sábado, 30 de maio de 2020

Aplicações - Ouro

370790 - alesl - 31/Mai/2020 08:26
Prof Paulo, o que acha do ouro? Ativo vem se valorizando muito e como aconteceu após 2008, onde houve aumento de liquidez no mundo, podemos ter o mesmo cenário no cenário atual?
Mesmo no preço atual, acredito que faça sentido ter o ativo em carteira, O que pensa a respeito?
Acho que para ter o ouro em carteira, e operar como se opera outros ativos financeiros (efetuar trades, mesmo que eventuais), é necessário entender o mercado. Coisa para poucos (e eu não sou um deles). A tendência de curto prazo em dólares, ao que tudo indica, é a de valorização e a cotação máxima histórica deverá ser ultrapassada com folga. Em reais, já não estou tão certo. Se o fator Bolsonaro for equacionado, a valorização do real poderá compensar a valorização do ouro em dólar e o preço em reais poderá patinar.

De uma maneira geral, sou da opinião de que o investimento em ouro deve ser pensado como um "hedge de última instância", ou seja, as operações são praticamente todas do tipo buy & forget. Ter ou não o ativo e a sua participação na carteira depende do gosto de cada um.

Uma vez tendo decidido ter o ativo em carteira, surge a questão: em qual "modalidade"? Ouro fisico? Guardado em casa/banco ou Custodiado na BM&F? ETFs? Fundos Mutuos com ações de mineradoras de ouro? Etc.

339291 - harleyhr - 13 Jun 2017, 14:50
Alguém investe em ouro como seguro? Se sim fazem escritural ou físico. Não acham que o escritural porta os mesmos risco de um investimento comum, por estar atrelado a uma instituição bancária?
O negocio é o ouro fisico... mas dai tem um custo alto de custodia...e no final das contas o custodiante em geral será um banco... que pode sumir com o seu ouro se quebrar... kkkkkkkkk
Mas eu nao invisto em ouro... aqui nesse espaço quem certamente podera opinar melhor sobre o assunto são o Uqaz e o Professor Paulo...
Realmente as noticias que vem do exterior nao sao nada animadoras... poderemos ter um crash de altas proporcoes novamente...
Quem viver verá...

um post que pode vir a te ajudar
http://gatinhainvestidora.blogspot.com.br/2017/06/... 

uqaz
Oi prof,

Se ainda puder ler o fórum depois da festa "baconal"...saiba o seguinte.

Há um tempo conversamos sobre ouro. Perguntei se era possível converter barras OZ1D (Custa uns R$ 25.000 hoje) em OZ2D (custa uns R$ 1.000 hoje) a fim de fazer vendas abaixo dos 20.000/mês me beneficiando da isenção fiscal...

Pois bem, vc disse que haveria um custo na conversão. Pois bem, metralhei de perguntas o camarada da XP e o mesmo me vem com a seguinte resposta:

"R: Quando você compra um contrato de 250g de ouro você consegue desmembrar e vender em contratos de 10g sem nenhum custo, basta solicitar a venda dos contratos solicitados."

Não sei se isso é uma prática corriqueira em outras corretoras.

paulo_prof

Interessante ... 

Se, de fato, o desmembramento de um contrato de 250g em 25 contratos de 10g é possível, a prática tem que ser corriqueira, uma vez que a custódia é na própria bmf.

Por outro lado, entretanto, acho que o momento não é o melhor para investimento em ouro ou prata visando lucro. 

Hoje mantenho aprox. 8% de meu patrimônio financeiro em ouro, prata e assemelhados como um seguro. Não viso o lucro.

Cedo ou tarde (sou da opinião de que será mais tarde) o Fed deixará de inundar o mercado com as verdinhas (não acredito que inicie um processo de enxugamento da liquidez enquanto eu estiver ainda vivo). De qualquer forma, num futuro mais ou menos próximo, o dinheiro fácil no mercado ficará escasso. Por outro lado, se/quando de fato a era do dinheiro fácil terminar, estará implícito que as condições econômicas deverão estar minimamente razoáveis.

Dinheiro escasso + condições razoáveis da economia normalmente não são muito bons para o ouro e a prata! 

uqaz
Acho mais provável a oz de ouro beliscar os USD 1.100 e a oz de prata os USD 19, do que os preços destes ativos iniciarem uma recuperação.

