domingo, 19 de junho de 2016

Livros - Investidor Inteligente

73265 - HighVariance - 01 Set 2023, 11:07
Um livro top de investimentos que eu li de trás para frente foi aquele tal do O Investidor Inteligente do Benjamin Graham. Vocês também leram esse livro de trás para frente ou vocês são investidores inteligentes? A única coisa que eu concordo desse livro é: Fuja da especulação.

323136 - jorge tomaz - 18/Jun/2016 23:33
AVISA
Término da leitura “O investidor inteligente”.
Vamo que vamo.
É um livro muito bom mesmo, gostei demais.
Quanto ao movimento do fórum, a pasmaceira em parte decorre do Small e Prof. estarem mais ausentes, decerto por questões particulares. 
E o outro motivo, creio que seja a alta dos FIIs: o povo se entupiu de FIIs, está colhendo proventos bem polpudos e não vê mais nenhuma promoção como estava antes. Daí aquieta. Ficar quieto sem fazer nada também faz parte do negócio. 

Ilustres,

Recomendo com muita atenção o capítulo 8 do livro do Graham, O Investidor Inteligente. O momento pede a racionalidade e a capacidade de se aproveitar dos movimentos de mercado que ali estão escrito.

Na 4a. edição, páginas 219 a 257.

Cito a página 246, in verbis:

"PENSE POR SI MESMO

Você permitiria de bom grado a um lunático de carteirinha dizer-lhe, pelo menos cinco vezes por semana, que você deve se sentir exatamente igual a ele? Você concordaria, alguma vez, em ficar eufórico apenas porque ele está, ou se sentir infeliz apenas porque ele pensa que você deveria se sentir assim? Claro que não. você insitiria em seu direito de assumir o controle de sua própria vida emocional, com base em suas experiências e crenças. Porém, quando se trata de sua vida financeira, milhões de pessoas deixam o Sr. Mercado dizer-lhes como se sentir e o que fazer apesar do óbvio fato de que de tempos em tempos ele tem surtos de loucura.

Em 1999, quando o Sr. Mercado estava gargalhando prazerosamente (...). Quanto mais baratas as ações, menos ansiosas as pessoas ficaram para comprá-las, porque estavam imitando o Sr. Mercado em vez de pensarem por si mesmas.

O investidor não deveria ignorar inteiramente o Sr. Mercado. Em vez disso, você deveria fazer negócios com ele, MAS APENAS NA MEDIDA EM QUE ELE SERVIR A SEUS INTERESSES. O TRABALHO DO SR. MERCADO É FORNECER PREÇOS; o seu é decidir SE É VANTAJOSO PARA VOCÊ AGIR COM BASE NELES. Você não precisa negociar apenas porque ele constantemente suplica que você o faça.

Ao impedir que o Sr. Mercado se TORNE O SEU AMO, VOCÊ O TRANSFORMA EM SEU SERVO."

SIMPLESMENTE SENSACIONAL!!!!!

Cabe com perfeição ao cenário atual.

172356 - rafnob - 12 Mar 2013, 17:49
[...]
Dito isso, de início o livro do Benjamim Graham é fundamental. Apesar de ser 70% "lível" pois o mesmo aborda certos temas com base direta no mercado americano, é um livro interessante no que tange os principais filtros fundamentalistas na busca de bons papéis.
[...]

[...]
Vou ver o do Graham... tem o nome?

O Investidor Inteligente - Benjamin Graham

172365 - jbegood  - 12 Mar 2013, 18:23
[...]
O investidor inteligente é "chato" pra caramba e com muitos conceitos ou antigos ou que só valem pros americanos... Lendo o Small Caps não vejo a necessidade de ler o do Graham.
[Valid RSS]