segunda-feira, 15 de junho de 2020

Imposto de Renda - Ações - Preço Médio


371159 - laercio_pt - 15 Jun 2020, 03:37
Um dúvida:
Se tenho o mesmo ativo em corretoras diferentes, no momento da venda de uma delas ou de ambas, devo considerar o preço médio individualmente ou total na apuração dos lucros/prejuízos, bem como cálculo de IR?

Não importa com quantas corretoras você trabalhe, sua apuração tem de ser feita como se fosse uma única conta.

361520 - rogeriortms - 27 Mai 2019, 16:58
Pessoal se eu vender e comprar é day trade e a tributação é separada. Minha pergunta é: Eu tenho lucro no ativo, vendo e o recompro no mesmo dia, a tributação a meu ver seria somente na diferença entre a venda e a compra.... Mas e o meu preço médio ficaria o mesmo que era antes da operação de day trade?
Sim. Seu preço médio permanece o mesmo.  

317308 - robsondrocha - 13/Fev/2016 13:45
Pessoal, eu sei que não devo fazer isso em termos de IR, mas para retorno do investimento eu posso diminuir meu PM dos rendimentos recebidos com dividendos, né?
Ou seja, quando dizem que o investimento já se pagou, é porque os dividendos e/ou JSCP fizeram meu PM baixar a zero, certo?
Barbado, Small, Professor, tirem essa dúvida por favor? Não encontrei nada específico na internet.

Olá Robson, não sou nenhum dos mais experientes e respeitados do forum, mas sua dúvida acho q posso ajudar : pra efeitos de IR a única coisa que conta é o valor pago pelo ativo, somente isto. Se depois receber dividendos, proventos, nada disso diminui o seu PM. No caso específico de FIIs se o Fundo anunciar que vai ser extinto e você receber amortizações por causa disso, ai sim, poderá abater ests amortizações do valor do PM e declarar valor menor caso venda antes do Fundo ser totalmente extinto.

O PM que importa para fins de tributação é o que é formado pelo preço médio de aquisição (+) corretagens, emolumentos e impostos por ação; assim como o preço médio da venda é o preço da venda (-) corretagens, emolumentos e impostos por ação. Um preço menos o outro será o lucro líquido por ação para o cálculo do IR se a venda passar de R$ 20k.

Em minha planilha mantenho duas colunas de preço médio. Uma conforme o acima e outra com a dedução dos proventos líquidos por ação/cota de maneira a mensurar em que preço meu lucro no investimento é zero.

Olá Jonas, já quebrei a cabeça tentando montar uma planilha leve e facil de entender que contivesse estas informações para todos os ativos, mas ainda não consegui. A sua planilha foi criada por vc ou conseguiu em algum lugar ?

Pior que é complicado mesmo. Na verdade eu utilizo o Bússola do Investidor para calcular meus impostos e facilitar a declaração anual de IR. Mas tenho os cálculos na minha planilha para fins de controle.

O preço médio é = ((QUANTIDADE*PREÇO DE COMPRA)+(CUSTO))/(QUANTIDADE)

A treta está em calcular o CUSTO, que é =(CORRETAGEM)+(0,000275*(QUANTIDADE)*(PREÇO))+(0,00005*(QUANTIDADE)*(PREÇO))+(ISS)

Mas, para ter a noção exata de qual é o preço onde meu lucro (sem considerar proventos) é zero, já considero no preço médio a estimativa dos custos de venda, então adiciono nos custos a corretagem, emolumentos, taxa de liquidação e ISS também da venda. Mas como não tenho o preço de venda por ainda não ter vendido, considero nesta parte da fórmula o preço atual do ativo.

Isto para compra únicas. Para compras múltiplas complica mais:

Considero os custos de venda no preço médio da primeira compra e não nos demais, pois dá pra vender tudo de uma vez gastando apenas uma corretagem. Então, nas demais compras, calculo o preço médio de cada uma considerando apenas os custos de compra, pois todo o custo de venda já está sendo considerado na 1ª. Aí, ao ter todos estes preços médios, faço a média ponderada de todos eles para saber qual é o preço médio da posição total.

Tendo este preço médio, eu calculo a partir dele o preço médio que considera os proventos. Este é = (PREÇO MÉDIO)-((PROVENTOS TOTAIS RECEBIDOS)/(QUANTIDADE DE COTAS OU AÇÕES)). Este é o que considero mais importante para saber se o seu investimento está dando lucro ou prejuízo.

O preço médio que considera proventos é fundamental, tanto que os gráficos são calculados com ele.

