quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Aplicações - Imóvel


342753 - fabioP10 - 05 Out 2017, 21:26
Pessoal,
Estou com uma oportunidade e queria saber se alguém teria como me ajudar a calcular quanto vale uma participação em um imóvel.

Tenho uma loja em um prédio pequeno e antigo, mas muito bem localizado e tem uma construtora que esta interessada no terreno para construir um prédio de altíssimo padrão. A ideia deles é comprar
todas as unidades e depois demolir o prédio. Algumas já foram adquiridas.

A construtora fez uma proposta para pagamento em dinheiro e outra para troca em participação. O valor em dinheiro esta muito abaixo do que vale, mas estou com dificuldade em como avaliar a troca.

Em termos de fração ideal, eles estão ofertando cerca de 8% a mais do que tenho atualmente (segundo os cálculos delesisso significa cerca de 20% a mais do que o pagamento em dinheiro a vista). Meu sentimento é que não vale o risco. Não tenho como saber quando o empreendimento ficaria pronto (estimo no mínimo +4 anos), nem qualqueroutro problema que possa acontecer. Eles estão argumentando que eu ganharia muito mais na valorização (que não tenho como estimar). Esta um prêmio muito baixo pelo meu risco.

Teria alguma forma de estimar quanto valeria o preço a vista vs uma troca por participação? Ou uma relação de troca? Um detalhe, na proposta atual eles não estão me oferecendo uma unidade inteira, mas apenas uma fração. As conversas ainda estão no começo.

Fico grato, se alguém puder me ajudar.

salvei um contrato uma época e uma das cláusulas tinha isto (se é que servirá p/ algo):

CLÁUSULA TERCEIRA
A primeira permutante entregará os imóveis descritos na cláusula primeira, com área total de ......m2, mais ou menos ......m2 de potencial construtivo necessário para a aprovação do projeto do prédio. Em contrapartida, a primeira permutante receberá ....m2 de área total construída no mesmo local destes imóveis ou 14% (quatorze por cento) do total aprovado pela Prefeitura Municipal de Curitiba, o que for maior. 

321740 - nelbr - 14/Mai/2016 20:10
Galera, postei isso durante a semana mas ninguém respondeu. Alguém opinaria?

Em 2005 vendi meu apartamento no Rio por 120 mil, dividi com minha ex mulher e segui a vida. Hoje o mesmo imóvel vale 500 mil ou mais. Com essa alta da bolsa e antigas economias consegui juntar um patrimônio que hoje daria para comprar um apartamento muito bom ou dois médios e alugar. O problema é que o fundo de renda fixa onde o dinheiro está rende 1% ao mês e o aluguel está difícil de chegar a 0,5%. No longo prazo, porém, como meu exemplo acima mostrou, dificilmente eu conseguiria o Rendimento que o imóvel proporciona. Queria aproveitar esse momento de queda para comprar. Nunca tive apartamento alugado. O que vcs acham? Vale a pena? Se sim, compro dois médios ou um bom? Muito obrigado a todos pelas opiniões.

321741  - BAC 1000  - 14 Mai 2016, 21:26
Boa tarde Nelbr; na minha opinião VC deve comprar dois medios e alugar... Coloque na corretora para não ter dor de cabeça... Caso queira também, VC pode comprar um medio e o restante continuar aplicado em Fiiis.. Acho que seria o ideal, assim VC teria um imóvel e um dinheiro rendendo a taxas de 1% ao mês e com liquidez imediata... Bfds

321742  - Ronimendes  -  14 Mai 2016, 21:28
Cara, vai estudar sobre investimentos em fiis e larga mão de comprar apartamento.

321743  - BAC 1000   -  14 Mai 2016, 21:29
Ou na RF como preferir... A melhor solução acho que eh esta, metade em um AP médio e metade na RF...

