domingo, 4 de outubro de 2009

Stop

Stop

4804 de 5069 26/Abr/2009 19:53 0

agressivo2 Comentários: 96 - Desde: Nov 2008

"Vou pegar carona aqui para perguntar sobre o stop. Nunca utilizei, mais pode ser que eu precise algum dia. Trabalho com a Bradesco CTVM e,só agora colocaram esta funcionalidade. Minha maior dúvida é sobre o seguinte:"

"Stop de Perda:,"

"A finalidade deste tipo de Stop é registrar no pregão uma ordem de Venda pelo valor cadastrado no campo Preço Limite, quando a cotação da respectiva ação na Bolsa (campo ""último negócio"") atingir valor MENOR ou IGUAL àquele digitado pelo cliente no campo Preço do Stop."

"Se o Preço Limite for pouco distante do Preço do Stop corro o risco de minha ordem não ser executada? é isso? como vocês fazem quando querem se desfazer do ativo de qualquer jeito, apartir de determinada cotação? colocam um limite bem abaixo do stop!?"

Obrigado pela atenção.

4805 de 5069 26/Abr/2009 20:44 0

paulorizzi Usuário Premium Comentários: 703 - Desde: Dez 2007

"Sim. O preço limite tem que estar bem abaixo do preço stop. O raciocínio é o mesmo de quando, num leilão, vc ter que se desfazer do ativo de qualquer jeito. Eu uso o preço limite de 1 centavo."

"Quando se tratar de um ativo de baixa liquidez, entretanto, fica-se muito vulnerável. Nesta hipótese, não uso stops."

6160 de 626724/Mai/2009 20:38 [Citar este comentário] 0

[Nível 0] sergio74Comentários: 134 - Desde: Mai 2007

citação: opportunity2Mesmo sendo fundamentalistas o stop deve ser sempre bem posicionado, pois nossa obrigação é proteger o nosso patrimônio.

E bolsa é renda variável, quando entramos em um ativo temos que definir um porcentual de perda.

Vi até um gestor de fundo o ano passado perder muito em arcz6 quando ela andava pela casa dos 9, por que acreditava cegamente nos fundamentos da empresa, e não acionou o stop o papel derreteu e foi abaixo de 2. Não é comprar e esquecer lá, pois não é poupança,e muitas empresas podem piorar e muito com o tempo vide sadia, por exemplo que tinha ótimos fundamentos e governança corporativa.

É isso aí.

Na minha modesta opinião, o "stop" do fundamentalista é a diversificação (principalmente quando se trata de small caps com pouca liquidez), inclusive se valendo de múltiplas ações do mesmo setor quando couber tal vantagem, por exemplo, bancos médios e construção civil, aumentando posição em um ou outro ativo conforme as oportunidades. Entretanto, confesso que é difícil manter uma diversificação equilibrada (por exemplo, tenho muitos bancos em carteira e nenhuma elétrica!).

6637 de 688004/Jun/2009 19:59 [Citar este comentário] 0

[Nível 0] Capa_PretaComentários: 910 - Desde: Dez 2008

Sobre minha dificil e tortuosa relacao com os stops.

Difícil mesmo de usar. Eu to ruminando uma maneira faz tempo e ainda não aprendi.

Fui stopado/violinado severamente em FESA, BEEF, CREM e mais uma 1/2 dúzia. Confesso que não sei usar direito essa desgrama.

Hoje meu stop é mental. Se eu sinto que a coisa tá ficando preta vendo 1/2. Se enegrecer de vez vendo o resto. Se melhorar recompro no mesmo preco do stop as vezes o memso volume as vezes um pouco menos para reduzir o risco.... e por ai vai. Mas cansa e nem sempre funciona.

