domingo, 8 de novembro de 2009

Livros - Joel Greenblat



20058 - danielbehar - 08/Nov/2009 21:39
De início, ressalto que estou apenas engatinhando nesse complexo universo da Análise Fundamentalista. Falta muito para que eu possa me ombrear ao colegas Small e Prof_Paulo.
Sou simpatizante do método de Greenblat, mas na minha opinião ele serve apenas como ponto de partida. Feita a triagem, faz-se mister analisar com bastante cuidado o balanço, o DRE e o relatório da administração, pois fatores não-recorrentes podem gerar algumas distorções (vg. alienações, questões tributárias, decisões judiciais, efeitos cambiais, fatores sazonais e etc)
Além de EV/EBIT e ROIC, eu gosto de analisar o seguinte TRIPÉ: P/L - PSR - P/VPA. Como gosto de ativos que geram um fluxo de caixa constante, na minha triagem o DY também tem um peso importante.
Insta notar, ademais, que ao usar apenas o EV/EBIT e ROIC, você acaba excluindo os BANCOS da sua triagem. Tente refazer o seu exercício, mas combinando os seguintes indicadores: P/L - P/VPA - ROE.
Como você mesmo notou, é complicado usar os mesmos indicadores para comparar empresas de setores distintos (exemplo: empresas de saneamento não costumam apresentar ROE elevado). Dessa forma, ao analisar determinada empresa é de fundamental importância cotejar seus indicadores com o dos seus pares de setor.
Por fim, não diria que existe pegadinha na fórmula, mas é importante que o investidor tenha consciência de que não existe método mágico ou milagroso. Importante acompanhar as discussões entabuladas aqui no tópico, mas nada pode substituir as suas próprias Investindo em Opções

20042 - ceoo - 08/Nov/2009 20:21
Estou terminando o livro do Joel Greenblat(acho que todos já conhecem o método) onde propõe que faça uma tabela periodicamente com as melhores combinações de EV/EBIT e ROIC e compremos trimestralmente as, digamos, 5 primeiras colocadas. As ações compradas hoje devem ser substituídas somente daqui a um ano pelas 5 primeiras colocadas e assim sucessivamente trimestralmente.
O que queria saber de vocês, é:
1- quando eu deveria fazer estas tabelas? pensei numa data após a divulagação de resutados da maioria das empresas e atualização dos dados do fundamentus (porque usarei a base deles) - então pensei em 15 de novembro, 15 de fevereiro, 15 de maio e 15 de agosto. Estou certo nessa escolha?
2- quanto às empresas que encabeçam o ranking, tem algum grupo (ex: siderurgia) que tenho que ficar esperto em algum outro indicador?
3- tem alguma pegadinha que vocês já tenham identificado neste método?
na minha última tabela, os primeiros 10 colocados foram:
CNFB4
MTSA4
FESA4
FESA3
ETER3
GRND3
TRFO4
TKNO4
GETI3
GETI4
nota: eu tive que apelar pra este método porque preciso de tranquilidade para poder estudar e me aprofundar nas AFs. Meu tempo está tão curto que estou tendo dificuldade até pra acompanhar a quantidade de posts que temos aqui. Até filtrei uma galera que só fica postando notícia e um mundo de outras coisas.
[Valid RSS]