sexta-feira, 19 de abril de 2019

Imposto de Renda - Ações - Fusão de duas empresas

360518 - Bashar Trader - 19 Abr 2019, 14:52
Ocorre que percebi agora que deixei de pagar imposto sobre a operação de fusão da Fibria e Suzano. Possuia ações FIBR3 na data da fusão compradas pelo preço médio de 32,18. Com a conclusão da operação, foi pago 50,20 para cada ação FIBR3 e 0,4613 SUZB3.
Vou sanar meus débitos com o fisco esta semana. Minha percepção é que eu devo pagar imposto sobre o lucro auferido pela parcela em dinheiro e registrar como zero o custo de aquisição das ações SUZB3 recebidas na operação.
Estou certo?

Considerando que vc deixou de pagar o imposto, para minimizar a multa e juros, vc está certo em procurar minimizar o valor a ser pago, atribuindo o valor zero às ações SUZB3. Ocorre que, se vc estava com estas ações em carteira em 31DEZ2018, vc terá problemas para preencher o seu anexo de Bens e Direitos. Em consequência, sugiro que vc arbitre um valor diferente de zero para as SUZB3.

Obrigado, professor! Vou fazer isso mesmo, acho que não terei problemas para declarar as ações da Suzano no próximo IRPF, porque utilizei a parcela paga em dinheiro para comprar mais acões SUZB3
[Valid RSS]