quinta-feira, 27 de junho de 2019

Criptomoedas - Bitcoin



362305 - eduardojose - 27/Jun/2019 14:29
Jonas, você investe em bitcoin, certo?

Poderia me dar algumas instruções a respeito?

Opera através de qual corretora. como é o procedimento correto?

E sobre mineração de bitcoin, você também faz? Conhece a Credminer?

Tenho BTC na carteira desde 2013.

Nesse site tem as principais exchanges brasileiras ordenadas por volume: http://bitvalor.com/

Tenho conta em várias e uso a que está mais vantajosa no momento (preço, taxas).

O procedimento pra comprar é abrir conta, mandar dinheiro e colocar a ordem, como ações.

Não deixe seus BTCs na exchange. Aprenda sobre segurança no youtube.

Não mexo com mineração e não conheço Credminer. 

362106 - eduardojose - 19 Jun 2019, 16:48
Alguém aqui trabalha com a Credminer fazendo mineração?
Poderiam passar mais informações e detalhes de como funciona?

Quem compra Bitcoin, faz através de qual corretora?

Quem puder ajudar agradeço.

Dia desses um ex colega do ensino médio da minha digníssima entrou em contato com a minha esposa com o suposto interesse em reacender a chama da amizade perdida no tempo e no espaço (estudaram em Manaus e moramos em Natal).

Marcaram a conversa em um bar aqui da cidade e como eu não tinha nada a fazer fui coagido a acompanha-la, chegando lá depois de umas duas horas de flash back, a guria começa a falar da grana pesadíssima que estava ganhando no novo emprego e que a namorada dela havia deixado a carreira no MPF para entrar na parada.


Minutos depois ela joga se eu e a esposa não estávamos a fim de compartilhar esses ganhos, investindo em moedas digitais, mais especificamente via credminer.

Fui dando mais linha e todo o relato delas era para ponzi bem esculachado

Fique ixperto


Será que isso pode tirar a atratividade dos "investidores" em criptomoedas?

Alemanha legaliza criptomoedas e reconhece Bitcoin como meio de pagamento

Vc está errado! Veja a prova (kkk):

Essa queda do Bitcoin é por causa do escândalo do Tether (USDT). Essa moeda servia de "porto seguro" para traders que não queriam ficar comprados em moedas quando achavam que as moedas iriam cair. Logo, não precisavam trocar bitcoin por fiat e depois recomprar. Era "só" comprar USDT.

Era dito, no site da empresa, que 1 USDT = 1 USD em depósitos. O problema que, ao invés de receberem dólares, imprimirem USDT e colocarem no mercado, imprimiram sem lastro algum e bombaram o preço dos bitcoins, vendendo no mercado e por meio da alavancagem (são os mesmos sócios da Bitfinex, a maior do mundo).

Há relatórios, artigos, dizendo que a cada impressão de tethers, o preço do Bitcoin subia.

Só em janeiro, imprimiram mais do que USD800 milhões. E por favor, aqui nem me venham falar que isso não faz cócegas no mercado, market cap do Bitcoin é maior, etc. Fluxo é diferente de estoque.

Logo, toda a subida recente (de USD 1000 para USD20000) foi oriunda, por grande parte, de fraude. É um mercado irreal, não houve demanda real de compra de bitcoins (apenas em parte).

Esse escândalo tem tudo para ser reconhecido como a maior fraude recente.

Há defensores ferrenhos de bitcoins em todos os fórums, crianças reclamando que perderam R$500 por todos os fóruns, o que é uma grande pena.

E porque as altcoins subiram junto? Porque em 90% das vezes, elas são precificadas em termos de bitcoins... não se troca Cardano (ADA) por USD. E sim por BTC ou ETH. O canal de saída é pequeno, por algumas corretoras que permitem a troca de fiat por algumas poucas criptomoedas.

Por fim, começou quando a CTFC intimou a empresa para prestar esclarecimentos. E mais: a empresa não opera com banco algum no momento.

346315  - uqaz -  18 Jan 2018, 20:09
"possuir características mais avançadas", "programa bem simples", "não apresentar instabilidade com o passar do tempo" são termos muito vagos.

- Pode haver outras blockchains com características específicas, mas que não se propõe a guardar valor. Ethereum, por exemplo;

- Não vejo um fork ser "mais simples", pq é oriundo do próprio bitcoin kkk, que necessariamente será mais simples!

- Instabilidade se dá por motivos de centralização, maiores pontos de falhas (vide a quebra da Mt. Gox). Maior descentralização traz robustez ao sistema.

Novamente, a velocidade de transações está quase resolvida. Vc vai poder comprar um sorvete com ouro digital, e não papel sem valor kkk

Vou repetir um post antigo meu:

O problema é definir "melhor"...
Tem governança ou não, é descentralizada? É anônima ou pseudo-anônima? Qual o nível de robustez vc considera melhor, vc prefere imutabilidade ou não, alterações constantes nas regras? Qual velocidade de transação X robustez da rede vc acha melhor? Qual o preço do token vc considera melhor pra manter os stakeholders atraídos? E o preço da transação vc acha a melhor?
Entenda, não existe um "melhor", existe o mais adequado à determinada situação.
O Facebook engoliu as funcionalidades do orkut, nas crypto isso não acontece, elas tendem se especializar em determinado nicho... Existem trade-offs entre centralização e descentralizacao, anonimidade completa X parcial, nível de dificuldade X facilidade de mineração, fungibilidade X mutabilidade, velocidade X robustez/preço da fee etc.
Qto ao valor do bitcoin desaparecer... olha, energia (kwh) foi colocada em bitcoins, valor externo foi introduzido na blockchain. Por si só isto já é valor, pessoas trocaram o custo de energia e o armazenaram em bitcoins. Egípcios tbm construiram as pirâmides mas o valor sumiu... por outro lado pessoas até hoje dão valor a ouro mineralogia a séculos atras... vai entender.
Alias, eu não entendo direito o valor do ouro tbm...

346314  - FoxHoundBR   -  18 Jan 2018, 19:59
Eu penso o oposto. Se um fork (como o Bitcoin Gold. por exemplo) ou outra altcoin possuir características mais avançadas do que o Bitcoin, além é claro de apresentar um programa bem simples (de modo a não apresentar instabilidade com o passar do tempo), terá mais utilidade (utilidade prática, nas transações comerciais) do que o BTC e, por isso mesmo, terá maior adesão entre as pessoas e empresas. De nada adianta ter maior confiança, mineração maior, time de desenvolvedores de ponta, etc. se na prática, ela apresenta lacunas que a sua fork pode preencher.

Pelo pouco que estudei sobre criptomoedas até então, cada dia que passa fica mais forte a minha convicção de que ainda aparecerá uma criptomoeda mais rápida (em velocidade de transações), estável e que oferece mais recursos (recursos no sentido de ferramentas, de funções além daquelas de uma moeda) do que o Bitcoin - seja o Bitcoin Gold, o Ethereum ou outra-. E, no dia em que isso acontecer, não será tão valioso assim ter a posse das Bitcoins em carteira. É de se reconhecer que o Btcoin é que começou essa inovação nos meios de pagamento e na forma com que lidamos com recursos financeiros e os agentes econômicos - principalmente os bancos - de uma forma geral, mas eu continuo acreditando que ele não ficará muito tempo na liderança.

346313  - uqaz   -  18 Jan 2018, 19:41
Mas é justo o contrário, por uma questão de praticidade vai-se preferir a crypto mais consolidada (de maior confiança, com mineração melhor espalhada, com o time de desenvolvedores de ponta etc) não acha? Por que a questão da escalabilidade, da tal velocidade de transações nível Visa, terá sido resolvida (hehehe, pelo menos é o q se espera).

346311  - FoxHoundBR -  18 Jan 2018, 19:38
uqaz, considerando então essa sua explicação sobre o Segwit, se formos racionais nesse momento, seria razoável supor que, com o passar do tempo, por uma questão de praticidade, o Bitcoin poderá ser superado por outra moeda (como o Bitcoin Gold, por exemplo)? Pelo menos essa é a conclusão a que cheguei.

346310  - uqaz -  18 Jan 2018, 19:28
...ah pocunha, um mundo novo hein?

A grande maioria das cryptomoedas são variações do bitcoin. Acontece que o Lightnning, uma das soluções para aumento da escalabilidade, só funciona quando há um softfork implementado, o Segwit, que elimina vários pequenos problemas originais.

Desta forma, essas blockchains devem implementar o Segwit pra aí sim colocar a segunda camada.

Hoje, pra vc ter uma ideia, apenas o Litecoin e forks posteriores ao Bcash (Bgold) possuem essa possibilidade de implementação do Lightnning (por já terem colocado o Segwit).

E aqui vem o que derruba todo o seu provável racional: É tudo open source, aberto pra quem quiser usar, ninguém vende nada pra ninguém kkk. Daí a importância VERDADEIRA dessas altcoins: testar coisas para o bitcoin. Litecoin fez o Segwit antes do Bitcoin, abriu caminho e eliminou dúvidas.

346308  - pocunha   -  18 Jan 2018, 19:11
Obrigado, Uqaz. Vou ver os vídeos com calma. Sobre o 2, é realmente um belo ponto a favor. Sempre achei que as transações BTC<>Outras Moedas entravam nessa conta. Sobre o 3, o sistema é só para BTC ou pode ser aplicado à quaisquer moedas? Pergunto isso porque sendo uma empresa investindo nisso, ela poderia vender soluções para qualquer controlador de uma cripto, correto?

346307  - uqaz   -  18 Jan 2018, 19:00
ô pocunha, isso aí, perguntas objetivas!

1 - informações sobre a rede. Que informações seriam essas?

Evolução de: Número de transações, valor por transação, Hashrate, número de nós, mempool, dificuldade de mineração etc. O Fernando Ulrich gosta muito do múltiplo Valor de mercado por hashrate. Dê uma olhada nesse video dele no youtube em que ele fala disso:



Esse aqui o cara é mais doido ainda, ele mede anti-fragilidade, muito mais complexo:



2 - evolução no número de transações. Não acho confiável pois não é possível se as transações são o uso da moeda em trocas de bens de consumo ou apenas compra e venda de moeda. Se for apenas compra e venda de moeda, entendo que essa informação seja inútil para traçar uma perspectiva.

É confiável, pq a compra e venda de bitcoin se dá dentro de Exchanges. Essas transações não entram no blockchain. Assim, pode-se afirmar que o número é mais ou menos "puro". "Mais ou menos" hein.

3 - evolução das soluções de escalabilidade. Não entendi esse ponto. Escalabilidade tem a ver com a quantidade de transações por período. Pesquise sobre Lightnning Network, um exemplo de melhora na escalabilidade do bitcoin.

346306  - pocunha   -  18 Jan 2018, 18:49
A precificação de qualquer produto se dá pela oferta/demanda. Minha pergunta era como você precificava, e não o mercado.

Nos outros parágrafos você descreveu melhor, mas ainda há coisas subjetivas que não entendi, "como obervar dados do ecossistema como":

1 - informações sobre a rede. Que informações seriam essas?

2 - evolução no número de transações. Não acho confiável pois não é possível se as transações são o uso da moeda em trocas de bens de consumo ou apenas compra e venda de moeda. Se for apenas compra e venda de moeda, entendo que essa informação seja inútil para traçar uma perspectiva.

3 - evolução das soluções de escalabilidade. Não entendi esse ponto.

Sobre seu último parágrafo, não analiso com cabeça de RV ou RF. Estou tentando buscar indicadores para comparar o BTC com as demais moedas (seja USD, BRL ou outras criptos). Praticamente todas as funcionalidades do BTC podem ser usadas em qualquer moeda governamental que migre para uma plataforma cripto, exceto a questão de não estar subordinada a uma política monetária. Importante dizer que esse último ponto, para mim, é uma desvantagem do BTC.

Ao meu ver, o maior fundamento do BTC hoje é a "crença na demanda".

346300  - Jonas_Schwingel -  18 Jan 2018, 17:57
Assim como qualquer commoditie, a precificação se dá pela demanda, que é derivada da utilidade percebida. Para viabilidade, entra na conta o custo de produção, que no caso do BTC está relacionado basicamente ao gasto de energia elétrica com mineração. No entanto, a oferta será limitada a 21M e, conforme a quantidade em circulação se aproxima deste limite, mais energia elétrica é necessária para a mineração. No futuro, após acabarem as "emissões", a remuneração dos mineradores virá apenas das confirmações de transações na rede, porém seus custos com energia diminuirão. Logo, há vários períodos em que o custo para minerar por unidade fica superior ao preço de mercado. As pessoas fazem isto porque acreditam que valerá mais no futuro devido à limitação de oferta. Não há método de precificação como temos para ativos que geram caixa. Então, para ter noção de caro ou barato uma das formas é comparar a capitalização com a de ativos similares, como o ouro ou as moedas fiduciárias.

Outros fundamentos a observar são os dados do ecossistema como informações sobre a rede, evolução do número de transações, evolução das soluções de escalabilidades, etc.

De nada serve tentar analisar BTC com cabeça de analista de RV ou RF. É outro bicho e, na real, quem está nisto está todos os dias aprendendo um pouco. É como um ativo alienígena cujo filme está apenas no começo. Estou gostando do que vi nesses 4 anos que acompanho e, por ora, não estou nem um pouco preocupado com um possível "final ruim", como disse o Buffett. Pelo que vejo dos "fundamentos", a coisa está de vento em popa e sem sinal de fraquejar. Tento não deixar a oscilação do preço interferir na minha percepção de valor. Uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa.

346293  - NumBroker -  18 Jan 2018, 17:34
Banco suíço cria primeiro valuation de Bitcoin e dá uma grande má notícia para os investidores - InfoMoney

SÃO PAULO - Um dos grandes debates sobre o bitcoin é como saber se o preço que ele está valendo hoje está alto ou baixo. Técnicas de valuation para criptomoedas ainda estão começando a ser desenvolvidas, mas a equipe de analistas do Credit Suisse na Austrália diz ter chego no que eles chamam de "valor justo" do bitcoin. E ele é bem menor do que a moeda vale hoje.
Segundo o analista Damien Boey, o valor da maior criptomoeda do mundo deveria ser de US$ 6 mil, indicando que a moeda, mesmo com a queda recente, ainda tem espaço para cair quase 50% em relação ao atual patamar, de US$ 11.700.

Ele acredita que o preço do bitcoin se dá, em primeiro lugar, em função do network value, ou seja, pelo aumento de pessoas que usam a rede da moeda, algo semelhante ao que acontece com o Facebook. Em outro ponto, ele destaca também o efeito das mudanças nos spreads de crédito BBB, que, segundo Boey, explica mais de 95% da variação do bitcoin.

O analista estima que que um aumento de 1% no spread de crédito BBB, causaria uma redução de 100 pontos-logarítmicos no preço do bitcoin. "No extremo, isso poderia implicar que a alavancagem tem sido utilizada para financiar investimentos no bitcoin ao longo do tempo".

"Alternativamente, isso poderia significar simplesmente que a avaliação de bitcoin é altamente sensível a qualquer coisa que tenha impulsionado os spreads de crédito nos últimos anos (por exemplo, o programa de flexibilização quantitativa dos bancos centrais)", afirma Boey no relatório.

Com os spreads próximos das mínimas históricas, os bancos centrais provavelmente devem reduzir a compra de ativos, contribuindo para um aumento dos spreads, o que levaria a um queda do preço do bitcoin, avalia ele. Além disso, há ainda um risco grande por conta de possíveis restrições dos Bancos Centrais, caso estes percebam uma ameaça ao "status quo".

Boey disse que há uma certa ironia neste cenário, dado que o criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, lançou a moeda como um "antídoto" aos sistemas monetários controlados pelos bancos centrais propensos a manipulação. Porém, com base nesta correlação do Bitcion com os spreads de crédito, parece que os programas de flexibilização quantitativa dos bancos centrais globais podem, de fato, ter servido para sustentar o valor de Bitcoin.

Por fim, o analista afirma que o Bitcoin representa uma oportunidade de compra caso os investidores consigam encontrar uma maneira de modelar efetivamente a dinâmica do mercado.
http://www.infomoney.com.br/mercados/bitcoin/noticia/7216214/banco-suico-cria-primeiro-valuation-bitcoin-uma-grande-noticia-para

346292  - pocunha -  18 Jan 2018, 17:29
Em relação aos fundamentos, existe algum indicador para se precificar o BTC? Como vc sabe se está barato ou caro nesse preço?

346285  - uqaz   -  18 Jan 2018, 15:57
hahaha, cada um tem uma fofoca diferente pra contar.

1. A subida enlouquecida de dezembro. É subiu sim. Vários fundinhos familiares comprando bitcoins antes dos futuros pra se hedgear nos mesmos, na ponta de venda. O movimento insano foi de uns 8.000 USD pra cá;

2. Vencimento dos contratos futuros na CME... Ué venceram... e? O volume negociado nesses contratos é ínfimo se considerarmos o volume negociado diretamente em Exchanges do bitcoin. A desabada foi mais o FUD mesmo. Mais uma entre os 5 dos ano passado;

3. China e Coreia querendo banir o bitcoin. E? Isso é uma piada que contam há anos. Pessoal migrando mineração pro Canadá = maior descentralização. Ruim?

Nesse da Coreia foi até engraçado, erros de tradução, dois ministros brigando, petição de mais de 300.000 pessoas pedindo a cabeça do ministro regulador, políticos acusados de brincar de insider trading com essa "notícia"...

4. O preço está descolado dos fundamentos, sei... Comparam bitcoin com a Visa, mas não veem a cacetada de holders que o tratam como reserva de valor. Não é possível comparar o bitcoin (commodity/moeda) à Visa (empresa). Contudo está ficando cada vez mais possível compará-lo com o ouro. Com o Lighnning então... vixe

5. É, até agora nada de hackearem o bitcoin. O múltiplo histórico Preço/Média200MMA em níveis históricos de compra. Ficaram doidos em 19.000 USD, mas agora, melhor não comprar neh, muito arriscado...

Os comentários daqui ressonam com dias de atraso as besteiras que leio da "imprensa especializada". Mas está melhorando.

346279  - Jonas_Schwingel -  18 Jan 2018, 13:57
É a nonagésima vez que BTC cai 50% ou mais desde que começou a ter preço há quase 10 anos. Sempre que cai alguém vem com uma explicação “ah, caiu por causa disso”. Na verdade não é tão simples assim estabelecer relação causa-efeito no mercado financeiro. Essas “causas” que o pessoal aponta podem até ser gatilhos, mas no fim das contas tudo depende de um caos totalmente ininteligível na oferta e procura.

Minha teoria é diferente. Houve uma imensa euforia nos preços em praticamente todo o 2º semestre de 2017. Mercados são bipolares. A coisa mais normal do mundo é haver um pânico após euforias. A manada que não tinha a mínima ideia do que estava comprando levou o preço para as nuvens num curto espaço de tempo. Cedo ou tarde acaba o fluxo de novos compradores e, assim que o preço para de subir, aqueles que compraram só para participar do oba-oba passam a vender apenas porque parou de subir. Nesta situação qualquer coisa serve de gatilho para uma queda acentuada nos preços. Então, quanto mais cai, mais compradores de topo vendem. Só quando terminam de devolver, pela metade do preço, os BTCs para os que conhecem o ativo e estão a fim de segurar porque confiam, o preço costuma retornar, desde que não exista nenhuma mudança de fundamentos. Repito: There's nothing new under the sun. Mercados serão mercados.

Contudo, todavia, entretanto, pouca gente fala que apesar da queda de 50%, o acumulado em 12 meses ainda estava em 1.000%. Nada mudou nos fundamentos do Bitcoin. As melhores cabeças do Vale do Silício estão lá em seus laboratórios trabalhando para melhorar a "coisa". Essa gente não está nem aí com a cotação. O prazer deles é resolver o puzzle. O valor continua a caminhar rapidamente, mas às vezes não tão rápido quanto o preço, que oscila loucamente e bagunça a ideia de valor do público.

Eu não faço ideia sobre a direção dos preços no curto prazo. E na verdade, no caso do BTC, nem no longo prazo. Apenas gosto da ideia e acho que tem boa probabilidade de dar certo. Se der certo vai ter demanda. Se tiver demanda, terá preço. Se der errado, OK também. Como entrei muito cedo, os inúmeros fatiamentos que fiz representam muitas vezes o capital investido. Então para mim, se for a zero e fracassar, ainda estarei respeitando a regra de não perder dinheiro. Fiz uma comprinha mixuruca hoje com dinheiro novo apenas porque o exército da salvação foi convocado. Não gosto de decepcionar os desesperados.

346278  - TLT123 -  18 Jan 2018, 13:27
Mas, além disso, 95% da valuantion das altcoins, por exemplo, é expectativa de crescimento futura. Dos Bitcoin USD10k a USD20k entrou muita gente que só quer saber de ficar rico em questão de dias.

Compare TenX (PAY) com VISA, por exemplo, o qual são similares em termos de negócio. Os preços atuais não se justificam racionalmente. Mas eu vejo diversas oportunidades em altcoins e estou pesquisando um pouco a cada dia.

