quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Ação - Preço Médio




marquinhosrj
Alguém me tira uma dúvida!?
digamos que eu tenha 1000 ações de uma empresa ao preço médio de 5,00
e a cotação esteja em 3,50
Se eu fizer uma compra de mais 2000 ações a 3,50
e vender no dia seguinte essas 2000 ações a 3,60
meu preço médio para as 1000 ações diminui?

Sim. Se vc tinha 1000 ações adquiridas a R$ 5,00 inlcuindo corretagem e emolumentos, comprou num dia mais 2000 ações por R$ 3,50 incluindo corretagem e emolumentos e vendeu no outro dia 2000 ações por R$ 3,60, incluindo corretagem e emolumentos, vc:

a) baixou o preço médio para R$ 4,00; e
b) vc realizou um prejuízo de R$ 0,40 em cada uma de suas 2000 ações, ou um prejuízo total de R$ 800,00.

Ao baixar o seu preço médio de suas 1000 ações de R$ 5,00 para R$ 4,00, só R$ 800,00 vieram na forma de realização de prejuízo. Em conseqüência, de fato, vc teve um lucro (virtual) da diferença de R$ 200,00.

Muitos "investidores" numa situação similar ficam "travados", porque não querem realizar prejuízo ... uma tremenda besteira ... 

Quando eu tenho um ativo cujo preço médio está sensivelmente acima do valor corrente de mercado e o preço deste ativo cai ainda mais, exageradamente sem base nos fundamentos, não tenho dúvidas em comprar e vender após uma recuperação parcial.

Por exemplo, ontem comprei PDGR3 a R$ 2,81. Hoje vendi a R$ 2,95, realizando um prejuizo de aprox. R$ 0,65/ação (desconsiderando as despesas de compra e venda). Mas estou pouco me lixando para o prejuízo, visto que é compensado com lucros obtidos no mês ou a serem obtidos no futuro. O que me interessa é que, de fato, "ganhei" R$ 0,14/ação, ou seja, quase 5% (excluídas as despesas). O prejuízo realizado mais o ganho virtual foram transformados em diminuição do preço médio de compra (melhor possibilidade de lucro no futuro). 

Concordo com o prof, mas faço uma observação importantíssima: O prof foi claro quando ressaltou que faz preço médio de ativo que CONTINUA COM BONS FUNDAMENTOS.
Não vamos esquecer as palavra de Paul Tudor Jones: Losers average losers.
É preciso saber identificar uma posição perdedora, cujos fundamentos foram para as cucuias e cair fora realizando o prejuízo.
Estou monitorando os desdobramentos relacionados à geti3. Se preciso for, realizo o prejuízo e pronto.

157908 - rnelias -  22 Nov 2012, 18:32
Suponha que você esteja comprado em 1000 CSNA com um PM de 15 (15k Reais) e levando um ferro de uns 5k. Você pode reduzir financeiramente este ferro, comprando, sei lá, 500 CSNA hoje por 10 e vendendo amanhã por 12. Financeiramente você terá embolsado 2*500 = 1k Reais, entretanto, para fins contábeis, as 500 CSNA que você comprou irá compor seu PM das 1000 ações que você já possuía. Esse PM irá te gerar um prejuizo CONTÁBIL (que é diferente de prejuízo financeiro).
[Valid RSS]