quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Livros - Axiomas de Zurique


Axiomas de Zurique .... bom livro ... fica dica para quem não leu:

28 segredos dos banqueiros suíços – parte 1/4


Por Francisco Tramujas

O livro Axiomas de Zurique é um clássico que todo investidor ou aspirante a investidor deveria ler. A obra é muito polêmica, põe à prova alguns dos preceitos de mercado. Nele o autor Max Gunther descreve em 28 tópicos os segredos dos banqueiros suíços.

Você pode não acreditar em muitos dos preceitos descritos por Gunther, mas vale a pena lê-los para saber como pensam os banqueiros suíços (e como eles fizeram para se tornar ricos). Confira se você já não está investindo, ou melhor, especulando seguindo o raciocínio dos banqueiros suíços.

Grandes Axiomas

1º. Do risco – Preocupação não é doença, mas sinal de saúde. Se você não está preocupado, não está arriscando bastante
Arrisque-se, não tenha medo de se machucar um pouco. Nesse axioma, Gunther, com a ajuda do professor Gerald Loeb, enriquece as páginas do livro com a história de duas grandes amigas. Sylvia, a Sóbria, queria ter uma vida estável e Mary, a Louca, que buscava a grande oportunidade de ficar rica.

Mary perdeu algumas vezes, se preocupou muitas vezes, mas ganhou. Na época do ouro, na Bolsa de Valores, veio a sua melhor jogada, que a tornou rica nos anos 70. Mary comprou ouro ao preço entre 40 a 50 dólares a onça, quando o mercado não recomendava. Ao final da década de 70, o ouro atingiu 875 dólares, Mary vendeu a 600 dólares. Assumiu os riscos e se tornou rica.

Sylvia nunca arriscou – com o fim do casamento e sucessivas perdas, voltou a trabalhar em uma corretora até, enfim, se aposentar.

2º. Da ganância – Realize o lucro sempre cedo demais!
Não tente espremer o bagaço da laranja se você já tem o suco. Raramente funciona. O caminho para o desastre pode ser inevitável. Realize o lucro e caia fora.

3º. Da esperança – Quando o barco começar a afundar, não reze. Abandone-o!
Saber sair de uma situação difícil é um dos mais raros dotes especulativos. Quando é a hora certa de partir, ou melhor, abandonar uma ação? Há quem diga que é a peça mais importante do instrumental de um especulador. Se você souber distinguir a hora certa já está um passo a frente dos outros especuladores.

4º. Das previsões – O comportamento do ser humano não é previsível. Desconfio de quem afirmar que conhece uma nesga que seja do futuro
O especulador de sucesso não baseia suas jogadas no que vai acontecer, ele reage ao que realmente acontece. Com grande frequência, é um erro ouvir previsão de especialistas. Afinal, será mesmo que todos esses especialistas tornaram-se ricos?

5º. Grande Axioma Dos padrões – Até começar a parecer ordem, o caos não é perigoso
O mundo do dinheiro é um mundo desordenado, segundo os banqueiros do clube, um absoluto caos. De vez em quando, parecem formar padrões ou desenhos, como num céu repleto de nuvens ou em espuma do mar que quebra na praia. No entanto, são transitórias.

Uma excelente lição foi a do Fundo Soberano da Arte Americana. Inspirado no caso de sucesso de um quadro de Louise Moillon, uma pintora francesa do século XVII, quando uma mulher pagou 1.500 dólares pela tela e, um ano depois, Louise Moillon entrou na moda, e a mesma tela foi vendida em Nova Iorque por 120 mil dólares.

Criado por especialistas, o Fundo comprou obras-primas que prometiam e ficaram somente na promessa: as cotas de ações do Fundo no lançamento eram negociadas a mais de 30 dólares. Passados dois anos, e sem sequer uma considerável descoberta, as ações não valiam 1 dólar.

6º. Da mobilidade – Evite lançar raízes. Tolhem suas movimentações!
Fique solto, pronto para pular fora se surgir algum problema ou se algo melhor aparecer. Olhe esse negócio de raízes com cuidado. Se deixar que se intrometa na sua vida financeira, pode lhe custar mais caro do que imagina.

Confira amanhã a segunda parte dessa “mini-série” do mercado financeiro que tem 4 capítulos.
[Valid RSS]