Nos FIIs então, que possuem a INSISTENTE renda pingando, pingando e pingando, a tendência de LP dos gráficos tende a ser de alta. O mercado pode até ser de queda, mas os proventos estão lá, diminuindo seu preço médio e contraindo a mola.

Um exemplo aqui da minha planilha. No dia 11/02/2014 comprei RNGO a 66,97. No entanto, de tanto receber rendimentos esse valor já caiu 51,27, já considerando os custos. Já recebi 15,70/cota. E quando para para pensar que a maioria destes 15,70/cota foram reaplicados em outras cotas que possuem a mesma lógica de redução, passo a entender porque os REITs americanos são imbatíveis no LP.

É o milagre da multiplicação, com a vantagem de você poder todo mês investir o rendimento onde você quiser. Este detalhe pode parecer simples, mas faz toda a diferença. Fluxo de caixa na veia, te dando sementes TODO MÊS.

Pessoal, obrigado pela resposta de vocês, percebi que o problema não é só comigo.
Além de usar o bussola, eu tenho minha planilha que tem entre suas colunas: uma com o PM da compra e outra com o PM menos o que já recebi de dividendos e JSCP.

A minha preocupação é saber quando o investimento se pagou e quanto já se pagou. E penso da seguinte forma: Se o P/L me dá o tempo que o investimento se pagará, o valor do dividendo e/ou JSCP tem que me dizer o quanto já se pagou.

Suponhamos que eu tenha 1000 ações bbas3, e lance 1000 opções das mesmas.Se antes do vencto eu comprar mais ações e modificar meu preço médio, se eu for exercido calculo ir sobre o preço médio novo ou sobre o do dia que lancei as opções?















Carrego um ativo há alguns meses com prejuízo. Caso venda ele e recomprar totalmente em day trade,qual seria o PM novo a ser considerado? O anterior ou novo preço de compra.



Dúvida hipotética!se em um dia comprei 2 lotes preços9080e vendi somente 1 lote por 85ocorre dai 2 possibilidades para efeito de imposto de renda daytradea)compra de 1 lote a 80 e venda de 1 lote a 85 tive lucro de 5 e pago 20% de impostob)compra de 1 lote a 90 e venda por 85 prejuizo de 5 não pago nenhum imposto daytrade e ainda carego prejuizo da operação para abater um próximo mêsminha duvida é ,eu que escolho qual operação a casar ? ou obrigatoriamente é a primeira compra com primeira venda de mesma quantidade? ou é pelo ordem de data em que são feitas as operações ? ou ainda em caso de varias compras e uma unica venda se é obrigado a calcular o preço médio das compras pra casar com a venda? qual é o metodo oficial e se a gente pode declarar usando alguns destes outros?

Eu faria pelo preço medio, mas não me siga que não sei se estou certo.
a bovespa diz que é a primeira compra com a primeira venda ,mas queria saber se se pode declarar usando estes outros modos ,e se a receita cuida isso de primeira compra com primeira venda , ou se pode usar os outros métodos alternativos de casar a compra com a venda em daytrade ? alguem regula isso ou cada um faz como quer já que é a pessoa física responsável por calcular e recolher o imposto.

Para a receita é a primeira compra com a primeira venda (no seu exemplo compra a 90 e venda a 85). Creio que a maioria das corretoras pega o preço médio de compra e o preço médio de venda (no seu exemplo ambos 85) e a partir daí calcula o imposto de renda retido na fonte de 1%. Se fosse você pegava a nota de corretagem e declarava/considerava o mesmo que a corretora.

O método de apuração do custo de aquisição é o do preço médio. Se comprou 1 lote por 80 em um dia, comprou 1 lote por 90 outro dia, então o preço médio de compra é de 85. Assumindo que os custos de aquisição estão inclusos nesse preço (corretagem, iss, emolumentos e liquidação, e outros, como financeiros, no caso de utilização de conta margem).
Para daytrade o negócio é diferente. No daytrade, o método é o PEPS (Primeiro que entra é o primeiro que sai). Vou dar um exemplo do Itau.
Compra de Itau por 28,95. No mesmo dia, o papel derrete até 28,10. Então, mais uma compra da mesma quantidade por 28,10 usando a conta margem. Venda dessa mesma quantidade por 28,45. Vou usar o exemplo com 2000 ações e supondo R$20 de corretagem. Custos de liquidação, emolumentos e iss inclusos:

C 2000 @ 28.95
C 2000 @ 28.10
V 2000 @ 28.45

O daytrade feito foi o de compra por 28.95 (primeiro que entra) e venda por 28.45 (primeiro que sai), resultando em prejuízo apenas contábil de 1769.35 para daytrade, restando a posição de 28.10 como sendo a de operação não daytrade.
[Valid RSS]