sexta-feira, 24 de abril de 2009

Ações - Micos (Turnaround)

Índice

Ações


Rothlang
Desculpem a minha ignorância, mas eu gostaria de saber o que significa caracterizar um ativo com ""turnaround"" ?"

4696 - dax1 - 24/Abr/2009 22:07
"Rothlang,"

"o Anderson (""Small""), tanto no livro dele quanto no advfn, costuma usar essa expressão em inglês (usada também há muito tempo pelo gênio multibilionário Warren Buffett, ""guru"" de muitos de nós fundamentalistas) para simbolizar/expressar empresa no momento em (sérias) dificuldades, mas com potencial de revertê-las e se tornar (ou voltar a ser) lucrativa, sustentável e próspera."

"O termo é simbólico e adequado porque, numa tradução livre, ""turnaround"" significa algo como ""girar"" ou ""virar (ao contrário)"", i.e. eventualmente a empresa conseguirá ""transformar água em vinho"", progredindo de uma situação delicada para o sucesso."

"Em tempo: como bem sabido, todo ""turnaround"" traz embutido um alto risco (de mais perdas ou mesmo de falência), consequentemente também um alto potencial de retorno."

2520 - jose26 - 15/Mar/2009 20:03 0
"Reforçando a pergunta. Avaliando turnarounds levamos em consideração principalmente o PSR e P/EBTIDA. Quando este é negativo, a análise fica comprometida. Qual seria a solução? Levar em consideração somente o PSR ou algum outro indicador?"

2462 -  small caps - 14/Mar/2009 02:31
"Tenho entre 10 e 15 turnarouns em carteira, mas apenas 1 deles ultrapassa 1% do valor em carteira, que é a CEBR."

2456 - small caps - 14/Mar/2009 00:49
citação: eurico22citação: small caps

"Bem, parece que o mercado, ao contrário, não espera este resultado."

Dá-lhe ineficiência! Será que não lerão o balanço da Yara? Ou acharam que conseguiria se livrar de um estoque de R$ 1 bi em apenas um trimestre sem prejuízos quando o valor de mercado de tais produtos commoditizados despescou...

"Pelo visto, cada vez mais parece interessante se posicionar conforme a ""reação a resultados""..."

"Fala, mestre!"

"Bom, posso falar por mim, fundamentalista há pouco mais de 1 ano e meio e com muito feijão com arroz pra comer ainda..."

Realmente não tinha idéia da magnitude da perda que seria quando da venda dos estoques.

"Estava esperando uma redução no patrimônio líquido na ordem de 15% no trimestre, redução esse que veio em 55%. Isso afrouxou o indicador P/PVA, que para voltar aos ,35 ainda tem muito espaço pra cair."

"É lógico que, agora, com um PSR ainda menor..."

"Beleza eurico22! Todo turnaround merece uma posição menor na carteira de ações, para aproveitar-se do ""pulo do gato da diversificação"" destes casos. Logo vai aparecer uma que vai trazer os 1.000%. É questão de semear durante a tempestade. Mas é claro, algo como 1% para cada alternativa em carteira em uns 10 ativos diferentes."

966 - calato - 16/Jan/2009 00:25
"Small Caps, muito obrigado pela resposta,comecei na bolsa a seis meses com vale5 e petr4 só que devido esta queda maluca vi meu unico dinheiro virando pó,segui o conselho de um analista aposentado com mais de 50 anos de bolsa e comprei 50% do meu capital em kepl3,me ferrei mais ainda comprei a 0,41 e para me livrar desta merda vendi a 0,22 agora estou com os tres micos que sobrou,haga preço medio 17,00"

"snsy5 1,10 e estr4 a 046, to querendo realizar estes micos e comprar itsa4,me de uma luz por favor!"

967 - higorq - 16/Jan/2009 01:00
"Caro Calato,"
"eu não sei o que o Small vai te recomendar, mas procure estudar bastante o mercado acionário (se nao me engano vc disse que entrou há 6 meses) e adotar estratégias seguras. Recomendo o livro do Anderson Lueders mesmo ""Investindo em Small Caps"". Saia de ""mico"" que parecem milagrosos e de blue chips que estejam caras. Para identificar o que está caro ou barato leia o livro dele e vc entenderá melhor. Recomendo tb, para avaliar os indicadores fundamentalistas, o site do www.guiainvest.com.br. Muito atenção para o capítulo sobre os indicadores fundamentalistas e margem de segurança para compra de ações. Mas como eu sei que isto leva tempo para ler e entender, e vc tá meio na corda bamba, recomendo que vc adote algumas (ou até mesmo todas) as ações que o Small formou na carteira small caps. Vai por mim, essa carteira é de ótima qualidade. Foi meticulosamente trabalhada, mediante análises de balanços e demonstrativos e indicadores de mercado (P/L, P/VPA, DY). Adotei das 20 empresas citadas, 6 delas e duas por minha conta(TGMA3, CNFB4, BICB4, PINE4, BISA3, EZTC3, RAPT4 e ABCB4). Não estou dizendo para vc adotar cegamente as ações da carteira dele, mas é bom vc estudá-las para ver se realmente te agradam. Posso dizer que desde que montei essa carteira dificilmente fico atrás do IBOVESPA. Na maior parte das vezes, fico à frente dele. Fuja desses ativos populares ""altamente recomendados"" (as mesmas de sempre: Petro, Vale, Usiminas, Bradesco, Itau, Gerdau, etc, etc, etc) por corretoras que parecem estar apenas preocupadas com o volume de corretagem que movimenta. Quer dizer, dando lucro para eles. Veja as oportunidades que as small caps (que não devem ser confundidas com ""micos"") oferecem. Falo tudo isso para vc porque eu tb me ferrei pela inexperiência, perdi bastante capital nesta crise, e hj não abro mão da análise fundamentalista (que aliás, ainda estou aprendendo)."

