segunda-feira, 5 de março de 2018

Ações - Análise Fundamentalista X Análise Técnica




347806 - marquinho667  -  05 Mar 2018, 18:40
Pessoal, para quem curte análise fundamentalista, este fórum está com um pessoal de primeira linha. https://forum.penserico.com/t/analise-fundamentali...

164831 - investidorderisco -  29 Jan 2013, 13:28
Análise Fundamentalista É Mais Arriscada Que A Análise Técnica?

Amigos Investidores de Risco, admitindo uma visão parcial, acredito que a Análise Fundamentalista apresenta riscos consideravelmente superiores aos da Análise Técnica... Antes de detalhar o tema, descrevo resumidamente a forma de trabalho de cada uma delas.

Fundamentalista: focada nos fundamentos são feitas complexas e detalhadas análises macroeconômica, setorial e da empresa. Alguns possíveis cenários são traçados e a empresa é então precificada. O analista fundamentalista, tem convicção de seus investimentos, pois os mesmos são resultado de um cuidadoso trabalho que visa avaliar a empresa no longo prazo.

Técnico: focado nas oscilações das ações, o analista técnicos avaliam os gráficos, o movimento dos preços, as forças do mercado e toma decisões rápidas entre comprar e vender, sem se importarem com a qualidade da empresa que está operando.

Qual dos dois tipos de análise trás o maior retorno? Entendo que a grande maioria acredita que a Análise Fundamentalista apresenta ganhos maiores no longo prazo. É praticamente impossível um analista técnico acertar topos e fundos seguidos de forma constante por um longo período de tempo.

E quanto ao risco?

Continue lendo...
http://www.investidorderisco.blogspot.com.br/2013/01/a-analise-fundamentalista-e-mais.html

samudutra
Há 4 anos, quando comecei a operar, era assim também. Mas me converti rapidamente e deixei uma vida de perdas contínuas e passei a prosperar depois que conheci este espaço.
Alison,
Sinto informar, mas esse seu espírito trader não te levará a lugar algum. Esse excesso de giro na carteira custa muito caro. Já vi você dizendo: "Não tenho dó nem preguiça de pagar IR." Acho um erro tremendo. Nesses quatro anos, nunca paguei um centavo de IR. Confesso que fiquei chateado com suas palavras.
Acredito que vc tenha muito a acrescentar ao fórum. Sugiro ler o livro do Small até internalizar o espírito fundamentalista, vendendo seus ativos apenas quando o balanço vier desfavorável ou encontrar pechinchas excepcionais.
Até agora não entendi o motivo de ter vendido BEMA. Certo dia vc disse que ela estava "apresentando sinal de cansaço" . Mas que conversa fiada é essa?! Essa linguagem não combina com o fórum e vai cansando o pessoal, como o Samu disse.
Vários foristas já apareceram por aqui com esse papo de AT e sumiram. Ou porque a turma o excluiu, ou porque quebrou no meio do caminho.
Desculpe o sermão, mas vi em vc o que eu era no início. Espero sua conversão à seita smallcapiana o mais rápido possível. Aqui a ordem é o crescimento em conjunto.

156209 rnelias -  10 Nov 2012, 16:41

Pessoal, o povo aqui é experiente o suficiente para adotar perfis diferentes sem tentar impor uma "receita mágica" porque, se existe uma unanimidade na bolsa, é que não existe tal receita.

Dentre os "mistérios" da bolsa, um deles é a capacidade que esse mundo tem de aguçar nossa vaidade e é aí que as coisas começar a fugir do controle. Pessoalmente, não vejo nenhum mal na AT, AF, AP (análise política), sonhos, rezas, etc... . As leituras de AT que o Alison vinha postando até que julgo úteis para quem se identifica com este perfil. Ainda mais quando ela vem endossada das leituras que o Poly faz em seus búzios que, aliás, está cansado de consulta-los quando nós mesmos solicitamos.

