quinta-feira, 26 de maio de 2022

Imposto de Renda - Opções


Prezados, boa tarde por favor alguém pode dar uma dica de como declarar venda de direitos no IRPF, por exemplo durante 2021 comprei TASA15, carreguei durante uns meses e vendi com lucro, paguei a darf referente ao imposto.

E como eu coloco isso na declaração? Na tabela mensal da renda variável não encontrei uma opção para direitos, devo colocar em Rendimentos de tributação exclusiva?

Se alguém puder ajudar eu agradeço muito .

(01/05/2022) - maureli - wakkomg - maureli

Pessoal, estou precisando de uma ajuda sobre IR de opções e já agradeço de antemão a ajuda dos colegas. São 2 dúvidas:

1) Vendi algumas opções que viraram pó no mês de junho. O valor que eu recebi é menor do que um prejuízo que tenho a compensar de operações comuns, informadas em meu IR.

Neste caso, não preciso pagar imposto sobre essas opções, certo? Apenas, no IR do ano que vem, preciso diminuir o valor a compensar. Este raciocínio está correto?

2) Uma destas opções que lancei foi exercida. O preço de exercício foi abaixo do meu preço de compra. Isso gera imposto? Como funciona? Porém, no mesmo dia do exercício, as ações caíram e recomprei a mesma ação por um preço mais baixo. Isso é considerado day-trade? Nesse caso fiquei bem confuso.

Tentando dar mais detalhes para ficar mais claro, a operação foi a seguinte:

C de CIEL3 PM 6,40

V de opções por R$ 0,32

Fui exercido no strike R$ 5,40

Recomprei no mesmo dia CIEL3 por R$ 5,15

Poderiam me ajudar como fica este cenário?

Já agradeço desde já os amigos!

(31/07/2020) - SuporteTrader - ale1972sp - SuporteTrader

Prof Paulo e demais foristas que puderem me ajudar a sanar uma duvida:

Fazendo as contas aqui das minhas operações de janeiro, estou com uma duvida na isenção dos 20k mensais:

Para melhor explicar segue;

Vendi 18.869,00 em açoes com um lucro de 4 913,34 ( Acredito que seja Isento)

Vendi tb nesse mês 4157,00 em opções com um Lucro de 1064,84. ( Acredito que aqui deveria pagar os 15% de imposto via darf. Mas como tenho um prejuizo acumulado (acoes e opcoes) de 1855,36, acredito que posso abater nesse valor.

Estou correto?

Opero pela socopa, so que nesse mes de janeiro teve Ir dedo duro. Pelo instagran perguntei para a contadora da bolsa que me disse a seguinte respostas:

``Oiiii! O mais seguro é considerar todas as vendas do mês para a isenção dos 20k.

Caso considere só as vendas de swing das ações, a Receita pode te chamar para esclarecer, podendo aceitar ou não.``

O que vcs acham?

Muito obrigado

(25/02/2020) - value invest 2050 - paulo_prof

Boa tarde. Prof ou algum forista:

Estou com uma dúvida, para Isenção dos 20k mensais, eu somo somente a venda de acoes, ou somo a venda de Opções também??

(24/01/2020) - value invest 2050 - paulo_prof
[Valid RSS]