quinta-feira, 13 de abril de 2017

Imposto de Renda - Declaração de Aposentados Isentos



336738 - fridao - 13 Abr 2017, 14:35
Um conhecido meu tem mais de 65 anos, recebe 30K(+-) de aposentadoria, dos quais 24K(+-) são/constam como isentos, devido a idade.
A dúvida é a seguinte: qual valor deve ser lançado no Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ? 30K, ou 6K, considerando que 24k são isentos?
Vou dar minha opinião (não sou especialista ou tributarista): colocaria 24K como rendimentos isentos e 6K como rendimentos tributáveis. Dessa forma, o programa fará o cálculo do imposto com base no valor de 6K. De outra forma, ele faria o cálculo do imposto devido considerando uma parcela que é isenta.

Fridão os rendimentos tributáveis são 6K. Meu pai tem mais de 83 anos, faço a declaração dele há cerca de 20 anos, sempre assim.

Fridao a opinião acima está correta. Porém para evitar problemas de retenção da Declaração na Malha fina peça ao seu amigo para usar o informe de rendimentos fornecido pelo INSS, tb faço as declarações dos meus pais e neste informe cita exatamente quais são os valores isentos e quais são os tributáveis. É muito simples conseguir o informe de rendimentos pela internet basta ter o numero do beneficio e alguns outros dados pessoais do beneficiário.
[Valid RSS]