terça-feira, 27 de novembro de 2012

Fundos Imobiliários - Lançamento de Um FII


alisonvm
Professor
Por favor...poderia me explicar de forma bem simples funcionamento do lançamento de um FII??? pode ser o do BB mesmo.
Tbm de formam bem simples como ganhar os rendimentos??
E a valorição das cotas funciona como as ações???

Uma administradora de bens mobiliários (no caso acho que a Votorantim) decide lançar uma oferta ao mercado, para levantamento de recursos para determinado fim (no caso, comprar um rol de agências do BB e alugá-las ao mesmo por 10 anos). Para tal, contrata distribuidoras de títulos a participar do esforço de distribuição, mediante pagamento de comissão. 

No período de reserva, os investidores informam quanto desejam investir. Terminado o levantamento, é efetuado o rateio. No caso, como a demanda foi 10 vezes maior do que a oferta, o rateio será de 10%.

Na data de liquidação, as cotas rateadas deverão ser liquidadas e (para aqueles investidores que efetuara a reserva através de suas corretoras) as cotas correspondentes aparecerão na custódia fungível para negociação no mercado.

A negociação no Megabolsa (ou Mercado Balcão) será aberta e as cotas poderão ser negociadas assim como o são as ações.

Levantada a grana na liquidação financeira e deduzidas as despesas de colocação, o FII formaliza a compra das agências e os aluguéis pré-contratados começam a vigir. O FII será obrigado a distribuir no mínimo 95% dos aluguéis líquidos recebidos mensalmente. Ou seja, pega a receita mensal total dos aluguéis, desconta as despesas (administração, custódia, escrituração, etc) e divide 95% do resultado pelo número total de cotas. Os rendimentos são depositados automaticamente nas contas informadas pelos cotistas.

O preço das cotas negociadas nos pregões da bolsa seguem o princípio da oferta e procura. Em princípio, deveriam guardar uma relação com os rendimentos efetivos que serão distribuídos mensalmente. Mas é possível que na fase inicial de negociação o preço suba mais do que seria razoável. 

158414 - rnelias -  27 Nov 2012, 17:03
Alison, também sou noobie neste assunto mas também gosto de exemplos simples/fáceis. Vou tentar criar um:

Imagine que a Empresa A tem um edifício de, sei lá, 10M em uma cidade qualquer. A empresa, em um dado momento, decide vender este patrimônio para um gestor, também por 10M, e realuga o imóvel por 100K Reais/Mês. O gestor, como não tem grana para dar os 10M a vista, resolve lançar 10 milhões em cotas, a 1 Real cada, do mesmo imóvel para quem quiser comprar. Repare que é o mesmo princípio de fracionamento usado em ações. A partir do lançamento das cotas, o sujeito terá direito a 1/10.000.000 avos x cotas de cada aluguel pago pela empresa A ao fundo. Da mesma forma, ela será dona desta mesma fração do patrimônio de 10M de Reais do imóvel fruto do negócio.

Rentabilidade:

Dos alugueis: O sujeito receberá, por mês, 1/10.000.000 avos do aluguel de 100k por cota possuída.

Das cotas: o imóvel sofre valorização/desvalorização ao longo do tempo e a tendência é que isso se reflita no valor das cotas (no seu VPA) ou até mesmo na expectativa do locatário permanecer no imóvel, pagar a vista, sei lá...

Risco:

Locatário dar cano no aluguel
Imóvel desvalorizar
etc...

Bom, espero ter contribuido
[Valid RSS]