6652 de 6880Modificado em 04/Jun/2009 23:06 [Citar este comentário] 0

[Nível 0] paulorizzi Usuário PremiumComentários: 854 - Desde: Dez 2007

Neste período que o nosso amigo Greespan definiria como sendo "de exuberância irracional do mercado brasileiro de ações", me ocorreu que pode não ser uma boa política manter um alto percentual de vacas leiteiras produtoras de gordos dividendos.

No dia 13 de maio, resolvi vender 1/3 de minha carteira de dividendos (ELPL6, EQTL3, ETER3 e TLPP3) para aumentar a participação dos ativos, naquela data, com P/L inferior a 7. Comprei EZTC3, HBOR3, GRND3, BBAS3, BEMA3, CNFB4, IDVL4, PINE4, MYPK3 e USIM5.

De lá para cá, a carteira dividendos ficou rigorosamente estável. Já a carteira "substituta" valorizou 16,8%.

Mas a questão é outra. A carteira substituta tem que ter um papel defensivo (pois está substituindo ativos defensivos). Como normalmente não tenho condições de acompanhar o pregão, acho que a única alternativa são stops.

Até a semana passada, deixei a coisa "correr solta". Só nesta semana é que comecei a me preocupar com uma "proteção". Mas como, excetuando BEMA3, CNFB4 e HBOR3, todos os ativos valorizaram mais de 15% até hoje, a questão é trivial (pelo menos no que concerne resguardar o capital da carteira defensiva original) e a "proteção" pode ser muito grosseira. Hoje só tenho stops nos ativos desta carteira "alternativa", disparando a aprox -6% e executando a aprox -8%. Acho que mais grosseiro é quase impossível.

Se o mercado cair sensivelmente, não é improvável que os ativos defensivos façam o caminho inverso, apresentando valorização. Se o "gap" entre a carteira defensiva e a carteira alternativa ficar pequeno (algo em torno 6-8%) eu acho que vou ficar numa tremenda dúvida sobre o que fazer.

6653 de 688004/Jun/2009 23:09 [Citar este comentário] 0

[Nível 0] agressivo2Comentários: 119 - Desde: Nov 2008

Caro colega de Fórum Capa_Preta, não sei se você já leu, más se leu leia de novo pois considero muito bom: "Aprenda a operar no mercado de ações" Dr. Alexandre Elder. Ele diz, quanto aos stops mentais, que "é uma estratégia comum entre profissionais com muita experiência e enorme disciplina. O principiante, por outro lado, observa o mercado da mesma maneira como um coelho olha para uma cobra _ paralisado de medo, incapaz de mover-se. Este não pode deixar de colocar stops de verdade." E, talvez você até desistiria de colocar stops, como é o meu caso, pois vejo que uns 90% dos ativos que você investe tem fundamentos. Más isso é bem relativo, depende de muitas coisas.

Obs. Quando li o livro do Anderson Lueders, pra mim foi um alívio quando ele disse que não precisava usar stops com AF.

De qualquer forma, aprendi muita coisa sobre o Stop no livro que citei.

6657 de 6880Modificado em 04/Jun/2009 23:42 [Citar este comentário] 0

[Nível 0] Capa_PretaComentários: 910 - Desde: Dez 2008

Agressivo,

eu entendo seu ponto mas esse papo de que se cair eu compro mais nao funciona muito comigo. Nao acho um erro e muito menos critico quem age dessa maneira, so penso que nao funciona comigo. Explico. Desde janeiro tenho todo o dinheiro de RV comprado. Pulei de galho em galho quando achei que precisava de uma carteira mais defensiva, a Capa Defense, quando vi que poderia aumentar meus ganhos especulando mudei. Nao tinha mais grana para RV. Nao deixo de entrar com todo o dinheiro numa tend. de alta do mesmo jeito que saio com todo se inverter.

