sábado, 21 de fevereiro de 2009

Ações - Balanços - Patrimônio Líquido

1805 - SEVZF - 20/Fev/2009 21:35
Por que uma empresa que apresenta lucro líquido num determinado balanço não aumenta o patrimônio líquido de forma correspondente?

"Pensei que isso tivesse uma relação direta, mas percebi que não ao analisar os resultados de algumas empresas. Teve casos que o patrimônio líquido, ao contrário, diminuiu."

1806 - paulorizzi - 21/Fev/2009 00:48
O patrimônio líquido é constituído (esqueci alguma coisa?) da soma de:

Capital Social Realizado

"Reservas Diversas (de Capital, de Reavalização, de Lucro)"

Ajustes de Avaliação Patrimonial (Títulos e Valores Mobiliários no caso de bancos)

Lucros/Prejuízos Acumulados

Adiantamento para Futuro Aumento de Capital


"A variação do patrimônio líquido entre duas datas, então, é constituído da soma da variação destas parcelas entre estas duas datas. Basta a soma das variações destas parcelas ser negativa, para haver redução de patrimônio líquido."


"O resultado líquido do período (entre as duas datas), evidentemente entra diretamente nesta equação."


"Se, por exemplo, o resultado é positivo (lucro) no período e se não houve mudança nas demais rubricas acima, a rubrica Lucros/Prejuízos Acumulados vai ter que apresentar uma variação igual ao resultado líquido do período e assim, também, o patrimônio líquido."


"Mas suponha, agora o seguinte caso:"


"No período houve um lucro líquido de 5 milhões, mas foram pagos 10 milhões em proventos e o resto permaneceu constante. O patrimônio líquido tem que necessariamente diminuir de 5 milhões, não é? Na conta, o que vai diminuir no período é o total das reservas (de lucro, no caso)."


"Um outro caso, muito em voga atualmente com os preços deprimidos no mercado, é a Aquisição de Ações para Manutenção em Tesouraria e Posterior Cancelamento. O custo desta operação entra com o sinal negativo num sub-ítem da Reserva de Lucros."


"Outra variação que entra com o sinal negativo é a redução de Capital Social (com o pagamento correspondente aos acionistas) como, por exemplo, a Equatorial estará propondo à sua AGO."

1807 - herdsman - 21/Fev/2009 06:30
Achei que Patrimonio liquido = Ativos - outros Passivos.

1808 - paulorizzi - 21/Fev/2009 09:59
"Sim, o Patrimonio Líquido também é igual ao"

Ativo Total - Passivos Circulante e Não Circulante - Resultados de Exercícios Futuros - Eventual Participação de Acionistas Não Controladores (fora do Capital Social)


"Acima, eu só havia informado as partes que o constituem." 
[Valid RSS]