O ouro anda dando sinais divergentes msm. O preço atual esbarra no preço de custo, estaria barato a princípio. Lembro de uma citação sua emblemática sobre o assunto, "há alguma coisa errada com o mercado de ouro". Essa cisma continua, não foi resolvida, era pro ouro ter bombado forte depois do B.B. ter arregado.

Não bombou, pq é um mistério!

Só que é como vc diz, o médio prazo não parece interessante. Considerando que os EUA se recuperem num prazo razoável - o que eu não estou acreditando lá muito...acho que fica nesse rame-rame msm. Aliás, as fontes de acompanhamento estão tão distorcidas que parece que ninguém sabe ao certo rs.

Contudo o ouro batendo nesse preço que vc estipulou ou abaixo dos 85,00/OZ1D não pode ser desprezado...

Aí ficamos com um S&P inchado por estes QEs, com aquela sensação de que está em situação de bolha. Ato contínuo parece que os EUA se recuperam...mas por outro lado a menção a uma secada de liquidez faria o S&P desabar, ou não? O comportamento do S&P nesse primeiro semestre foi um ensaio do que está por vir? - o investidores deram de banda e ficou tudo por isso msm, com S&P nem aí.

E então, para onde correr? Vamos assistir a uma desvalorização do Real, seguramente. Estava pensando em commodities como petróleo...visto que estou cismado com o S&P...Gostaria de aprender a mexer com esses contratos de dolar, mas é um saco ficar renovando "a aposta". Gostaria de comprar um com um prazo largo, a perder de vista, só que isso não existe - eu acho.

Comprar só fiis tá muito chato...

Haveria a possibilidade de um segundo super-ciclo de commodities, baseada na contínua desvalorização do dolar e não no aumento de demanda chinês?

Há pra onde correr?

Em julho de 2008, a oz de ouro encostou nos USD 1.000. No final de setembro de 2008, tinha caído para a faixa dos USD 900. As mínimas, na faixa dos $720, foram atingidas em outubro/novembro.

De novembro de 2008 a setembro de 2012 (menos de 4 anos) foi um tiro de mais de $1000.

Quais são os fundamentos que justificam toda esta valorização?

No meu modo de entender, foi um mix de paura (especialmente com a situação européia) e um descompasso entre a grana e ativos reais disponíveis no mercado.

Noutras palavras, o que se observou foi uma senhora bolha no mercado do ouro .

Esta bolha estourou e, desde então, o preço está tentando achar um novo ponto de equilíbrio. Este ponto certamente depende da paura e dos custos de produção correntes.

Não tenho idéia de até onde o preço possa cair. O meu preço médio é de $ 1.080 a oz. Acho que para quem não tem o ativo na carteira acho que o risco de comprar a $ 1.300 não é grande. Mas eu não sinto uma compulsão para ampliar a participação nos preços atuais. Agora, se chegar aos $1.100 certamente aumento a posição. 


E a certificação do que você está comprando/vendendo? Acredito que, nos meios formais (bancos, corretoras, etc...), ninguém te comprará ouro sem um atestado de pureza, que certamente tem um custo. Senão seria "fácil" para algum gatuno comprar ouro no varejo, "batiza-lo" numa fundição e vende-lo depois. Em outras palavras, neste "ixpreadi" (sou carioca) de compra/venda ainda tem a perda com essa certificação.

Ahora, se for vender no mercado informal, até aqueles papagaios que ficam com placas do tipo "compro ouro" servem. Daí o cara deve ter alguma "macumba" para aferir a pureza do que está comprando (mas devem pagar preço de fome também...)

173668 - uqaz  -  18 Mar 2013, 23:25
Segundo o vendedor da ourominas, as barrinhas vêm com um certificado e lacre. É ouro 999, 24k.

Já tenho uma idéia da diferença na compra com a "realidade" (106/102,2 = ~4%)

Estou curioso pra ver o qto esses camaradas com a placa vão dar pelo grama. Bem ou mal eles devem respeitar estes lacres e o nome Ourominas.

Estou muito curioso!

uqaz
Tinha feito um estudo bacana sobre aquele assunto do ouro...

Mas log off da advfn ferrou tudo...