346274  - FoxHoundBR -  18 Jan 2018, 12:48
As cotações desabaram porque tanto China quanto Coréia do Sul, que são os dois maiores mercados, sinalizaram que vão criar leis para restringir (ou banir) a comercialização de criptomoedas, e isso causou um sell-off geral. Quando essa regulamentação de fato ocorrer, aí sim, na minha opinião, teremos uma queda ainda mais forte.

E sim, nenhuma criptomoeda serve como hedge para eventuais quedas do Bitcoin e do Ethereum, porque todo o câmbio entre criptomoedas e lançamentos de ICOs é feito principalmente em torno dessas duas, ou seja, há criptomoedas que você não consegue comprar usando dólares ou euros, mas sim somente com Bitcoin ou Ethereum. Por isso que uma queda nas cotações de ambas derruba todo o restante das altcoins.

346268 - escalador -  18 Jan 2018, 11:42
De fato não acompanhei de perto as quedas anteriores. Mas essa queda agora eu vi pessoas falando que foi impulsionada pelo mercado financeiro, que a negociação de bitcoins na bolsa de futuros de chicago não foi a toa. E inclusive já esperam uma outra queda.
O fato é que volatilidade assim impede o uso do bitcoin para alguma coisa séria e vai adiando cada vez mais a adoção de verdade da tecnologia. Eu já não aposto tanto que essas criptomoedas irão vingar um dia.

346263  - RRunner -  18 Jan 2018, 00:13
CAP7, não dá mais para mineirar BTC com computador pessoal.

Eu montei um Xeon com 10 cores / 20 Threads e consegui mineirar 0.55 XMR (Monero) em um mês.

Deu pra pagar a conta de Luz e sobrou uma mixaria. O KW no BR é muito caro e fica inviável na minha opinião!

346246  - escalador - 17 Jan 2018, 19:41
A única coisa que ficou clara nessa queda é que todas as criptomoedas concorrentes estão atreladas ao bitcoin. Não estão servindo como diversificação, está caindo tudo.

346242  - Jonas_Schwingel -  17 Jan 2018, 18:20
Resumão sobre o que tenho aprendido com a "opinião pública" sobre Bitcoin ultimamente.

Quando está nas máximas históricas:

- Inovador. Disruptivo. Sensacional. Melhor que ouro. Revolucionário. Vendam a casa e comprem. Você é louco de fatiar. Blockchain é demais. Vai custar 100 mil dólares em pouco tempo. Já ganho mais dinheiro com Bitcoin do que no meu emprego.

Quando está 50% abaixo do topo:

- Arriscado. Governos farão alguma coisa contra. Não tem valor intrínseco. Morreu. Tarifas de transação altas demais. Criptos concorrentes irão superá-lo. Ninguém usa pra comprar coisas. Volátil demais. Vendam enquanto vale algo. Vai a zero.

There's nothing new under the sun.

346218  - escalador -  17 Jan 2018, 11:15
Essas possibilidades de uso das criptomoedas para operações sem nenhum intermediário a primeira vista são fascinantes, mas acredito que para o grande público não seja tão atrativo assim. A maioria das pessoas vai preferir um intermediário a quem ele possa reclamar em caso de problema, colocar na justiça. Ser anônimo, irreversível e independente de governos pode não ser o que todo mundo quer.

Outra questão é que a tecnologia já tem 10 anos e não apareceu um uso efetivo ainda. Pra mim está demorando muito, está parecendo que vai ficar só na promessa mesmo.

346205  - pocunha   -  16 Jan 2018, 21:37
Ao meu ver, emprestar dinheiro já é muito competitivo, e é pra gente grande. Pra entrar nesse mercado é preciso sistema, modelagem estatística de perfil de risco, advogados, procuradores, serviços de SPC e SERASA etc. A cripto pode te dar a plataforma mas a modelagem de preço quem vai fazer é vc. Isso custa muito dinheiro e é praticamente inacessível a uma pessoa física. O ativo mais valioso em uma carteira de riscos (seja crédito, seguro, resseguro) são as informações históricas, e não a performance. Como começar do zero? Chutaria que a taxa final de um cara qualquer vai acabar sendo mais alta que a de um banco... Além disso, essas instituições securitizam esse risco através de letras de crédito (que são acessíveis e mais fáceis para a pessoa física), o que permite serem ainda mais agressivos. Acho difícil funcionar de forma pulverizada, a não ser que você pegue aqueles clientes queimados no mercado. Vai ser um "Agiota digital".

Para mim, as criptos são muito marketing e pouca substância. Mas sim, há substância. Entretanto, minha aposta se mantém: as moedas governamentais são capazes de se transformar em criptos e englobar toda essa substância que existe por aí.

Mas nesse meio tempo ainda dá pra ganhar muito. Veja, quem tá nessa tem muito olho grande, quer 500%, 1000%. Para nós, seres humanos com pé no chão, qualquer cinquentinha tá de ótimo tamanho. Até dar ruim muita água rola....

346192  - FoxHoundBR  -  16 Jan 2018, 19:19
No início eu também fiquei extremamente cético com as criptomoedas em geral, mas depois que comecei a estudá-las fiquei muito impressionado. E de fato, após passar todo esse hype em torno disso, pouquíssimas conseguirão sobreviver. O que determinará a longevidade dessas moedas, além da velocidade de transações, será o que elas trouxerem de inovações.

Só para citar um exemplo dessas inovações, tem algumas as criptomoedas baseadas no Ethereum que são capazes de funcionar com protocolos de computador denominados smart contracts, que possuem milhares de aplicações. Uma dessas aplicações é no setor financeiro, de modo que através desses smart contracts será possível, daqui a algum tempo, fazer transações de empréstimos entre duas partes (P2P) sem nenhum banco ou outro tipo de intermediário financeiro (nenhum mesmo), com a transação toda rodando de forma automática nas duas pontas apenas por meio desses "smart contracts". Esses scripts ainda estão bem no início, mas esse tipo de tecnologia está engatinhando aos poucos. E quando estiver madura, será uma mudança tecnológica profunda na forma com que nos relacionamos com o sistema financeiro (e, em particular, com os bancos).

Enfim, nem tudo que está acontecendo agora em torno dessas criptomoedas é "modinha especulativa". Também tem muita coisa interessante e inovadora acontecendo, e isso sim vale a pena acompanhar de perto (e, se possível, ganhar dinheiro com isso, no longo prazo).

346170  - christianklug -  16 Jan 2018, 14:09
Opinião leiga sobre criptomoedas, porém matemática.

Talvez algumas no futuro realmente sejam viáveis e utilizadas como moeda. Hoje não é nenhuma.

Todo dia surge uma nova, temos centenas, não há espaço para tantas, como saber qual realmente tem fundamento? Provavelmente o bitcoin (que possui uma série de dificuldades) não será uma delas.

Então se alguma vingar, a probabilidade de vocês estar na certa é pequena.

Por fim, imagino que 1% das pessoas que investem irão ganhar muito dinheiro, 4% algum dinheiro, 15% no prejuizo, e outras 80% vão perder quase todo o capital investido.

346166  - TLT123 -  16 Jan 2018, 13:44
Nesse último mês, meu pai, um tio e uma tia perguntaram sobre bitcoin. No trabalho, só falam nisso.

Tenho 3 amigos próximos que estão investindo, na faixa de 25 a 32 anos. Um fez muito dinheiro. 2 no prejuízo depois que ganharem bastante.

Para completar, vi uma reportagem de uma instrutora de ioga que dizia que a "paixão" dela é bitcoin.Pessoas estão comprando bitcoin no cartão de crédito, vendendo casas.

Minha opinião pessoal: as criptomoedas vieram para revolucionar. Mas hoje qualquer porcaria de altcoin, qualquer ICO, sobe/arrecada milhões. É bolha e mania. Teve vários casos de valorização acima de 10.000% em questão de 3 meses.

Inclusive, muitos irão discordar, mas não vejo futuro para o bitcoin (é apenas uma opinião pessoal, posso estar completamente errado). Mas sim, para moedas alternativas, que propõem resolver problemas reais do mundo e que irão pagar dividendos. Inclusive, já é a política de algumas. Mas é algo incipiente ainda, sujeito a muitos riscos.

Para finalizar, vejam vocês mesmos: visitem fóruns de bitcoin pelo mundo. É uma garotada que não tem a mínima ideia do que estão fazendo. "Vai multiplicar fácil por 10x. Compre isso, vai subir." É similar em 2006/2007, com relação aos "micos". Eu mesmo aprendi muito nesses anos.

346161  - pocunha  -  16 Jan 2018, 13:19
Caso curioso sobre bitcoins:

Ontem, um amigo me convidou para visitar um amigo dele que está vendendo todos os móveis de um apartamento herdado, o qual irá reformar para morar. No entanto, o intuito do convite não era para ver os móveis mas para jogar umas partidas de Catan (um jogo de tabuleiro de estratégia). Adoramos esse jogo. Enfim...

Lá pelas tantas, me aparece uma senhora na faixa de 60-70 anos interessada em alguns móveis. Papo vai papo vem, em algum momento ela pergunta:

“Vem cá, vocês que são jovens, sabem alguma coisa sobre bitcoin?”

Comecei a pensar se deveria responder ou não, quando esse colega do meu amigo respondeu “Eu tenho! Acho que é uma boa”. Deixei meus comentários para lá e decidi apenas observar....

Boto minha mão no fogo que ambos não são investidores preparados pra avaliar esse tipo de risco. Digo isso até pelo tom da pergunta seguinte dela: “Dá pra ganhar dinheiro ainda?”.

Veja bem, bitcoin é um tipo de dinheiro. Então quando ela pergunta “dá pra ganhar dinheiro” presume-se que ela se refere ao dinheiro sendo Reais, ou seja, ela quer vender mais caro do que comprou e ter lucros em Reais. Isso é um paradoxo pois o valor do bitcoin é ser o próprio dinheiro.

Aquele papo breve, para mim, foi um “Universo em uma casca de noz”. Estava diante a duas pessoas claramente leigas em investimentos de riscos e sistema financeiro, se aventurando obviamente por conta de uma onda. Nenhum ali parecia entender como a coisa funciona etc etc etc. O papo nem foi pra esse lado. Eles apenas queriam “ganhar dinheiro”, e não negociar os móveis usados em bitcoins, por exemplo. Nem perto.

Para mim, mais um sinal de que a onda vai ter fim assim que o retorno começar a ser equiparável a de investimentos menos arriscados. Ninguém me parece preocupado em usar BTC’s.

346062  - NumBroker   -  12 Jan 2018, 16:31
CVM proíbe compra de criptomoedas por fundos de investimento
Internet 12.01.18 13:30

A CVM acaba de proibir a compra de moedas virtuais, como o Bitcoin, por fundos de investimento regulados e registrados no país.

Em ofício a administradores e gestores de fundos, reproduzido pelo G1, a Superintendência de Relações com Investidores Institucionais da CVM afirma que as criptomoedas “não podem ser qualificadas como ativos financeiros” e que, por isso, sua aquisição direta pelos fundos de investimento não é permitida.

“No Brasil e em outras jurisdições tem se debatido a natureza jurídica e econômica dessas modalidades de investimento e não se chegou a nenhuma conclusão, em especial no mercado e regulação domésticos”, disse o superintendente Daniel Maeda.

O bitcoin variou de US$ 20 mil para menos de US$ 12 mil na segunda quinzena de dezembro. Hoje, estava sendo negociada a US$ 13,9 mil.

Fonte: https://www.oantagonista.com/economia/cvm-proibe-compra-de-criptomoedas-por-fundos-de-investimento

346011  - NumBroker  -  11 Jan 2018, 12:47
Acho que duas ideias aí:
1 - Tecnologia Blockchain sendo usada fora do Bitcoin, embora ainda tenha uma outra moeda virtual associada. É algo interessante, mas minha análise fica por aí, sou mais um espectador.

2 - A movimentação da Kodak tem toda a cara de bolha .COM. Outro dia li sobre a "pets.com", que era só uma rede de petshops. Só faltou mudar o nome da empresa pra Kodakchain, aí subia 4x em um dia. Independente do final, vai ter muita armadilha ainda pelo caminho...

346005  - NumBroker  -  11 Jan 2018, 11:03
O ‘momento Kodak’ da bolha do bitcoin
Geraldo Samor e Felipe Infante de Castro

A Eastman Kodak é uma companhia de 137 anos, com um passado glorioso e um futuro altamente incerto.

Sinônimo de câmeras fotográficas até os anos 80, a companhia que inventou a câmera portátil e a própria câmera digital perdeu o bonde da inovação e morreu no dia em que os celulares começaram a ter câmeras embutidas.

Em 2012, a Kodak parou de pagar seus credores, não sem antes fechar 13 fábricas, 130 laboratórios de revelação de fotos (um millennial nem sabe o que é isso) e desempregar 47 mil funcionários. No ano seguinte, saiu da recuperação judicial com uma visão mais modesta: uma empresa focada em impressão digital.

Mas há dois dias, a Kodak acertou um veio — o zeitgeist que capturou o planeta — e sua ação mais que triplicou em menos de 48 horas.

A companhia anunciou a criação do KodakOne, um sistema de gestão de direitos autorais que usará a blockchain para estocar os dados autorais das fotos tiradas por seus usuários. Associada a um web crawler (um código que percorre as páginas da internet, analisando-as e catalogando seus componentes), o KodakOne permitirá, em tese, uma gestão mais eficiente dos direitos de uso de imagens do que um sistema centralizado de gestão.

E para pagar os fotógrafos pelo uso das imagens gerenciadas no KodakOne, a companhia está criando sua própria criptomoeda, a KodakCoin.

Se parasse por aí, a ideia poderia ser até considerada boa: trata-se de uma aplicação da tecnologia blockchain para resolver um problema legítimo da web, e a marca Kodak poderia ajudar bastante na solução.

O que tornou o anúncio escalafobético foi o que veio depois. Além da moeda digital e do sistema de direitos autorais, a Kodak anunciou que vai oferecer contratos de aluguel de mineradoras de bitcoin (servidores dedicados ao processamento da moeda digital, que recebem novos bitcoins na medida em que processam transações da moeda). Os clientes pagarão US$ 3.400 para alugar a mineradora, chamada de KashMiner, por dois anos. (Veja foto acima)


Na verdade, uma empresa chamada Spotlite licenciou a marca da Kodak para fazer essa operação, e propõe dividir os lucros da mineração de bitcoins com quem alugar o equipamento.

Num artigo chamado "Why Kodak's Bitcoin Scheme Is a Scam You Should Avoid”, um repórter do Life Hacker explicou o problema:

"A empresa estima que você ganhará US$ 375 por mês (US$ 9 mil ao longo de dois anos) com base no valor atual da Bitcoin e nas atuais taxas de mineração, mas é aí que o esquema não fica de pé. Um dos princípios básicos da mineração de Bitcoin é que ela se torna mais difícil ao longo do tempo. Portanto, a taxa de produção de Bitcoin desses KashMiners cairá significativamente nos próximos dois anos. É possível (até provável) que o valor da Bitcoin aumente com o passar do tempo, mas não há garantia de que este aumento seja suficiente para compensar o investimento."

Tudo na operação — do material de marketing ao esquema de remuneração — tem cheiro de armação, e parece dar mais munição aos que acreditam que a bolha do bitcoin está próxima de estourar.

Na Bolsa, a reação foi o que se espera em tempos de bolha. As ações da Kodak, que na terça-feira negociavam a US$ 3, fecharam ontem a US$ 10,70, com um volume quase 50 vezes maior que a média.

Para ficar bem claro: a Kodak não é uma empresa relevante, e sua ação sequer é levada a sério por investidores institucionais. Antes da puxada do papel, a ação da Kodak negociava apenas US$ 8 milhões por dia na Bolsa de Nova York. E, mesmo depois da alta, a companhia inteira vale apenas US$ 290 milhões — um valor de mercado irrelevante.

Mas o comportamento da ação nas últimas 48 horas é a proverbial fotografia que vale mais que mil palavras: o retrato de mercados imperfeitos, investidores eufóricos e oportunismo clássico.
Fonte: http://braziljournal.com/o-momento-kodak-da-bolha-do-bitcoin

345540  - TLT123  -  26 Dez 2017, 15:26
uqaz, tem "n" maneiras com as moedas virtuais de evitar a tributação. O problema é que na Banânia, mais cedo ou mais tarde, tal atitude te traz problema. Na declaração do IR, batimento do IPTU com titularidade, enfim... é um caminho que só vale a pena correr se a tributação for extremamente relevante. Mas aceito qualquer entendimento contrário, afinal nosso País não é fácil - corrupção para todo lado.

345539  - evalaretto -  26 Dez 2017, 15:22
O ganho de capital tributável ocorre pelo valor equivalente de venda, pouco importa se você recebe em reais, sacos de feijão ou...bitcoins.

Agora se você não vai declarar a venda é outro problema.

Isso não é elisão fiscal, tem outro nome...rs...

345538  - uqaz  -  26 Dez 2017, 15:22
Só existe a cobrança de imposto de renda quando há realização de lucros EM REAIS! No caso da compra do imóvel isso não acontece.
Vc ou outro pode achar "imoral", mas perfeitamente legal. Quem me impede de te doar um apto? O que te impede de declarar que se desfez dos bitcoins?

Não fique esperando muito tempo pela regulação, a velocidade estatal não consegue acompanhar esses arranjos kkk

345537  - TLT123  -  26 Dez 2017, 15:19
Ah, sim, concordo. Acredito que hoje é legal porque não há regulação... mas garantia que não vão te cobrar algo pela venda do imóvel, não há. Esse é o meu entendimento, mas acredito que você poderá explicar melhor.

345534 - uqaz  -  26 Dez 2017, 15:04
Sim, claro. Parte do sucesso do investidor é antecipar o futuro. Estamos falando do amanhã, não do agora.
Achei que isto tinha ficado claro, mas sempre voltamos

Outra coisa... a história que citei do bitcoin é perfeitamente legal, uma forma de elisão fiscal. Aponte onde há quebra na lei.

345532  - TLT123 - 26 Dez 2017, 14:58
Uqaz, na boa. Olha com carinho o que o camarada está escrevendo. É óbvio que a aceitação de bitcoins para bens reais ainda é algo distante. Hoje, entre pagar 50k, 15k, 100k para ficar regularizado na RF ou ter R$1 milhão em bitcoins, eu pagaria o imposto e faria a transação em reais.

Quanto ao futuro, tudo pode acontecer. As cryptomoedas estão vindo com tudo, e com certeza mudarão muito a forma de se "operar/comprar" em breve. Hoje, o que temos é isso.

345530  - uqaz  -  26 Dez 2017, 14:46
Eu coloquei vários endereços de ofertas de imóveis em bitcoin, vc leu?

Digamos então que o cara tenha bitcoins e queira inteirar com seus reais ou dólares... não pode? Vc já pensou que existem pessoas juntando bitcoins, tendo-se multiplicado por 20x, estes anos todos sem terem alcançado o milhão?

Por que um cara aceitaria bitcoins como pagamento?! Pq eles os quer, oras kkk. Imagine, o cara consegue bitcoins sem qq identificação ou CPF, a preço de banana... Só dele, escondidinho pra torrar onde quiser fora desse inferno daq.

Depende. E se o cara comprou o imóvel há 20 anos, esse lucro é só de 100k? E se o imóvel vale muito mais q esses seus 1M? E se.. e se...

O problema é seu que aparentemente tem um problema com bitcoins e com seus detentores kkk

345543  - pocunha  -  26 Dez 2017, 15:57
Não tenho problemas com BTC nem com ninguém que o tenha, já estive comprado por muito tempo e não descarto voltar. Meu problema é com o risco de se utilizar o BTC como moeda - e o futuro dela depende disso.

Você acha do balacobaco essa operação "doar um apartamento e receber em BTC". Respeito, mas discordo. E discordo muito heheheh

345526  - pocunha  -  26 Dez 2017, 13:07
Sobre 1: Pensei no cara do apartamento. Mas antes ele antes tem que achar um comprador com BTC. Qual a oferta de pessoas com esse valor disponível em BTC? E qual a chance de um cara qualquer sem BTC (mas com dinheiro) tope esse tipo de operação? Qual seria a vantagem para o comprador? Ele vai preferir pagar em BRL pois não vai querer ficar segurando um risco enorme em BTC, então você terá que dar um bom desconto pra estimular essa operação.

Agora imagine a economia em um caso concreto:

Venda de um apto de BRL 1M no qual vc pagou BRL 900k.

BRL 100k de lucro, ou seja, imposto de BRL 27,5k ~ BRL 15k.

Vale o risco?

Eu jamais faria essa operação em BTC hoje.

Estou pensando no cidadão médio (eu), e não no "milionário dos bitcoins".

345515  - uqaz -  25 Dez 2017, 00:28
Sobre 1., pense num cara que, ao invés de pagar 27,5% (ou 15%?) de IR no lucro na venda de um apto , o cara recebe bitcoins. E tudo se acerta com um imposto de doação de uns 4% só kkk.

Sobre o pessoal estar desistindo de pagar pizzas com bitcoins, segue o artigo:

Como vivem os milionários do Bitcoin

https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2819

" Quem começou a comprar Bitcoins lá atrás, quando cada unidade ainda custava centavos de dólar, já se tornou um multimilionário.

Consequentemente, essa pessoa tem a oportunidade de viver cada sonho que sempre teve. Hoje. Agora.

