1806 - paulorizzi - 21/Fev/2009 00:48
O patrimônio líquido é constituído (esqueci alguma coisa?) da soma de:
Capital Social Realizado
"Reservas Diversas (de Capital, de Reavalização, de Lucro)"
Ajustes de Avaliação Patrimonial (Títulos e Valores Mobiliários no caso de bancos)
Lucros/Prejuízos Acumulados
Adiantamento para Futuro Aumento de Capital
"A variação do patrimônio líquido entre duas datas, então, é constituído da soma da variação destas parcelas entre estas duas datas. Basta a soma das variações destas parcelas ser negativa, para haver redução de patrimônio líquido."
"O resultado líquido do período (entre as duas datas), evidentemente entra diretamente nesta equação."
"Se, por exemplo, o resultado é positivo (lucro) no período e se não houve mudança nas demais rubricas acima, a rubrica Lucros/Prejuízos Acumulados vai ter que apresentar uma variação igual ao resultado líquido do período e assim, também, o patrimônio líquido."
"Mas suponha, agora o seguinte caso:"
"No período houve um lucro líquido de 5 milhões, mas foram pagos 10 milhões em proventos e o resto permaneceu constante. O patrimônio líquido tem que necessariamente diminuir de 5 milhões, não é? Na conta, o que vai diminuir no período é o total das reservas (de lucro, no caso)."
"Um outro caso, muito em voga atualmente com os preços deprimidos no mercado, é a Aquisição de Ações para Manutenção em Tesouraria e Posterior Cancelamento. O custo desta operação entra com o sinal negativo num sub-ítem da Reserva de Lucros."
"Outra variação que entra com o sinal negativo é a redução de Capital Social (com o pagamento correspondente aos acionistas) como, por exemplo, a Equatorial estará propondo à sua AGO."
1807 - herdsman - 21/Fev/2009 06:30
Achei que Patrimonio liquido = Ativos - outros Passivos.
1808 - paulorizzi - 21/Fev/2009 09:59
"Sim, o Patrimonio Líquido também é igual ao"
Ativo Total - Passivos Circulante e Não Circulante - Resultados de Exercícios Futuros - Eventual Participação de Acionistas Não Controladores (fora do Capital Social)
"Acima, eu só havia informado as partes que o constituem."