Na especuleta comprei papeis incertos (Inep, Beef ou Medi etc) e nessa hora vi necessidade de usar stops. Tomei violinos? CLARO. Me arrependo? Um pouco (tah, muito em alguns casos). Mas e ai? Ai eh que vem a resposta. Nao ah maneira 100% segura de investir em RV. O melhor que podemos fazer eh gerenciar o risco e seguir em frente. No meu modelo preciso de stops ainda que sejam mentais. Posso ate me arrepender depois mas nao esito em acionar.

Mas isso tudo eh questionavel e eu posso estar completamente enganado. O tempo dira.

Disso tudo resta uma coisa. Depois que o $$$ veio eh muito mais facil acionar os stops. Se perder 50% do que ganhei estarei 40% acima de como comecei e ca pra nos... 50% eh muito tempo para acionar um stop.

6663 de 688005/Jun/2009 00:33 [Citar este comentário] 0

[Nível 0] capgarridoComentários: 25 - Desde: Out 2008

Com mercado em alta não gosto muito de trabalhar com stops (se bem que me considero inexperiente e não sei se falarei bobagens). Fico sempre com um olho no peixe e outro no gato. Acompanho os gráficos das ações q tenho junto c/ a mãe de todos (ibovespa). Enquanto o Ibovespa está em canal de alta, não vendo nada, mas já vou acompanhando quais estão andando "de lado" e que não tiveram resultados tão bons assim. Essas são as q estão "c/ a corda no pescoço". Desde início de abril, quando o ibov confirmou a entrada no canal de alta fico vendo se ele vai fazer topos ascendentes. Assim sendo, nesse período só vendi Arcz6 (pq passei muito aperto c/ ela e quando bateu exatos 100% de lucro me desfiz), BISA, CCIM, SAPR, PTNT (por causa do balanço, na verdade foi mais por causa de vcs do forum, hehe) e BICB (a maior cagada, só pq bateu 150% de lucro achei q era muito para 6 meses, vendi a 5,85), sempre não passando de 20k por mês p/ não pagar IR. Se o Ibov patinar e não passar de 55k, já estou pronto p/ detonar LEVE4 (estou c/ essa baranga a um tempão), SGAS e POMO3. Se passar de 55k, espero bater na LTA, que deverá estar passando por uns 52-53K, se romper p/ baixo, vendo, sempre as que estão em pior situação na carteira, sem passar de 20k por mês. Com isso já estou com 78,73% de lucro em relação ao dinheiro que comecei a aportar na bolsa desde out/08, e, do meu dinheiro em bolsa, estou com 16,8% líquido (tenho dificuldade em comprar c/ tudo subindo). Agora, não aconselho isso p/ que não tem bastante racionalidade. Apesar de ser inexperiente, venho acompanhando o sobe-e-desce da bolsa desde 2003 e, instintivamente, sei qual a chance das coisas acontecerem, pois já vivi, pelo menos, um ciclo entre 2 grandes quedas da bolsa. Inclusive cheguei a analisar, só comparando reações anteriores de grandes quedas da bolsa, que a queda iria até 34k. Bem, na verdade foi até 29k, mas acho q foi uma boa precisão, pois esses 29k foram por poucos dias. Com isso, acreditando na minha análise, quando o Ibov chegou a 34k raspei todas as minhas economias e comprei quase tudo q o fórum dizia estar barato: Tgma, Bicb, Eztc, entre muitas outras. Mas bolsa é assim mesmo, nada melhor do que a convivência c/ ela p/ aprender se o seu psicológico já está pronto p/ encará-la. Abçs a todos e até os 55k (ou mais!)

