sexta-feira, 5 de junho de 2009

Ações - Stop




6637 - Capa_Preta - 04/Jun/2009 19:59
Sobre minha dificil e tortuosa relacao com os stops.

Difícil mesmo de usar. Eu to ruminando uma maneira faz tempo e ainda não aprendi.

Fui stopado/violinado severamente em FESA, BEEF, CREM e mais uma 1/2 dúzia. Confesso que não sei usar direito essa desgrama.


Hoje meu stop é mental. Se eu sinto que a coisa tá ficando preta vendo 1/2. Se enegrecer de vez vendo o resto. Se melhorar recompro no mesmo preco do stop as vezes o memso volume as vezes um pouco menos para reduzir o risco.... e por ai vai. Mas cansa e nem sempre funciona.

6653 -  agressivo2 - 04/Jun/2009 23:09
Caro colega de Fórum Capa_Preta, não sei se você já leu, más se leu leia de novo pois considero muito bom: "Aprenda a operar no mercado de ações" Dr. Alexandre Elder. Ele diz, quanto aos stops mentais, que "é uma estratégia comum entre profissionais com muita experiência e enorme disciplina. O principiante, por outro lado, observa o mercado da mesma maneira como um coelho olha para uma cobra _ paralisado de medo, incapaz de mover-se. Este não pode deixar de colocar stops de verdade." E, talvez você até desistiria de colocar stops, como é o meu caso, pois vejo que uns 90% dos ativos que você investe tem fundamentos. Más isso é bem relativo, depende de muitas coisas.

Obs. Quando li o livro do Anderson Lueders, pra mim foi um alívio quando ele disse que não precisava usar stops com AF.

De qualquer forma, aprendi muita coisa sobre o Stop no livro que citei.

6657 - Capa_Preta - 04/Jun/2009 23:42
Agressivo,

eu entendo seu ponto mas esse papo de que se cair eu compro mais nao funciona muito comigo. Nao acho um erro e muito menos critico quem age dessa maneira, so penso que nao funciona comigo. Explico. Desde janeiro tenho todo o dinheiro de RV comprado. Pulei de galho em galho quando achei que precisava de uma carteira mais defensiva, a Capa Defense, quando vi que poderia aumentar meus ganhos especulando mudei. Nao tinha mais grana para RV. Nao deixo de entrar com todo o dinheiro numa tend. de alta do mesmo jeito que saio com todo se inverter.

Na especuleta comprei papeis incertos (Inep, Beef ou Medi etc) e nessa hora vi necessidade de usar stops. Tomei violinos? CLARO. Me arrependo? Um pouco (tah, muito em alguns casos). Mas e ai? Ai eh que vem a resposta. Nao ah maneira 100% segura de investir em RV. O melhor que podemos fazer eh gerenciar o risco e seguir em frente. No meu modelo preciso de stops ainda que sejam mentais. Posso ate me arrepender depois mas nao esito em acionar.

Mas isso tudo eh questionavel e eu posso estar completamente enganado. O tempo dira.

Disso tudo resta uma coisa. Depois que o $$$ veio eh muito mais facil acionar os stops. Se perder 50% do que ganhei estarei 40% acima de como comecei e ca pra nos... 50% eh muito tempo para acionar um stop.

6663 - capgarrido - 05/Jun/2009 00:33
Com mercado em alta não gosto muito de trabalhar com stops (se bem que me considero inexperiente e não sei se falarei bobagens). Fico sempre com um olho no peixe e outro no gato. Acompanho os gráficos das ações q tenho junto c/ a mãe de todos (ibovespa). Enquanto o Ibovespa está em canal de alta, não vendo nada, mas já vou acompanhando quais estão andando "de lado" e que não tiveram resultados tão bons assim. Essas são as q estão "c/ a corda no pescoço". Desde início de abril, quando o ibov confirmou a entrada no canal de alta fico vendo se ele vai fazer topos ascendentes. Assim sendo, nesse período só vendi Arcz6 (pq passei muito aperto c/ ela e quando bateu exatos 100% de lucro me desfiz), BISA, CCIM, SAPR, PTNT (por causa do balanço, na verdade foi mais por causa de vcs do forum, hehe) e BICB (a maior cagada, só pq bateu 150% de lucro achei q era muito para 6 meses, vendi a 5,85), sempre não passando de 20k por mês p/ não pagar IR. Se o Ibov patinar e não passar de 55k, já estou pronto p/ detonar LEVE4 (estou c/ essa baranga a um tempão), SGAS e POMO3. Se passar de 55k, espero bater na LTA, que deverá estar passando por uns 52-53K, se romper p/ baixo, vendo, sempre as que estão em pior situação na carteira, sem passar de 20k por mês. Com isso já estou com 78,73% de lucro em relação ao dinheiro que comecei a aportar na bolsa desde out/08, e, do meu dinheiro em bolsa, estou com 16,8% líquido (tenho dificuldade em comprar c/ tudo subindo). Agora, não aconselho isso p/ que não tem bastante racionalidade. Apesar de ser inexperiente, venho acompanhando o sobe-e-desce da bolsa desde 2003 e, instintivamente, sei qual a chance das coisas acontecerem, pois já vivi, pelo menos, um ciclo entre 2 grandes quedas da bolsa. Inclusive cheguei a analisar, só comparando reações anteriores de grandes quedas da bolsa, que a queda iria até 34k. Bem, na verdade foi até 29k, mas acho q foi uma boa precisão, pois esses 29k foram por poucos dias. Com isso, acreditando na minha análise, quando o Ibov chegou a 34k raspei todas as minhas economias e comprei quase tudo q o fórum dizia estar barato: Tgma, Bicb, Eztc, entre muitas outras. Mas bolsa é assim mesmo, nada melhor do que a convivência c/ ela p/ aprender se o seu psicológico já está pronto p/ encará-la. Abçs a todos e até os 55k (ou mais!) 

