sábado, 25 de agosto de 2018

Ações - Aluguel de Ações - Como Alugar Ações

Índice

Ações
Aluguel de Ações


353011 - dolivo - 22 Ago 2018, 15:55
Olá pessoal, me ligaram da Socopa cobiçando que eu alugasse minhas BEEF3 (Minerva). Não conheço muito o sistema de aluguel de ações, mas senti ali um 'desejo' ...qual seria a parada nisso ? Só ganhar corretagem ?

Se vc tiver uma boa quantidade e não for vendê-las, talvez seja interessante uma graninha a mais, via aluguel. Minhas maiores posições costumo disponibilizar, mas eu que determino a taxa...sempre fixo o mínimo de 10% a.a. e é possivel acompanhar as taxas no site da B3. No meu caso, se consigo alugar pelo % estabelecido, ótimo. Se não, fica na fila. O que eu não deixo é a corretora escolher a taxa...nesse caso são capazes de aluguel por 0,01%...porque o negócio deles é corretagem, etc.

Não lembro certo, mas desconfio no dia que vc fez o questionamento a taxa estava em torno de 14%.


E isso ai Fridao... quem tem para longo prazo pode disponibilizar pra alugar sim... as vezes alugo algumas...
Sempre olho as taxas e peço algo proximo as taxas maximas...
No caso de BEEF3 é 7% a.a.. o que seria um otimo aluguel...
Se olharmos para o book de alugueis de acoes... vemos que raramente uma acao tem um preço de aluguel anual superior a 5% a.a... a maioria fica em menos de 1% a.a...
Geralmente quando oferecem valores maiores para alugar e porque o papel esta com preço muito esticado...
e/ou tem probabilidade bem maior de cair do que de subir...

Karaka!

Alugueis da MPLU3 lá nas nuvens...quem tem em carteira e não vai vender, ALUGA JÁ, pelamordedeus!!!


Habilitei o serviço na XP mas não vale a pena. Eles ficam com a maior parte!

Avisa

Aluguel de MPLU3.

Boa dica! Pena que o contrato é só de 1 mês...

Se vc tem uma boa quantidade de ações, é uma graninha extra que vai entrar. Sobre contrato de 1 mes, dificilmente alguem aluga por esse prazo, ou maiores. No meu caso, fico acompanhando quase que diariamente no CEI(Canal Eletrônico do Investidor), para disponibilizá-las novamente assim que são devolvidas. Talvez em algumas corretoras isso já fique no automático, não sei. 
Não entendi, fridao. Geralmente devolvem antes do vencimento, é isso? Eu até pedi pro cara da Socopa ver se conseguia um contrato mais longo se tivesse tomador, mas não rolou.

O ruim que achei ruim foi a taxa de 3,5 que paguei de comissão da Socopa, mas consegui 17,5. Também tem 22,5 de imposto de renda na fonte também.

Dificilmente alguem vai ficar por um longo período com as ações que toma emprestadas, ainda mais se as taxas forem elevadas, tipo 20%. Se o tomador ficar com as ações por um prazo maior, um eventual lucro pode ser anulado pela taxa. E se a expectativa do tomador não se concretizar, pode levar prejú. Normalmente, desconfio eu, alguem percebe que uma ação vai despencar, ou porque o mercado azedou, ou porque "descobriu"/desconfiou/viu uma notícia impactante que uma empresa vai ter prejuízo, ou vai aparecer na lava jato no outro dia, por exemplo, o cara vai apostar na queda imediata da cotação. Nesse caso ele pega emprestado essa ação e vende, com a expectativa de queda no dia seguinte, por exemplo, para poder recomprá-la por um preço bem menor. Agora se essa operação falhar, a devolução normalmente é imediata, se não a taxa come a grana investida. Para taxas pequenas, digamos de 1/2% a.a., o risco de permanecer com as ações vendidas é bem menor para o tomador. Em resumo, quanto maiores as taxas, menor o tempo de duração do contrato.
Não sei se fui claro.

Entendi, fridao. O tomador pode devolver antes dos 30 dias do contrato quando ele ver que vai tomar ferro. Quero acreditar que isso vai acontecer se a cotação der uma subida. Ganha nas duas pontas né?

348048 - Fallas - 14 Mar 2018, 17:49
[...]
Sei que aluguel de ações rende zero vírgula nada, mas tô achando atraente.

