Outra coisa.
Um B&H bem "aplicado" em uma empresa "momentâneamente boa", sólida e promissora te dá, ao longo do tempo, uma "gordura" na rentabilidade, suficiente para que lá na frente se ocorrer um "imprevisto" ou problemas circunstânciais com a empresa, permitir uma saída ou um "giro" para outra oportunidade, sem prejudicar a rentabilidade obtida ou o seu "desempenho" de forma, digamos, contundente.
17441 - small caps - 17/Out/2009 14:44
Este tema merece uma postagem especial.
A carteira small caps período 2007 - 2009 servirá de paradigma para melhor visualização dos efeitos buy & hold juntamente do cenário econômico na análise do que "holdiar".
Vou fazer uma breve abordagem do resultado que teriamos em 2009 se mantida a carteira de 2007, quando o cenário econômico era diametralmente oposto.
Ficará bem claro que o melhor é uma estratégia intermediária e adaptada à realidade econômica e não a um tubo de ensaio científico :)
Quando tiver mais tempo vou preparar a postagem... pois merece uma boa reflexão... e o melhor, com comprovação fática em tempo real das conclusões. Não apenas uma análise laboratorial, teórica, daquelas que deixa um monte de gente pobre.
6848 - agressivo2 - 07/Jun/2009 14:17
RLENNERTZ, Estou com 31 anos e estou na bolsa a apenas 1 ano e já acredito que comprar e manter é o pulo do gato no mercado de ações. Estou com 15 ativos no momento, más pretendo ir modificando a carteira de tempo e tempo assim que eu achar conveniente. más se eu achar que um ativo meu pode ficar todo esse tempo que você falou, 10, 15 anos espero ter disciplina para mantê-lo. A sua estratégia me parece que funciona, até porque você irá comprar tanto na baixa quanto na alta mantendo um valor médio de compra. Isso que estou dizendo me parece que tem num capítulo de O Investidor Inteligente para um investidor mais conservador (acho que ele menciona fundo de investimento). Só que pretendo comprar sempre na baixa para ter um retorno bem melhor e me aposentar mais cedo.
Lendo este fórum aqui com frequência, já dá pra ter um retorno muito bom. nota 10 pra Small,Paulo,Gustsef,Eurico22,Herdsman,abrantes_rj,Capa,Danieljoseaa, que estou lembrando agora.
rlennertz
Paulo,
Como foi seu rendimento quando apenas comprava e reinvestia os dividendos? No meu caso, tenho 29 anos e invisto desde 2004 utilizando a AT e no último ano aprendendo sobre AF. Invisto pensando na possibilidade de poder me aposentar daqui a uns 15, 20 anos. O que vc acha de comprar em torno de 10 ações de setores diferentes (com base nos números fundamentalistas) e manter por 10, 15 anos, apenas reinvestindo os dividendos e colocando uma quantia todo mês?
Se outros participantes do fórum quiserem comentar também agradeço.
6861 - paulorizzi - 07/Jun/2009 16:46
Em dezembro de 1976 investi em Bradesco PN e "esqueci", nem me lembro quantos anos. Durante um período, quase todos os anos e às vezes duzas vezes no ano, por ocasião da distribuição do grosso dos proventos, havia uma chamada de subscrição. Assinei todos os boletins de subscrição que chegaram pelo correio e uma vez por ano pegava todos os proventos recebidos (descontadas as subscrições) e comprava Petrobrás e, mais tarde, Banco do Brasil. Recursos novos, neste período, eu investia em fundos de ações. Lá pelas tantas, a Bradespar se separou do Bradesco. Recebi as BRAP4 e todas as vezes que recebia proventos reinvestia na própria. Quando passei a operar a minha carteira há poucos anos, o investimento que eu tinha em BBDC4 deve ter multiplicado por uns 30, em termos do valor de um carro popular (tipo, um fusquinha da época teria rendido 30 Fiat Mille). Mas além das BBDC4 havia ainda as BRAP4, PETR4 e BBAS3.
6879 - Mr Turnaround - 07/Jun/2009 18:43
rlennertz,
Esse é o caminho pra ganhar de forma saudável e eficiente nesse mercado, na minha opinião.
Não conheço nenhum analista técnico que ficou bilionário com ações e acho que nessa vida não conhecerei. Os melhores grafistas ganham mesmo é com venda de cursinhos e livros.
Por um bom tempo meus investimentos foram condicionados à gráficos, me stressei mais, vivi menos e ganhei bem menos que um "analfabeto financeiro" que comprou, com FGTS, PETR4 em 2002-2003. E olha que de gráficos entendo bem e já estudei mais de 1,5 anos esse troço. A único benefício é que hj utilizo essa ferramenta pra compras e só.
Bem vindo a escola!
6882 - paulorizzi - 07/Jun/2009 19:26
No que concerne a sua sugestão de comprar 10 ações para "esquecer", o maior problema hoje seria a escolha destas 10 ações. Naquela época, a escolha do Bradesco foi feliz porque:
a) era um banco relativamente pequeno com boas perspectivas de crescimento;
b) o braço "investidor" do banco (Bradespar) veio junto com o banco múltiplo;
c) o maior ativo do braço investidor passou a ser a Vale, ou empresa com grandes perspectivas de crescimento
Depois, acrescentar Petrobrás e Banco do Brasil também foi uma "barbada".
Mas, como seria esta carteira hoje?
Algumas tem que ser muito boas pagadoras de proventos. Umas 3? Exatamente quais? Preferencialmente, aquelas com maior potencial de crescimento. Para o longo prazo, acho que não dá para não deixar de ter Petrobrás, Vale e BB. Restariam as últimas 4 a serem escolhidas, idealmente sólidas e com ótimas perspectivas de crescimento acelerado. Palpites?