321745  - nelbr   -  14 Mai 2016, 21:40
Já tive FII, ações e até operei derivativos. Estou com 45 anos e sem saco agora. Na fase de multiplicação eu queria, agora só quero garantir algum Rendimento para a aposentadoria e conservar o principal

321747  - BAC 1000  -  14 Mai 2016, 21:45
Eu no seu caso dividiria o dinheiro como eu lhe falei, teria a segurança de um imóvel e uma grana rendendo 1% na RF. Acabaria com a duvida e teria os dois...

Ninguém garante que esse boom imobiliário até 2013 patrocinado pelo PT através de injeção de crédito, volte a acontecer nos próximos 20 anos. Acredito no movimento corretivo ainda: não há funding

Eu tambem acredito que teremos uma correção forte no preço dos imoveis... eu nao compraria agora...
Deixaria a dinheiro aplicado... seja por uma queda real nos preços... seja pelo trabalho da inflação... a tendencia é do imoves nao se valorizarem no curto e medio prazos...
Compre FIIs...Tesouro Direto... LCAS... LCIs...
Eu relação as açoes eu ainda nao me animei... mas temos claras oportunidades de pelo menos 100%+dividendos no medio prazo... 

214654 - victorf300 - 10 Out 2013, 15:21
Pessoal, boa tarde!
Gostaria de saber se podem me ajudar com a experiencia dos mestres aqui dessem forum!

Quero comprar um imovel, valor 550k.
Tenho 200k para entrada.

O que voces me recomendariam como melhor cenario? Dar os 200 de entrada? Q tipo de financeiamento, etc.....

Na opiniao de vcs qual o modo de eu conseguir a melhor condicao pra essa situacao?

Desde ja agradeco!!
Se for seu primeiro imóvel, não teria duvida, Caixa financiamento pelo FGTS. 

Vantagens de comprar imóvel usado
Posted: 18 Aug 2013 08:00 PM PDT

Ao decidir comprar a casa própria, muitas pessoas enfrentam o dilema de ter que escolher entre um imóvel usado ou um imóvel novinho em folha. Muitos já torcem o nariz quando alguém fala em comprar um imóvel usado, mas a verdade é que há pontos positivos e negativos em comprar uma casa ou um apartamento de “segunda mão”. Vejamos algumas!

Primeira vantagem: o preço dos imóveis usados normalmente é mais acessível

A primeira vantagem é o preço. Do ponto de vista racional, é fácil entender porque as pessoas preferem uma casa nova a uma antiga. Um imóvel novo normalmente tem um bom encanamento, a parte elétrica está tranquila, as paredes estão pintadinhas e o piso está perfeito. Imóveis antigos, contudo, podem precisar de uma boa reforma antes de se tornarem minimamente confortáveis. Por isso, muitas vezes eles são anunciados com bons descontos, que podem se tornar uma boa vantagem para quem tiver coragem de adquiri-los – às vezes, mesmo com os custos da reforma, ainda assim há boas vantagens em comprá-los.

Por essa razão, comprar casas ou apartamentos usados pode ser uma boa No e-book “O livro negro dos imóveis”, Leandro Ávila comenta as vantagens que um investidor pode obter ao comprar imóveis usados, reformá-los e posteriormente vendê-los:

“O imóvel usado pode sofrer uma grande valorização quando você realiza uma pequena reforma ou um bom projeto de decoração. Não é a toa que muitos investidores ganham muito dinheiro comprando imóveis usados em condições ruins, fazem uma reforma e depois vendem o imóvel por valores no mínimo 30% mais caros, apenas alguns meses depois da compra.”

Com os preços mais baixos, fica mais fácil financiar imóveis usados do que os novos.