Alguém tem experiência com essa custódia remunerada da XP? Sobre a parcela da carteira que se mantém alugada e sobre as taxas?
Eu tenho Fallas ... eles alugam e te dão uma mixaria. Minhs QGEP3 ficaram alugadas por quase 2 meses e não deu R$ 5,00

Sinceramente ? Não vale a pena!

" ... o processo de empréstimo de ações envolve a transferência temporária da propriedade para o tomador. Assim, direitos, como o de voto, por exemplo, passam a ser exercidos pelo tomador, caso não tenham vendido a ação. Com respeito aos proventos, entretanto, como os dividendos e os juros sobre capital próprio, o Banco de Títulos se encarrega, nos termos do contrato de aluguel das ações, de reembolsar o doador e debitar os valores do tomador. No que se refere aos eventos realizados em ativos, como as bonificações, grupamentos e desdobramentos, o investidor doador recebe os ativos objeto do empréstimo com as quantidades ajustadas..."

340009 - Chicote - 11 Jul 2017, 16:03
Opero na XP e não consigo ver a que taxa minhas ações foram alugadas. Deixo elas na opção de custódia remunerada e elas vão sendo alugadas aos poucos. De vez em quando cai uma mixaria na conta, nada que empolgue. Como vcs tem feito para alugar na corretora de vcs? Direto com a mesa ou através do HB mesmo?
No home broker da Rico você consegue ofertar/tomar e visualizar os contratos

Spinelli é só mandar por email a oferta... cobram 20%.


1)"Estou pensando em alugar (posição de doador) as VALE5 que possuo, mas não tenho muita noção do retorno da operação. Opero pela Banif, dei uma olhadela no tutorial disponível, mas é muito superficial. Alguém sabe qual a taxa (remuneração) anual paga pelo aluguel de VALE5? Há liquidez nessas operações (é "rápido" alugar)? lguém já passou pela experiência de alugar (ponta doadora) através da Banif? Caso a resposta seja positiva, há muita burocracia ou é uma operação rápida/fácil?" a) " eu opero pelo Banif na ponta doadora e é muito fácil. Primeiro é só assinar o contrato de aluguel e mandar pra lá (só precisa fazer isso uma vez). Depois manda um e-mail com as informações necessárias contendo o ativo, quantidade, prazo e se a operação é reversível ou não. Só tem um porem: você tem que possuir pelo menos 15.000,00 em ações do ativo que quer alugar. Em cima da taxa que você colocar eles jogam 20% para o tomador e quando as ações voltam para você o dinheiro é creditado em sua conta. Para Vale, acho que vale mais a pena lançar opções. Para ativos com taxas mais altas vale a pena alugar." b) "A Banif cobra 20% do aluguel efetivamente recebido, isto é, se quer alugar por 2%/ano - eles cobram da ponta tomadora 2,5%. Não existe burocracia nenhuma. O investidor dá ordem de aluguel das ações e não as pode movimentar até ao término do contrato. Usualmente os contratos na ponta tomadora preferem o direito de as devolver a qualquer momento. Os rendimentos do aluguel são tributados como Renda Fixa, tudo calculado pela Corretora e já lhe chega liquido. Todas as movimentações são acompanhadas pelos extratos da CBLC. Existem dois modelos de cobrança pelo serviço, entre as Corretoras que cobram por este serviço a) O modelo Banif que incide uma taxa sobre o volume total b) O modelo (ex. TOV) que cobra R$5,00 por operação, independentemente de volume/tempo. As blue chips usualmente pagam pouco pelo aluguel; Caso pretenda melhorar a rentabilidade em Vale talvez valha a pena vender coberto opções distantes de serem exercidas. Pessoalmente pareceu-me cobrar 20% por este serviço um valor alto... mas não tenho ainda volume suficiente para comparação. Caso alguém tenha feito uma análise e queira contribuir, agradeço."

Como sou investidor de longo prazo resolvi partir para o aluguel das minhas ações. Todavia, como será a primeira vez que realizo tal operação, fiquei com uma dúvida quanto à taxa cobrada pela minha corretora, no caso o HSBC. Liguei para a mesa e me foi informado que a taxa de corretagem corresponde a 20% do valor recebido em cada operação. Assim, por exemplo, se eu receber R$ 1000,00 pelo empréstimo, R$ 200,00 serão da corretora. Achei o valor meio pesado, saberiam me informar se esta realmente é a taxa usualmente cobrada no mercado?
[Valid RSS]