domingo, 24 de fevereiro de 2013

Livros - Investindo em Small Caps (Anderson Luders)



172356 - rafnob - 12 Mar 2013, 17:49
Luiz,
De início, já te digo que o livro do small é indispensável. Não só porque você está no tópico que ele criou no intuito de divulgá-lo como também pela absoluta relevância praqueles que buscam retornos fundamentados e estudar por si só sem a dependência de "analistas". A filosofia de peneirar empresas cujo potencial de crescimento compensaria o risco atrelado é fundamental praqueles que um dia pensam em obter sucesso nos investimentos.

Dito isso, de início o livro do Benjamim Graham é fundamental. Apesar de ser 70% "lível" pois o mesmo aborda certos temas com base direta no mercado americano, é um livro interessante no que tange os principais filtros fundamentalistas na busca de bons papéis.

Além de você ter que comprar um livro sobre balanços (se quiser ir mais a fundo nos estudos), um livro que me surpreendi foi "A Bola de Neve", a biografia do Warren Buffet. O livro, que tem mais de 900 páginas, me surpreendeu já nos dois primeiros capítulos. É uma aula de vida, recomendadissississimo. Embora o livro seja um tijolo, você o encontra por menos de 60 reais pela interne (comprei o meu na inbooks).

Rafnod, valeu pelas dicas!
O do Anderson, já li. Realmente é muito bom!
Outro que gostei foi Análise de Balanço do Warren Buffet.
Para iniciantes, acho bom o Avaliando Empresas, Investindo em Ações - Debastiani.
Vou ver o do Graham... tem o nome?

O Investidor Inteligente - Benjamin Graham

168892 - edbmsev - 24 Fev 2013, 22:40
O livro “Investindo em small caps”, escrito por Anderson Lueders, é uma excelente obra, não apenas para quem quer conhecer mais sobre as small caps, mas também para quem deseja aprender mais sobre análise fundamentalista e, especialmente, investimento em valor. Conhecido nos fóruns de investimento como small caps, o autor, que como eu é graduado em direito, se especializou no nicho das small caps – uma escolha excelente, já que essas ações, no longo prazo, apresentam grandes possibilidades de ganhos.
Estava lendo o livro do small (muito bom por sinal) e no final ele analisa alguns cases.

Duas empresas em particular me chamaram a atenção: Tekno e Pettenati.

No caso de Tekno, o ingresso da CSN no segmento de pré-pintados parece ter provocado uma década perdida para a empresa, pois o lucro atual é quase idêntico ao de 2003. Ela tem buscado diversificar suas operações mas, aparentemente, sem grande sucesso até o momento. Um aspecto positivo é que tem muito caixa para inovar sua operação. No momento, tem DY elevadíssimo, mas grande parte do lucro é proveniente de receitas financeiras e não da atividade operacional da empresa.

Já Pettenati, era uma promessa de lucros crescentes com a construção da planta em El Salvador mas, aparentemente, não vingou. A dívida disparou com a instalação da fábrica mas os resultados não vieram até o momento. No setor têxtil, desconsiderando aquelas que também atuam no varejo, acho que só se salva Santanense. Vicunha é um caso a ser monitorado. Coteminas é a eterna promessa, vamos ver se deslancha com as lojas da Artex e da M Martan (sempre vazias).
Tambem acabei de comprar o livro do Small..so to esperando chegar.
aproveitando a deixa, queria perguntar se no site fundamentus, o arquivo excell que baixamos com o balanço, na parte Lucros/Prejuizos Acumulados, ja vem com o valor pago dos dividendos? Ja está tudo descontado?

Boa noite! Aond vc conseguiu comprar o livro do small? Estive buscando estes dias e nao achei.


Nas palavras do próprio Lueders:

Garimpar pelas small caps é como a busca de grandes tesouros a serem descobertos, de empresas que poderão no futuro ditar o rumo do mercado. Isso porque, assim como muitas empresas que eram blue chips no passado deixaram de sê-lo atualmente, outras empresas que eram small caps hoje são blue chips. Logo, o mercado é dinâmico, e entender isso é fundamental para acompanhar as possibilidades futuras de valorização de ativos. Os setores de maior destaque também mudam. Por que então esperar até virar uma grande empresa se você pode comprar por menos de 10% do preço que custará quando isso acontecer?
Esta é a grande pergunta que orienta o restante da obra. Que as small caps têm melhores chances de darem maiores resultados ao longo do tempo não é segredo para ninguém. Mas como compreender a dinâmica das small caps e tirar proveito delas?

O propósito da obra é tentar dar ao leitor um “mapa da mina” com os principais elementos a serem observados para investir em empresas menores. Mas o livro é muito mais do que isso; é um verdadeiro manual de investimento em ações – small caps, mid caps ou blue chips. Embora várias das lições sejam específicas para o universo das small caps, muito do que é ensinado também se aplica a outras ações. O primeiro capítulo, por exemplo, é uma grande lição sobre o investimento em ações – o autor aborda desde aspectos mais básicos de educação financeira e de organização financeira para investir nesse mercado até aspectos mais avançados, como a discussão sobre a ineficiência do mercado na precificação de ativos, o que abre a oportunidade para investimentos lucrativos em ações. O sétimo capítulo também se dedica a alguns aspectos comportamentais mais gerais, abordando-se os comportamentos positivos e negativos do investidor – paciência, disciplina e busca por conhecimento, como busco ensinar aqui no blog, são destacados como virtudes importantes para um bom investidor.

Os próximos capítulos buscam ensinar a análise dos fundamentos de uma empresa. No segundo capítulo, Lueders explica, com linguagem acessível, alguns dos indicadores fundamentalistas mais úteis para a avaliação de uma empresa. No terceiro, Lueders ensina como avaliar os balanços de uma empresa – onde buscar as informações e avaliar aspectos tangíveis e intangíveis do balanço. No quinto capítulo, Lueders define o risco e ensina algumas estratégias para minimizá-los – e a principal, como não poderia deixar de ser, é a definição da margem de segurança da empresa, que deve orientar a definição dos patamares de compra e venda de um ativo. O sexto capítulo, por sua vez, se dedica a ensinar os momentos de compra e de venda de ações. No último capítulo, Lueders traça alguns estudos de caso a partir de investimentos concretos e bem sucedidos que ele próprio fez nas empresas Pettenati, Tekno e Minupar.

De minha parte, considero o livro uma das grandes jóias entre os livros nacionais. Ao contrário da maioria dos livros nacionais, que normalmente, na busca por uma linguagem mais acessível, acabam se tornando superficiais demais. Não é o caso de Investindo em small caps, que adota linguagem clara para o investidor iniciante, mas sem deixar de lado a profundidade no conteúdo, queé instrutivo mesmo para investidores mais experientes. Além disso, os principais conceitos do investimento em valor são abordados, tornando o livro também uma boa obra de referência para o dia-a-dia.

É uma obra que todo investidor brasileiro deveria ter em sua estante.
[Valid RSS]