sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Aplicações - Moedas - Dolar



a) Uma das razões que tem me induzido a postar, mesmo que raramente e pontualmente neste espaço é que tem pessoas educadas e eruditas como Você, pois não conseguindo ter um "contato direto" preciso tem uma noção do "pensamento do momento" do publico "douto" que acompanha finanças no Brasil, já que os relatórios que busco no site da Àgora ou da XP são "balelas".

c) Tenho a necessidade de tentar "manter" meu português escrito, com as ressalva de eventuais incongruências. Ademais eu "penso em Italiano" e "escrevo" em português. Assim as vezes, tratando dos assuntos que tratamos, no nível que "tentamos tratar" não é fácil.

d) A SUA PRIMEIRA AFIRMAÇÃO é CORRETA, mais o que eu quis dizer é : O DÓLAR, está em um processo progressivo de PERDER O "ESTATUS" de principal moeda de reserva, é um processo longo, iniciou lá atrás, sempre terá também o dólar, como tem a Libra e o Franco Suíço, contudo continuará perdendo relevância ao longo dos anos. Eu foi convidado a uma comitê econômico na Universidade Católica de Turim tema "integração China/Europa" tenho assistido a palestra do Prof. Giuseppe Gabusi que é bastante crente na tese exposta por Subramanian, ELE apresentou uma tabelas e gráficos mostrando e mudança QUALITATIVA das Reservas Chinesas. Vou ver se encontro algo em italiano ou inglês e vou postar.

c) Pessoalmente acho que existem todos os pressupostos para o dólar continuar a desvalorizar. Já repeti exaustivamente, não que os "números" da Europa sejam bons, contudo são "menos piores" que aqueles dos E.U.A. Ademais no início do século XXI quando o EURO substituiu as moedas do antigo SME, não existia um mercado de títulos (Eurobonds) suficientemente farto e LIQUIDO para colocar o euro de "cara" como importante moeda de reserva. Pois os países que detêm "reservas" em moedas de referencia adquirem TÍTULOS para remunerá-las.
[...]

334605 - ag08 - 23/Fev/2017 18:56
Como vocês estão comprando dólar? Através de qual ativo?

BB Américas, com juros de cerca de 1,6% aa

Como funciona? Abre conta e investe em fundos?

Estou indo para os EUA e estou planejando abrir uma conta lá. Envio pelo transferwise (2,5% de spread) e USD15 de taxa para receber o dinheiro nos EUA. A partir de USD1500 a manutenção da conta é de graça. Fica a dica.

A vantagem do BB Americas é a taxa de conversão, muito boa para quem tem conta no BB daqui.

TLT123,

Não sei se conhece, mas tem o RemessaOnline.com.br que é um pouco mais barato. Os dois são parecidos, mas tem diferenças grandes nas operações.

O Transferwise, você informa que quer enviar os recursos, mas o cambio só é fechado quando eles reconhecem a entrada do dinheiro. E o recurso entra na sua conta nos EUA como transferencia bancaria, o que geralmente significa que não tem custos de Incoming Wire Transfer.

Já o Remessa Online, o cambio é fechado na hora da operação e o seu prazo para transferir o dinheiro é menor. Eles fazem um Wire Transfer dos recursos do Brasil para o seu banco nos EUA, o que pode ter custos lá.

Os custos do Remessa eram um pouco menores que o Transferwise. Já usei os dois e funcionam.

Tem, também, a opção de bitcoin, mas ainda não fiz as contas para verificar se a vale e o risco de cotação.

Abre conta online (10000 dolares) ou presencial (1500), investe em CDs e recebe juros anualmente
taxa de $15/mes de manutençao, isenta a partir de $10000 de deposito
superfacil transferir via BB (online), com spread de cerca de 2 centavos p/ a cotaçao do dolar (muito bom)

Obrigado Fábio, não conhecia. Por curiosidade, você abriu em que banco? Teve que informar endereço dos EUA ou deu para informar o do Brasil?

E quem investe lá fora, é fácil declarar os rendimentos? Depósito no exterior vi que é tranquilo, o problema é a aferição de renda de aplicações...

Se você for fazer da maneira correta, é uma MEGA dor de cabeça. Para a receita, se a conta tiver qualquer tipo de rendimento (ex: Savings ou Interest Checking) qualquer debito é realização de ganho/prejuízo e imposto deve ser pago em caso de ganho cambial. Por isso é recomendado conta-corrente simples, sem rendimento.

Renda de aplicações acaba sendo mais simples, pois como não residente você tem renda retida na fonte a 28% (ou 30%). Então seu controle tem de ser bem feito, mantendo uma contabilidade em dólar e outra em reais, lembrando que em caso de lucro tem de recolher o carne-leão no mês seguinte. (pode abater o imposto retido)

A Receita faz diferença na forma de origem dos recursos e exige acompanhamento. Se for um dinheiro que veio do Brasil é de uma forma e se for dinheiro cuja origem tiver sido ganho de capital/dividendos/... tem outra forma de apuração. O controle é bem complicado. 
[Valid RSS]