segunda-feira, 15 de abril de 2019

Ibovespa


Quedas e Recuperações da Ibovespa

Em momento de topo histórico do IBOV, vejo que pra mim, e com certeza para muitos desse espaço, a recuperação não foi uma surpresa. Apesar de não saber exatamente quando seria, o roteiro está sendo seguido à risca, e começou com as pressões do impeachment. Quando Temer anunciou Meirelles, sabia que ia ser a hora da virada. Não ia ser muito difícil, ainda mais pra ele, superar a equipe econômica mais inepta (e corrupta) da história do Brasil, apesar de estar levando mais tempo que acreditei. As reformas que vêm acontecendo, e o mais importante, a desmobilização da esquerda, com seu líder máximo prestes a ser preso e enfraquecido, se por um milagre puder concorrer à eleição; além da extinção da seiva vital dos sindicatos, a contribuição obrigatória, são indicativos de que a recuperação deve vir forte.

Na minha planilha, o valor das cotas da parte de ações ficou assim: set/2014 (início) =100; jan/2016= 63,20 - continuei comprando, mesmo com 'prejuízo' da ordem de dezenas de milhares de reais, pois sabia que não ia durar para sempre. set/2017 = 164,67. Se tivesse seguido a manada, ia ter vendido pra investir em apto em Miami e ter que me explicar pro imposto de renda agora.

Qual o próximo passo do script? A pessoa física entrar em peso na bolsa. Graças ao nosso amigo bombril sabemos que isso não está perto de acontecer. Essa alta é movida a dinheiro gringo. Quando a bolsa começar a ser notícia diária pelos 'recordes' no JN, quando as revistas colocarem matérias: 'o vigor da bolsa brasileira', 'eles ficaram ricos investindo em ações', 'bolsa valoriza trocentos por cento em dois dias' aí vai ser a hora da ganância brasileira entrar em ação. A busca pelo dinheiro fácil de iletrados e inc(s)ipientes no mercado, ricos e de classe média, vai ser o combustível que vai levar a níveis insanos a bolsa brasileira. E aí vamos estar de volta a 1970. Ou 2007. Ainda bem, nunca gostei muito dessa década de 10.

E, quando meus colegas de trabalho estiverem todos conversando sobre ações na hora do almoço, será a hora de vender. Talvez quem sabe até aposentar.

Previsões do passado... achava que a recuperação seria mais rápida.

Hoje já converso com muita gente sobre ações na hora do almoço. Mas acho que a entrada em peso da PF na bolsa pode ser muito maior. Ainda mais para essa geração que nasceu com internet banda larga, com vários youtubers falando de ações e com a pressão de uma nova previdência... a ver.
[Valid RSS]