Resumidamente concluí que possuir ouro físico se paga um pedágio de no máximo 1%aa a partir de 4 anos de investimento. Ou seja, se um contrato de OZD2 (barra de 10g) render líquidos 14%aa durante 4 anos, a posse do ouro físico renderia no mínimo 13%, durante estes msms 4 anos.

E no longo prazo a diferença se estabilizaria entre 0,2%aa.

rnelias
Uqaz, troca uma passagem de milha, vai para Dubai e compra gold físico nas vending machines. Easy :0)

rnelias
Mais uma pergunta de ouro, ou sobre ouro...
Existe mercado para ouro em pó? Pode parecer estranho mas o ouro em pó seria o melhor dos mundos porque além de ser possível e fácil fraciona-lo teria a segurança do ouro físico. Só não pode espirrar perto do patrimônio rs

173662 - uqaz -  18 Mar 2013, 22:57
Hoje fui a uma loja da ourominas aqui no Rio.

Aqui dá pra ver que dá pra comprar a 109,xx/g pela internet:
http://www.omgrupo.com.br/

Ocorre que, pessoalmente, consegui chorar uma compra em R$ 106/g, e diferentemente do que o paulo profetizou, é o mesmo preço para barras de 10g ou 250g. Percebi que o camarada seguia o ouro spot internacional (dolar comercial x ounce-troy em US$), não o ouro da BM&F. No site, se eu comprar a R$106/g devo vender a 95,00/g de volta pra eles. Ou seja, perco uma grana danada.

Pois bem, tive a idéia de ir amanhã ao Centro do Rio, ir em alguns joalheiros... Segundo minhas contas, uma venda a partir de R$ 99/g - tendo comprado a 106/g - equivaleria/seria melhor que o contrato OZ1D/OZ2D.

E ainda teria a posse física do ouro.

Dado que o ouro está em uns R$102/g (hoje, mercado internacional) acho que consigo. Mas estou bastante curioso pra ver a qto eles compram. É jogo pros joalheiros comprarem de mim, em tese...ao invés de comprarem da ouro minas a 106/g ou 109/g.

E eu duvido que os pequenos tem acesso direto à mina

173511 - uqaz - 17 Mar 2013, 22:30
Paulo, sabe se eu poderia comprar OZ1D (250g) e depois vender OZ2D (10g), parceladamente?
Deu pra entender o que quero com isso? rs
não seria equivalente a comprar um lote de ações e vender no fracionário?

173527 - uqaz -  18 Mar 2013, 00:44
Sim. O ouro tbm pode ser isentado com vendas abaixo de 20k/mês. Como um lote de OZ1D custa 25k, só seria possível isentar 80% de 1 OZ1D, ou 20 OZD2.

O problema eh q poucas corretoras trabalham com OZD2. Amanhã vou entrar em contato com a minha. Estou propenso a mudar de corretora (a minha cobra 16,90 - caro - por ordem, mas sem custódia).

173529 - paulo_prof -  18 Mar 2013, 00:46
Sim ... mas não da forma como eventualmente vc pensa ...

Se vc comprou e liquidou um contrato OZ1D, vc efetivamente recebe 1 barra de ouro de 250g. Se a sua custódia é na BM&V, este ouro fica a "ponto de bala" para vc poder vender 1 contrato OZ1D quando lhe aprouver. Para vc ter o direito de vender 25 contratos OZ2D, vc necessita dispor de 25 barras certificadas e 10g. Ou seja, antes que vc possa vender contratos OZ2D vc terá que fundir a sua barra de 250g para produzir as barras de 10g. Estimo que o custo para fazer isto deve girar em torno de uns 3-3,5%.

173532  - uqaz - 18 Mar 2013, 01:12
Então vai ter que ser compra e venda em OZ2D, infelizmente.

Fechou a 99,50 x 100,81 da OZ1D, na sexta-feira. Vou tentar achar gráficos históricos desses contratos e compará-los com o dos gringos. 

173534 - uqaz  -  18 Mar 2013, 01:18
Mais barato que os 15% de IR, porém bem mais trabalhoso e sombrio. Como é difícil de entender esse trem!


Pergunta de leigo (mais um...) no assunto.

Ok, entendo que se for ouro físico, não dá para fraciona-lo se o mesmo não for derretido e refundido, no entanto, como funciona a história do ouro escritural? Se o bem está "no papel", não fica mais fácil agrupa-lo/fraciona-lo?