Mas há um problema: para cada sonho realizado, ela tem de abrir mão de uma parte de sua propriedade. E cada dígito dessa propriedade é difícil de ser conseguido. Mais ainda: não só é extraordinariamente lucrativo, como também é hoje a coisa mais singularmente demandada no planeta terra."

345512  - pocunha   -  24 Dez 2017, 20:30
Tenho 35, nao diria que sou millenial. Nao sei se sou impaciente, mas com certeza ja fui mais. Comecei no mercado com 24, tenho um chaozinho mas ainda assim estou longe de ser expert. Ainda tenho que estudar muito... rs

1 - Da mesma business insider que voce postou: http://www.businessinsider.com/merchants-arent-acc...

Tem outros artigos se procurar com a mesma conclusao. Alias, tem pra todos os gostos, dificil se guiar pois existe uma enxurrada de artigos com diferentes prognosticos.

2 - Concordo, com certeza o lancamento dos produtos de futuro pro BTC ajudam a estabilizar. Deixa o cenario mais bacana pro comercio adotar a moeda e trabalhar hedgeado. A ver!

Desculpe por problematizar o topico, eh que gosto de entender o raciocinio de todos. Entender o que pensam os entusiastas ajuda a quantificar o quanto de risco posso tomar no ativo em questao.

345496  - uqaz   -  23 Dez 2017, 14:52
Muito bom! De fato faltam interfaces amigáveis... qq um com curiosidade, conhecimento de programação e um notebook com conexão à internet pode entrar no negócio. É o nicho do futuro, vou tentar convencer minha filha a seguir por esse caminho kkk

345488  - Jonas_Schwingel  -  22 Dez 2017, 23:01
O propósito do Bitcoin é ser um refúgio contra a farra monetária de bancos centrais, ou seja, a mesma função do ouro e da prata. Keep it simple. Atenha-se às premissas alicerce. Há muito mais a respeito, mas são apenas edificações que derivam do alicerce.

Se você for comprar quando todas a condições de sucesso estiverem satisfeitas, isto já estará no preço e você não vai ganhar nada. ´Valor não precificado´ é o nome do jogo.

E ninguém é obrigado a achar que tem valor. Faça sua lição de casa, monte sua estratégia e let the market roll.

345486  - Xito  Nível -  22 Dez 2017, 21:57
Uns meses atrás li uma estrategia interessante, um cara que colocou 5% do patrimônio em 20 altcoins diferentes. Divulgou apenas 10 e disse que não divulgaria tudo porque a metodologia que desenvolveu para evitar shit coins é proprietária. TRON me chamou MTA atenção justamente pq já está em mais de 10 milhões de wallets, tem um mercado de nicho diferenciado (entretenimento digital) e muita gente forte por trás. Desde então já subiu umas 10x.

345484 - uqaz   -  22 Dez 2017, 20:18
Sim, com poucas exceções q não tiveram ainda os testes de escalabilidade do bitcoin.

345483  - uqaz   -  22 Dez 2017, 20:15
... vc tem que ter mais paciência... és milennial?

1. Estou com preguiça e simplesmente vou copiar um comentário de outro fórum:

Seguem os links:
www.baggioimoveis.com.br/bitcoin www.cnbc.com/2017/09/05/dubai-real-estate-project-...

www.businessinsider.com/bitcoin-priced-apartment-i...

www.miamiherald.com/news/business/biz-monday/artic...

cointelegraph.com/news/real-estate-buyer-makes-13-million-buying-home-with-bitcoin themerkle.com/bitcoin-blockchains-first-property-ownership-transfer-settled-by-ubitquity/

2. Calma... já existem mercados futuros. O comércio pode se usar deles.

Não veja o agora-agora. Espere um pouquinho...

345479  - pocunha  -  22 Dez 2017, 19:20
O que o BTC se propõe a ser no longo prazo? Moeda? Então, no mínimo ele tem que ser:

1- Aceito em estabelecimentos. Ainda está longe e cada vez fica mais. Esses dias li que esse ano mais estabelecimentos decidiram desistir de aceitar do que estabelecimentos que começaram, principalmente por conta da volatilidade. Confere? Alguém sabe?

2- Estável. Isso é tudo que ele não é hoje.

Sobre enxergar valor na tecnologia: a tecnologia é opensource. O BTC não a detém, não acho que seja algo de valor para quem tem a moeda.

Em suma, é muito investidor pra pouco usuário. Mas agora que deu uma queda, devo voltar com um cascalho, mas sinceramente, é cassino. Na minha cabeça (meio oca) não tem como isso dar certo no longo prazo. Mas posso estar errado, obviamente.

345464  - Jonas_Schwingel  -  22 Dez 2017, 13:59
Quando o Bitcoin estava subindo sem parar e eu estava fazendo minhas vendas, muita gente me procurou querendo comprar. Aos que tiveram a sabedoria de não comprar na euforia, este pode ser o momento. Comprar euforia nunca é uma boa ideia, apesar de que no momento da euforia muita gente é contaminada pelo sentimento de que "desta vez é diferente". Não. É tudo sempre igual.

Nada mudou no valor, mas no momento há um pânico no ar e o preço está com 40% de desconto em relação ao topo histórico. Vai continuar caindo? Não sei. É o estouro da bolha? Não sei. Vai subiu logo após? Não sei. Só sei que se o ativo vier a ser o que ele se propõe no longo prazo, este pode sem um bom momento para iniciar uma posição dentro de um portfólio diversificado para aqueles que estavam fora e enxergam valor na tecnologia.

345422  - Jonas_Schwingel  -  21 Dez 2017, 10:44
Este artigo não serve para mim. O que mais fiz nestes últimos meses foi vender lascas de 10% da posição para comprar ativos que geram caixa.
Se eu tivesse bola de cristal eu não teria feito isso, mas é isso aí. Ninguém sabe o dia de amanhã.

345249  - Jonas_Schwingel -  14 Dez 2017, 18:09
Isso é, como diz o professor, um samba do crioulo doido.

Eu tive uma situação de trocar BCH diretamente por ETH. Fiz assim. Simulei que a transação não ocorreu de maneira direta (BCH>BRL>ETH em vez de BCH>ETH) e estimei em BRL o valor da venda de BCH e da compra de ETH. Então registrei em BRL o ganho de capital da venda de BCH o preço médio para a compra do ETH. Utilizei as cotações do momento. Não sei se é a maneira correta, mas para todos os efeitos, os cálculos de ganhos de capital e de preços médios estarão corretos ou suficientemente aproximados.

345247  - montoro666  -  14 Dez 2017, 17:50
Acima comentamos sobre a tributação em cima de venda de bitcoins, e a isenção sobre os 35k.

Mas eu tenho uma dúvida. E quando a conversão é feita de crypto para crypto, e não de crypto para real?

Exemplo: Compro 100 Bitcoins com R$. Troco essas 100 Bitcoins por 100 Ethereuns. Ethereuns se valorizam 10x em cima dos bitcoins. Vendo as 100 Ethereuns e embolso 1000 Bitcoins.

O imposto devido é só na eventual conversão em real desses últimos 1000 bitcoins em moeda (real)?

Procurei em fóruns gringos e a IRS parece que entende que tem que pagar o "lucro" da venda de moeda/moeda...

345195  - ugozanchi -  13 Dez 2017, 10:31
Confirmado! Na propria pagina da receita fala: http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/cidada...

Se o link nao funcionar escreva no google, perguntao receita federal 2017 e procure no arquivo por bitcoin , criptomoedas tem bem explicado essas e outras perguntas la vale a pena olhar.

ALIENAÇÃO DE MOEDAS VIRTUAIS
607 — Os ganhos obtidos com a alienação de moedas “virtuais” são tributados?
Os ganhos obtidos com a alienação de moedas virtuais (bitcoins, por exemplo) cujo total alienado no mês seja
superior a R$ 35.000,00 são tributados, a título de ganho de capital, à alíquota de 15%, e o recolhimento do
imposto sobre a renda deve ser feito até o último dia útil do mês seguinte ao da transação.
As operações deverão estar comprovadas com documentação hábil e idônea.
Consulte as perguntas 447 e 544
(Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966 - Código Tributário Nacional - CTN, art. 118; Instrução
Normativa SRF nº 84, de 11 de outubro de 2001; e Instrução Normativa SRF nº 599, de 28 de
dezembro de 2005)

345194  - montoro666 -  13 Dez 2017, 10:29
É 35k

Pergunta n. 607: — Os ganhos obtidos com a alienação de moedas “virtuais” são tributados?

Os ganhos obtidos com a alienação de moedas virtuais (bitcoins, por exemplo) cujo total alienado no mês seja superior a R$ 35.000,00 são tributados, a título de ganho de capital, à alíquota de 15%, e o recolhimento do imposto sobre a renda deve ser feito até o último dia útil do mês seguinte ao da transação.
http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/cidada...

345184 - fridao  -  13 Dez 2017, 01:23
Bitcoin acho que é 35K, alguem confirma?

345182 - Alascio -  12 Dez 2017, 22:52
Isenção mensal de venda é 20.000,00 para não pagar ir sobre o lucro.

345177  - fridao - 12 Dez 2017
Uma curiosidade: se vc vender, mensalmente, dentro do limite de IR(35K?), e a valorização continuar no atual ritmo, existe a possibilidade de nunca conseguir zerar posição???...
Curiosidade...hihihi

345166  - Jonas_Schwingel  -  12 Dez 2017, 16:16
Os sintomas de topo estão cada vez mais presentes. Ontem saiu no JN, colegas de trabalho querendo comprar, etc...

Apesar de achar que o BTC vale mais do que a cotação atual, penso subiu demais no curto prazo e isto, como sempre, está atraindo muita gente despreparada, o pessoal do oba-oba.

Neste cenário, uma boa correção fica cada vez mais provável e talvez necessária para uma tendência de longo prazo mais saudável.

Muitos bulls pensam que "desta vez é diferente" e seguem comprando como se não houvesse amanhã.

Eu sou cético pois a história mostra que na verdade é tudo sempre igual. Por isso prefiro ir fazendo minhas vendas, fazendo caixa e comprando mais ativos que geram caixa.

Se realmente "desta vez for diferente" e a coisa continuar subindo indefinidamente não ficarei chateado por ter ganho menos.

Não sou bear nem bull no curto prazo. Se subir vou fatiando, se cair bem posso até voltar a comprar.

345165  - fridao   -  12 Dez 2017, 15:18
BTC
Se a moda pega...
Investidores estão hipotecando casa para comprar bitcoin nos EUA, diz associação
https://g1.globo.com/economia/noticia/investidores...

345061  - NumBroker   -  09 Dez 2017, 12:20
Bancos de Wall Street querem barrar futuros de bitcoin
Por Philip Stafford | Financial Times, de Londres
iStock

Os maiores bancos do mundo estão lutando contra o lançamento de contratos futuros de bitcoin, alertando às autoridades reguladoras dos Estados Unidos que o sistema financeiro está mal preparado para negociar esses papéis, em meio à disparada do valor da volátil criptomoeda.

Ontem, o preço do bitcoin voltou a bater recordes e superou a marca de US$ 16 mil, dando continuidade ao rali iniciado no início deste ano, quando era negociada a menos de US$ 1 mil. Há investidores institucionais que se mostram dispostos a negociar o ativo, mas apenas via mercados regulamentados.

Ainda assim, o lançamento dos contratos futuros pelas bolsas CME Group e CBOE Global Markets, ambas de Chicago, que está planejado para os próximos dias e recebeu luz verde da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) na semana passada. Isso acabou desencadeando reações contrárias entre grandes corretoras que garantem os negócios no setor.


Segundo uma versão preliminar de uma carta à CFTC preparada pela Futures Industry Association, um grupo lobista das firmas que operam no mercado de futuros e entre cujos membros estão todos os maiores bancos de Wall Street, a rapidez da introdução dos contratos futuros de bitcoin "não permitiu a adequada transparência pública e [o envio de] comentários".

O grupo lobista representa algumas das maiores corretoras do mundo, como Goldman Sachs, Morgan Stanley, J.P. Morgan e Citigroup. A CMO e a CBOE concordaram em operar os contratos futuros sob um regime autocertificado, de forma que as autoridades reguladoras tiveram um tempo mínimo para avaliá-los formalmente.

A carta, à qual o "Financial Times" teve acesso antecipadamente e que foi enviada ontem à CFTC, argumenta que usar um esquema de autocertificação para "esses produtos inéditos não se alinha com os possíveis riscos subjacentes a sua negociação e deveria ser reavaliado".

A CFTC alertou na semana passada, durante seu processo de aprovação, para o fato de que os mercados de criptomoedas são em grande medida livres de regulamentação e que a agência tem "autoridade estatutária limitada".

A carta dos grandes bancos prossegue: "Também é de nosso entendimento que nem todos os comitês de risco das bolsas em questão foram consultados antes da certificação para lançar esses produtos." As corretoras operando em mercados futuros temem ter de acabar arcando com a maior parte do risco associado aos futuros de bitcoin, porque a margem que protege esses contratos fica localizada em uma câmara de compensação.

As câmaras de compensação ficam entre as duas partes em um negócio de compra e venda de ativos, gerenciando o risco para o resto do mercado se um lado não honrar os termos do acordo. Em parte, as câmaras são financiadas conjuntamente pelos bancos para proteger o mercado contra a falência de seus maiores membros.

Várias corretoras entre as dez maiores confirmaram de forma reservada ao "Financial Times" que não vão compensar os produtos de imediato.

O ABN Amro comunicou a seus clientes que vai compensar os contratos futuros de bitcoin, mas apenas se eles tiverem apresentado solicitações por escrito. Também ressaltou que vai avaliar os sistemas de negociação dos clientes e seu histórico em cumprir os limites de risco. "Outros fatores podem ser considerados [pelo ABN Amro] a sua única e absoluta discrição", segundo nota do banco.

A CBOE informou que seu mercado de futuros não tem um comitê de risco e que fez consultas com seu conselho e seu comitê de supervisão de regulamentação. A OCC, sua câmara de compensação, também tem um comitê de risco que analisou o produto. Em sua documentação sobre o lançamento, a CME destacou ter discutido as especificações dos contratos com os clientes por cerca de seis meses. Na quarta-feira, não retornou de imediato os contatos para comentar o assunto.
Fonte: http://mobile.valor.com.br/financas/5221627/bancos-de-wall-street-querem-barrar-futuros-de-bitcoin

345058  - uqaz   -  09 Dez 2017, 09:15
É tudo ou nada msm. Ou a bolha do bitcoin vai a zero ou vira a moeda mundial. Vcs não conseguem mesmo ver um cenário intermediário? Sobre o dinheiro que vc tem no banco com grande confiança, entenda que cipriotas pensavam do mesmo jeito... até que houve um feriado bancário e a confiança deles no sistema não serviu de nada. Falando nisso: https://www.outlookindia.com/website/story/preparing-for-cyprus-moment-centre-may-allow-banks-to-use-your-hard-earned-depos/305263 Política cambial bem administrada...sei...

345051  - kknove   -  08 Dez 2017, 21:46
Outro dia li uma definição curiosa. Hoje, Bitcoin é mais um banco em q vc pode ser correntista e dono de um pedaço dele, do q propriamente uma moeda, uma vez q sua circulação é restrita. Contudo, levando essa hipótese adiante, bancos dependem basicamente de sua credibilidade e da fé dos correntistas. Mesmo o banco mais sólido do mundo pode ruir em poucos dias se enfrentar uma corrida de saques. A diferença é que a fé das pessoas no sistema bancário tradicional é sustentada pela existência de um banqueiro central dotado de poderes quase celestiais. No bitcoin não há nada remotamente parecido. Talvez esta seja a força e/ou a fraqueza deste ativo, a depender das circunstâncias que fazem as pessoas terem fé ou não, para deixarem ou sacarem seu dinheiro investido em BTCs.

345050  - pocunha  -  08 Dez 2017, 21:16
Bom, acho que ninguém entendeu o que eu quis dizer, talvez eu não tenha sido muito claro.

Vocês estão tratando o BTC como se ele pudesse substituir o sistema monetário governamental, e não como um investimento de curto prazo (o que hoje ele é). Já fiz essa pergunta, quanto de vcs usa o BTC como moeda? Ninguem. Estamos todos "posicionados". Veja a diferença, por acaso, vc se vê posicionado em Reais (BRL)? Real é uma moeda, BTC é um investimento. Enfim...

Além disso, foi colocada a característica de escassez como sendo desejada. Obviamente uma característica desejada pra quem o trata como investimento, pois como moeda, tudo que ninguém quer é que seja escassa, né? O dólar hoje é a moeda mais segura nesse quesito exatamente por ser aceita em qualquer canto.

Segurança... hmmm não sei se as pessoas acham, de fato, o BTC mais seguro. O sistema pode ser infinitamente mais seguro (e concordo que seja), mas o que importa é o sentimento do portador. Eu, por exemplo, sempre me cago com meus BTC's, confiro a carteira todo dia. Entretanto nunca achei que o dinheiro da minha conta bancária fosse sumir. Ter um intermediário no meio, as vezes é importante... É alguém para culpar se der merda rs. Mas obviamente esse não é o ponto porque obviamente o sistema BTC permite intermediários para cuidar do seu dinheiro..

O ponto é:

DESCENTRALIZAÇÃO - nessa parte, eu sinceramente discordo de que a descentralização seja algo completamente desejável. As políticas cambiais estão aí para o bem e para o mal. Bem administradas, o sistema é ótimo. O governo emite moeda com base na produção, ou seja, o que foi criado de valor pela sociedade, para continuar representando aquele mesmo montante. Foi isso que acabou com o padrão ouro e não foi à toa. É um ótimo sistema, estável, e inclusive poderia ser feito com crypto. Por isso acho que não vinga. Posso estar errado. Mas esse é ponto.

--

Agora, acho engraçado pessoal sacaneando titulo publico como se fosse uma merda. Achei meio imaturo, pois foi "piadinha". E olha que nem falei do Brasil, falei de um modo geral. E mesmo que tivesse falado, é um ativo como qualquer outro, que inclusive muitos graúdos aqui desse forum carregam em suas carteiras.

Enfim, não trato a opiniao de ninguem aqui do forum com desdenho, respeito a todos. Nessa discussão faltam monetaristas e sobram cagadores de regra. Hoje, por exemplo, recebi em um grupo do zap a recomendação de um amigo designer para comprar BTC... A luz amarela tá ligada há tempos.... Mas sigamos!

--

Um bom fds a todos, e que essa porra vá na Lua. Mas não tirem seus dedos do gatilho.

345044  - Molothrus bonariensis -  08 Dez 2017, 15:04
Acho que você está se referindo a uma moeda oficial, emitida por um país (banco central).

O problema, neste caso, não me parece ser técnico.

O que faz o bitcoin ser tão desejado? É sua característica de "escassez", "segurança" e "descentralização" .

Qual a diferença entre o Real e um eventual BitReal? Este BitReal teria um controle central e seria emitido a bel prazer da autoridade emissora, como o Real é hoje. Ou seja, deixaria de ser escasso e passaria a ser inflacionável, alimentando a dívida do governo da mesma maneira que hoje. Ou seja, não muda nada. Porisso uma criptomoeda oficial não seria nada além do que é hoje seu saldo bancário. Você precisa entender o significado por tráz da forma. Seu saldo bancário hoje já é virtual.

O Bitcoin nasceu da constatação que as moedas fiduciárias estão gerando crises cada vez maiores pela má gestão dos governos, que as utilizam para emitir dívida sem limite e mascarar uma cruel taxação dos mais pobres (já expliquei isso em um post anterior). Você pensar em colocar as criptomoedas novamente sob o controle dos governos é trocar 6 por meia-dúzia.

345026 - Molothrus bonariensis   -  08 Dez 2017, 10:54
Outro excelente artigo: Tudo que você queria saber sobre bitcoin mas não tinha pra quem perguntar

345023  - marcosvinicius2  -  08 Dez 2017, 09:39
willamsilva, não fique chateado com o pessoal, acontece que o bitcoin é uma grande novidade, por isso muitas pessoas tem interesse em saber mais detalhes, para saber se pode coloca-la em seu portfólio, nesse momento tirar todas as duvidas é fundamental para tomada de decisão, eu por exemplo, não tenho qualquer interesse por AT, TESOURO DIRETO, ESUD, ESUT, DEBÊNTURES, etc, mas vira e mexe esses assuntos são abordado aqui, faz parte de um ambiente democrático, em relação a bloquer usuários, essa decisão cabe somente a você, mas é preciso salientar que uma diversidade maior de opiniões, mesmo daqueles foristas pelos quais não temos muita afinidade, muitas vezes faz com que tenhamos mais subsídios para se posicionar em determinado ativo, por isso gosto de ler tudo que todos escrevem, espero que você continue contribuindo e participando do forum como semrpre fez.

