tem nada, você bota o dinheiro e espera que a ação suba, se não subir, fica rezando... hehehhe (de uma maneira bem grosseira); - D+1 pra aplicação, ao contrário do HB que é tudo real time. Vendeu o papel, já pode comprar outro com o dinheiro na mesma hora; - Não poder fazer o que você quer, a não ser que você seja o gestor do clube/fundo; - IR todo mês, desde que venda mais de 20K.
Vamos supor que tivesse 10.000 em cotas no FUNDO de AÇÕES da PETRO e VALE e que apliquei na época do IBOV em topo máximo no caso ai em 73.516 pontos em 20/05, um montante de 250 mil, e hoje conferindo VALE e PETRO tem uns 169 mil os dois, caso o IBOV volte a subir os fundos sobem certo, então quando tive a perda as cotas diminuiram? E vamos supor que o IBOV volte a 73.516 pontos bem no dia que apliquei, neste dia que voltar no 0 a 0 voltara o valor igual? Pois no fundo todo lucro eles descontam imposto uma injustiça ou seja se perdi até agora aproximadamente uns 30% para voltar precisaria no minimo uns 50% ou estou errado, ou voltou no 0 a 0 o capital estava como o que apliquei de inicio?
Pensemos no seu exemplo. Vc adquiriu 10.000 cotas de um fundo que aplica em vale e petro a um preço de $ 25,00 / cota. O desempenho do fundo não tem relação linear com IBOV. Depende de como o gestor aplicou os recursos. Provavelmente, neste caso, ele só pode aplicar em ações da Vale/Petro e por isso o desempenho certamente é negativo. No entanto, o fato de o IBOV cair 2% em um dia não significa que suas cotas perderão 2%. Depende de como o gestor aplicou os recursos. Não se esqueça que o IBOV é um índice ponderado de várias ações. Vale e Petro têm o maior peso, mas não é relação direta. O que diminui não é a quantidade de cotas, mas o valor delas. Vc sempre terá 10.000 cotas. Mas com um preço variando ao longo do tempo. E o imposto vc paga somente no resgate.

Mas se sempre terei as 10.000 cotas que seja, quando voltar ao normal 0 a 0 o meu valor estará igual então, em questão de dinheiro? Estou falando do fundo caixa economica federal da vale e petro, o que não entendo é que sempre que sobem mesmo estando no prejuízo eles tiram parte dos lucros, por exemplo ontem subiu 5 %, um exemplo somente, se fosse ver some uma parte destes lucros dos 5% acima do capital o "imposto acho" ví isso nos extratos além é claro do imposto do resgate que se for fazer. Quer dizer se perti 10 % vamos supor, para repor esses 10% teria que ser mais que 10 para chegar no capital aplicado pois eles descontam um imposto quando sobe, é isso que da para ver pelo extrato, acho isso um roubo. Entendeu o que tentei explicar, estou querendo saber se é normal ou estão aplicando um golpe. Estou confuso!
nao há imposto qdo uma cota sobe... Somente qdo v retirar a soma existe a taxa de administraçao deles Se a cota caiu 10% de 1000 reais, sombram 900 na subida, dos 900, se subir apenas 10%, chegará a 990 nestes fundos, qdo cai 5% num dia isso não reflete em queda de 5% no valor... tem mais coisa nisso ai... os fundos não são somente de açoes de petr ou vale qdo sobe 5% vc vai ver que não subiu os 5%
[Valid RSS]