No caso do Alison acho que só estava havendo um certo exagero na auto-afirmação de seu modo de operar. Mas, neste ponto, a colocação do Samu foi perfeita. Basta contribuir sem tentar influenciar. Até porque, o dia que alguém levar um tombo feio por causa de uma dica furada, quem ficará mal será quem deu a dica.

Continue postando suas leituras de AT de modo neutro e imparcial da mesma forma que os valiosos cálculos de FCD e tabelas de FII do Prof e as tablitas do Tota. No final, isso é um mix valioso que este espaço tem. A diversidade se respeitando e alinhada com o mesmo objetivo. 

Já mostrei diversas vezes minha dubiedade quanto à Análise Técnica - AT. Mas o que está bem fundamentado mostra a lógica por trás do padrão. Muitos aqui somos leigos e às vezes se trata como se na AT as indicações viessem de uma fonte só. Creio que neste sentido não adianta apenas dizer "A AT recomenda compra/venda", dos zilhões de indicadores, muitos com diferentes calibrações (semanal, diário, médias de menos dias, mais dias, etc.)...

Parabéns pela paciência. Até onde pude ver você tem um estilo bem diferente de operar do pessoal daqui. Só podemos aprender com o diferente.

Assim como faz 4 anos que busco quais seriam os melhores indicadores em AT e Análise Fundamentalista - AF... não basta dizer "A AF recomenda". Mostrar nossos pressupostos é poder levar a discussão adiante...


Eu penso assim:

Quando digamos firma X lucra, a cotação caí mas nos acionistas progredimos junto com firma X, verificamos se o lucro pode continuar no futuro e, se não vendemos antes que caia mais, se sim, acompanhamos as cotações e compramos mais assim que reverter a descida. Por outro lado se firma X toma um preju, a cotação sobe (porque só pode melhorar né), verificamos se o preju pode continuar no futuro e, se não compramos antes que suba mais, se sim, acompanhamos as cotações e vendemos assim que reverter a subida. Isto para quem comprou em qualquer época, pois investimentos passados não importam no FCD. Por isto somos fundamentalistas/grafistas?


9245 - Capa_Preta - 19/Jul/2009 21:49
estou longe de ser um mestre. Em AF sei 1/10 da metade aqui do forum. De AT sei um pouco mais. Se eu tivesse tarimba pra dar conselhos à alguém diria.
- Esqueça recomendações de bancos e corretoras. Se quiser seguir alguém, escolha o alguém com base no histórico, veja se o perfil é semelhante ao seu, confie nos fatos relevantes emitidos por esse alguém sem claro, esquecer que o $$$ eh seu e que vc deve cuidar pra que ele não passe pra mão de alguém.
- Cursinhos, como bancos, são uma indústria. Eles cobram de você pra você pensar que aprendeu o que eles não te ensinaram. Melhor acreditar no que você de fato aprendeu e isso o mercado pode te ensinar.
- AT serve pra AMANHA, DEPOIS DE AMANHA e talvez para daqui a 3 dias... muito mais que isso complica.
- Existem sim algumas coisas de fato importantes em AT. Linhas de tendência, médias móveis e volume (nas suas mais diversos períodos e faces). Fora disso... tendo a pensar que é xamanismo ou profecias auto-realizáveis.
- Em AT cuidado com o sonho da fórmula do Santo Graal. Todos acham, em algum momento, que existe uma combinação perfeita de linhas, indicadores, candles etc que "garante" os melhores resultados. Bom, não é bem assim que funciona e se existe alguém que descobriu como esse cabra não vai querer ensinar a absolutamente ninguém por nenhum dinheiro desse mundo.