345013  - jackma  -  07 Dez 2017, 20:26
pergunta ao uqaz

vc nao realizou nenhum lucro em relaçao ao BTC? sinceramente essa disparada ate 60 mil reais me asustou, e hoje vendi todo meus BTC. o que esta acontecendo nas ultimas 2 semanas é surreal

BTC era 5% da minha carteira em maio/2017, agora vendi e o valor é 20%.

vou ficar de fora esperando uma queda (assim como fiz em abril, onde fiquei esperando cair pq estava achando 4500 reaiscaro e recomprei nos 9800 e quebrei a cara hahaha)

boa sorte a quem continua comprado, mas vou ver a festa do lado de fora agora. como diz um amigo, realizar lucro nunca deu prejuizo

344983  - Molothrus bonariensis -  07 Dez 2017, 16:03
Pedindo antecipadas desculpas aos colegas que não se interessam pelo tema "Cryptocurrencies", mas gostaria de compartilhar um dos melhores artigos que já lí sobre o tema e o atual dilema se é ou não uma bolha, antecipando minha completa concordância com os argumentos apresentados no artigo.

Imparcial e abrangente na analise: Popping the "Bitcoin is a Bubble" Hysteria

344942  - Molothrus bonariensis   - 06 Dez 2017, 21:27
Já que o assunto tem sido muito comentado por aqui nos últimos dias, segue um alerta de possível correção forte nos preços do Bitcoin, no curto prazo. Graficamente, temos a formação de uma Wolf Wave de baixa, com target próximo aos US$5500,00.

Pode não corrigir e subir alucinadamente. Pode parecer um exagero. Isso não é uma previsão, mas um sinal de alerta. Contudo, considerando o início do mercado de futuros em 1 semana, quando grandes players poderão apostar contra o preço (até hoje você só poderia apostar a favor ou ficar fora do mercado), acho que é uma possibilidade a ser considerada nas suas estratégias. Como é um mercado pequeno e amador, de apenas US$7BI/dia no mundo inteiro e existe muita concentração de bitcoins na mão de poucas pessoas (grandes e históricos mineradores), basta 1 ou 2 grandes players apostarem na venda para começar um movimento forte de correção e pânico.

Pela Wolf Wave, estamos em momento de venda.

Por Fibonacci, estamos testando em uma resistência importante dos preços que, se não for rompida, pode desencadear uma correção.

Pelo indicadores OBV e IFR, ainda não temos nenhuma divergência ou sinal de correção. Mas o IFR acima de 80% é sinal de perigo.

344925  - Jonas_Schwingel -  06 Dez 2017, 17:12
Valeu por pontuar, Ugaz! Muito bacana esse link.

Bitcoin é uma commoditie de valor obviamente > 0 que, por ter nascido com preço = 0, proporcionou às mentes que se abriram com mais rapidez uma grande oportunidade de investimento, apesar de "não gerar caixa... não pagar dividendo... etc.." como os investimentos tradicionais.

Certas coisas não mudam. Em quaisquer mercados, as oportunidades de compra estão naquilo cujo preço está abaixo do valor. Há 4 anos, com o BTC capitalizando praticamente 0% de qualquer ativo já estabelecido, a margem de segurança para assumir que o preço estava abaixo do valor era enorme. Hoje diminuiu muito essa margem, mas se o mr. Market resolver precificar essa coisa nos níveis de moedas de países grandes ou do ouro, ainda há muita água para passar por baixo da ponte.

Está sendo bastante proveito$o participar desse processo de precificação. Aqui fatio mas não zero.

Cuidado para não infartar com as altas aí.

344920  - CAP7  -  06 Dez 2017, 16:07
Povo bitcoinalista..........agora podem ficar tranquilos..........kkkkk......
http://www.infomoney.com.br/mercados/bitcoin/notic...

344916  - pocunha   - 06 Dez 2017, 12:53
Acredito que a teorização do BTC tá indo muito longe, quando deveria ser simples. Observem as perguntas abaixo:

1 - Você faz de fato uso de transações patrimoniais (compras, investimentos) por BTC hoje?

2 - Qual a porcentagem de pessoas que fazem uso do BTC como moeda?


A minha percepção, é que o número de pessoas esperando o sistema "acontecer" em busca de uma valorização é monstruoso frente as que usam de fato o BTC como moeda.


A demanda de ontem que puxava o preço para cima, era formada majoritariamente por entusiastas e investidores seletos, no entanto acho que essa demanda já chegou na camada de compra mais crítica. Em 2017, Bancos de investimentos e pessoas completamente leigas (tenho visto colegas que não nunca compraram uma ação na bolsa comprando bitcoins pra "ganhar dinheiro fácil") entraram na onda.


O problema é que essa camada não é paciente, tampouco entusiasta.

O BTC precisa de passar na "prova do uso", enquanto essa camada está posicionada, porque, ao meu ver, se ela resolver sair, o preço sofre um baque, e a confiança pode acabar atingindo os entusiastas lá de trás.

Diversifiquem. Comprem BTC com dinheiro para ser queimado! Considerem esse investimento como o de maior risco da sua carteira. Olho no peixo e outro no gato. Dedo no gatilho!!!!

344915  - jhcecato -  06 Dez 2017, 11:43
Se ocorrer uma proibição como essa que você citou, hoje em dia isso seria facilmente burlado com o uso do cartão de débito denominado em bitcoins citado pelo uqaz por exemplo.

Eu acredito que uma proibição um pouco mais efetiva teria que ir um passo além e basicamente atacar todas as interfaces entre o BTC e moedas reais e também todos os negócios associados ao ecossistema do BTC. O governo teria que basicamente proibir o funcionamento de exchanges, operadoras de cartões relacionados a BTC, impedir negócios de aceitar BTC, impedir o funcionamento de empresas de mineração, etc....

Tudo isso apesar de custoso é tecnicamente possível, agora o que é praticamente impossível é efetivamente proibir o protocolo BTC devido a inerente descentralização do sistema. Seria algo como tentar proibir o protocolo bittorrent que ja deu e ainda dá muito "prejuizo" a grandes corporações e ao governo por tabela no campo do direito autoral.

Como a rede BTC continuaria funcionando de qualquer maneira, especulo que o sistema se manteria vivo através de trocas entre pessoas físicas e provavelmente ainda haveria alguns "paraisos fiscais" ao redor do mundo que não teriam essas restrições ao uso de BTC e possibilitariam algum nível de troca entre BTC e moedas governamentais.

Desnecessário dizer que em um cenário de forte regulamentação como esse o preço (e a utilidade) do BTC iriam cair drásticamente em um primeiro momento até que se atingisse um novo status quo.

344903  - pedrosousa -  06 Dez 2017, 00:06
http://www.infomoney.com.br/mercados/bitcoin/notic...
POR RODRIGO TOLOTTI UMPIERES EM MERCADOS / BITCOIN 05 DEZ, 2017 19H02
Britânico quer escavar lixão para encontrar HD com R$ 280 milhões em bitcoins

http://www.infomoney.com.br/mercados/bitcoin/notic...

James Howells sempre acreditou no potencial da criptomoeda, mas jogou fora seu notebook em 2013 durante uma faxina em sua casa

LEIA TAMBÉM:

As 10 pessoas mais ricas do mundo
Rivais de Zuckerberg e bolsa dos EUA firmam parceria para lançar contratos futuros de Bitcoin
SÃO PAULO - O britânico James Howells já virou notícia no mundo todo há alguns anos quando disse a um jornal que jogou fora um computador que continha bitcoins, mas desta vez a novidade é que ele vai atrás destas moedas. Para isso, ele está tentando conseguir autorização de sua cidade para escavar um lixão em busca de sua fortuna perdida.
Até 2009, ele minerou cerca de 7,5 mil bitcoins usando um notebook, mas quando viu que sua máquina estava ficando velha, decidiu desmontar e vender as peças no eBay. Mesmo assim, como precaução, ele manteve o HD com ele, além de guardar as chaves de segurança para conseguir acessar as criptomoedas. Hoje, seus bitcoins valem US$ 86 milhões ou cerca de R$ 279 milhões.

O problema é que em 2013, sem querer, ele jogou o disco rígido fora durante uma faxina em sua casa. A questão é que Howells acreditava no potencial da moeda: "eu sempre soube que o bitcoin valeria tanto quanto hoje, sempre soube que o valor do disco rígido subiria", afirmou ele. "Futuramente, eu vejo esse HD facilmente valendo algo entre US$ 500 milhões e US$ 1 milhão", disse o britânico.

Em entrevista para a revista Veja, Howells explicou que o desafio é grande, por causa do custo, da complexidade da engenharia envolvida em aterros sanitários e de riscos como liberação de gases e explosão. Segundo ele, a ideia é juntar dinheiro com investidores. "Esperamos que o processo leve algo entre três e doze meses, e seria financiado por investidores privados que então ganhariam uma parcela dos bitcoins do HD, quando ele for encontrado", completou.

344902  - kknove   - 05 Dez 2017, 23:13
E se governos de economias centrais proibirem o BTC? Essa é uma hipótese plausível, pq manter o monopólio da emissão de moeda é essencial para os governos preservarem sua autoridade. As empresas desses países ficarão proibidas de aceitar pagamentos em bitcoins. Isso provavelmente restringiria a circulação da moeda ao black market de pessoas físicas, mais ou menos como é hoje. Não seria o fim do BTC como moeda, mas reduziria bastante sua utilidade potencial. Quanto disso já está no preço? Difícil dizer.

344898  - uqaz   -  05 Dez 2017, 21:41
Usar o dinheiro em reais é fácil, basta adquirir um cartão de débito internacional (bandeira Visa ou Mastercard). É facílimo, vc torra como se fosse um gringo kkk.

Sobre a proibição, é bem isso que vc fala.Segue a lista atualizada da situação dos países:

https://en.wikipedia.org/wiki/Legality_of_bitcoin_...

Como pode ver, o bitcoin foi banido em países bastante evoluídos como Bolívia, Equador, Quirguistão etc. Não duvido q aqui será proibido... mas, e daí? Olha quantos drivers: valor ancorado no estrangeiro, pseudoanônimo, fora do sistema, sem impostos... se isso cair no gosto popular, como o Uber, como parar?!

344897  - jhcecato   - 05 Dez 2017, 20:21
Se proibirem bitcoin aqui eu acho que a primeira coisa que irá acontecer é surgir mil tutoriais de como comprar bitcoin internacionalmente via paypal, compras p2p e outros métodos mais esquisitos, mas a única certeza é que as pessoas realmente determinadas não vão ser impedidas de comprar BTC por uma canetada de um político. O grande problema em si seria converter BTCs em Real para uso na economia, provavelmente p2p será a única opção.

Agora pensando bem, gostaria de ver como eles iriam estruturar uma legislação proibindo bitcoins que não impactasse outros ativos digitais como por exemplo micro-transações em jogos eletrônicos. No fim das contas e super simplificando as coisas tudo se resume a pessoas que se dispõem a colocar dinheiro "real" para comprar bits e bytes em algum lugar da internet. Senão basicamente trocamos o nome de bitcoin para bitshare e pronto, não é mais uma criptomoeda e agora é um criptoativo.

344895 - uqaz - 05 Dez 2017, 19:41
Eu sinceramente n sei o q acontece se proibirem o bitcoin aq, tendo a achar q na iminência comprarão enlouquecidamente, aumentando bem o preço. Às vésperas da lei seca foi o q fizeram, compraram toda a bebida q viram pela frente kkk

344894  - uqaz  -  05 Dez 2017, 19:36
... a imensa liquidez faz com que tudo fique caro. Sendo assim, as sardinhas correm pra ativos fora do radar: FIIs, vinhos, obras de arte ... Não são os fundos q colocam dinheiro q deixam o bitcoin caro, são pessoas empurradas achando q está tudo caro e buscam cestas mais exóticas (ex: uqaz). Sobre o seu risco de curto prazo, de Governos proibirem etc... há quem diga q acontece justo o contrário, q pessoas buscarão bitcoin. Isso faz sentido, aconteceu com as bebidas na lei seca e acontece atualmente com as drogas. E mesmo n acredito q todos farão isso ao mesmo tempo. Proíbe no Brasil... e?

344888  - Molothrus bonariensis   - 05 Dez 2017, 18:38
"o resultado de toda essa imensa liquidez internacional é essa bombação do bitcoin.." : Que liquidez foi direcionada para o Bitcoin? Não entrou 1 dolar institucional sequer no mercado ainda? Quem negocia Bitcoin hoje são, essencialmente,pessoas físicas. Acho que isso faria algum sentido se o Bitcoin estivesse na carteira de muito fundos de investimento pelo mundo, o que não acontece. Discordo.

No curto prazo:

Acredito que podemos estar vivendo um bolha sim. Uma bolha de curto prazo. O mercado é muito limitado e taxa de entrância de novos players é enorme. Isso pressiona os preços, sem dúvida. Em algum momento futuro essa taxa irá cair e, neste momento, os preços deverão se acomodar. Talvez em torno de US1000,00? US10000,00? US100000,00? Isso ninguém sabe.

Além disso, um grande risco de curto prazo é a manipulação do mercado. Hoje, o mercado de Bitcoin é muito pulverizado e movimenta apenas US$6,7Bi/dia no mundo inteiro. Com a eventual entrada de grandes players, a possibilidade de manipulação do preço é enorme, até que o mercado acomode essa grana. Esse pessoal é profissional e com pouca grana conseguem socar o preço para comprar mais barato (é o que está acontecendo com SAPR neste momento, na minha opinião. Vão socar até a data do leilão para arrematar barato.). Se esse mercado de futuros vingar, acho que podemos esperar muita volatilidade no preço, para qualquer lado.

Outro risco grande é um eventual banimento de muitos governos, que não o mataria, mas tornaria sua negociação bem mais difícil sem exchanges. Acho que o auge deste risco virá em 2018. Este ano os governos foram surpreendidos com o enorme crescimento do mercado e estão começando a se preocupar com o assunto. Ano que vem deveremos ter a reação. Mas, a história mostra que qualquer tentativa de banir algo não funciona, só alimenta um mercado negro. Assim foi na Argentina, quando tentaram controlar o dolar, assim está sendo na Vezezuela e Zimbábue, onde os governos querem proibir o mercado. Na China, quando tentaram banir a poucos meses, fez com que o Localbitcoin (que não é exchange, mas uma espécie de Mercado Livre de Bitcoin) batesse recordes de negociação e fez o Telegran (app de mensagens criptografadas entre grupos, similar ao WhatsApp) batesse recordes de instalação no país e a formação de incontáveis grupo de negociação de criptos.

No longo prazo: Acredito que não atingimos ainda o potencial de mercado para ele e demais criptos. Muitas altas e muitas baixas ainda virão. Só sei que quero ter meus Bitcoins bem guardados quando eclodir alguma guerra ou crise nos mercados. Até lá, comprinhas regulares periódicas

344887  - uqaz   -  05 Dez 2017, 18:17
Esses dois riscos que vc põe estão conosco há 9 anos. Até aqui houve problemas tecnológicos muito no início, claro, q derrubaram o preço. Fora isso a qq FUD, o preço sempre desaba 30-40%. Houve 4 desabadas desse tipo só esse ano kkk. Um evento do tipo Mt. Gox é bem improvável...mas... parece estar havendo movimentações parecidas qto aos USD Tether (dólares de mentirinha inflando o preço do bitcoin, será?).

344886  - jackma   -  05 Dez 2017, 18:13
tenho conta em todas principais corretoras de BTC. a que melhor me atende e termo de taxas é a negociecoins. ja devo ter feito mais de 10 operaçoes por la e nunca tive problemas. tenho conta com eles tem mais de 1 ano

344885  - jhcecato   -  05 Dez 2017, 18:03
Também não acredito na idéia da pirâmide. Acho que os principais riscos atuais são 2:

Risco de manada/fluxo: Uma notícia qualquer que cause um crash violento na moeda gerando corrida para "realizar lucros" sem alterar os fundamentos da moeda em si. Pra quem tem estômago e manejo de risco não há problema aqui.

Risco tecnológico: Aqui há alguns exemplos. Um hard fork que comprometa a vantagem de escala que o BTC tem hoje. Uma outra altcoin tecnologicamente superior esvaziando a demanda por BTC. Uma vulnerabilidade no algoritmo/criptografia que comprometa algum aspecto da moeda. etc...

Minha referência ao poker não foi no sentido de que apostar em outras altcoins seja "jogatina", mas simplesmente para exemplificar que jogar poker sem valer dinheiro de verdade não é a mesma coisa que jogar valendo dinheiro. Na minha opinião investimentos em geral funcionam da mesma maneira. Estudar "de fora" é importante mas a conversa sempre muda quando você efetivamente coloca algum dinheiro em um determinado ativo.

Eu mesmo planejo apostar em algumas altcoins em que vejo alguma vantagem tecnologica sobre a atual referência (BTC)

Referente ao mercadobitcoin, também ja fiquei sabendo de problemas com eles, infelizmente depois de já ter entrado, mas certamente não vou colocar mais nada lá.

Por enquanto planejo migrar para a foxbit.

344882 - uqaz  - 05 Dez 2017, 17:52
Até um tal de small caps me amaldiçoar com um argumento bobo, pensava como vc, como um refúgio certo da próxima crise... estava há anos caçando uma alternativa ao ouro para a carteira, um anti-investimento. O ouro é impraticável em Banânia (custo altíssimos de compra e venda), então sobrou o bitcoin.

Até então tinha certeza disso, de o bitcoin ser o refúgio de uma crise mundial futura, como o ouro. O que o small apontou foi simples: o resultado de toda essa imensa liquidez internacional é essa bombação do bitcoin... retirando isso, será que o bitcoin sobrevive? Por um ladotalvez ocorra um choque de iliquidez (e aí q reside o perigo aos detentores do bitcoin), eu duvido que Governos ficariam parados em não injetariam QE infinitos a fim de ressuscitar o morto... mas por outro, o bitcoin é ainda tão pequeno, é um ouro nanico de 0,2tri (sendo o ouro com 7 tri) que talvez receba recursos vindos dos bonds e ações qdo essa bolha toda estourar.

344881  - jhcecato -  05 Dez 2017, 17:50
Uma moeda não-inflacionária seria um pesadelo completo para governantes em geral mundo afora...

Basicamente os obrigaria a obedecer as leis da matemática e ter um orçamento equilibrado ao invés de simplesmente inflacionar a moeda e passar a conta para a população...

Dúvido fortemente que veremos algum país adotando uma moeda não-inflacionária no futuro, seja ela cripto ou não.

344880  - Molothrus bonariensis  -  05 Dez 2017, 17:11
Penso que o grande problema das moedas fiduciárias é que, em não havendo um lastro (que limite sua emissão), os governos podem utilizá-las como imposto disfarçado. Funciona assim, de maneira bem simplificada:

1- Governo: emite título de dívida de 100K, com juro pré-fixado de 10% ao ano. Ou seja, vai te pagar 110K em 1 ano (apenas para exemplificar).

2- Você compra o título e empresta os 100K achando que vai ganhar 10% em 1 ano.

3- Contudo, até o momento de te pagar a dívida, o Governo aumentou em 20K a oferta de dinheiro.

4- Você recebe seus 110k, mas como aumentou a quantidade de dinheiro em circulação, os produtos sofreram um acréscimo aproximado de 20% para voltar ao equilíbrio oferta/demanda (mais dinheiro -> maior demanda -> aumento de preços).

5- Resultado: você irá comprar 10% a menos com os 110K que o governo lhe pagou, após 1 ano.

Ou seja, desde o fim formal do lastro das moedas, em 1971, os governos iniciaram uma orgia de endividamento sem limites. E Keynes deu o racional que precisavam para se justificar.

Assim, a inflação se torna a mais cruel taxação compulsória da população, que afeta principalmente os menos favorecidos porque enquanto você , que emprestou os 100K e recebeu 110K conseguiu proteger um pouco seu capital (perdeu apenas 10%), o pobre, que não tinha poupança para emprestar ao governo, sofreu uma perda de 20% (porque os preços subiram generalizadamente em 20%, aproximadamente).

Isso é uma bola de neve que sacrifica os mais pobres e as gerações futuras que, em algum momento, terão que pagar a conta, especialmente porque toda essa dívida dos governos não foi usada para investimento em geração de riqueza, mas para a sustentação de uma elite política (no Brasil e em qualquer lugar do mundo).

Contudo, concordo com o Uqaz. O Bitcoin (ou as criptomoedas), a meu ver, jamais serão uma moeda mundial. Penso que cada uma terá seu nicho de mercado de acordo com sua utilidade. Por exemplo:

1- O Bitcoin possui muita segurança e é realmente muito democrático (sem um controle central). Contudo, possui tarifas mais altas e não se presta para pequenas transações. Mas, é uma excelente reserva de valor, como o ouro, para se proteger em momentos de crise (falta de confiança no sistema financeiro, como em 2008). Você não compra Ouro como moeda ou mesmo como investimento. Você compra Ouro quando percebe um risco muito elevado, para proteger seu patrimônio. Hoje, penso que a maior utilidade do Bitcoin é essa. Se estourar uma guerra ou uma nova crise, como em 2008, o Bitcoin irá desempenhar o papel do Ouro melhor que o próprio Ouro (que é difícil de comprar, guardar e vender).

2- O Litecoin, filho do Bitcoin, possui taxas de transação irrisórias e confirmação da transação em segundos. Além disso, é talvez a cripto mais preparada para operar em paralelo com o Bitcoin, numa Lightning network. Uma excelente moeda para quem precisa pagar/enviar pequenos valores para qualquer lugar do mundo de modo rápido e barato.

3- o Ethereum, muito mais que uma moeda, é um sistema operacional descentralizado, devendo ser a base de desenvolvimento dos contratos inteligentes que devem invadir o mercado nos próximos anos.