Posso estar enganado ... mas acho que aqui no Brasil não há um mercado de ouro escritural. Lá fora há várias opções(e.g. ETFs). Aqui, que eu saiba, só o ouro físico é negociado na BM&F.

173568 - uqaz -  18 Mar 2013, 13:47
Li em algum lugar que a BM&F é o único lugar que permite retirar ouro físico no mundo (fora os bullions). Acho que existem prós e contras. Assim como vc, rnelias, eu achava que o ouro fosse como uma ação, que pudesse ser fracionada sem problemas. Ocorre que o ouro é um bem físico e não virtual como uma ação.

O bom disto é que o ouro é de verdade. Num caso de insanidade no mercado aquele contrato OZ1D que vc tem é seu. O receio de se comprar ouro escritural é justo esse: se eu quiser retirar meu ouro enquanto todos o querem, conseguirei?

Na BM&F parece que sim, já na gringolândia acho que n.
O valor é este mesmo ... suspeito que a BMF espera lucrar com a custódia ... em conseqüência, deve mesmo minimizar os emolumentos.

O que vc considera "spread"?

Acho que o fato de (em princípio) o ouro ser negociado compatível com a taxa de câmbio paralelo nada tem de estranho. Por que deveria ser diferente? Se vc pretende comprar ouro no exterior, vc terá que pagar em dólares. Para ter os dólares vc terá que pagar a taxa de câmbio paralelo, não?

Em conseqüência, o que vc denomina de spread do ouro físico para manter em casa deveria ser aquele percentual adicional além do spread entre o PTAX e a taxa de câmbio paralelo. Eu andei acompanhando a "taxa efetiva de câmbio praticada pelos negócios de ouro na BM&F durante mais de um ano e verifiquei que há uma certa variação em torno da taxa do paralelo, para mais ou para menos. Na 6a. feira, por exemplo, a taxa efetiva focou abaixo da taxa do paralelo. Ou, alternativamente, se vc assumir que a taxa deveria ser a do paralelo, o ouro na 6a. feira foi negociado a um preço médio menor do que lá fora!

Se vc comprar ouro físico para guardar em casa em pequena quantidade, vc sempre vai pagar um spread maior do que aquele do dólar paralelo, especialmente se vc adquirir cartões, porque o custo de manufatura está incluído. Mesmo quando barras estão em consideração, é evidente que a cotação do grama terá que ser maior para pequenas quantidades (barra de 10g) do que grandes quantidades (barra de 250g).

O que vc deve considerar como spread é o eventual acréscimo de preço em relação ao preço praticado na BM&F e não ao preço spot em NY transformado em reais pelo cambio comercial.

Nada há realmente que impeça vc comprar barras de 250g na BM&F e depois vender em lotes de 10g. Ocorre que como vc não é do ramo, a operação de transformar e certificar 1 barra de 250g em 25 barras de 10g vai custar mais do que a diferença de preço que vc conseguirá ao vender as barras de 10g.

WILSONDAATIVA
Uquaz
Recebeu resposta do Banco do ouro
eu não
Mandei sexta-feira de manhã. Vamos esperar uma semana.
Lembro que pedi um login para o fórum do infomoney...demorou 1,5 mês pra me liberarem.

173479  - samudutra  - 17 Mar 2013, 13:17
Cuidado onde vcs estão colocando o vosso dinheiro!

Abrir conta por internet, em banco fora do pais (mesmo dentro), sei não!!

173483 - WILSONDAATIVA -  17 Mar 2013, 15:23
Também acho isso ,
Jamais abriria conta assim , minha vertente mineira é bem desconfiada ...
É só para ver o que dizem,
Temos fundos em BDRs açoes americanas , aqui no Bradescão mesmo.
Ouro ,é bom ter na gaveta , somente para admirar .

173484  - edbmsev  - 17 Mar 2013, 15:47
Segue link com informações sobre investimento em ouro.
A meu ver, ter ouro físico em casa não é uma boa ideia (além da questão da segurança, tem que pagar uma taxa salgada para comprovar o grau de pureza na hora da venda). Para quem deseja investir no ativo, a melhor forma é o escritural.
http://carodinheiro.blogfolha.uol.com.br/2012/12/04/instrumentos-financeiros-no12-ouro/

173498 - uqaz  -  17 Mar 2013, 18:20
Samu, se eu te dissesse que o banco é sediado em kingston, vc ficaria mais desesperado?