Segunda vantagem: ao comprar a casa própria de segunda mão, você sabe o que está levando

Quem compra um imóvel na planta, tem apenas uma expectativa. Mesmo que os memoriais descritivos do imóvel sejam adequados, o comprador nunca sabe exatamente o que está levando. Algumas empresas podem até usar materiais piores do que os combinados, na esperança de que apenas um ou outro adquirente tomará alguma medida para garantir o que levou. Além disso, como o caso Encol mostrou há alguns anos, sempre é possível levar um calote e passar um bom tempo atrás do prejuízo. Você pode ter uma ideia do que aconteceu no seguinte vídeo:

E se você acha que isso não pode se repetir no Brasil de 2013, assista a matéria do CQC de abril do ano passado sobre “empreendimento” da PDG Realty (lembra dela?) em Campinas:

Pois é, ao comprar um imóvel usado, você não se arrisca tanto, pois já pode saber exatamente o que está levando. Com cuidado, é possível averiguar se o imóvel tem problemas estruturais e fazer uma boa aquisição a preços mais razoáveis.

A essas alturas, você pode estar pensando: como comprar um imóvel na planta pode ser mais caro que um imóvel usado, se aquele ainda nem existe e o comprador tem que correr o risco de eventuais atrasos ou de embargos ou da falência da companhia.

Terceira vantagem: estrutura de imóveis antigos pode ser melhor que a de alguns novinhos em folha

Você já percebeu como empreendimentos novos têm paredes que nem de longe são resistentes como as de imóveis antigos, de alvenaria? As novas paredes em dry wall (chapas de gesso parafusadas em perfis de aço) têm sido muito utilizadas. Mas tente prender algum objeto pesado nela, como armários ou racks… se não houver estruturas de aço pré-instaladas atrás das paredes para dar suporte, o resultado pode não ser nada agradável.

Além disso, imóveis antigos normalmente são maiores que os imóveis na planta. As plantas novas, principalmente de “condomínios-clube”, apostam no compartilhamento de infraestrutura com os demais condôminos. Por isso, as unidades residenciais são menores, já que “não precisam” (na opinião da construtora) de espaços para bibliotecas, para receber os amigos (que podem ir para o “espaço gourmet”) ou de quartos adicionais para as crianças. Como os apartamentos maiores têm preços exorbitantes, o jeito é se contentar com apartamentos de 2 quartos sem espaço pra nada.

Quarta vantagem: localização dos imóveis antigos normalmente é melhor

Os novos empreendimentos normalmente são construídos em regiões mais distantes do centro da cidade, onde há engarrafamentos e é preciso um grande deslocamento para o trabalho. Já apartamentos e casas antigos são naturalmente localizados em lugares mais próximos ao centro. Às vezes isso é ruim, em cidades onde o centro já foi bastante degradado, mas muitas vezes é possível encontrar bons imóveis em lugares bem localizados, com preços relativamente competitivos em relação a outro mais novos.

Fonte: O Pequeno investidor 

181463- Tnl - 21 Abr 2013, 21:12
Boa tarde pessoal! Vcs que entendem muito de imoveis me ajudam numa duvida : qual andar tem mais valor num predio comercial o mais baixo ou mais alto?? Se fosse
Pra investir na compra de um andar escolheriam o 2 ou o 20?? Agradeco a quem puder me ajudar.

O mais alto é mais caro...assim é no geral. A explicação é a vista (coisa que não tem no primeiro andar). Mas se vc está pouco se fu.... para vista, quer apenas um lugar legal, o primeiro andar é melhor custo benefício. O bom é que se faltar energia vc tem poucas escadas para descer (se o prédio não tem elevador)
Aliás é por isso que as ciberturas ficam nos mais altos.

Geralmente a diferença de preço do último andar para o primeiro é de 10%.
Logo se vc encontrar um apartamento no último andar com menos de 10% do primeiro compre o último andar, caso contrário compre o primeiro.

Outra coisa ruim dos andares mais baixos é pouca presença de sol (geralmente são mais "frios") e presnça de insetos.... bem é isso...

Leeuwen, isso eu sabia para edificios residenciais, mas para predios comerciais, com lojas no piso eu pensei q talvez fosse diferente, ja que talvez salas comerciais tivessem interesse em ficar mais proximo do movimento da rua.
Agradeco a sua explicacao, se alguem mais quiser opinar. Small q q vc acha??

156634 - alisonvm -  13 Nov 2012, 14:10
Imóvel, 
pra ganho no aluguel e na valorização. 
[Valid RSS]