Bom, acho que a xaropada eh essa :) 

6885 - Mr Turnaround - 07/Jun/2009 19:53
Pra deixar claro: defendo a AF, como única forma saudável, promissora e mais eficiente pra sucesso no mercado financeiro, mas respeito quem vive todo santo dia sempre na dúvida se vende ou não, esquenta a cabeça com gráficos e deixam as corretoras cada vez mais ricas.
Se AT fosse tão promissora, Noronha, Alexander Elder e etc.. não precisariam se esforçar tanto pra vender seus cursos e livros e tirar daí seu principal sustento, fonte de renda.
Abaixo, transcrevo um texto para reflexão de um amigo de outro fórum. Bem interessante.
"- Suponha um método regular cartesiano em um mercado competitivo. Se você é rico, precisa operar volume grande. Se você opera volume grande e revela sua estratégia vencedora, logo ela será usada por traders do mesmo porte, conflitando com você, e você terá dado um tiro na sua própria eficiência.
- SE você é rico usando o mercado e um método regular cartesiano, você ficará sistematicamente mais e mais rico. Pra quê, então, ter trabalho com curso se ele certamente rende bem menos que seu método vencedor?
- Para quê dar curso a 600 reais por pessoa (preço típico) , para 50 pessoas por mês se você pode DEMONSTRAR seu método vencedor para o UBS e vender por 300 milhões? Sim, porque se o método funcionar, este é o preço mínimo. Aliás, acho que deveriam cobrar 1 bilhão."


Alan - investidor agressivo.

6890 - 
Bellard - 07/Jun/2009 20:40
Legal a discusao sobre analises.
Mr Turnaround: fundamentalista, mas radical demais.
Capa preta: sem preferencias, perdido, parece ainda investir na sorte ou especulação.
jjose: o mais sensato até agora.
Paulo: nem aí.
Pra mim:
analise grafica = sorte, pois sempre no final te deixa com possibilidade de 50% cair e 50% subir. Melhor jogar moedinha pra cima.
analise fundamentalista = mais eficiente, mas paciência já deixou de ser há mto tempo uma das virtudes do ser humano, logo é dificil pra cacete.

Uso as duas e às vezes nenhuma.

6896 - rlennertz - 07/Jun/2009 21:23
Obrigado a todos pelas respostas. Em nenhum momento disse que AT não funciona. Acho que se tiver disciplina e um método dá para ganhar dinheiro. Só cheguei a conclusão que um investimento de longo prazo dá mais dinheiro e muito menos estresse. Para muitos essa conclusão é óbvia, mas eu tinha a ilusão, como muitos outros têm, que se vc vender no topo e comprar no fundo vai ganhar mais. Na prática vc não consegue acertar. Fiz dois cursos de AT e li alguns livros. Capa, experimente pegar um ativo com histórico de bons fundamentos e simular, usando sua estratégia de AT, onde vc compraria e venderia e compare o resultado com a compra e a manutenção até hoje.



A minha intenção era ouvir a opinião dos mais experientes, inclusive para a formação de uma carteira de LP. Em relação aos ativos para longo prazo, tinha pensado em alguns como: PETR, VALE,USIM,BBAS OU BBDC OU ITUB OU ITSA, RAPT OU POMO, FFTL, uma elétrica (TRPL, GETI, TBLE, COCE), SLED, ETER, FJTA OU ROMI OU WEGE, CCRO, ALPA OU GRND. Agradeço quem puder comentar.

