quinta-feira, 11 de abril de 2013

Imposto de Renda - Informe da Corretora de IR com Operações de Ações e FII juntas




179628 - vellinhotrt4 - 10 Abr 2013, 20:46
Caros Foristas:

Estou num dilema com relação ao IRPF... minha corretora mandou-me um informe "Comprovante das operações e de retenção de IRPF" com código 5557, somando operações de vendas de ações com vendas de FIIs. O Total bruto ultrapassou os 20k, mas do bruto tem venda de 12K em FIIs... alguem sabe se essa informação está correta ou incorreta????? eu penso estar incorreta, que deveria receber informe apenas de operações do FII e não da ações que não chegaram aos 20K....

Aguardo retornos dos nobres Foristas....

179638 - paulo_prof - 10 Abr 2013, 21:25


O que não foi correto, foi a retenção de IR sobre as operações de ações abaixo dos 20k. 

Uma vez cometido o erro, entretanto, a informação está correta: pois informa o valor efetivamente recolhido.

A Corretora do Bradesco também é mestra em fazer esta caca ... e isto teve um impacto na declaração de minha mãe ... fiz a declaração como deve ser feita (isentando o lucro com a venda das ações e registrando o rendimento não tributável correspondente) e guardando e anotando, no documento informativo da corretora, aquilo que não é ação. Se chamado pela Receita é só jogar a responsabilidade prá cima da corretora e ainda reclamar, solicitando que a Receita intervenha para que a corretora atue de acordo com a legislação, ou seja, deixe de recolher IR indevido.



grato Prof. Paulo, vou proceder da mesma maneira e tentar fazer que a corretor reenvie outro informativo à Receita.
Abraços...
[Valid RSS]