quarta-feira, 13 de maio de 2009

Ações - Balanços - Lucros a Apropriar


574 - herdsman - 13/Mai/2009 15:27
Paulo, tenta explicar para nos, o que quer dizer 'lucro a apropriar', os balanços das contrução civil esta cheio de 'a apropriar'. Mais uma pergunta se Hbor3 vendeu sei la 155 milhoes e diz que margem liq. é 11%, o lucro não devia ser 17 milhoes. É dificil interpretar o balanço de hbor. Por vias de duvida vendi 40% por 4,90 e trocei por EZTC. Sei que em comparação com CYRE, ROSSI, CCIM e sei la o que mais a dupla EZTC e HBOR se destaca. Continuo acreditando na contrução civil pelo seguinte. 1) Se o economia vai bem..tudo vai bem 2) o superavit gerado pela transição de importador de petroleo para exportador vai valorizar o real e complicar a industria exportadora (inclusivo agropec) 3) se a economia desanda o governo precisa injetar dinheiro, estimular o consumidor a emprestar mais, ora o banco quer garantias, nada melhor que um imovel como garantia para injetar dinheiro na economia.

5603 - small caps - 13/Mai/2009 22:43
herdsman, funciona mais ou menos assim:

A contrutora lança o empreendimento, vende unidades e ainda não começou a construir. Nada disso vai para o resultado, salvo os gastos de produção do projeto e de comercialização (montagem do estande de venda, por exemplo) que já vão impactando negativamente.

A venda da unidade só começará a "gerar lucro" quando o imóvel passar a ser construído. É o método contábil conforme o percentual de obra concluído. Assim, as construtoras tem várias unidades já vendidas e ainda não entregues em diferentes fases do empreendimento. Então, elas fazem a soma do que receberão pelas unidades e quanto isto custará. A diferença é o lucros a realizar. As unidades quem vão sendo construídas, mas não vendidas, vão sendo somadas ao estoque. As vendidas, vão direto para o resultado.

Esta é uma das grandes vantagens da HBOR3. A receita que reconhece por trimestre é ainda inferior à receita das vendas trimestrais. Isto, então, vai ampliando o lucros a realizar.

É por isso que muita gente não entende como uma construtora pode vender menos num trimestre e lucrar mais. Tudo depende da velocidade das obras, especialmente daquelas mais lucrativas.

O "lucros a realizar" da Helbor é praticamente igual ao seu valor de mercado. Em outras palavras, a liquidação da companhia já daria um belo lucro ao acionista. O mesmo ocorre com a EZTC3. 
[Valid RSS]