970 - Diogoafonso - 16/Jan/2009 01:25
"É calato,"

"comeci tem 6 meses tambem...iniciei em petro , vale , bradesco e usiminas... porém caiu bastante, decidi da uma estudadinha, li bastante os foruns e comprei todas as revistas de economia nas bancas durante esses meses...rs 100 reias por mes em revista no minimo!rs"

"mas valeu a pena, n se pode confiar 100% em tudo que esta escrito, ate nos foruns muitas pessoas falam e falam sem nenhum fundamento... mas vejo que voce parou aqui! assim como eu! e pode ter certeza que daqui o senhor nao vai sair, pois o pessoal que contribui nesse, troca batante informaçoes uteis e verdadeiras."

"Devemos agredecer muito ao Anderson! e espero que agora voce se recupere na bolsa, assim como eu que consegui ficar positivo nessa esticada do bic e pine!"

É isso ae mais um pro nosso time! hehe

"abraco, e mais novamente obrigado Small!"

1011 -  small caps - 18/Jan/2009 00:11
"Ilustres, estou em viagem."

Domingo a noite poderei responder as questões do tópico.

"Vou preparar uma postagem especial sobre o tema acima, uma vez que nas últimas mensagens deste tópico percebe-se claramente o que pode acontecer e como custa caro quando não há preparação para iniciar na bolsa."

"Pode ter certeza que se você seguir as mais variadas dicas que aparecerem pela frente, ESPECIALMENTE AS POPULARES, corre-se o sério risco de perder muito dinheiro."

"Deixo meus cumprimentos aos investidores que deixam sua opinião neste tópico com fundamentos, justificando a sua opinião de maneira racional. É disto que precisamos e assim que podemos crescer juntos."

"Alerto apenas aqueles que já se deram mal em TELB4, TEKA4, KEPL3, FCAP4, ESTR4, IMBI4, e tantos outros ativos com a mais alta ""reputação de que vão BOMBAR"" para tomar muito cuidado antes de decidir onde investir. Deve-se fugir do próximo conto do bilhete premiado. Todo dia surge um novo."

"Saber o que está comprando de fato custa pouco e perde-se muito menos tempo do que a recuperação dolorosa dos sucessivos erros em razão das ""dicas""."

Há diversos meios de diluir o risco e só pelo tamanho da diversificação dos ativos da carteira small caps já é possível perceber o quão importante é não deixar seu futuro financeiro na mão de poucas alternativas.

"Leia mesmo, estude, e descubra ativos que além de popularidade tem requisitos de valor e quandam especialmente uma boa atratividade na relação preço x valor. Saiba quanto aplicar em cada alternativa conforme o risco e tipo de empresa selecionada. Mas, faça um bem para você: JAMAIS FAÇA UMA CARTEIRA SÓ DE MICOS! É o principal conselho que deixo neste momento para quem esta iniciando."

"Por fim, parabéns à coragem daqueles que já admitiram o quanto perderam por não terem analisado os fundamentos das empresas investidas, nem terem diversificado o risco conforme a analise multimercado e dentro da carteira de ações. Este é sem dúvida o primeiro passo para um novo paradigma de resultados." 

1036 - small caps - 18/Jan/2009 22:41
"citação: rawcecalato, compra tudo em Sansuy."

"rawce, se ele fizesse isto ele estaria insistindo na mesma forma de operar e na compra do mesmo perfil de ativo. Gosto muito de ativos turnarounds, fiz um tópico especial sobre o tema no livro para que se saiba avaliar se vale a pena. Isto além de colocar o exemplo completo da MNPR3."

"Mas este tipo de ativo vale uma frase bastante conhecida em propagandas de bebidas: ""Aprecie (Invista) com moderação"". Tanto o risco como o retorno em caso de acertos são grandes, mas jamais podem ser o único tipo de ação de uma carteira de um investidor, ainda mais quando há tantas barganhas de valor disponíveis."

"agen11user, para quem já tem uma carteira só de micos não é recomendável ampliá-la neste sentido. É necessário buscar a recuperação, com base na compra de empresas de valor e que pagam bons dividendos, para pelo menos balancear a qualidade dos ativos. E aos poucos ir substituindo o perfil da carteira para deixar as ações de empresas em situação especial com um percentual mais reduzido no peso total dos investimentos."
[Valid RSS]