6652 - paulorizzi - 04/Jun/2009 23:06 
Neste período que o nosso amigo Greespan definiria como sendo "de exuberância irracional do mercado brasileiro de ações", me ocorreu que pode não ser uma boa política manter um alto percentual de vacas leiteiras produtoras de gordos dividendos.


No dia 13 de maio, resolvi vender 1/3 de minha carteira de dividendos (ELPL6, EQTL3, ETER3 e TLPP3) para aumentar a participação dos ativos, naquela data, com P/L inferior a 7. Comprei EZTC3, HBOR3, GRND3, BBAS3, BEMA3, CNFB4, IDVL4, PINE4, MYPK3 e USIM5.



De lá para cá, a carteira dividendos ficou rigorosamente estável. Já a carteira "substituta" valorizou 16,8%.


Mas a questão é outra. A carteira substituta tem que ter um papel defensivo (pois está substituindo ativos defensivos). Como normalmente não tenho condições de acompanhar o pregão, acho que a única alternativa são stops.


Até a semana passada, deixei a coisa "correr solta". Só nesta semana é que comecei a me preocupar com uma "proteção". Mas como, excetuando BEMA3, CNFB4 e HBOR3, todos os ativos valorizaram mais de 15% até hoje, a questão é trivial (pelo menos no que concerne resguardar o capital da carteira defensiva original) e a "proteção" pode ser muito grosseira. Hoje só tenho stops nos ativos desta carteira "alternativa", disparando a aprox -6% e executando a aprox -8%. Acho que mais grosseiro é quase impossível.


Se o mercado cair sensivelmente, não é improvável que os ativos defensivos façam o caminho inverso, apresentando valorização. Se o "gap" entre a carteira defensiva e a carteira alternativa ficar pequeno (algo em torno 6-8%) eu acho que vou ficar numa tremenda dúvida sobre o que fazer.

opportunity2
Mesmo sendo fundamentalistas o stop deve ser sempre bem posicionado, pois nossa obrigação é proteger o nosso patrimônio.

E bolsa é renda variável, quando entramos em um ativo temos que definir um porcentual de perda.

Vi até um gestor de fundo o ano passado perder muito em arcz6 quando ela andava pela casa dos 9, por que acreditava cegamente nos fundamentos da empresa, e não acionou o stop o papel derreteu e foi abaixo de 2. Não é comprar e esquecer lá, pois não é poupança,e muitas empresas podem piorar e muito com o tempo vide sadia, por exemplo que tinha ótimos fundamentos e governança corporativa.

6160 - sergio74 - 24/Mai/2009 20:38
É isso aí.


Na minha modesta opinião, o "stop" do fundamentalista é a diversificação (principalmente quando se trata de small caps com pouca liquidez), inclusive se valendo de múltiplas ações do mesmo setor quando couber tal vantagem, por exemplo, bancos médios e construção civil, aumentando posição em um ou outro ativo conforme as oportunidades. Entretanto, confesso que é difícil manter uma diversificação equilibrada (por exemplo, tenho muitos bancos em carteira e nenhuma elétrica!). 

4804 - agressivo2 - 26/Abr/2009 19:53
"Vou pegar carona aqui para perguntar sobre o stop. Nunca utilizei, mais pode ser que eu precise algum dia. Trabalho com a Bradesco CTVM e,só agora colocaram esta funcionalidade. Minha maior dúvida é sobre o seguinte:"

"Stop de Perda:,"

"A finalidade deste tipo de Stop é registrar no pregão uma ordem de Venda pelo valor cadastrado no campo Preço Limite, quando a cotação da respectiva ação na Bolsa (campo ""último negócio"") atingir valor MENOR ou IGUAL àquele digitado pelo cliente no campo Preço do Stop."

"Se o Preço Limite for pouco distante do Preço do Stop corro o risco de minha ordem não ser executada? é isso? como vocês fazem quando querem se desfazer do ativo de qualquer jeito, apartir de determinada cotação? colocam um limite bem abaixo do stop!?"

Obrigado pela atenção.

4805 - paulorizzi - 26/Abr/2009 20:44
"Sim. O preço limite tem que estar bem abaixo do preço stop. O raciocínio é o mesmo de quando, num leilão, vc ter que se desfazer do ativo de qualquer jeito. Eu uso o preço limite de 1 centavo."

"Quando se tratar de um ativo de baixa liquidez, entretanto, fica-se muito vulnerável. Nesta hipótese, não uso stops." 
[Valid RSS]