O valor mínimo para investir é o valor de uma ação. No entanto, o cara deve olhar bem quais são os custos envolvidos pois comprar somente uma ação pode não ser muito negócio.
Por exemplo, enquanto uma corretora pode cobrar fixo por operações de compra/venda (ex: easyinvest cobra 10 reais por ordem) existem corretoras que cobram proporcional ao valor aplicado (ex: bradesco cobra 0,3% por ordem).
Vamos supor que o cara quer comprar só uma ação de 50%. O custo de 10 reais para comprar inviabiliza a operação pois para recuperar esses 10 reais a ação tem que subir 20%. Já se ele tivesse uma corretora que é proporcional (0,3%), a ação precisaria subir apenas 0,3% para se ter lucro.
É claro que a recíproca é verdadeira. Vamos supor que ele compre 100 ações xyz de 100 reais cada ação, ou seja, pagará 10mil reais. Se a corretora cobra fixo R$ 10,00 por operação ele gastará apenas 0,1% do capital investido para comprar a ação. Se a corretora cobra proporcional, ele vai pagar os 0,3% (exemplo) de todo jeito.
Dito isto, o primeiro cuidado na hora de investir é procurar uma corretora adequada para os valores que o cara tem disponível para ações.
Bom, acho que para começar, se você for cliente Bradesco é melhor iniciar pelo Shopinvest para brincar um pouco. Ele permite que a ação seja vendida em D+1, D+2, ao contrário de outros bancos e algumas corretores que só permitem a venda após a liquidação física (D+3).
O complicado neste último caso é a ação despencar, acredite, as vezes elas despencam em segundos, imagina o quanto poderiam despencar em 3 dias?!
Enfim, cada um escolhe como e por onde começar! A minha dica é, utilize um capital que não te fará diferença, analise bem o gráfico da ação antes de comprar! Por exemplo, VALE5 abaixo de 47 e PETRA4 abaixo de 77 são uma boa pois com certeza esse ano elas vão bater estes valores, uma hora ou outra. Quem acompanha está vendo o drama, mas é normal, afinal, todo ano elas crescem bastante, só resta saber: "quando?". Quanto a isso fica a critério de vocês, bons trades!