Só mandei algumas perguntas sobre custos pra eles...

Mas estou chegando à conclusão de que o custo vai me fazer optar pelo ouro físico. Além de ser mais vantajoso possuí-lo neh.

a. O spread do ouro físico é 8,5% compra ou venda;

b. O spread do banco de ouro é:

- Taxa de transferência internacional (wire transfer) limitado a R$ 10.000 com custo de R$ 125 (western union. Tenho que ver no meu banco qto eles cobram. No BB é uns 2,5% se não me engano). Isso dá uns 1,25% a 2,50%;

- Perda na conversão do R$ para o US$. Não quero nem saber qual é o tipo de dolar que vão usar, de qq forma estimo uma perda de no minimo 5% em relação ao dolar comercial;

- Perda na conversão do dolar pro ouro de uns 3%.
Estou achando que a.) sempre é melhor que b.)

ed, estou querendo ter um mínimo caso de uma hora pra outra o dolar for pra cucuia. E ele vai, só não sei se verei isso rs.

Vamos ver se o spread do BB é justo. Qto ao grau de pureza, isso é mole. É só não romper o lacre da embalagem do ouro

173501 - paulo_prof -  17 Mar 2013, 19:46
considere o seguinte:

a) uma troy ounce = 31,1035 g

b) na 6a. feira, o preço médio do ouro spot negociado na bolsa de NY foi (fonte Kitco) USD 1.594,95/ounce = USD 51,28/grama

c) na mesma 6a. feira, o preço médio do contrato à vista de 250g na BM&F foi de R$ 100,80/grama

Em conseqüência, a taxa efetiva de câmbio praticada pelo mercado de ouro na BM&F, na 6a. feira, foi de R$ 1,97/USD

A taxa de corretagem máxima praticada no mercado sobre as operações de compra e venda é de 0,40% (este é/era o valor no Bradesco). A taxa "normal" de uma verdadeira corretora costuma ser de 0,25%.

Os emolumentos são de aprox. USD 0,57/contrato de 250g

A taxa de custódia, para o ouro custodiado na própria BM&F é de 0,07% do valor médio diário ao mês, ou seja, aprox. 0,84% do valor médio de sua posição ao ano.

Sinceramente, acho que não há nada mais "barato" do que comprar e manter o seu ouro na BM&F.

A qualquer momento vc pode requisitar (mediante o pagamento de uma taxa de seguro) a entrega do ouro físico. Uma vez em suas mãos, vc só conseguirá vender o seu ouro na BM&F através de um fundidor credenciado. Ele irá atestar o grau de pureza e peso de seu ouro. O custo gira em torno de uns 2-2,5%

173504 - paulo_prof -  17 Mar 2013, 20:53
Uns 20 anos atrás eu comprava ouro físico diretamente de uma fundidora. Quando precisava vender, invariavelmente era para dentistas, os quais me davam uma cotação muito melhor do que aquela do fundidor. Para não ter problemas na venda, entretanto, na época as barras eram de 10g e 25g. Vender barras de 250g ou 1kg era super complicado!

Não tenho a mínima idéia de como estão as coisas hoje. Nem sei se o ouro continua sendo utilizado em obturações/próteses como naquela época.

Naquela época, o spread era aprox. o mesmo do câmbio paralelo, mais um percentual para supostamente cobrir os custos da fundidora. Em conseqüência, o spread numa barrinha de 10g era bem maior do que aquele numa barra de 1kg.

173506 - uqaz -  17 Mar 2013, 21:31
Informações de ouro!
Aqui, nos comentários:
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1075

não há tantas informações como aquelas que vc colocou aí acima!

Só complemento o seguinte. Parece que vc só pode tirar o ouro pessoalmente e apenas em São paulo. E é como vc falou, uma vez fora da bolsa o ouro perde o lacre. E achei bem baixo esse custo de "atestamento" do grau de pureza. Por que então esse spread assassino com o ouro físico?

Amanhã msm vou fazer algumas contas com as condições que vc postou. Vlw msm, saí do escuro. Não gostei de 0,07% do valor médio diário ao mês. Quer dizer, vou sendo descontado todo mês de uma eventual subida. Vou comparar essas condições que vc colocou com o spread insano de 9% (compra/venda do ouro físico). Quero ver como esse pedágio mensal se comporta, afinal pretendo manter pro longuíssimo prazo (nunca fiz isso!)

