quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Aplicações - Simulações



330310 - ronimendes - 23/Nov/2016 13:21
Dias atras, fiz uma simulação para um colega de trabalho. Mantendo um prazo de 35 anos e um objetivo de acumular 2,1 milhões, partindo do 0, alterei a rentabilidade para calcular o aporte mensal necessario.
Com uma rentabilidade de 12% a.a., o aporte mensal necessário foi de 440 reais. Com uma rentabilidade de 7% a.a., o aporte mensal necessário foi de 1220 reais. E com uma rentabilidade de 16% a.a., o aporte necessário foi de 156 reais. Pra quem eh jovem, e tem tempo, eh besteira ficar correndo muito risco. Pra quem já está dobrando a curva para o lado de lá (40 anos, meu caso), se ja tiver algum patrimônio acumulado não precisa correr muito risco. Agora, pra quem nada tem, e já dobrou o cabo da Boa Esperança, o trabalho eh um pouco mais árduo, mas não impossível.
sempre que fazer um calculo desse tipo, deve-se fazer uma das 2 consideraçoes:

ou coloca uma taxa de juro REAL, ou considera a inflação (que dá no mesmo, né). senão a conta fica muito errada. afinal, quem tem 12.aa de ganho real? nem Warren Buffet deve ter...

mas o cerne da mensagem ta corretissimo. é fazer os juros trabalharem juntamente com o tempo!

im, você está certo. Eu considerei apenas a rentabilidade nominal para ilustrar mais facilmente para o meu colega. Com juros reais, o buraco eh mais embaixo. Mas as minhas considerações feitas foram para ilustrar que, desde que se tenha tempo, não é preciso economizar uma quantia tão grande do salário a ponto de se auto sacrificar demais, e por outro lado, também não eh preciso correr muito risco. A máxima de se economizar 10% do salário eh uma boa métrica, com uma rentabilidade media de 12-16%. O problema eh que quase ninguém guarda esses 10% e dos poucos que conseguem, a maioria aplica na poupança, com rentabilidade de 6% a.a. Aí, desanima qualquer cristão.

Eu ainda estou esperando alguem perguntar porque 2,1 milhões e nao 2,0 .......

Rsrs...Boa...
O colega para quem fiz a simulação havia lido um artigo que dizia que o 1% das pessoas mais ricas do mundo, tinham um patrimônio mínimo de 700 mil dólares.
Considerei uma relação aproximada de 1 dólar : 3 reais pra fazer a simulação. 

329599 - fridao - 08/Nov/2016 01:51
Boa noite ilustres,
Uma perguntinha para quem entende: quanto pagaria hoje, em termos percentuais, uma aplicação que pagasse 90% do CDI?

Fridao, 12,45% a.a. aproximadamente (se a Selic permanecesse constante em 14%aa). Mas como o viés para a Selic eh de baixa, e supondo que a Selic vá caindo gradualmente, e atinja uns 11,5% a.a lá em outubro de 2017, uma aplicação que renda 90% do cdi deve ter um rendimento total, no periodo, de aproximadamente 11%.

329601 - fridao - 08/Nov/2016 02:28
Seguida me oferecem...hoje foi 94% do CDI por um ano...não é muito minha praia, mas não custa estudar as ofertas...

329625  - Jorge Tomaz - 08 Nov 2016, 18:15
estou procurando um local para colocar recursos que estão em LCI. Já deveria ter feito isso. A idéia era colocar em tesouro direto pré, assim que as taxas começaram a ficar menores. Mas, trabalha aqui, deixa pra amanhã ali e nada foi feito.....
A XP me ofereceu um fundo (deles claro) que ESTARIA “carregado” de título pré e vai andar muito bem durante um bom tempo. Como vi que é um multimercado com taxa de performance, solicitei a carteira do fundo, pagar tx adm e performance tem que ser bem justificado, mas não me enviaram. No site da CVM não tem os títulos especificados. Na XP me informaram que fundos com menos de seis meses não tem a carteira divulgada. Enfim, se trata do XP MACRO FIM. Tirei do site da CVM as cinco maiores posições em títulos:
50,37%
14,82%
7,71%
6,57%
6,41%
Total: 85,88% do PL.
O total de títulos do fundo é de 91,83% do PL em títulos públicos. Se realmente foram comprados por ABR/MAI16, acho que pegaram taxas excelentes. Não tenho o histórico por aqui. Enfim, ainda não avaliei se vale, a vantagem seria a liquidez. A rentabilidade do fundo até o momento é a seguinte (CDI):

ABR16.......326,67%
MAI16.......124,32%
JUN16.......131,90%
AGO16.....202,70%
SET16.......114,05%
OUT16…….112,61%.
Quando falei que as taxas levam muito do rendimento a “assessora” me informou que esses rendimentos estariam livres das taxas. Não sei se é verdade. Achei estranho. Bom, ela tá fazendo a parte dela, vender XP. Temos que fazer a nossa, avaliar se vale a pena?

Em tempo: será que esses caras vão tentar melhorar o rendimento do fundo ou vão deitar na rede ganhando tx de performance até acabar o estoque de títulos pré? 
[Valid RSS]