Garrido

Dúvidas dos Foruns do Small Caps

Ações Boas pagadoras de dividendos
Ações de baixa liquidez
After Market
Análise Fundamentalista X Análise Técnica
Aplicações
Aplicação em Small Caps
Daytrade
Diversificação Setorial
Previdência Privada
Provisão de Devedores Duvidosos
PSR
Qual a melhor forma investir na bolsa?
Qual o valor mínimo para começar a investir?
Recomendações
Recompra de Ações
Retirada de Custódia
ROE
Sistemas
Subscrição e Bonificação
Stop
Vencimento de Opções
Venda a Descoberto
Vender com prejuízos
Vender para abater IR ou fazer Preço M
VGV = Valor Geral Vendido
Volume de uma ação
Como minimizar pagamentos de Imposto de Renda



Veja os melhores Comentários do Forum do Small Caps


ABC Brasil (ABCB) Abyara (ABYA) Aços ALtona (EALT)
Aços Vilares (AVIL) Aes Tiete (GETI) Afluente (AFLU)
Agrenco (AGEN) Alfa Financa (CRIV) Alfa Invest (BRIV)
All (ALLL) Alpagartas (ALPA) Ambev (AMBV)
Aracruz (ARCZ) Amazônia (BAZA)
B2W (BTOW) Bahema (BAHI) Banco do Brasil (BBAS)
Banco Indusval (INDL) Banestes (BEES) Battistela (BTLL)
Bardella (BDLL) Barinsul (BRSR) Baumer (BALM)
Bematech (BEMA) Besc (BSCT) BicBanc0 (BICB)
BMFBovespa (BVMF) Brascan Res (BISA) Braskem (BRKM)
Brasmotor (BMTO) BR Brokers (BBRK) BR Malls (BRML)
Bradesco (BBDC) Bradespar (BRAP) BRF (PRGA)
Brookfield (BISA)

Banese (BGIP)
BRB Banco (BSLI)

Brasil Telec (BRTO)
Bombril (BOBR)
Cacique (CIQU) Cambuci (CAMB) CC Des Imob (CCIM)
CCR Rodovias (CCRO) Ceb (CEBR) Cedro (CEDO)
Celesc (CLSC) Celpe (CEPE) Cemig (CMIG)
Cesp (CESP) Chiarelli (CCHI) Cia Hering (HGTX)
Clarion (CLAN)
Coelce (COCE)
Cobrasma (CBMA)
Company (CPNY) Comgás (CGAS) Confab (CNFB)
Contax (CTAX) Copasa (CSMG) Copel (CPLE)
Coteminas (CTNM) Cosan (CSAN) CPFL Energia (CPFE)
CR2 (CRDE) Cremer (CREM) Cyre ON (CCPR)
Cyrela (CYRE)


Cruzeiro do Sul (CRCZ)
CSN (CSNA)


Cetip (CTIP)

CSU Cardsyston (CARD)

Cemar (CMGR)
Daycoval (DAYC) Dimed (PNVL) (Panvel) Dixie Toga(DXTG)
Doc Imbituba (IMBI)

Duratex (DTEX)
Drogasil (DROG) Dufray (DUFB)


Ecodiesel (ECOD) Elekeiroz (ELEK) Elektro (EKTR)
Eletrobras (ELET) Eletropaulo (ELPL) Emae (EMAE)
Embraer (EMBR) Encorpar (ECPR) Energia do Brasil (ENBR)
Energisa (ENGI) Equatorial (EQTL) Estrela (ESTR)
Eternit (ETER) Excelsior (BAUH) Eucatex (EUCA)
Even (EVEN) Eztec (EZTC)
Ferbasa (FESA) Fer Heringer (FHER) Fibam (FBMC)
Forja Taurus (FJTA) Fosfertil (FFTL) Fras Le (FRAS)



Gafisa (GFSA) Gazola (GASO) General Shopping (GSHP)
Gerdau - GGBR Globex (GLOB) Gol (GOLL)
Gp

Investimentos (GPIV)
GPC Part (GPCP) Gradiente (IGBR)
Grazziotin (CGRA) Grendene (GRND) Guarani (ACGU)
Guararapes (GUAR)

