terça-feira, 18 de junho de 2019

Imposto de Renda - Ações - Aluguel de Ações


362047 - value invest 2050 - 17 Jun 2019, 22:46
Boa noite meus caros. Uma dúvida, se alguem puder da uma ajuda, quando eu alugo uma acao e vendo, essa venda conta nos 20k isento? Como procedo a apuracao de imposto? No caso a recompra dele foi no mês seguinte...
O que segue é especulação (um chute que, creio eu, está de acordo com a lógica).

a) quando há uma venda a descoberto, não há lucro até a efetivação da compra; acho que a Receita Federal entende que o valor da venda corresponde ao de seu custo, razão pela qual não haverá apuração de ganho (tributação) para efeito de imposto; o ganho (ou perda) é apurado no fechamento da operação de aluguel; emolumentos, corretagem e juros sobre o empréstimo devem ser contabilizados como despesas;

b) na minha opinião, a lei dos 20k não diferencia a orígem da ação vendida, ou seja, não importa se foram compradas, doadas ou alugadas ... se a soma das vendas for maior do que 20k, o imposto será devido; se a soma das vendas for menor do que os 20k (inclusive no caso de venda a descoberto), imposto algum é devido (no fechamento do aluguel o eventual lucro é isento)

Exemplo;

venda de R$ 16 mil em ações previamente compradas, com lucro de R$ 2 mil + venda a descoberto de R$ 10 mil

paga R$ 300 de IR e aguarda o fechamento do aluguel para apurar o resultado

PS. se aparecer alguém afirmando que estou "variando" ... não vou reclamar!
[Valid RSS]