6911 - Capa_Preta - 08/Jun/2009 00:05
Perfeito hermano Rlennertz! Acho que vc falou tudo.
1 - AT depende de disciplina (que eu tb nao tenho ainda), controle e o tal do Money Management que minimiza o risco.
2 - Concordo tambem sobre o stress. Mas veja, com estrategia clara e disciplina ele diminui.
3 - Todos tem essa ilusao (principalmente novatos como nos). A diferenca fundamental entre AT e AF no quesito aprendizado eh que na 1a vc faz um cursinho ou le um blog e acha que sabe logo parece mais facil se dizer um Tecnico. Na 2a, AF, vc tem que encornar, ler balancos, entender um pouco que seja de contabilidade etc etc etc. Eh mais duro/dificil e muitos nao aguentam a pressao :)
4 - Bons ativos em tendencia de alta sempre dao retorno. Nao precisamos de uma base ou de simulacoes para comprovar ganhos.
5 - Volto a tocar na mesma tecla. Backtests funcionam e devem ser feitos so nao vale pegar uma vale ou petr da vida e achar que vai descobrir o Santo Graal. Bases para backtest valem dinheiro porque devem representar virtualmente qq tipo de mercado (alta, baixa, lateral, volatil, estavel etc... so entao da pra dizer se um sistema funciona ou nao. Digo mais. Tem muitos Quants ganhando dinheiro por ai sem sequer olhar pro HB (quem quiser ler sobre busque no Google por MQ4 FOREX).
6 - O mais importante disso tudo eh que voce chegou a SUA conclusao. Ninguem consegue ganhar no mercado se nao souber/enxergar a forma de trade que gosta, sente confianca e fica confortavel. Com AT, AF ou ATF (o meu Santo Graal) estag valendo.
Forte abraco camarada. Nao me entenda mal pelo meu "Post de Alerta".

7092 - octacm - 12/Jun/2009 11:03
O problema de analise fundamentalista e financeira de empresas é exatamente este, os ativos são precificados pelos acionistas que possuem informações privilegiadas antes do tempo (normalmente controladores).
Foi a mesma coisa que aconteceu com Sadia com os derivativos cambiais... Os acionistas controladores sabiam que a empresa iria se prejudicar com a alta do dolar e venderam suas participações fazendo com que o ativo caisse drasticamente, antes da noticia de que a empresa havia se envolvido com isto... Quem comprava baseado em analises fundamentalista acabou comprando a empresa pensando que era uma boa oportunidade, sem saber da má noticia que chegou apenas após alguns dias da grande queda...
É por estas coisas que defendo a utilização das duas analises para as escolhas de ativos...



Não sou expert em nenhuma, mas entendo um pouco de cada...

7094 - Capa_Preta - 12/Jun/2009 11:13
Somos 2 Octacm.
O ponto é que um bom Analista, fundamentalista, já teria atentado para a grande exposição de Sadia ao risco dos derivativos por causa do aumento da participação dos ganhos financeiros no lucro da empresa...
O mais importante de tudo é o timeframe que se considera para cada uma das análises.
AT funciona para amanhã, uma semana, duas talvez... é boa para a especuleta mas não se basta.
AF é para quem quer investir. Pode ficar com o papel na mão mesmo caindo desde que confie no que a empresa de fato está fazendo.
Todo mundo fica nessa inana de "Ahhhh nunca vi um grafista rico", "Ahhhh comprou pelos fundamentos e entubou", "Ahhhh o importante é comprar na baixa e vender na alta"... balela. Coisa de gente chorona.


A o melhor modelo de investimento é especulação é aquele que funciona para você seja ele usando AF, AT, Estatística, Trades Quantitativos, Búzios, Tarot e/ou qq coisa.

3498 - Capa_Preta- 04/Abr/2009 00:43
Nao vou me alongar no assunto mas preciso registrar o que penso sobre essa celeuma eterna de AT vs AF.
"Nao percam tempo defendendo seus pontos de vista. De fato nao ha porque gastar tempo com isso. Tenho amigos que operam felizes da vida usando AT PURA sem sequer ler noticias ou balancos. Outros, como muitos de voces, ignoram totalmente os graficos e se dao muito bem... uns poucos conseguem juntar as duas."
No final das contas so uma coisa importa. GANHAR DINHEIRO e se possivel de maneira tranquila e confortavel.
Ainda tento encontrar um motivo pra essa richa.... pura perda de tempo.
Um abraco
Capa
"[EDITADO] - so esqueci de uma coisa. AT e AF aplicam-se a fins diferentes logo, em teoria, nao sao comparaveis. A primeira eh a ""arte da especulacao"" CP na veia. A 2a ""a arte do investimento"" e claro LP. Sao 2 mundos com caminhos distintos."
[Valid RSS]