terça-feira, 25 de junho de 2013

Ações X Imóvel




193522 - marquinhosrj - 25 Jun 2013, 17:39
Prof.
me dá uma dica se puder!
Estou querendo convencer meu pai a estrear na bolsa!
Ele tem 2 APs que devem valer talvez uns 350 mil juntos.
Não sei ao certo. Acho que ele tem uma grana guardada tbm.
Queria convencê-lo talvez de vender um dos 2 APs e colocar a grana na bolsa.
Talvez um FII ou talvez vender os 2, colocar a grana na bolsa (ações e FIIs) e morar por um tempo de aluguel.
Qual opção o senhor acha que seria melhor?
O que o senhor me aconselharia pra tentar convencê-lo?
Ele é muito conservador!

Agradeço se puder dar sua opinião. Se alguém mais se dispuser blz!
Mar "miqueiro" quinhos

Só opinando....Não faça isso.Bolsa é complicado muito volátil e seu pai com certeza ficara angustiado e talvez somatize doenças, dinheiro de bolsa só para o que esta sobrando mesmo.Pode ganhar, mas tb num momento de stress como de agora ele te obrigue a vender e realizar prejuízo.Então antes de pensar em alavancar a grana pense que é muito mais importante seu pai dormir com tranquilidade.

Acho melhor deixar o homi quieto ... rsrsrs
Poderia começar tentando convencê-lo a investir parte da RF em RV ... alertando sempre que o Capital oscila, por isso é RV . Quanmto aos imóveis, presumo que estejam alugados, se estiverem rendendo acima da inflação, já é algo. Se estiverem rendendo abaixo, poderia tentar convencê-lo a tentar renegociar os aluguéis ou até mesmo vender um deles para aplicar em bons e e conservadores FIIs, depois de repassar muita informação a respeito.... boa sorte!

..."Talvez um FII ou talvez vender os 2, colocar a grana na bolsa (ações e FIIs) e morar por um tempo de aluguel."...
Aaff
Deixa seu pai quieto.
Não retire dele a segurança que ele construiu.

Para poder opinar precisaria que você respondesse duas perguntas:

i-) qual foi o seu retorno em bolsa nos últimos 5 anos?

Se foi espetacular mostre a ele os resultados, mesmo assim acho que o velho não aceitará.

ii-) seu pai na sua idade já tinha acumulado mais patrimônio que você hoje?

Se sim, ele é mais esperto, então é melhor ele continuar tomando conta do dinheiro da família.

Se não, pelo menos por enquanto você está sendo mais esperto, então dá para fazer uma tentativa para convencê-lo a colocar o dedinho minguinho na beira da piscina de criança (que é rasa) para sentdir a temperatura da água.

Marquinhos,

Não faça isso em nenhuma hipótese,isto não é um conselho que estou dando, e sim um alerta, jamais desfaça de um imóvel para arriscar em renda variável,exceto em casos que o mesmo tenha sido adquirido para especular.
Vender um apto já uma atitude temerária, os 02 então é impensável, bom, este é o meu ponto de vista, baseado em alguns "janeiros" de experiência.
Agora, alocar parte das economias que ele tem,acho razoável, diria até que aceitável.

Acho que a questão central é: porque ele está mantendo os 2 APs? 

Seria por causa da renda mensal? Seria como patrimônio seguro para o caso de uma emergência?

De qualquer forma, acho que "re-educar" alguém que a vida toda pensou de uma forma determinada é complicado ... para ter alguma chance de sucesso terá que ser um processo muito lento, que seja capaz de transmitir segurança.

O ideal seria iniciar pela eventual grana guardada. Se esta existir, provavelmente estará em poupança ou renda fixa. Não deve ser difícil convencê-lo a aplicar parte num bom Fii. Para convencê-lo vc poderá fornecer a garantia: se o rendimento for menor do que aquele que ele está obtendo com o resto de sua grana, vc cobre a diferença.

Só depois de uma experiência positiva com um bom FII, durante uns 2 anos, é que talvez seja possível uma mudança mais radical. Mas esta deverá vir dele mesmo.

Não vellinhotrt4, não estão alugados. Estamos morando nos 2.
Ou seja $ parado em 2 APs que provavelmente não vão valorizar mais!

hehe, ainda não tenho 5 anos de bolsa!
não sei responder a pergunta 2

Saquei! Obrigado pela resposta Prof. e demais

Uma questao importante eh a psicologica, se seu pai nao se sente seguro acho melhor deixar como estah. Vc tem irmaos? se sim, essa deve ser uma conversa em familia, tem que envolver todos, pois se der errado... 
[Valid RSS]