sexta-feira, 27 de abril de 2018

Quitação de Financiamento de Imóvel ou Manter a Aplicação em Ações



349276 - c4m1lo - 25 Abr 2018, 12:54
Prof. Paulo e demais amigos deste espaço, gostaria de uma opinião de vocês: comprei um terreno financiado em 346 meses pela CEF, há 4 anos. Hj, se vender os ativos que tenho na bolsa, consigo quitar. Vcs acham que valeria a pena? Grata

Acho que depende do custo do financiamento, näo? Qual é este custo? Como o principal é corrigido? IPCA?

349303 - fridao  -  25 Abr 2018, 20:26
Ir dormir todas as noites, durante 346 meses(28 ANOS), e "sonhar" que tenho uma dívida/prestação a ser quitada...ah! isso não tem preço...

Bom dia, Prof. paulo!
o sistema de amortização é o SAC, o saldo devedor é corrigido mensalmente pelo índice de atualização aplicável aos depósitos de poupança. No contrato consta que as parcelas de amortização são recalculadas anualmente , mas não explicita detalhes. Liguei pra CEF, em busca de mais detalhes, mas não souberam dizer, se conseguir, informarei

349334  - fridao -  26 Abr 2018, 19:20
E como está/fica o psicológico, sabendo que vai carregar essa dívida por tanto tempo? Pensa nela quantos dias por mes?

349354  - c4m1lo   -  27 Abr 2018, 02:25
Fridão, tento ficar tranquila, mas confesso que o prazo tão longo me incomoda.

349355  - fridao  -  27 Abr 2018, 02:55
Pois é, o prazo dessa dívida tem tambem um outro custo, não mensurável, que é a questão psicológica/emocional, e isso muitas vezes acaba sendo debitado, lá adiante, na conta "saúde". Já passei por isso tambem, mas foram só 120 meses. Depois fiz promessa que jamais assumiria novas dívidas com prazos tão longos. Hoje em dia, se vou comprar algo, tem que ser à vista, do contrário, não compro. Ou espero até juntar o montante necessário para fazê-lo. E isso me deixa psicologicamente e emocionalmente bem mais leve.

Agora, vai de cada um. Se voce tem, por exemplo, uma renda "segura", consegue colocar em débito automático, de forma que não necessite se preocupar em esquecer de pagar, aí vai tranquilo.

Boa sorte na sua decisão.

349340  - paulo_prof  - 26 Abr 2018, 22:38
Os juros que vc está pagando devem estar discriminados no contrato. Não lembro bem ... mas acho que a remuneração da poupança é aprox 6% + TR, ou 70% da Selic + TR se a Selic estiver acima de determinado valor. Se por acaso for este o valor que vc está pagando (o que eu duvido, porque não faria sentido a Caixa pagar 6% + TR ao poupador e depois cobrar o mesmo pelo empréstimo) seria um financiamento extremamente barato e eu deixaria rolar.

349341  - ispholambra -  26 Abr 2018, 22:55
A sua taxa e muito boa... hoje mesmo com a selic menor que na epoca que voce contratou o financiamento, voce nao conseguiria contratar por essa taxa...

Ao meu ver, para tomar qualquer atitude, antes voce deve responder a voce mesma algumas perguntas tipo... meu emprego e estavel? Qual a probabilidade de perder o emprego no futuro e nao conseguir pagar a prestacao do terreno? Outra pergunta pertinente a se fazer é se com o fluxo de caixa dos seus investimentos voce consegue pagar a prestacao do terreno, outra pergunta interessante, e essa nao e so pra voce... e pra todos nós... Essa queda de juros e pra valer? Como a economia estará daqui 5 ou 10 anos?

Olhando do ponto de vista estritamente financeiro... se voce esta conseguindo um fluxo de caixa (fora a valorizacao dos ativos) semelhante à taxa que voce paga pelo financiamento, ja nao compensaria vender para quitar o financiamento...Mas se o seu $$ estivesse numa renda fixa... dai com certeza valeria a pena quitar o financiamento nas taxas atuais...

Te faço todas essas perguntas porque eu entendo que é possivel e viavel voce manter a sua divida imobiliaria e continuar com a sua carteira de ativos...inclusive reaplicando os rendimentos se voce nao estiver precisando deles...

Suas perpectivas de gastos futuros tambem entram na conta...vai construir? ter filhos? cada evento futuro atinge o orcamento de uma maneira diferente... e dai... dependendo do cenario e melhor se livrar da divida já...

Mas eu nao vejo a divida e o pagamento de juros em si como algo negativo se tudo estiver perfeitamente encaixado dentro do seu orcamento... principalmente porque o seu ativo (terreno) tende a se valorizar bastante no longo prazo e a divida que voce fez nele e de longo prazo e vai decrescer ao longo do tempo...

Acho que eu te trouxe mais duvidas do que respostas... desculpa ai...

Prof. Paulo, juros de 8,50 aa

349371 - paulo_prof  - 27 Abr 2018, 16:28
Se o seu contrato for de juros + TR, como a TR está em ZERO, o custo de seu financiamento HOJE é 8,5% a.a. Se, no futuro próximo, vc necessitar um financiamento, de forma alguma conseguirá as mesmas taxas. Em consequência, acho que vc deve manter a sua liquidez para baratear eventuais necessidades futuras. Por outro lado, quero crer que não seja difícil, em renda variável, obter rendimentos acima dos aprox. 6% reais ao ano.

No seu lugar, eu certamente não quitaria o financiamento.
[Valid RSS]