Contudo, assim como os muito ricos podem ter seus estoques de ouro para se proteger dos governos, os não tão ricos podem ter seus estoques de Bitcoin para o mesmo fim. Podem, com o Litecoin, mandar um trocado para qualquer lugar do mundo sem ter que pagar tarifas proibitivas para o sistema bancário, que hoje monopoliza essas transferências, da ordem de US$600BI/ano.

E, talvez, dentro de poucos anos, seu carro elétrico autônomo irá pagar a recarga da bateria com Ether, sem sua interferência. Melhor ainda. Você comprará um carro autônomo que, quando não estiver lhe atendendo, ao invés de ficar na garagem pegando pó, estará "trabalhando" para você, no serviço de transporte autônomo, pagando e recebendo em Ether através de contratos inteligentes, sem a necessidade da sua interferência.

Vixe!! Já passei de Marte. Hora de voltar para a Terra... :)))

344878  - Jonas_Schwingel  - 05 Dez 2017, 16:40
Bitcoin como "moeda mundial" é exagero. Não precisa tanto. Nem deve. Esses 8 ou 80 são bobagem.

Figurões bem respeitados na cena financeira mundial trabalham com a hipótese de que o Bitcoin pode, num futuro incerto, representar 10% de toda a capitalização mundial de moedas. Não to falando de nerds eufóricos ao estilo "To the moon, BTC!". To falando de velhos de cabelos brancos que entenderam as implicações da inovação. Isto, é claro, num cenário máximo de otimismo; se der tudo certo.

Para capitalizar 10% das moedas do mundo, o Bitcoin deveria ser cotado em torno de US$ 1 milhão.

Parece um upside surreal, não? Mas é bom lembrar que essa coisa saiu do zero. Não ha como calcular porcentagem para algo que saiu o zero. A aproximação matemática mais correta seria "1/0 tende ao infinito". Para chegar nos atuais US$ 12 mil, essa coisa se multiplicou infinitas vezes. De US$ 12 mil a US$ 1 milhão são "apenas" 83,3 vezes, muito menos do que já se multiplicou num passado recente.

Mas também pode cair ou ficar de lado. wink

Abraço,

Jonas

https://jonas-schwingel.blogspot.com.br/


344877  - Tnl   -  05 Dez 2017, 16:39
Vai operar futuros do Bitcoin uqaz? O q acha do pessoal operar futuros num mercado q “pra mim” tem baixa liquidez.. sou leigo.. tlvz esteja enganado mas não seria fácil operar vendido e socar venda pra quem tem uma grande quantidade?

344876 - uqaz  -  05 Dez 2017, 16:21
O fato de ter bombado 10x em 2017 não quer dizer que o bitcoin seja uma pirâmide... existem várias histórias de pessoas que possuiam milhares de bitcoins e os venderam por poucos dólares. O próprio Roger Ver distribuía bitcoins como confete pra qq um. Aqui se encontram alguns links sobre a distribuição dos bitcoins:

http://www.zerohedge.com/news/2017-09-19/cryptocur...

https://medium.com/@BambouClub/are-you-in-the-bitc...

Eu sinceramente não sei se estamos ou não num topo (Por que, pq subiu 10x..?) ou se o bitcoin perde a coroa do dia pra noite.

Sobre investir nessas outras cryptos, não acho que seja poker não. Conhecendo bem a que se propõe o projeto, o desenvolvedor é possível mitigar o aspecto "jogatina do negócio". Mesmo pq a época boa de "flipar" foi entre novembro-2015 a março-2016. Há o problema tbm da liquidez de fuga.

1. Afatse-se do mercadobitcoin. Ouvi notícias de que sumiram bitcoins;

2. Sobre o imposto de renda apenas estou projetando o que estou vendo nas discussões dos EUA na Coinbase. João comprou bitcoins a 100 e retirou-os a 120 da Coinbase. A Coibase atualmente considera que o camarada vendeu a 120, pq não tem outro preço kkk

344875  - uqaz -  05 Dez 2017, 16:08
Isso mesmo, não faz sentido criar um padrão ouro, limitando o poder de Governos. Jim Rickards argumenta que estão querendo é empurrar os tais SDRs. Acho que esse é o máximo de criatividade entre os Bancos Centrais.

Eu só acho que vcs são muito exagerados. "Bitcoin vai ser a moeda mundial", não, isso é um exagero. Não vejo um cenário em que todos negociem em bitcoins, mas sim bolsões econômicos que o façam. Talvez o bitcoin vire de fato A referência mundial, isso vá acontecer mas estamos a décadas disso, ninguém nesse fórum talvez veja isso acontecendo.

344872  - MuadibGV  -  05 Dez 2017, 15:16
Pensamentos esparsos sobre essas discussões bitcoin , lastro , etc.

O Molothrus outro dia comentou sobre o privilégio dos EUA de se financiarem perante o resto do mundo através do dólar.

E o Ângelo aventou a hipótese da moeda chinesa e o euro substituirem o dólar.

E o bitcoin poderia se tornar a moeda mundial?

Minha visão: o que garante o dólar é o fato dos EUA serem uma potência militar, econômica e científica. Chega a ser um paradoxo que o americano médio seja tão toupeira e eles como país sejam essa potência (isso mostra como eles se organizam como sociedade de maneira muito melhor que a gente, dá até vergonha de pensar nisso.)

A Europa, por outro lado, não tem esse dinamismo todo, enfrenta um envelhecimento de sua população. Por esse lado acho difícil o euro suplantar o dólar.

Já a China tem muitas interrogações. Já são uma potência militar, e cientificamente não devem estar muito atrás dos EUA. Mas continuaram crescendo assim sem liberdade política?

E pensando numa hipótese do bitcoin ou qualquer outra moeda semelhante se tornar padrão mundial. Por exemplo, BCs do mundo todo se reúnem e fazem o world-coin, uma moeda mundial semelhante ao bitcoin no aspecto não - inflacionário, ou seja, com uma emissão limitada. Os países não acabariam numa camisa-de-força semelhante àquela que o Euro foi para a Grécia, por exemplo? Incapaz de emitir moeda, baratear seus produtos, etc.? Até que ponto é desejável essa moeda não-inflacionária?

344866  - jhcecato -  05 Dez 2017, 13:35
Eu que gostaria de agradecer você por sempre levantar pontos de vista diferentes por aqui, especialmente em relação as criptos.

Se estamos comprando topo, se é pirâmide, se o BTC vai sucumbir a outras criptos etc... Diria que provavelmente sim, alguns desses riscos devem se concretizar, no entando para mim tudo isso está no campo das especulações e minha maneira de lidar com essa incerteza é somente controle de risco. Por isso por enquanto só coloquei um percentual irrisório do patrimônio nas criptos.

A principio seria possível estudar as criptos "de fora" sem colocar dinheiro, mas fico com a impressão de que acaba se tornando a mesma coisa que jogar poker sem valer dinheiro ou brincar em simuladores de bolsa. Todos sabemos que quando o dinheiro de verdade entra na jogada a coisa muda de figura, mesmo que seja pouco dinheiro.

Em relação aos pontos que você levantou.

1 - De fato minhas contas se basearam nas taxas do mercadobitcoin (R$2,90+1,99% no depósito e R$ 2,90+199% no saque + tarifas de TED e afins). Aprimorando meus estudos já vi que essas taxas estão de fato muito elevadas e acabei abrindo uma conta na foxbit que parece ter taxas mais palatáveis (somente 1,39% no saque). Acabei nem estudando mais a fundo ainda a questão do spread entre o BTC/USD e o BTC/BRL.

2 - No momento estou só aguardando uma baixa no valor das transaction fees para remover os BTCs da exchange. Compreendo o risco enquanto eles estão lá e o valor é compatível com o risco. Interessante esse ponto sobre a Receita que você levantou, no entanto o fato gerador do IR não seria somente na venda dos BTCs (conversão BTC->BRL)? Não entendi exatamente como retirar os BTCs prontamente da exchange ajuda nesse ponto.

3 - 100% de acordo aqui, o potencial que vejo no BTC seria o equivalente ao que foram as contas digitais quando eram ofertadas pelos bancos porém em escala global. Por sorte acabei conseguindo uma dessas contas digitais que hoje me possibilita enviar TEDs de qualquer valor sem pagar tarifa alguma para qualquer banco no brasil. A comodidade de pagar um churrasco com os amigos mandando um TED de R$10,00 sem custo algum é fantástica. Vejo o BTC cumprindo um papel parecido mas de maneira muito mais eficiente, descentralizada e em escala global. Vamos aguardar a esperada Lightining Network e ver como as coisas se desenvolvem.

344857  - uqaz   05 Dez 2017, 12:07
Concordo integralmente. Inclusive na busca de novas ICOs tenho apostado (depois de apanhar muito kkk) mais no desenvolvedor(es) em si do que no projeto. Como um angel.

344854  - Molothrus bonariensis   -  05 Dez 2017, 10:35
Sobre Google e Altavista: não comparei duas empresas. Comparei duas tecnologias. Dois mecanismos de busca. O crescimento da empresa ocorreu após o sucesso do mecanismo de busca. O mecanismo da google ganhou a batalha por ser melhor, não porque a empresa o "impôs" ao mercado de alguma forma (ela era quase uma empresa de garagem naquela época).

Da mesma maneira, o Bitcoin é a tecnologia pioneira (como o Altavista). Isso lhe dá vantagens em relação às demais. Mas, ainda não sabemos se essa tecnologia é a melhor para o futuro das criptomoedas. O IOTA tem uma proposta de "grafos tangle" ao invés de blockchain para o livro razão, além de outras propostas tecnológicas. Talvez, num futuro próximo, a tecnologia blockchain (uma lista encadeada em termos de TI) perca espaço para uma outra tecnologia que se mostre mais eficiente.

Enfim, a caixa de pandora foi aberta e não se fechará mais. Mas, ainda estamos engatinhando quanto a melhor tecnologia para dar suporte às criptos. Não tenho convicção de que o Bitcoin será a melhor alternativa no futuro. Mas, certamente é a melhor agora e eles tem a melhor equipe de desenvolvimento a meu ver. Também estou convicto que se, eventualmente, surgir uma nova alternativa mais promissora ao Bitcoin, quem está estudando e vivendo o mercado será um dos primeiros a entender e migrar para esta nova alternativa.

Hoje, tenho e acredito em Bitcoin (reserva de valor), Litecoin (moeda) e Ethereum (computador descentralizado que deve crescer muito com a popularização dos contratos inteligentes, em 2-5 anos).

344853  - marcosvinicius2 -  05 Dez 2017, 09:23
A FEBRE do Bitcoin emplacou de tal forma que ontem teve até reportagem no Jornal Nacional:
Edição do dia 04/12/2017
04/12/2017 21h41 - Atualizado em 04/12/2017 22h11
Cotação da bitcoin, moeda virtual, valoriza mais de 900% em 2017
Bolsa de commodities de Chicago vai negociar contratos futuros em bitcoins; com a disparada vem o temor de nova bolha financeira.
FACEBOOK

A cotação de uma moeda que só existe na rede mundial de computadores cresceu de forma vertiginosa em 2017 e essa disparada da bitcoin gerou o temor de uma nova bolha financeira.

Moeda para gente é um pedaço de papel ou metal com um valor definido. Quem garante que um pedaço de papel vale mesmo US$ 20 é o Banco Central dos Estados Unidos. Assim como no Brasil, quem garante o valor do Real é o nosso Banco Central.

É bem diferente das moedas virtuais, que não têm pátria, nem a garantia de instituições nacionais. As bitcoins são criadas por supercomputadores capazes de resolver problemas matemáticos complexos.

Mesmo com as incertezas, tem cada vez mais gente querendo comprar as moedas digitais. A procura é tão grande que a moeda da internet teve uma valorização de mais de 900% em 2017. Já tem gente se perguntando se não se trata de uma bolha.

Os US$ 170 bilhões em bitcoins, quase R$ 500 bilhões, ficam guardados em 9.500 computadores espalhados pelo mundo. Cada vez que uma bitcoin é usada, os computadores que cuidam da moeda entram em ação para se certificar que a transação é legítima.

Quando uma bitcoin compra um cafezinho, por exemplo, a assinatura digital daquela moeda deixa rastro que mostra que ela trocou de mãos. É o chamado blockchain, um sistema que garante que cada moeda chegue ao destino certo e impede que seja usada mais de uma vez.

E quem se interessa por bitcoins? Durante anos, os maiores usuários eram pessoas que queriam ficar bem longe do sistema financeiro tradicional: criminosos, terroristas e sonegadores de impostos. Agora, dá para comprar até apartamento com moeda eletrônica.

O volume cresceu tanto que o sistema financeiro já percebeu que não vai conseguir impedir as transações virtuais. O jeito, então, foi se unir a elas.

A bolsa de commodities de Chicago vai começar a negociar contratos futuros em bitcoins no próximo dia 18. Desde abril, o Banco Central do Japão reconhece a bitcoin como um método de pagamento legítimo. Os europeus não se renderam à ideia, porque acreditam que a moeda incentiva a lavagem de dinheiro.

É a mesma opinião de Joseph Stigler, Prêmio Nobel de Economia. Ele diz que devemos exigir da bitcoin a mesma transparência das transações com os bancos. Mas, que se isso acontecesse, a bitcoin simplesmente entraria em colapso.

Há quem discorde. Um advogado acredita que o futuro da moeda digital seja brilhante. Por enquanto, o que todos concordam é que é um investimento de alto risco.
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/12/cotacao-da-bitcoin-moeda-virtual-valoriza-mais-de-900-em-2017.html

344849  - uqaz   -  05 Dez 2017, 00:22
Qual a diferença do e-dolar pro dólar atual? Os dois são virtuais kkk

344848  - uqaz   -  05 Dez 2017, 00:20
Opa, gostaria de parabeniza-lo pela coragem (acho q estávamos comprando topo KKK)

1. Suas contas estão meio esquisitas. Hoje há um spread imenso do bitcoin daqui com o dos EUA, coisa de 15-20%. Pro gringo q vem pra cá vender bitcoins, tá uma maravilha. Só lembrando que esse spread normalmente é coisa de 5-10%. Uma transação relativamente rápida custa uns USD 2,00.

De fato, para pequenos valores está inviável. Há de se aguardar novas soluções como o Lightnning Network. Ou usar outras blockchain como a Litecoin.

2. Isso mesmo, assim que comprar os bitcoins, retire-os imediatamente da Exchange, por dois motivos: i. A Exchange pode ser hackear e vc pode perder tudo sem qq tipo de CVM pra te "ajudar" e ii. retirando logo vc trava o preço de saque e com isso a Receita não poderá te acusar de ter lucrado (ao retirar da Exchange).

3. Novamente, com a Lightnning Network serão criados os chamados "canais" que permitirão hubs pra várias e baratas transações simultâneas. Aprecie o fato de poder enviar quantias pra lá e pra cá sem a permissão de ninguém e mais rápido q um wire... É com isso q vc deve comparar n com o cartão de crédito!

Estou mais alinhado com a forma de pensar do MuadibGV, não faz sentido gastar bitcoins pra um cafezinho. Pense que por trás de todo esse esforço de manter a blockchain tem um Paraguay de energia elétrica... E o povo quer é comprar cafezinho... Pra quê!?

344845  - xakal   -  05 Dez 2017, 00:01
O bitcoin vai acabar qdo os países dominarem a tecnologia do blockchain e passarem a emitir moedas digitais Vc preferiria ter bitcoin criado por um cara que nem se sabe quem é ou um e-dolar ou é-franco suíço?

344844  - uqaz  -  04 Dez 2017, 23:57
Vc pensou numa criação artificial de ouro... já vi conjecturas de mineração em asteróides kkkk. Sobre o bitcoins ser o rei eterno dessa história toda (qdo vc menciona a beira Google x Altavista)... eu n sei... Vc comparou duas empresas, sendo que o bitcoins é um sistema de confiança. Atualmente todas as altcoins são referenciadas ao bitcoin q é o padrão ouro dessa história. É a blockchain mais descentralizada de todas, imparável há 9 anos - uma eternidade em termos de fintech. Sei q já postei isso, mas por favor, dê uma olhada: http://clubinvest.boards.net/post/21648

344840 - Ronimendes -  04 Dez 2017, 22:31
Marcusvinicius 2,

É nítido que no momento há uma euforia com o Bitcoin e outras criptomoedas, e muita gente está entrando com o claro sentido de especular com o ativo. Inclusive, muita gente leiga, que nunca estudou nada sobre investimentos, está entrando com todo o capital, sem fazer controle de risco. Nada errado contra especular. De médico, monstro, louco e especulador todo mundo tem um pouco. No meu entendimento, e também especulando (lembrando que especular é tentar adivinhar movimentos futuros), há claramente uma bolha formada (Mas devo ressaltar que como especulador eu sou uma negação. Não tenho nenhuma competência para especular bem).

Estou à espera de uma possível correção de preço para tentar algum posicionamento em bitcoin. Se não vier, entrarei com uma parcela muito pequena do capital e fazendo aportes mensais de pouca monta. Investir em tecnologia é muito perigoso. Muitas pessoas perderam fortunas especulando com as .com, por exemplo. Investidores conservadores como Buffet jamais investiram nesse setor.

"A tecnologia muda, mas a maneira do homem mascar chiclete não vai mudar nos próximos 50 anos".

Entretanto, acho que essa tecnologia veio para ficar mesmo. Não sei se o bitcoin, ou outra criptomoeda descentralizada, ou alguma criptomoeda emitida por BC; o risco do bitcoin não dar certo é bem alto, mas essa tecnologia acho mesmo que veio para ficar.

Mas é só especulação.

344825 - jhcecato  -  04 Dez 2017, 17:48
Finalmente separei um tempinho e fui atrás de estudar como comprar o famigerado bitcoin... acabei comprando um valor simbólico (0,1% do patrimônio) para ter algum incentivo de continuar estudando as criptomoedas e listo abaixo algumas das minhas percepções de leigo sobre o assunto até então:

1 - Custos de transação em geral bem altos. Pelo que pude calcular, para realizar o ciclo completo de compra BRL -> BTC e posteriormente BTC -> BRL eu iria gastar pelo menos 5% do valor total em taxas, isso desconsiderando as "transaction fees" do BTC para efetivamente retirar os BTCs da exchange (ver ponto 2 abaixo). Caso as "transaction fees" sejam consideradas o sistema me parece totalmente inviável para pequenos pagamentos atualmente. Evidente que caso o problema da escalabilidade seja solucionado os "transaction fees" devem cair drasticamente invalidando essa percepção mas as taxas das exchanges ainda devem se manter altas até uma adoção mais abrangente do BTC.

2 - Se eu entendi o funcionamento da exchange corretamente (e posso muito bem não ter entendido nada), quando você faz uma compra de BTC em uma exchange eles não transferem efetivamente os BTCs para um endereço controlado por você, mas simplesmente "reservam" o valor que você adquiriu em BTC em um grande pool de BTCs controlado pela exchange. Desnecessário dizer que tal arranjo tem 1001 maneiras de dar problema para o cliente da exchange de modo que ele termine sem BTC e sem dinheiro. Imagino que as exchanges façam isso para evitar ter de pagar "transaction fees" quando os próprios clientes da exchange transacionam BTCs entre si. Acaba ficando tudo "em casa" dentro da exchange e o controle dessas transações fica 100% por conta da exchange, nada sendo recordado na blockchain em si. Esse ponto pra mim vai frontalmente contra o "espírito" do BTC e fica absolutamente claro que os BTCs só são efetivamente seus quando você os retira da conta da exchange e coloca-os em uma wallet sob o seu controle, no entanto para tal você vai precisar pagar "transaction fees" que dado o congestionamento atual da rede irão comer boa parte do valor em BTCs se você estiver operando pequeno.

3 - Demora na confirmação das transações. Meu racional aqui é que ninguém quer fazer uma compra num website e ter que aguardar horas, possivelmente dias para ter sua transação confirmada e sua mercadoria liberada. Se o BTC realmente objetiva se tornar um meio de pagamento digital eficiente é de suma importância que as questões de escalabilidade (transaction fees e tempo de confirmação) sejam resolvidas. Da maneira como as transações acontecem hoje em dia, para mim o mercado do BTC fica um pouco restrito a transferências de grande valor em geral, pois como dito anteriormente em transações de pequeno valor o custo da transação em si inviabiliza o processo.

Apesar dos pontos levantados anteriormente a tecnologia sem dúvida é promissora e acredito que todos esses pontos devem ir sendo sanados conforme a tecnologia và maturando. Devo continuar com um percentual simbólico do patrimônio alocado em BTC e quem sabe outras criptomoedas para acompanhar esse desenvolvimento "por dentro" do sistema, quem sabe aumentando esse percentual conforme as coisas forem clareando.

344819  - pocunha  -  04 Dez 2017, 13:30
Penso que o lastro são os bens em circulações. A emissão de moeda é calculada com base nas projeções de crescimento de cada país - para que se vá emitindo o que foi acrescentado em valor no mercado. Isso é uma garantia importante.

O blockchain é ótimo mesmo para moedas controladas pois é a garantia de se evitar fraudes nas operações - algum terceiro criar ou roubar dinheiro. A unica coisa que muda entre a moeda estatal é a emissão (minerador ou governo).