Habitasul (HBTS) Haga (HAGA) Helbor (HBOR)
Hercules (HETA) Hotéis Othon (HOOT) Hypermarcas (HYPE)
Ideiasnet (IDNT)
Ienergia (IENG) Iguaçu Café (IGUA)
Iguatemi (IGTA) INDS Romi (ROMI) Inepar (INEP)
Inpar (INPR) Investur (IVTT) Iochpe-Maxion (MYPK)
ItauUnibanco (ITUB)

Irani Cel (RANI)
Itaúsa (ITSA) Itautec (ITEC)


JB Duarte (JBDU) JBS (JBSS) Jereissati (MLFT)
JHSF Part (JHSF) Josapar (JOPA)
Klabin Segall (KSSA)

Klabin (KLBN)
Kepler Weber (KEPL)

Karsten (CTKA)
Kroton (KROT)
Laep (MILK) Le Lis Blanc (LLIS) Light (LIGT)
LLX (LLXL) Localiza (RENT) Log-in (LOGN)
Lojas Americanas (LAME) Lojas Renner (LREN) Lupatech (LUPA)
Magnesita (MAGG) Mangels INDL (MGEL) Marcopolo (POMO)
Marisa (MARI) Marisol (MRSL) Marfrig (MRFG)
M Dias Branco (MDIA) Medial Saúde (MEDI) Mendes Junior (MEND)
Merc Brasil (BMEB) MetalFrio (FRIO) Metal Leve (LEVE)
Metisa (MTSA) MG Poliest (RHDS) Millenium (TIBR)
Minerva (BEEF) Minupar (MNPR) MMX Miner (MMXM)
Mont Aranha (MOAR)

Mundial (MNDL)
MPX Energia (MPXE)

Mutiplus (MPLU)
MRV (MRVE)

Nadir Figueiredo (NAFG) Natura (NATU)

Net (NETC)
Odontoprev (ODPV)

OHL Brasil (OHLB)

OSX Brasil (OSXB)
Pão de Açúcar (PCAR) Paranapanema (PMAM) Par Al Bahia (PEAB)
Paraná (PRBC) Panamericano (BPNM) Petrobras (PETR)
Pettenati (PTNT) Pine - PINE Plascar (PLAS)
Porto Segur0 (PSSA) Positivo (POSI) Profarma (PFRM)
Providência (PRVI)

PortoBello (PTBL)
Pronor (PNOR) Per Manguinnhos (RPMG)
Randon (RAPT) Recrusul (RCSL) Renar (RNAR)
Renner Part (RNPT) Riosulense (RSUL) Rodobens (RDNI)
Rossi Resid (RSID) Redecard (RDCD)
Sabesp (SBSP) Sanepar (SAPR) Sansuy (SNSY)
Santander (SANB) Santanense (CTSA) São Martinho (SMTO)
Saraiva (SLED) Savarg (VAGV) Schlosser (SCLO)
Seb (SEBB) Shulz (SHUL) SLC Agrícola (SLCE)
Sofisa (SFSA) Spring (SGPS) Sulamerica (SULA)
Sultepa (SULT)

São Carlos (SCAR)
Starup (STRP) Suzano Papel (SUZB)
Tectoy (TOYB) Tegma (TGMA) Tekno (TKNO)
Telebras (TELB)
Telemar (TNLP) Telemar NL (TMAR)
Telemig Part (TMCP)
Telesp (TLPP) Tempo (TEMP)
Tenda (TEND) Terna Part (TRNA) Tractebel (TBLE)
Tran Paulist (TRPL) Trafo (TRFO) Trisul (TRIS)
Triunfo Part (TPIS)

Tarpon (TARP)
Tupy (TUPY) Tivit (TVIT)
Ultrapar (UGPA) Unipar (UNIP) UOL (UOLL)
Usiminas (USIM)

Vale (VALE)

Varig (VAGV)
VCP (VCPA) Visanet (VNET)
Weg (WEGE) Wetzel (MWET)

Wiest (WISA)

Whirlpool (WHRL) WLM Ind Com (SGAS)


