sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Ações - Controle do Portfólio de Ações - My Capital


343708 - Zeca Pimenteira - 09 Nov 2017, 12:39
Eu uso o sistema MyCapital contratado diretamente (Não dentro de nenhuma corretora) para fazer apuração do Imposto de Renda devido nas operações em bolsa.

Ocorre que faz tempo que o sistema está péssimo; é raro conseguir fazer a integração de um lote de notas de corretagem sem dar erro e o pior, o suporte sequer responde às reclamações.

Existem alternativas para fazer o cálculo do I.R. sobre renda variável?

Zeca, quanto paga pra eles diretamente?
[...]

[...] Depois que a XP comprou a Rico descontinuaram o contrato com a SisFinance e usam a MyCapital, tambem tive muitos problemas no inicio, mas agora normalizou, eles pegam automaticamente as minhas operações, não uso importação das notas manualmente.

Contratando diretamente se compra um pacote de créditos cfe o numero de operações que o investidor costuma fazer . Custa R$ 1,00 por crédito e cada crédito equivale a um lançamento de compra ou venda. Os créditos caducam depois de 12 meses se não tiverem sido usados, então o jeito é ir comprando conforme se acumula operações.

Mas, não vale a pena pensar em ser clientes deles (diretamente ou através de corretoras) pois pelo visto eles desistiram do negócio.

O jeito é encontrar alternativas....

Eu também uso o My Capital, vc paga 1 real por operação, " compra ou venda". Realmente está uma bosta. Estou pensado fazrr direto pela minha corretora. " Agora " . Acho que por lá fica 20 reais mensal, independente do numero de operações. Abraços 

342369 - Lucro Liquido - 26 Set 2017, 17:05
Estou tendo problemas sérios com a MyCapital, a carteira some e fica incompleta e o custo dos ativos fica zerado tendo que inserir manualmente, alguém mais usa a MyCapital e tem esse tipo de problema? Recomendam outra ferramenta ?
Eu uso e nunca tive esse problema, mas não importo nada, lanço tudo manualmente. 

177025 - Ray Invest - 31 Mar 2013, 19:23
Professor, um halp aí por favor, sobre o controle das ações para IR:
Ao importar as notas de corretagem do Bradesco para o Mycapital, o sistema desse último dá a opção "Cobrar o IRRF normal e day trade no líq da nota".
Marco essa opção, para não precisar lançar um por um os débitos de cada cobrança desse imposto, já que no Bradesco, como vc deve saber, o imposto não é cobrado na nota, mas sim em débito específico na conta corrente.
Acontece que o valor total das notas (de venda) do Bradesco para o Mycapital ficarão diferentes uma da outra, já que o primeiro cobra na conta corrente e o segundo é debitado na nota de corretagem.
Então vai minha principal dúvida:
Será que isso (diferença de valor total das notas) poderia me causar algum problema com o Leão?

Acho que não estou entendendo direito qual realmente é o problema ...

Uma coisa é coisa é calcular corretamente, mês-a-mês, o imposto devido. Outra é guardar, por 5 anos, a documentação para eventual contestação da Receita.

O sistema que vc usa para calcular o valor correto do imposto a ser recolhido mês-a-mês, no fundo é irrelevante ... Eu, por exemplo, uso um sistema próprio ...

A partir do status quo de 31DEZ do ano anterior (preço médio de compra dos ativos em carteira), esta minha planilha calcula a alteração dos valores médios de compra e os resultados auferidos, dia-a-dia, nas vendas de ativos.

Para fins de esclarecimento à Receita, o que realmente interessa é a Declaração de Bens do ano anterior (base que fornece o suposto valor médio de aquisição de suas ações - digo suposto porque não necessariamente tem que estar 100% correto) e as Notas de Corretagem que fornecem os subsídios para o cálculo de eventuais alterações dos valores médios de aquisição e dos lucros e perdas auferidos nas vendas).

O que eu quero dizer é que o sistema que vc usou para calcular o imposto devido, não tem o mínimo interesse para a Receita. Ou este sistema faz os cálculos corretamente, ou não. Portanto, o que vc tem que guardar para eventuais esclarecimentos posteriores são as notas de corretagem. No que se refere o Bradesco, eu também guardo o Extrato Consolidado que é possível obter através do HB.

Sim professor, era essa mesmo a minha dúvida e agora ficou claro que, estando o cálculo correto e tendo as notas para comprovar, estarei dentro das exigências do"felino".

Fico mais tranquilo agora, já que isso venho fazendo, desde que iniciei com ações.
[Valid RSS]