Sobre a demanda, o bitcoin não tem uso para a maioria das pessoas. Essa é a grande questão!!! Enquanto vocês não comprar seu café nem pagam suas contas com bitcoins, isso tudo é uma especulação danada. Todos que eu conheço só estão nessa para ganhos financeiros, e não por que estão de fato utilizando o sistema. O que vai acontecer se a curva de valorização se inverter? Obviamente vocês vão querer botar o dinheiro em outro lugar, né? Imagina a corrida de homem pelado.

Torço por vocês, mas todo cuidado é pouco....

344812  - Molothrus bonariensis - 04 Dez 2017, 11:55
Na minha opinião, o principal motivo para se comprar Bitcoin é se proteger de governos e moedas estatais (inflacionáveis e lastreadas em dívida pública). Esta sim, uma grande bolha que, eventualmente, irá estourar ou, com muita habilidade de burocratas (?!?!?!), esvaziar lentamente.

Neste sentido, concordo plenamente com o Uqaz que não faz qualquer sentido uma criptomoeda estatal, ou, que uma criptomoeda estatal (seja lá o que for isso) venha a ser concorrente das criptomoedas livres.

"Lastro", para mim, é sinônimo de "Fé": Um paradigma amplamente aceito como verdadeiro e imutável.

O lastro do ouro é a crença de que ele continuará escasso como tem sido há 10000 anos... Mas, imagine que com o fantástico desenvolvimento das ciências encontremos uma forma viável industrialmente de produzir ouro (temos acrescentado tantos elementos novos na Tabela periódica nos últimos anos que isso não é uma divagação irreal, suponho, olhando 20 anos a frente). Se isto ocorresse, o paradigma da escassez do ouro seria quebrada. Ou, se encontrássemos algumas "Serra Peladas" de ouro na Lua ou Marte. Em poucos anos estaríamos mirerando ouro "lá fora" e, eventualmente, sua escassez seria comprometida.

O Bitcoin está quebrando um paradigma (bem recente, diga-se de passagem) sobre a moeda, de que uma moeda precisa ser emitida/controlada/garantida por um governo.

O Google foi aproximadamente o 21º mecanismo de busca a ser lançado (o 1º foi o Altavista). Quem migrou primeiro para o Google: os usuários do Altavista e outros mecanismos que, por conhecimento de causa, conseguiram perceber as vantagens do Google ou os novos usuários, que não conheciam nada e apenas optaram pelo Google por "ir na onda"? Então, independentemente do Bitcoin vir a ser o Google ou o Altavista das criptomoedas, quem tiver conhecimento de causa terá vantagens e migrará antes para a futura(s) criptomoedas mais vantajosas.

344810  - NumBroker  - 04 Dez 2017, 11:35
Povo da Venezuela corre pro Bitcoin, qual a solução? Maduro lança cripto moeda sendo emitida pelo seu BC e com lastro em lastro em reservas de commodities. Agora o povo venezuelano pode dormir tranquilo...

Bitcoin da Venezuela: Maduro anuncia a criação da moeda digital estatal "El Petro"

"A Venezuela vai criar uma criptomoeda, ‘El Petro’, para avançar em matéria de soberania monetária, fazer transações financeiras e vencer o bloqueio financeiro", disse o presidente

SÃO PAULO - Enquanto vê a população aderir cada vez mais ao bitcoin para fugir da profunda crise econômica pela qual a Venezuela passa, o presidente Nicolás Maduro anunciou na tarde de domingo (3) que o governo irá criar uma moeda virtual própria do país, chamada de "El Petro".

"A Venezuela vai criar uma criptomoeda, ‘El Petro’, para avançar em matéria de soberania monetária, fazer transações financeiras e vencer o bloqueio financeiro”, informou Maduro em discurso. Com isso, o presidente tenta driblar as sanções financeiras que a Venezuela sofre de países como os Estados Unidos.

A moeda, disse Maduro, será respaldada nas reservas venezuelanas de ouro, petróleo, gás e diamante. Apesar disso, ele não explicou os detalhes de como esse arranjo funcionará nem quando a moeda passará a circular. O presidente ainda afirmou que a criptomoeda se diferenciará do bitcoin em pelo menos dois aspectos: o fato de ser controlada e emitida por um país e também ser atrelada a bens físicos.

O uso de criptomoedas na Venezuela tem crescido bastante enquanto a população tenta proteger suas finanças dos efeitos da hiperinflação, além de escapar da escassez de notas.

Fonte: http://www.infomoney.com.br/mercados/bitcoin/noticia/7121340/bitcoin-venezuela-maduro-anuncia-criacao-moeda-digital-estatal-petro

344795  - uqaz   -  03 Dez 2017, 16:55
Ah, MuadibGV, pense o seguinte tbm. Pra acabar com a volatilidade que tanto te incomoda, governos MANIPULAM a oferta monetaria. No bitcoin e em qq outra crypto isso n acontece, isso é imutável, as oscilações se dão pelo lado da demanda.

344794  - uqaz   - 03 Dez 2017, 16:29
Eu ainda não entendo pq um e-dolar seria anônimo, qual seria a motivação de um governo permitir isso? Acontece justamente o contrário atualmente, eles querem acabar com as cédulas de papel (pesquise sobre o fim da cédula de 500 euro) e entafulhar todo mundo pra dentro do "sistema", n permitindo qq tipo de acumulação "por fora". Sobre o q vc diz dos cartões de crédito, penso o mesmo. Vou além, é possível até q o governo nacionalize os bancos (na próxima dor de barriga mundial) e com o e-dolar eles mesmos decidam sobre coisas como multiplicador e em quais quantidades exatas os amigos, digo, os setores da economia devem ser contemplados com crédito.

344793  - MuadibGV  -  03 Dez 2017, 15:31
Não conhecia essa experiência da Índia. Ela mostra que existe demanda por moeda anômina, mesmo que os governos se preocupem com rastreabilidade.

As cédulas físicas que carregamos nas nossas carteiras são "anônimas". O e-dólar seria da mesma forma, mas com boas vantagens: menor custo de emissão, menor custo de armazenamento, sem falsificações, poderia ser usado no e-commerce, etc.

Pelo que entendo do negócio, um país como os EUA que emite moeda forte usada como reserva de valor acaba se financiando via inflação, mesmo que seja baixa. Seria um incentivo pros BCs lançarem essas moedas virtuais.

Dá pra imaginar um cenário em que empresas de cartão de crédito se tornariam obsoletas: o camarada compraria pagando com moeda virtual, saindo diretamente da carteira dele para a do vendedor , sem intermediários.

Vejo duas vertentes para o bitcoin: como reserva de valor ou como moeda para transações.

Mas a volatilidade atual impede as duas coisas. Quem vai salvar valor comprando um negócio que pode despencar 20% num dia? Sobre essa utilidade, imagine o que aconteceria se a Suíça emitisse e-"francos suíços"? Aposto que todo mundo que tem bitcoin migraria pra essa nova moeda.

E como moeda para transações tb fica difícil com tamanha volatilidade. Suponha que eu vou viajar e quero levar tudo em bitcoin. Pra mim é indiferente se um bitcoin vale R$ 1 ou R$ 1.000.000, o importante é que a cotação seja a mesma quando eu for utilizar. Mas isso não está acontecendo agora.

344790  - uqaz -  03 Dez 2017, 11:42
MuadibGV, é isso mesmo, só que tem um temperinho a mais que faz o bitcoin ser A referênica: http://www.thrivenotes.com/the-7-network-effects-of-bitcoin/ (veja pricipalmente o ponto 5). Bitcoin foi a singularidade. Sobre o tal e-dolar... vc sinceramente acha que um BC emitiria uma moeda "anônima"...? Qual o objetivo? Convido-o a estudar o episódio recente da India onde o governo de um dia pro outro eliminou notas de papel e forçou a populacao a abrir contas em banco.

344789  - MuadibGV   -  03 Dez 2017, 11:35
Eu sou leigo no assunto, então me corrija se estiver errado. Pelo que entendi o blockchain é que permite as transações diretas entre as partes, sem a intervenção de um intermediário para validá-las. Por isso me referi a um banco central usando essa tecnologia.

Mas o ponto que quero enfatizar é que desde que essa moeda tenha essas características (fungibilidade, anonimato, falta de uma central "validadora") vai atrair demanda hoje atendida pelo bitcoin.

Da mesma forma que o banco central dos EUA não toma nota de quem detém seu papel moeda emitido, não precisaria tomar nota de quem possuiria os "e-dólar" emitidos.

344788  - uqaz   -  03 Dez 2017, 11:18
Não faz sentido um banco central lançar uma blockchain (não quer dizer que ñ o farão). Uma blockchain centralizada tem o mesmo valor de uma planilha no Google Spreadsheets: qq um pode modificá-la, desde q autorizado. Nao faz sentido uma mesma entidade controlar a mineraçao, os programadores, os nodos, as exchanges e as carteiras. Eu acho q lançam sim uma crypto, mas sem uma blockchain.

344787  - MuadibGV  -  03 Dez 2017, 10:07
Minha opinião sobre o bitcoin é a que segue, aberta a críticas e contra-argumentos:

- completa ausência de lastro / limitação da quantidade: existe um limite de emissão de 21 milhões de moedas, o que garante escassez, por outro lado não tem lastro algum. Se diz que o papel emitido pelos bancos centrais tb não tem lastro desde a quebra do padrão-ouro, mas não concordo muito. O lastro do papel é a própria economia do país emissor. E a confiança no papel varia de emissor para emissor (EUA x Zimbábue, por exemplo);

-blockchain revolucionou a forma de custódia/transação: mais ou menos como aqueles aplicativos de compartilhamento de músicas e filmes, sem um hub central, que dispensam intermediários. Essa foi a grande sacada. Pense num cara na Venezuela, por exemplo, desesperado pra salvar suas economias: antes ele teria que comprar dólares e carregar na mão, comprar ouro, etc. A facilidade do bitcoin é sem igual , por enquanto;

-"aceitabilidade": não sei até que ponto é possível usar bitcoins como moeda corrente, comprando produtos e serviços. Se eu sou uma empresa vendendo produtos, só aceitarei o bitcoin se tiver como travar o valor logo na venda, porque o meu negócio é ganhar na margem do produto, e não no bitcoin. Existe meio de travar esse valor?

Minha opinião é que a demanda pelo bitcoin se explica principalmente pelo segundo item que citei (facilidade de custódia/transação). Mas isso pode ser replicado já que a idéia do blockchain pode ser utilizada em várias outras áreas. Imagine uma empresa cujas ações são distribuídas por esse meio, dispensando a custódia de um intermediário. Ou então um banco central emitindo moeda virtual com essa tecnologia, sem fazer perguntas e garantindo a troca por papel-moeda. Ou o tesouro dos EUA emitindo aqueles títulos indexados à inflação (TIPS) dessa forma? Creio que a longo prazo isso vai criar outras opções para aqueles que por enquanto só tem o bitcoin como tábua de salvação.

Resumindo, acho arriscado demais.

344780 - kknove  -  02 Dez 2017, 20:59
Excelente análise. Quando começarem os negócios de bitcoin futuro, o pessoal que gosta de dizer que é bolha, terá a oportunidade de vender esse trem a descoberto, ao invés de ficar só falando... Estilo Dr. Michael Burry, o gestor malucão de "A Grande Aposta", que operou vendido no mercado de hipotecas subprime e ganhou uma fortuna. Eu não compro, mas tb não vendo...

344776  - Ronimendes  -  02 Dez 2017, 15:26
Fridao, meu amigo, quase chorei ontem quando vi seu post.Muito obrigado.

Uqaz, li tudo o que você escreveu. Gostaria de te agradecer imensamente por me ajudar a esclarecer a mente. Muito obrigado.

Marcusvinicius, muito obrigado pelo incentivo sobre o livro. Sobre criptomoedas, concordo com você; tenho também os mesmos medos, mas depois complemento o seu post. Acho que podemos abrir um pouco a cabeça e os horizontes, para entender melhor e observar. Sem perder a disciplina e a constancia, obviamente. Fortunas podem sim, ser criadas ou perdidas de um momento para outro. Não estou preocupado com isso, não tenho pressa em ficar livre do ponto de vista financeiro. Mas precisamos entender. Isso é fato. Amanhã discutimos mais. Hoje eu preciso descansar a mente , fazer atividade física e curtir a família.

344769  - uqaz   -  02 Dez 2017, 10:51
Roni, alguns comentários sobre os riscos do bitcoin:

1. Existem tentativas de se ganhar juros com bitcoins os emprestando. Muito incipiente ainda... pesquise sobre btcjam (dentre outros) um site de empréstimos pessoais. Sobre dividendos, alguns dizem que os hardforks Bcash (BCC ou BCH) ou BGold (BTG) podem ser considerados dividendos (ficaram ex lra quem detinha os bitcoins antes do fork) Respectivamente estao oscilando entre 3% e 15% de um bitcoin.

2. Bitcoin ainda é algo muito recente. Qq bombada muito forte as exchanges não aguentam o volume e caem kkk. Eu acho q a gente verá corretoras banânicas aceitando esse troço.

3. Foram feitos vários estudos e não se descobriu correlaçao relevante do bitcoin com nada... Fundos estao doidos com isso, com o beta desse troço.

4. A guerra desse ano foi entre dois campos. Aqueles que queriam soluções onchain, ou seja, aumento do tamanho do bloco para 2MB (o que levaria a uma concentraçao ainda maior de poder dos mineradores chineses, os idealistas do Bcash) e aqueles que queriam soluçoes offchain, realizadas por uma camada secundaria ao bitcoin. Esses ultimos foram os vencedores. Hoje, o bitcoin pode ser comparado ao ouro para transferências... amanhã com a implementaçao de solucoes offchain (Lightnning Network) bitcoin poderá rivalizar com a Visa. Veremos.

5. Leia isso aqui:

http://www.thrivenotes.com/the-7-network-effects-o...

http://clubinvest.boards.net/post/21648

7. Vi estudos que dizem que 4milhoesvde bitcoins estam perdidos.

8. Nao pense uniformente... é claro que em lugares atrasados, como brasil, os bitcoins serao proibidos. Mas haverá muitos outros ainda q os serão portos seguros, pricipalmente os lugares mais livres.

Ah, nao pense só no ouro na hora de fazer suas considerações, há outrod mercados q o bitcoin pode invadir:

https://drive.google.com/file/d/0B-XG05sb5LBpVGNwa...

344768  - marcosvinicius2 -  02 Dez 2017, 10:44
Eu fico um pouco receoso com esse tipo de EUFORIA quando verifica-se uma rentabilidade muito acentuada em determinado tipo de ativo, foi só o Bitcoin atingir 3.000% de valorização que a coisa está se disseminando em todos os veículos, de uma forma logarítmica ao inves de geométrica, inclusive o proprio Uqaz postou um video bastante elucidativo esses dias aqui no forum, isso sem contar que o Tópico específico de criptomoedas aqui do ADVFN, que está bombando e já pulou para primeiro lugar entre os Tópicos Mais Populares (Grazi-Opçoes & Cript omoedas), os chamados trending topics, será que o investidor tem a sina de entrar nos ativos sempre no TH (se não for o Topo a valorização tem que ser considerada bastante significativa), representaria mais de 20 de valorização em outros ativos, não estou falando especificamente de você, Ronimendes, pois ja percebi que é um cara determinado, dedicado e estudioso, alem disso tem a consciência de que para entrar em um negócio desses deve-se arriscar apenas uma parte pouco representativa do patrimônio, mas falo de um investidor iniciante de uma forma geral, que vê um ativo que parte de 140 para 40.000, provoca um frenesi e a pessoa acha que vai ficar rico da noite para o dia, todos aqui sabemos que não é assim que a banda toca, pra ficar rico tem que ter muita disciplina, estudo e dedicação por décadas, e mesmo assim alguns poucos conseguem atingir o seu milhão de dólares, isso não é só aqui que acontece, nos EUA também é a mesma coisa, ou qualquer outro lugar do mundo, então o conselho que fica para os que ficaram deslumbrados com a questão é o seguinte: MUITA CALMA NESSAS HORAS, pois no mundo dos investimentos NÃO EXISTE MÁGICA, CUIDADO COM GANHOS FACEIS, CUIDADO COM PIRÂMIDES, CUIDADO COM RENTABILIDADES ESTRATOSFÉRICAS, o mundo dos investimentos não é uma corrida de 100 metros, mas uma maratona, devagar e sempre, acredito que esse é o segredo do sucesso.

344765  - marcosvinicius2  -  02 Dez 2017, 10:21
Ronimendes, você anda muito inspirado ultimamente, esse seu post me lembrou do discurso do Steve Jobs em 2005 na Universidade de Stanford (link em anexo), quero PARABENIZA-LO pelo enorme esforço na confecção do seu livro sobre FIIs, antes dele só conhecia o do Andre Bacci (que usava o nick cpf216 nos foruns), inclusive pude discutir o assunto com ele diversas vezes, acredito que quanto mais titulos tivermos disponíveis sobre esse novo ativo no mercado brasileiro, mais investidores estarão respaldados de informações para eventual tomada de decisão. MUITO SUCESSO nesse seu projeto que se tornou uma realidade.
https://www.youtube.com/watch?v=Hd_ptbiPoXM

344762  - Ronimendes  -  02 Dez 2017, 04:54
Começando meus estudos sobre criptomoedas. Vou compartilhar aqui. Sei que há pessoas extremamente resistentes ao assunto. Eu, nunca fui. Mas era tanta coisa pra estudar e entender que não deu tempo. Lia superficialmente e olha lá. Por não entender patavinas da linguagem técnica, desisti total. Quando o uqaz escrevia alguma coisa, pra mim era grego. Agora, vou estudar sobre esse ativo. Tarde demais? Agora que está no topo? Não sei se é topo. Não sei de nada. Mas se é uma tecnologia que talvez mude os paradigmas do mercado financeiro, vale a pena entender o mínimo. Nesta primeira avaliação, compartilhada, alguns riscos do investimento em bitcoins. 1) Risco de mercado Com Bitcoins, e outras cripto, a única maneira de ter lucro é com ganho de capital. Não pagam juros, nem dividendos. Comprou no topo e caiu, dançou. 2) Risco de liquidez A liquidez das criptomoedas eh baixa. Mesmo a do bitcoin, que é a mais antiga e famosa. Em caso de pânico, a porta de saída eh pequena. 3) Risco de taxas de juros Não detectado, nesta análise superficial. Acho que se o mercado se desenvolver mesmo, a volatilidade ficar melhor, e for encarado como reserva de valor, deverá ter uma correlação inversa. 4) Risco de fracasso tecnológico Um dos principais argumentos para o avanco das criptomoedas eh a capacidade de propiciar rapidez nas transferências de valores entre os agentes com custos baixos. Entretanto, a tecnologia ainda tem que se aprimorar, para permitir o uso em larga escala. Pelo que entendi, superficialmente, quando o número de transações com Bitcoins aumentam muito na rede, a transferência demora para ser confirmada e os custos com taxas aumentam. Então, para larga escala, hoje, o Bitcoin não é nem rápido e nem barato. Tentativas tem sido feitas para melhorar a rapidez das transacoes da rede. Aí tem toda uma linguagem técnica que eu entendo bulhufas. Se não der certo...tchau Bitcoin. 5) Risco de criptomoedas competidores Há um elevado número de criptomoedas em desenvolvimento. Acho que poderíamos chamar de competidoras do bitcoin, mas não estou muito certo disso, porque parece que algumas podem complementar as fraquezas do bitcoin e fazer uma simbiose. Sei que não fui muito claro, mas é por não ter entendido mesmo. Em todo caso, há o risco de surgir uma criptomoeda mais eficaz que o bitcoin, e este perder muito valor. Poderíamos dizer que esse risco está ligado ao risco 4. Provavelmente, os problemas do bitcoin poderão ser resolvidos e propiciar seu uso em larga escala....mas pode surgir um concorrente melhor antes. 6) Risco de falência das Exchange Exchange são bolsas onde as criptomoedas são negociadas. Há várias Exchanges. Não senti muita firmeza nestas Exchanges. Em caso de falência, creio não haver nenhum mecanismo de proteção. Com o desenvolvimento do Mercado, creio que isto poderá ser resolvido com mecanismos de proteção. 7) Risco de perda dos Bitcoins. Os Bitcoins comprados nas Exchanges devem, por medida de segurança, serem guardados em carteiras (wallets). Há wallet online e off line. Não sei fazer isso ainda, mas não deve ser tão complicado. Tem uns vídeos no YouTube que ensinam, não tive tempo de ver. Se o investidor for hackeado ou perder sua senha, os Bitcoins podem ficar perdidos para sempre. 8) Risco de proibição governamental Por permitir a transação entre duas partes sem terceiros, os governantes poderiam bloquear ou dificultar as operações com Bitcoins. Continuaram no mercado negro, Provavelmente, mas não sei determinar o efeito: talvez, num primeiro momento caia e depois aumente por ficar mais escasso. Esses são os principais riscos que visualizei para o investimento. Resumindo: potencial de perda do capital investido= 100% Rentabilidade potencial = indeterminada (acho que qualquer número que alguém disser é um chute total) Como eh terra de ninguém, vou fazer um exercício apenas ok? Isso eh um exercício hipotético total...uma mera brincadeira feita por um amador totalmente leigo no assunto. Fala-se que os Bitcoins seriam o ouro digital. Se a tecnologia realmente desse certo e o mundo adotasse o Bitcoin como moeda referencial de cambior, seria praticamente a volta do padrão-ouro monetário. Se fosse possível, digamos assim, equivaler o valor do Bitcoin ao ouro, os 21 milhões de Bitcoins (dos quais uma parte está perdida, pois algumas pessoas perderam a senha de suas carteiras) teriam o mesmo da reserva de ouro mundial. Não se sabe ao certo quanto ouro há no mundo, mas vi uma estimativa de 171 mil toneladas de ouro. Por umas contas de padeiro, chega-se a uma equivalência de 1 Bitcoin para um pouco mais de 8 Kg de ouro. Com a grama de ouro a 130 reais, 1 Bitcoin = 1 milhão de reais (arredondando grosseiramente). Esta conta eh um mero exercício mental. Não tenho um real aplicado em bitcoin, nem sei se vou faze-lo. Brincar também, jogar um troco só pra ver qual é, não vou. Se decidir, quando o fizer será com capital equivalente ao nível de risco. 1% a 2% da carteira. Perdas totais deste valor seriam recuperadas com 5 a 6 meses do fluxo dos Fiis. Neste momento, especificamente, há todo um modismo com relação ao ativo. Lembrando do papishimir....falando nele, sumiu também.. ..eu dava muita risada. As Alices estão loucas comprando seus bitcoins e colocando nas bolsinhas cor de rosa. Gente que nunca investiu na vida em Renda variável, que não sabe nem o que eh tesouro direto, que acha que bolsa eh cassino, estão comprando e propagando seus feitos e conquistas em altos brados. Li uma reportagem de um garoto de 25 anos que nunca investiu na vida a não ser em poupança e colocou em bitcoin porque pode resgatar a qualquer hora. Será que essas pessoas têm perfil pra aguentar uma queda vertiginosa? Será que elas não vão vomitar de nervoso caso o Bitcoin caia 30% num dia? Será que esse garoto tem ideia do que é uma crise de liquidez? Eh claro que não. Desconfio, desconfio, que a queda tem data pra comecar: dia 18 de dezembro, começam as negociações de futuros do bitcoin na bolsa de Chicago. O smart money com certeza tá no jogo. Jp Morgan, com aquela conversinha fiada de não invistam em bitcoin, comprou forte. Foi notícia. Devem estar desovando um pouco, distribuindo. Nas vésperas do dia 18, puxam a cotação na compra. Com mercado de baixa liquidez, elevam as cotações nas alturas. Vendem contratos futuros. A rodo. Sonhos que viraram pó. Alices compram achando que ficarão ricas de vez. Daí dao uma desovada forte. Mercado ilíquido, porta de saída estreita. Alices em pânico. Enlouquecidas. Num primeiro momento compram mais. Morgan soca a venda. Alices desistem. Se atropelam. Pânico. Pessoas desesperadas. Caos. No fundo, o dinheiro grande entra, domina o ativo. Numa jogada de Mestre, tiram as Alices, tem um lucro fodido. Sobrarão no mercado, jp Morgan, uqaz e Jonas. Eu estenderei minha mao também, se isso acontecer.