Yara Fertilizantes (ILMD)



Setores

Alimentos

Autopeças

Água e Saneamento

Bancário

Bebidas


Construção e Engenharia

Consumo e Comércio


Educacional

Elétrico

Embalagens

Financeiros

Fertilizantes


Holding



Industrial e Comércio



Máquinas e Equip

Madeira

Materiais Diversos

Mineração



Papel e Celulose

Petróleo e Gás


Químico



Rodoviário



Saúde

Siderúrgico

Sulcroalcoleiro

Tecnologia e Informática

Telefonia

Têxtil e Calçados

Transporte





Voltar para: Palpites Ações

Forum do Small Caps

CLASSIFICAÇÃO POR CÓDIGOS

ABCB

ABYA

ACGU

AFLU

AGEN

ALLL

ALPA

AMBV

AVIL




BAHI

BALM

BAUH

BBAS

BBDC

BBRK

BDLL

BEEF

BEES

BEMA

BICB

BISA

BMTO

BPNM

BRAP

BRIV

BRKM

BRML

BRSR

BSCT

BTLL

BTOW

BVMF

BMEB

BGIP

BSLI

BOBR

BAZA

BRTO


CAMB

CBMA

CCHI

CCIM

CCPR

CCRO

CEBR

CEDO

CEPE

CESP

CGAS

CGRA

CIQU

CLAN

CLSC

CMIG

CNFB

COCE

CPFE

CPLE

CPNY

CRDE

CREM

CRIV

CSMG

CSNA

CARD

CTAX

CTIP

CTNM

CTSA

CYRE

CRCZ

CTKA

CIEL

CMGR

DAYC

DROG

DUFB

DTEX

DXTG


ECOD

EALT

ECPR

EKTR

ELEK

ELET

ELPL

EMAE

EMBR

ENBR

ENGI

EQTL

ESTR

ETER

EUCA

EVEN

EZTC


FBMC

FESA

FFTL

FHER

FIBR

FJTA

FRAS

FRIO





GASO

GFSA

GETI

GGBR

GLOB

GOLL

GPIV

GPCP

GRND

GSHP

GUAR


HBTS

HAGA

HBOR

HETA

HGTX

HOOT

HYPE






IDNT

IENG

IGBR

IGTA

IGUA

ILMD

IMBI

IMCH

INDL

INEP

INPR

ITEC

ITUB

ITSA

IVTT




JBDU

JBSS

JHSF

JOPA



KSSA

KEPL

KROT

KLBN



LAME

LEVE

LIGT

LLIS

LLXL

LOGN

LREN

LUPA





MAGG

MARI

MDIA

MEDI

MTIG

MTSA

MGEL

MILK

MLFT

MMXM

MNPR

MOAR

MPXE

MRVE

MNDL

MRFG

MRSL

MWET

MYPK

MEND

MPLU




NAFG

NATU

NETC




ODPV

OHLB

OSXB




PCAR

PEAB

PFRM

PINE

PLAS

PMAM

PNOR

PNVL

POMO

POSI

PRBC

PRGA

PRVI

PSSA

PTNT

PTBL



RANI

RAPT

RCSL

RDCD

RDNI

RENT

RHDS

RPMG

RNAR

RNPT

ROMI

RSID

RSUL

SANB

SAPR

SCLO

SEBB

SBSP

SFSA

SGAS

SGPS

SHUL

SLCE

SLED

SMTO

SNSY

STRP

SULA

SULT

SUZB


TOYB

TBLE

TELB

TNLP

TEMP

TEND

TGMA

TIBR

TKNO

TMAR

TMCP

TLPP

TPIS

TRFO

TRIS

TRNA

TRPL

TUPY

TARP






UGPA

UNIP

UOLL

USIM



VALE

VAGV

VCPA




WEGE

WHRL

WISA





Voltar para: Palpites Ações
[Valid RSS]