Estranho um valor de 0,57 USD para um contrato de R$ 25.000... é isso msm?

173526  - paulo_prof - 18 Mar 2013, 00:37
O valor é este mesmo ... suspeito que a BMF espera lucrar com a custódia ... em conseqüência, deve mesmo minimizar os emolumentos.

O que vc considera "spread"?

Acho que o fato de (em princípio) o ouro ser negociado compatível com a taxa de câmbio paralelo nada tem de estranho. Por que deveria ser diferente? Se vc pretende comprar ouro no exterior, vc terá que pagar em dólares. Para ter os dólares vc terá que pagar a taxa de câmbio paralelo, não?

Em conseqüência, o que vc denomina de spread do ouro físico para manter em casa deveria ser aquele percentual adicional além do spread entre o PTAX e a taxa de câmbio paralelo. Eu andei acompanhando a "taxa efetiva de câmbio praticada pelos negócios de ouro na BM&F durante mais de um ano e verifiquei que há uma certa variação em torno da taxa do paralelo, para mais ou para menos. Na 6a. feira, por exemplo, a taxa efetiva focou abaixo da taxa do paralelo. Ou, alternativamente, se vc assumir que a taxa deveria ser a do paralelo, o ouro na 6a. feira foi negociado a um preço médio menor do que lá fora!

Se vc comprar ouro físico para guardar em casa em pequena quantidade, vc sempre vai pagar um spread maior do que aquele do dólar paralelo, especialmente se vc adquirir cartões, porque o custo de manufatura está incluído. Mesmo quando barras estão em consideração, é evidente que a cotação do grama terá que ser maior para pequenas quantidades (barra de 10g) do que grandes quantidades (barra de 250g).

O que vc deve considerar como spread é o eventual acréscimo de preço em relação ao preço praticado na BM&F e não ao preço spot em NY transformado em reais pelo cambio comercial.

Nada há realmente que impeça vc comprar barras de 250g na BM&F e depois vender em lotes de 10g. Ocorre que como vc não é do ramo, a operação de transformar e certificar 1 barra de 250g em 25 barras de 10g vai custar mais do que a diferença de preço que vc conseguirá ao vender as barras de 10g.

173681 - paulo_prof -  19 Mar 2013, 00:32
O contrato OZ1 fechou hoje a R$ 102,30 na BM&F, quando a onça troy estava aprox. USD 1.605, o que corresponde a USD 51,60/g. Em conseqüência, a taxa de câmbio efetiva que foi praticada no fechamento da BM&F foi de aprox. 1 USD = R$ 1,9825

Na minha opinião, esta é uma taxa muito boa para o comprador, porque está sensivelmemnte abaixo da taxa do dolar paralelo (está inclusive abaixo do PTAX de fechamento hoje).

O contrato OZ2 fechou a R$ 100,10 hoje.

Por sinal, uqaz, qual é o grai de pureza da barra da Ourominas? No passado não era ouro 999,9 ... era "só" 999, o qual, se não estou enganado, não satisfaz os requisitos para ser negociado BM&F. 

wakkomg
Barbado,
Você tem que ativar as legendas na barra de tarefas do youtube:palestrawv.jpg
Camarada, vc já se aventurou por:http://europacbank.com/

uqaz
A idéia é muito boa, uma conta-corrente em ouro!

Cheguei a dar uma olhada... mas acho que ela é mais válida para pessoas que possuem grandes quantias em dinheiro na conta. É também uma opção em relação à compra de barras de ouro físicas.
Uma conta lastreada ouro no exterior protegeria o patrimônio de uma crise brava. E se realmente acontecer uma acentuada desvalorização do dólar talvez seja o lugar mais seguro para guardar as reservas.
Quase todo meu patrimônio está em FIIs e ações. Já pensei em adquirir ouro físico para compor meu patrimônio e protegê-lo de futuras crises. Alguns economistas recomendas que cerca de 10% do patrimônio seja em ouro.
Para quem está em fase de acumulação de capital é até mais fácil pq vai comprando pequenas quantias aos poucos, mas para quem já tem um patrimônio maior fica a questão da segurança de possuir barras de ouro em casa ou ter que pagar algum banco para guardá-las.
[Valid RSS]