344616  - uqaz   - 30 Nov 2017, 18:05
Mais fácil culpar o meio (armas ou drogas) do que os usuários destes.
Aos interessados, segue discussão sobre regulação do bitcoin... por favor atentem para a primeira frase do burocrata (e não a do Fernando Ulrich):




344614  - Molothrus bonariensis -  30 Nov 2017, 17:39
Desculpe-me. O "estupidez" não foi em relação a você, mas a afirmação em si. Eu já falei e falo muita estupidez, vez por outra (talvez este seja um exemplo). Não leve como ofensa pessoal, por favor.

A intensão foi apenas refutar energicamente a afirmação em si. Bitcoin não é lavadora ou ocultadora de patrimônio mais do que o próprio dinheiro em cash ou qualquer outro ativo que você possa, eventualmente comprar sem registro.

Ainda que possa ser usada para tanto, é menos eficiente do que o dinheiro cash. É mais fácil rastrear o Bitcoin do que o dinheiro em cash da cueca.....

Desculpe-me se pareci agressivo....

344580  - pocunha -  30 Nov 2017, 11:49
Bitcoin é um investimento de risco e retorno alto. Deu certo e está dando certo pra quem realizou, quem ainda não realizou pode ganhar muito mais ou pode perder tudo. E a discussão seguirá até que isso tenha um fim....

Acho um exercício importante imaginar a impossibilidade do mundo todo migrar para bitcoin - é possível? Acredito que não, nada disso faz sentido pois hoje majoritariamente acessamos bitcoin através de operacão com moedas tradicionais. Se o acesso é através da troca, a única possibilidade de isso acontecer seria a sociedade deixar de ver valor na moeda tradicional. Deixar de ver valor, no caso, não é valer pouco. É de fato zero. Rosca. Acender o charuto queimando dinheiro sem remorso algum. Complicado...

Ou então, para termos um sistema apenas em bitcoins, os governos teriam de declarar suas moedas "out of order" e adotar o bitcoin como padrão. Mas o problema é que nenhum Governo pode ter acesso à emissão de bitcoins para poder proceder a troca para seus governados. O acesso a tecnologia ainda tem suas limitações, também. A manutenção da moeda em controle dos governos, por incrível que pareça, tem uma utilidade extremamente necessária ainda.

O grande concorrente: os governos estão sinalizando: anunciando suas próprias criptomoedas. Baseadas na mesma tecnologia ou similares, mas com o controle de emissão. O Japão já está trabalhando. EUA também... Acho que isso tem tudo pra vingar, por isso saí dos BTC. Ganhei bem, mas podia ter ganho muito mais... faz parte.

E convenhamos, quem está, está por especulação. Ou vocês usam? Isso não é ruim, mas há que se ter maturidade para saber que 99% dos posicionados não fazem uso algum e pretendem, no curto prazo, voltar as moedas tradicionais quando o objetivo for alcançado.

Quem aqui vai dizer que, caso seus btc's cheguem naquela cifra imaginária "aqui eu me aposento", não iria vender tudo e voltar para a sua renda fixa?

PS - TUDO AQUI NESSE POST É MERA OPINIÃO E CAGAÇÃO DE REGRA, NAO SOU REFERÊNCIA PRA PORRA NENHUMA APENAS UM CIDADÃO COMUM COM CONHECIMENTO DE RAZOÁVEL PRA RUIM DANDO SEU PITACO. POSSO ESTAR COMPLETAMENTE ERRADO : )

Diversificação e maturidade, sempre!

344575  - Molothrus bonariensis   -  30 Nov 2017, 10:16
Quem te falou esta estupidez???

Você pode "ocultar" seu patrimônio com dinheiro vivo (malas do Gedel), com bens em nome de laranjas ou de diversas outras maneiras. Achar que quem compra Bitcoin quer ocultar algo é estúpido.

Sabe como um traficante "oculta" e "lava" sua grana?

1- Recebe em cash. Mas ele não pode depositar essa grana toda (que não é pouca) em uma conta bancária ou comprar um imóvel, por exemplo, sem comprovar sua origem. O mesmo problema ele teria com o Bitcoin.

2- Então ele abre uma igreja, que não precisa emitir nota fiscal de dízimo e é isenta de imposto.

3- Lança a grana do tráfico como dízimo de fiéis

4- Pronto. Agora ele pode depositar a grana do tráfico na conta da igreja, legalmente, e sem pagar imposto. Pode comprar aquele imóvel, aquele carrão. Tudo da igreja.

O problema de ocultação de patrimônio ou lavagem de dinheiro não está na forma de apresentação do dinheiro (cash, ouro, bitcoin, etc.), mas na comprovação da sua origem quando você quiser usá-lo no sistema (comprar algum bem de valor significativo).

344570  - Ronimendes  -  30 Nov 2017, 02:06
Quando bitcoins estavam R$ 1200 reais e litecoins estavam R$ 10 reais, haviam também muitos outros ativos excelentes a preços muito atrativos. Ações e FIIs atraíram muito mais minha atenção, e meus recursos.

O tempo, assim como os recursos, é escasso. Para estudar investimentos, e investir com o mínimo de segurança, é necessário gastar tempo, para aproveitar os recursos com a máxima eficiência possível.

Quem não estuda e não aprende por si mesmo, estabelecendo muito bem como fazer o gerenciamento de risco e de capital, adequado ao seu perfil e aos seus objetivos, pode levar tombos incapacitantes, do ponto de vista emocional e financeiro.

Não se pode ganhar todas, obviamente. Por falta de recursos, por falta de tempo, ou por falta de conhecimento.

Se eu tivesse arriscado algum dinheiro em bitcoins em 2014-2015, no máximo teria sido 1%.

Se tivesse mantido tudo, nos valores de hoje, BTCs representariam uns 15 a 20% da carteira, mais ou menos. Eu seria um homem mais rico e próspero, mas ainda não independente do ponto de vista financeiro.

Já, se eu tivesse sido um visionário, e tivesse investido 10% da carteira em 2014, eu teria sim, atingido a independência financeira. Hoje. Venderia tudo e trabalharia apenas por prazer. Obviamente, que estaria completamente fora do meu perfil, do meu controle de risco, e do meu conhecimento no assunto, ter feito isto em 2014. E mesmo se tivesse feito, já teria vendido tudo ao longo desta subida, e estaria na mesma, um pouco mais rico, mas ainda não independente.

Quando eu tiver tempo, vou estudar sobre criptomoedas.

Gostei, do pouco que consegui aprender.

Alcançar o sucesso, para a maioria dos investidores inteligentes, requer uma longa caminhada.

Para alguns, a caminhada é mais curta.

Para aqueles que não estudam, e não controlam seus ímpetos; esses, são o alimento.

A inteligência necessária para investir bem, não é a lógica e racional. Mais importante, é a inteligência emocional. Controlar as emoções. Controlar o estômago, a ganância, e a soberba. O mercado é irracional, posto que se trata de movimentos de humanos.

O caminho a ser percorrido, é solitário.

Por mais que possamos trocar experiências e estudos, o teu lucro ou o teu prejuízo é exclusivamente teu, e de mais ninguém. O teu......Somente o teu está na reta.

Fazendo a conjugação verbal no presente:

Eu cuido bem do que é meu.

Tu cuidas bem do que é teu?

Ele cuida bem do que é dele?

Nós....não existe a palavra nós....

Vós cuidais bem do que é de vós?

Eles cuidam bem do que é deles?

Não cuidam?

Óóóóóóó......coitados!!!!!

344561  - Anfibio   -  29 Nov 2017, 22:10
Bitcoin investimento é uma coisa.
Bitcoin como conceito e aplicação é algo bem diferente...
Eu sou um liberal convicto e também tento, quando a lei permite, me proteger da sanha tributária do estado.
Mas vamos ser honestos... Todos sabem que o dinheiro sujo está circulando nessas águas turvas... Todos sabem que os corruptos, os traficantes, os terroristas e afins, estão adorando mais essa forma prática de lavar e ocultar seus bens...
Vc adora os produtos de uma empresa, mas sabe que esta pertence a um criminoso corrupto. Vc segue comprando?
O que quero não é censurar ou dar chamada moralista em ninguém. Eu mesmo, como especulador, poderia ter aplicado dinheiro visando lucros, em determinado momento, com a consciência tranquila de que não inventei o sistema, não faço as regras e opero sempre com honestidade e dentro da lei. Mas eu teria que considerar este fato em minha balança ética - é um sistema que está auxiliando aos criminosos mais organizados do mundo...
Só pra pontuar!

344560  - uqaz  -  29 Nov 2017, 22:07
Ah, quem quiser ter uma ideia geral dessa epopéia:
http://clubinvest.boards.net/thread/504/criptomoed...

344558  - Jonas_Schwingel  -  29 Nov 2017, 20:56
Fridão. Cada Bitcoin se divide em 100 milhões de pedaços. Ou seja, você consegue ter até 0.00000001 BTC na sua "conta". Na cotação atual a menor fração custa 0,00038 reais.

344557  - Jonas_Schwingel -  29 Nov 2017, 20:46
Fabib, também achava que era 20 mil, mas um amigo me mostrou o Perguntas e Respostas IRPF 2017 elaborado pela Receita, onde consta que:
Untitled5a1f1c333071f.pngPDF do documento: http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/cidada...

344553  - fridao   -  29 Nov 2017, 19:31
Falando em Bitcoin, o mundo virtual está fervilhando...

Aproveito para parabenizar aqueles que confiaram nessa modalidade de investimento. Hoje estão amarrando o burrico na sombra.

Desconfio inclusive que essa possa ser a causa do sumiço de muitos que outrora participavam do forum...enriqueceram e sumiram...Small? Até voce, brutus? rsss
http://www.infomoney.com.br/mercados/bitcoin/notic...

344552  - fridao   - 29 Nov 2017, 19:23
Karakas!
E agora, será que esse copo está meio cheio, ou meio vazio? Acho que vou perguntar para aquele pessoal de Brasília. rss

Desculpa se estou sendo chato em perguntar essas coisas, aparentemente bobas, mas é que ando pensando muito sobre isso...sobre como o sistema todo funciona...sua relação/ligação com o sistema real. Fico imaginando se todos aderissem às criptomoedas, se permanecessem comprados por longo período, o dinheiro físico não sumiria? Ou ficaria em poder do(s) sistema(s) criador(es) das criptomoedas?

Hoje, parece, o bitcoin atingiu o valor de US$ 10.000, isso?

Quer dizer, então, que por menos não consigo comprar a moeda, ou existe algo tipo fracionário?

Xi!!! Vou parar por aí...confundi...

344548  - Jonas_Schwingel  -  29 Nov 2017, 19:00
Fridão, ouvi dizer que dinheiro em espécie é uma forma de esconder o dinheiro do Estado, e da sua "fome" tributária, etc. Você concorda com essa afirmação? wink

344547  - fridao   -  29 Nov 2017, 18:58
Blz, já não sou mais só ZERO!
E tem tambem aquele "dedo duro" do IR, tipo 0,005%?

344545  - fridao   -  29 Nov 2017, 18:53
Nesta semana, se não estou enganado, ouvi dizer que o bitcoin(ou moeda virtual qualquer) é uma forma de esconder o dinheiro do Estado, e da sua "fome" tributária, etc. Voce concorda com essa afirmação?

344544  - Jonas_Schwingel -  29 Nov 2017, 18:44
Ganhos de capital em Bitcoin são tributados em 15% para vendas superiores a R$ 35.000,00 no mês.

Para pagar o IR é que nem nas ações. DARF no último dia útil do mês subsequente.

344542  - Jonas_Schwingel  -  29 Nov 2017, 18:42
Quando cheguei no Bitcoin era tudo mato.

Muitos duvidavam se aquele mato viraria alguma coisa. Eu também não sabia, mas garanti os meus m² porque após alguns meses perambulando e estudando o local, achei que aquele mato era promissor. Hoje já temos uma cidadezinha completamente funcional, com nome no mapa, rodovias de acesso cada vez mais largas e muita gente disposta a trabalhar para melhorá-la. Há quem diga que um dia será a principal cidade de uma grande metrópole com suas cidades satélites, as altcoins. Mas como toda cidade principal, o grosso da infraestrutura estará nela e isto não será tão facilmente transferido para uma cidade satélite qualquer que quer roubar a cena e ser a cidade principal.

Uma boa parte dos que duvidaram que o mato viraria cidade passou a ter vontade de comprar um terreno somente depois de ver a cidadezinha promissora funcionando a pleno vapor e ganhando cada vez mais visibilidade no noticiário. Mas tem um problema. O preço do m² multiplicou por 100 nos últimos 4 anos. E agora? Compra terreno nas cidades satélites ou paga as 100 vezes mais porque pode valer outras 100 vezes mais se a cidadezinha realmente virar uma metrópole? Dúvida cruel.

344534  - pedrosousa   -  29 Nov 2017, 17:46
Criptomoedas

Fed avalia lançar sua própria criptomoeda; bitcoin supera os US$ 11 mil

Investing.com Brasil - 29/11/2017 - 15:27


Investing.com – O presidente do Federal Reserve de Nova York, William Dudley, disse nesta quarta-feira que o banco central dos EUA considera lançar uma moeda digital própria.

De acordo com relatório do Dow Jones, Dudley disse que há uma avalição em curso sobre a possibilidade de ter uma criptomoeda, apesar de alertar que permanece cético em relação à corrida pelo bitcoin que considera uma “atividade especulativa”.

Criptonário: Um guia para os termos e conceitos que definem blockchain e criptomoedas

O comentário do executivo vem no mesmo dia que o bitcoin dispara mais de 15% para superar duas importantes marcas psicológicas. Durante a madrugada, a moeda digital superou os US$ 10 mil e, no início da tarde, já era negociada acima dos US$ 11 mil.

O superotimismo com o criptomercado vem com a expectativa pelo lançamento de futuros do bitcoin pelo grupo CME já nas próximas semanas.

A chegada desse instrumento poderá trazer capital novo institucional em busca de bitcoin, o que deverá provocar nova onda compradora.

Grandes investidores, como o JPMorgan, afirmaram que consideram disponibilizar os futuros do bitcoin para seus clientes.

O bitcoin começou o ano no nível de US$ 1 mil e superou os US$ 5 mil em outubro. Com a alta dos últimos dois meses, a valorização supera os 1.000% em 2017. Com negociações voláteis, o mercado experimentou cinco correções separadas de mais de 20% que abriram caminho a ralis subsequentes. A última redução aconteceu no início desse mês, quando o bitcoin caiu mais de 25% em um período de quatro dias antes de rapidamente se recuperar.

Nos preços atuais, o bitcoin possui uma capitalização de mercado em torno de US$ 190 bilhões, ultrapassando Boeing, IBM (NYSE:IBM), MasterCard, Disney e McDonald’s.

Ágio de 20% no Brasil

A disparada do bitcoin fez com que o ágio n mercado brasileiro superasse os 20% no começo da tarde, abrindo oportunidades para arbitragem.

O bitcoin é negociado a R$ 42.797 na Foxbit, com volume de 1594 unidades nas últimas 24 horas. No Mercado Bitcoin, a criptomoeda sai a R$ 42.000, com volume de 1.345.

Leia mais sobre: Bitcoin, Criptomoedas, Federal Reserve

344529  - Ronimendes   - 29 Nov 2017, 16:34
Tnl, criptomoedas não são "ativos" no sentido estrito da palavra. Ativos podem ser avaliados a partir do seu fluxo de caixa. Criptomoedas são moedas "virtuais". Não há como precificar. Não tem nenhum valor que você possa dizer é "justo" ou "não é justo". As características de uma criptomoeda são "intangíveis": aceitabilidade, escala, escassez, não poder ser falsificada, multiplicada, dentre outras.

Acho que a minha limitação, e talvez de uma grande maioria, não é não enxergar o potencial da tecnologia envolvida com as criptomoedas: ela é disruptiva. O problema é a dinâmica, o processo. É como quando comecei a investir em ações e não sabia como realizar a operação em si. Ter dúvidas com o Home Broker. Mas vou aprender sim, este fim de semana vou assistir alguns vídeos e aprender o processo

As criptomoedas realmente podem revolucionar o sistema monetário mundial.

Não é, como alguns, dizem, que ela vai derrubar o sistema; que vai acabar com os bancos e com as moedas fiduciárias, pelo menos é assim que eu vejo.

A origem dos bancos, realmente, vem da idade média, dos cavaleiros templários. Peregrinos que viajariam para a Terra Santa, saindo da Europa, depositavam suas moedas nos templos de suas cidades, recebendo uma anotação que lhes permitia retirar quantias nos templos da Palestina. Os bancos surgiram então, originalmente, como instituições responsáveis pelas transferências de valores.

As criptomoedas poderão substituir os bancos nesta função. Transferências de valores para qualquer lugar do planeta, entre pessoas, fora do controle estatal. Essa tecnologia é realmente FASCINANTE. E TOTALMENTE DISRUPTIVA.

Os bancos vão desaparecer? Em minha opinião, não. Pelo menos não como TOMADORES DE RISCO, entre poupadores e deficitários. Não consigo visualizar a possibilidade de empréstimos entre pessoas com bitcoins, gerando o pagamento de juros. Alguém tem que ser o TOMADOR de risco, para garantir, com amparo da justiça (e portanto, sob controle governamental) o recebimento dos valores devidos e o pagamento dos juros.

Torço para que as criptomoedas, ou pelo menos uma, realmente seja aceita mundialmente. É maravilhoso para qualquer investidor, poupador, de um pais de terceiro mundo, dominado por uma elite de políticos populistas e corruptos, poder converter seu patrimônio financeiro em bitcoins ou outra cripto e escapar do confisco ou impostos imorais.

Poder tirar seu patrimônio num piscar de olhos, não pagar a conta das gastanças desenfreadas e irresponsáveis. Isto não tem preço, realmente.

Óbvio, que para isso seja possível, a criptomoeda tem que ter aceitabilidade e pouca volatilidade. Afinal, de nada adiantaria tirar seu patrimônio do governo para fazer ele virar pó de mico.

Parabéns novamente aos comprados. Parabéns a você, uqaz.

Por ter enxergado essa possibilidade das criptomoedas antes da maioria das pessoas desse fórum. Por ter tido a coragem de investir em algo totalmente inovador.

Fico honrado de você ter mencionado que arquivou um relato meu para mostrar aos seus netos. Quando mostrar, acrescente as seguintes palavras: Fui um homem de visão. E além de ter tido a visão, fui um homem corajoso. Meu neto, às vezes, mais vale se arrepender por ter falhado em algum projeto, do que se arrepender por não ter embarcado em algum que acredita fervorosamente. Uma única semente, que consegue nascer e se multiplicar, pode compensar todas as outras que foram perdidas durante o plantio. Meu neto, eu soube lançar minhas sementes. Mas a minha maior vitória, foi ter mantido a humildade, apesar de ter tido o sucesso. Pois tudo é pó, nascemos do pó, e ao pó retornaremos.

PARABÉNS UQAZ.

Muita paz, saúde, luz e sabedoria. A ti e a todos.

Lembremo-nos sempre que o orgulho, a vaidade, a inveja, a ira, a mágoa, a avareza e o egoismo são os principais inimigos da alma e do coração.

Um viva os Bitcoins. Um viva aos criptos. Uma saída possível para o patrimônio pessoal, uma fuga virtual para escapar dos populistas e taxadores dos infernos.

Afinal, senhores, (e ao final) a saída será uma cripta.

344527  - montoro666   - 29 Nov 2017, 15:45
Lastro do Bitcoin:



344497 - Ronimendes  -  29 Nov 2017, 04:25
Boa noite pessoal. Dei uma sumida, por estar terminando de escrever um material didatico sobre FIIs. E o Bitcoin? Puxa vida, que coisa louca!!!!! E o litecoin também, tá louco!!!!! Em 2014 o Bitcoin estava uns 1200 reais, o litecoin estava 10 reais. Devia ter colocado uns trocados......se arrependimento matasse.....eu acho que ja tinha morrido umas 50 vezes. O pior é que é da minha natureza, em todos os aspectos da minha existência : me arrepender das coisas boas que podia ter feito e deixei de fazer. Em contrapartida, há poucas coisas que fiz das quais me arrependo. Claro que somente pela Graça do meu bom Deus, que colocou em minha alma um pouco de prudência. E agora, com Bitcoin custando 37.500 reais e o litecoin custando 350 reais, o que eu faço????? Fui dar umas lidas pra tentar entender esse troco. Meu Senhor Jesus, eu sou um ignorante total nesse mundo cripto. E olha que sou relativamente novo hein? 42 anos. Mas é uma linguagem que não domino. Até eu entender esse troco, lendo e estudando, o Bitcoin vai ter chegado em 1 milhão. E depois de tomar uns trancos do mercado, tenho cá comigo uma filosofia: não invisto em nada que eu não entenda perfeitamente o mecanismo. Se eu não entender, eu não invisto. Mas daí vocês poderiam perguntar: mas e se for só uns trocados? Você não investe? Respondo: não. Que diferença vai fazer para o meu patrimonio investir só o dinheiro pinga? Se for pra arriscar o dinheiro da pinga, então vou arriscar numas puts ou calls, ou fazer trade no miniindice. Ou pegar o troco da pinga e jogar numa tele Sena, ou numa mega Sena, porque pelo menos eu conseguiria calcular as chances de ganhar. Agora, com Bitcoin, não dá pra calcular absolutamente nada. Não tem previsões. Não há limites. E junto dele, tem mais umas 50 criptomoedas querendo conquistar espaco. Daqui a pouco vão lançar uma criptomoeda por dia e alguma vai ter muito sucesso. Talvez até o próprio Bitcoin, mas pelo que eu entendi, as transações com ele não são tão rápidas quanto com outras cripto. Parece também que precisaria, se o bitcoin fosse adotado como moeda mundial, de tantos computadores minerando Bitcoins que o consumo de energia para isso muito grande. Pertencer a um país de terceiro mundo eh uma droga. Na Europa e EUA eh facílimo negociar outras cripto. Aqui, pelo que eu entendi, tem que comprar Bitcoin em alguma Exchange (mercado bitcoin) e transferir para os Bitcoins para outra Exchange ( como Poloniex) pra poder comprar outras cripto. Comprar os Bitcoins e deixar na Exchange? Parece que eh arriscado, daí tem que fazer uma tal de carteira virtual, depois fazer uns 50 backup pra não perder a bagaça.....olha...eh demais pra minha ignorância...mas sabe o que mais me desanimou???? Há uns 6 meses atrás abri conta no mercado Bitcoin e na foxbit. Nesta última, não consegui logar. No mercado bitcoin, consegui. Mas quando me pediram, por normas de segurança, pra colocar uma foto do meu perfil....assim ó....tinha que tirar uma selfie, segurando um documento com foto e também segurando um papel com os seguintes dizeres: QUERO COMPRAR BITCOINS.....pqp!!!...ia colocar duzentinhos nessa pirâmide do carvalho ...com certeza ia ruir toda a bagaça. E os caras ainda pedem fotinha!!!!! Pra que??? pra depois jogar na net com os dizeres: olha o trouxa que entrou por último no esquema ponzi, o comprador do topo. Eu hein? To fora.... Brincadeiras a parte, parabéns aos que compraram e acreditaram desde o começo. Pra mim, já está tarde. Esse cavalo não deu pra pegar. Segue uma matéria, do damodaran... Muito interessante. Uma pomada apenas para aqueles que, assim como eu, perderam a oportunidade. http://aswathdamodaran.blogspot.com.br/2017/10/the-bitcoin-boom-asset-currency.html?m=1 Por aqui, seguimos firmes e fortes na maratona da liberdade financeira. Economizando 15 a 20% do salário, Buscando os 8% a.a. real, com prazo de 23 anos pra aposentar. Disciplina, frugalidade, cuidando da saude física e mental. Nada de títulos de dívida por enquanto, somente ativos reais. Quando selic bater no fundo, volta pra rf. Décimo terceiro vai pra TAEE11. Um pouquinho pra Egie3 também. Fornecer energia pra esses mineradores de Bitcoin sortudo da @#@%$@$$. Sobre Briv4....sinceramente....na minha opinião uma bosta. Lucro não sai do lugar faz anos, cotação também não. Governança ruim. Liquidez ruim. A mim não convence. Já tive um tempo na carteira, antes de 2014. Desanimador. Abcb4, parece melhor para mim. Mas também não tenho e não vou colocar. Não dá pra comparar com itub3 ou bbdc3. De ativo medíocre, a bolsa tá cheia. Precisamos de lucros crescentes e Boa governança. Se não tiver, o meu dinheiro pelo menos, não pega. Abraços a todos, muita saúde e paz. PEDROSOUSA. Amanhã eh dia 30. Quero ver trabalho Hein Pedrão. Rsrs.

344475  - uqaz   -  28 Nov 2017, 16:41
Veja bem, existe a possibilidade de vc estar comprando um topo...
Bitcoins são compradas em Exchanges especializadas para isso:
https://exchangewar.info/coinprice?btc_brl

Deve ser aberta uma conta numa dessas Exchanges. Na foxbit, por exemplo, as exigências são:
https://foxbit.zendesk.com/hc/pt-br/articles/11500...

Nada de HB ou IQ. Existe uma plataforma interna de negociação nestas Exchanges.

344368  - ehfranco -  25 Nov 2017, 15:48
Criei uma conta gratuita para Bitcoin em https://freebitco.in/?r=9989797
Da para ganhar 0.00000023 BTC por hora
Se o saldo for maior que 0.0003 BTC remunera a 4.08%aa

342687  - Molothrus bonariensis -  04 Out 2017, 12:46
Como funcionaria um Blockchain sem sua "moeda" paralela? Ainda que sejam entidades distintas, uma não vive sem a outra.

Ou, por que, em 7 anos, já surgiram mais de 1000 criptomoedas mas nenhuma aplicação do blockchain sem uma "moeda" associada?

Ou ainda, como você implanta uma rede ledger descentralizada (blockchain) sem remunerar os mineradores (que são os responsáveis pela manutenção do funcionamento da rede)?

342616  - Santos8 -  02 Out 2017, 15:30
A opinião do Ilan parece fazer todo o sentido:
http://www.infomoney.com.br/mercados/bitcoin/noticia/6984218/para-presidente-blockchain-revolucionaria-mas-moedas-digitais-possuem-dois-defeitos

342610 - fridao - 02 Out 2017, 04:47
Para a galera que opera bitcoins, artigo do Portinho.
https://blogdoportinho.wordpress.com/2017/09/14/bi...

340175  - ispholambra -  18 Jul 2017, 03:25
Materia interessante sobre bitcoins... vem tempestade a frente...
http://www.infomoney.com.br/mercados/bitcoin/notic...

339519  - Bashar Trader  -  23 Jun 2017, 00:57
Essa suposta corretora que anuncia em rádio e outdoor o investimento em "criptomoeda" é a Kriptacoin, que não é uma corretora e nem uma criptomoeda. Kriptacoin é um sistema ponzi mascarado com criptomoeda para parecer um negócio legítimo. A proposta desse ponzi é adquirir uma "franquia de mineração" de Kriptacoin e os ganhos são aumentados exponencialmente caso você convide mais trouxas para o esquema.

Kriptacoin não tem nada a ver com criptomoedas legítimas como o Bitcoin e Ethereum.

339518  - FoxHoundBR -  23 Jun 2017, 00:48
Eu também vejo as bitcoins como uma versão repaginada e digital da tulipamania. Dá um arrepio na espinha quando vejo histórias como essa que o utah100 citou de corretoras oferecendo e fazendo marketing pesado em cima de novos investimentos, e ressaltando lucros rápidos e altos. Também interpreto isso como um sinal de que é bom ficar bem longe desse tipo de investimento.

Ressalto que respeito muito quem investe em bitcoins, mas eu mesmo não investiria um mísero centavo nelas. Prefiro ganhar dinheiro do jeito tradicional: estudar e acompanhar diaria e incansavelmente o mercado de ações, sempre buscando boas oportunidades de aumentar meus limitados (e suados) recursos no longo prazo. Daqui a alguns anos, quem estiver investindo em bitcoins hoje e estiver cheio da grana no futuro pode vir aqui e esfregar na minha cara que eu estava redondamente enganado, mas ainda assim prefiro ater-me às minhas convicções.

339018  - Minkowski -  02 Jun 2017, 21:54
BTC/BRL bitcointoyou.com
BTC/USD bitstamp.net
Remessas sugiro remessaonline ou transferwise

339017  - pocunha -  02 Jun 2017, 21:36
Qual corretora utilizam para BTC?
Outra ponto: alguem opera cambio? Também gostaria de ouvir dicas de corretoras...

338961  - NumBroker  -  01 Jun 2017, 17:00
Para os curiosos, o pessoal da inversa vai promover um debate do dito cujo...

O debate “ Bitcoin e Moedas Digitais: Riscos e Oportunidades” será transmitido na próxima segunda-feira, 5 de junho, às 11h30. Para assisti-lo, você terá que acessar este link:

http://lp.inversapub.com/ debate-bitcoin/

Se você não puder acompanhar a transmissão no horário marcado, ou quiser rever o conteúdo, poderá ter acesso ao vídeo na íntegra posteriormente.

No evento, Ricardo Schweitzer, autor da newsletter “Troublemaker”, e Fernando Ulrich, autor do livro “Bitcoin – A Moeda na Era Digital”, debaterão os riscos e as oportunidades de ganho das principais moedas digitais neste momento.

338827  - rappdav   -  31 Mai 2017, 17:44
Vixe... Prof comprou bitcoin..... Vou comprar tb!

Brincadeiras à parte, apesar do nome do tópico ser "Carteira Small Caps", ele sofreu muitas mudanças ao longo do tempo. Passou a ser um tópico de investimentos. Estou aqui desde 2010 e já vi muita coisa acontecer. Muita gente boa já passou por aqui e por diversos motivos nos abandonaram. Deem uma olhada na lista de moderadores e verão que a maioria ali não aparece mais. Porém, sempre aparece gente nova para contribuir, e o Jonas era uma dessas pessoas.

Nunca vi as posições do Jonas como indicação de compra ou algo assim. Ele simplesmente mostrava seu entendimento e suas ações relacionadas aos seus investimentos. Isso deveria gerar uma discussão saudável, onde todos aprenderiam. Como o Prof Paulo se expressou a poucos dias, o motivo dele frequentar esse espaço é justamente o aprendizado na troca de opiniões. Bom, se o Prof no alto de sua experiência e conhecimento é capaz de aprender algo por aqui, não sou eu que vou deixar de fazer o mesmo.

Creio que o objetivo de todos seja chegar à independência financeira, independente do caminho utilizado. Portanto, deixemos de lado essas picuinhas e sigamos em frente.

338826  - harleyhr  -  31 Mai 2017, 17:29
Pergunta: Vc simplesmente tem uma conta em USD ou aplica em algum investimento lastreado em Dólar?

338825  - harleyhr  -  31 Mai 2017, 17:28
...Mas como já estava emplacando os 70, realmente não tenho mais saco para efetuar as operações de compra de bitcoins (lembrem-se, a menos que o valor de mercado do seguro exploda e se torne incompatível com o tamanho do patrimônio financeiro que deve proteger, não está disponível para venda), nomeei uma das minhas filhas como bastante gestora das operações e guarda de meus bitcoins, serviço pelo qual ela recebe 1% a.a. Neste quase 1,5 anos tenho investido entre 8 e 10% do meu fluxo de caixa em USD.
Olha o nepotismo aí... kkkk

338820  - paulo_prof -  31 Mai 2017, 16:06
Bom, pessoal ... sobre a questão "bitcoin" ... e se cabe, ou não, discutir o ativo aqui ... lá vai a minha opinião!

Quando o tema é investimento visando acumulação, que creio ser o caso da grande maioria aqui, cedo ou tarde há que se "enfrentar" a questão de investimento em reserva de valor, ou formas de hedge/"seguro" para "proteger" o patrimônio financeiro amealhado, inclusive com o auxílio das boas discussões aqui, envolvendo ações, fiis, fips, etc.

Se vc segura um imóvel, um carro, a sua saúde, etc., por que não fazer um seguro de seu patrimônio financeiro? Me parece um contra-senso não faze-lo.

O extremo sucesso na contratação de um seguro ... é nunca ter que usá-lo. É esta, então, a premissa básica que deve ser adotada na "contratação" de um seguro para o patrimônio financeiro. Uma das consequências, é que o valor de mercado deste seguro, e/ou a sua volatilidade, é quase irrelevante. De tempos em tempos, entretanto, cabe uma análise se o "seguro" é adequado considerado o tamanho do patrimônio.

O "seguro" que talvez a grande maioria dos brasileiros contrata é a casa própria e, uma vez assegurada esta, outros imóveis. Esta não foi bem a minha opção. Desde quando começou a sobrar algum para poupar, uns 45 anos atrás, aprox. 5% de meus investimentos eram direcionados para o tal seguro. A escolha pessoal para estabelecer o seguro para os meus investimentos, foi ouro e prata físicos (barras e moedas) e em papel (ETFs). Excetuando uma única vez na qual vendi uma parte da posição de ETF em prata e algumas gramas de ouro usadas em minha boca, o processo foi do tipo buy & forget. Os preços da prata e do ouro só eram relevantes nas poucas ocasiões que ponderei sobre a adequação da cobertura. A última vez que fiz este exercício foi no início do ano passado. A minha decisão então foi a de aumentar o "seguro" e ???? adivinhem? sim, em vez de considerar ouro e prata físicos e em papel, escolhi bitcoins.

Mas como já estava emplacando os 70, realmente não tenho mais saco para efetuar as operações de compra de bitcoins (lembrem-se, a menos que o valor de mercado do seguro exploda e se torne incompatível com o tamanho do patrimônio financeiro que deve proteger, não está disponível para venda), nomeei uma das minhas filhas como bastante gestora das operações e guarda de meus bitcoins, serviço pelo qual ela recebe 1% a.a. Neste quase 1,5 anos tenho investido entre 8 e 10% do meu fluxo de caixa em USD.

Não me perguntem onde e como ela faz as compras ... de fato não quero saber. As transferências faço para uma conta corrente que ela tem desde os seus tempos de estudante na Alemanha.

No que concerne o tema "bitcoin" neste forum, acho que cabe sim a discussão, desde que seja limitada no escopo pretendido. Operacionalmente, acho que cabem muito mais recomendações para a compra, já que a venda para o fins de "seguro" deve ser um evento raro.

338769  - escalador_  -  30 de maio de 2017, 18:26
Para transações ou bitcoin é sensacional. Para reserva de valor também seria. Você pode comprar uma reserva de valor justo por um valor de 10 mil reais, e eu não sei qual é o preço justo?
A fim de 2013, eu espero o preço do bitcoin estabilizar para usar como reserva de valor. Mas por enquanto me parece que sirva para especulação ...
Mas como as discussões são boas. Graças a elas eu liembrei dos meus 0,03406 Vendi hoje.

338765  - M0rfeu   -  30 de maio de 2017, 17:31
Jonas, pelo menos no meu caso, o fato de desconfiar do bitcoin como reserva de valor não significa que não é um interesse, e você pode fazer comentários sobre o assunto - assim como os seus comentários sobre os assuntos tb. Talvez esteja na idade de gostar, rsrs, 39 anos. Já li no livro Crush, https: //www.amazon.com.br/gp/aw/d/B00SACY95C/ref=m ... - de graça na promoção do Doria! E guess very interesting the subject on as as pesdoas dou valor a uma moeda.

O papel da bitcoin como tecnologia para a busca da caça melhor (mas nem por isso não há cartões de crédito, piadas à parte ...).

A produção atingiu 21 milhões, e em que, sei lá, uns 15 milhões. Isso, na cotação em reais de hj ($ 9.800), daria 147 bilhões! As minhas contas não estão erradas, uma vez que não é cara, não é um "barata prá caramba!", Como é que ele é feito com um professor Paulo Prof. Imagino que exista algum Oportunidades de mercado, o mercado de compras, o mercado de licitações, o mercado de computadores ...) ser substituída - mesmo caso pelo qual o nióbio não vale mais que ouro.

Outra coisa é que, diferentemente de outras moedas que pagam juros reais, o bitcoin não remunera o capital.

338760  - uqaz -  30 Mai 2017, 16:59
A última. A resposta da sua pergunta é: não dá pra saber. A oferta é inelástica, mas a demanda é elástica (não sabemos a inclinação da curva da demanda, mas dá pra ver pra onde vai...). Não dá pra saber se está caro ou barato, pq não há referência. O que se tenta fazer é tomar mercados como o de transferências internacionais (USD 800 bi) ou o do ouro (USD 7 tri) e calcular percentuais de invasão do bitcoin neles. Os números são ridículos se vc considerar que cryptos estão com uns USD 50bi de valor de mercado apenas.

338753  - Ronimendes -  30 Mai 2017, 15:55
Jonas, curto bastante o que escreve. Sede firme porque os conhecimentos transmitidos enriquecem muitas pessoas. Sobre BTC, até pensei em algum momento passado em colocar alguma coisa. Me desanimou o fato de não saber operacionalizar o investimento e também os custos: no mercadobitcoin, que foi onde verifiquei, eram altos em termos percentuais. E agora que o nível do BTC atingiu níveis absurdos em relação ao que era a dois anos, eh que não vou mesmo. Além do mais, e eh só um comentário, um cunhado meu que não investe nem no tesouro direto, por medo....que tem verdadeiro pavor das acoes.....dias atrás me mandou uma mensagem sobre o que eu achava de investir em BTC....pois havia recebido um convite para tal... Então, isso me deixou muito com a pulga atrás da orelha...talvez uma grande, enorme onda especulativa está tomando forma no BTC.. E isso não costuma terminar muito bem... Sigo acompanhando....de fora... Parabens a você e ao uqaz que sempre acreditaram e explicaram aqui no espaço. Mas não seria agora o momento de realizar os lucros? Abraços e boa semana.

338752  - RRunner -  30 Mai 2017, 15:42
uqaz, minha opinião está formada desde o inicio do BTC. como eu disse, posso não concordar com você, mas respeito sua opinião e espero que o investimento em BTC dê muito certo!
não vou ficar justificando porque não comprar BTC, é opinião pessoal ... o Jonas, no seu último post, já se doeu que as pessoas não concordem com ele ... parece que ele não pode conviver com isso, não aceita.
sem ofensas, mas vocês estão parecendo aqueles fanáticos da Telexfree, que queriam de qq jeito que concordássemos que era um ótimo negócio!
assunto encerrado pra mim!

338739  - pocunha - 30 Mai 2017, 14:42
Obrigado, Jonas. Bem esclarecedora sua resposta.

Acho que consegui resumir meus anseios no fato da utilidade. Me parece que é óbvia sua utilidade e competitividade frente às outras formas de troca, sendo o principal risco a próprio euforia - ponta da demanda estar pensando apenas em valorização como utilidade.

Vou comprar um cascalho e acompanhar mais de perto.

338738  - CAP7  -  30 Mai 2017, 14:40
Bitcoins será pior que as Tulipas........pelo menos eram vistas plantadas.....entendeu uquazinho ou quer que eu desenhe?

338734  - RRunner   -  30 Mai 2017, 14:24
De acordo m0rfeu.
o ouro é utilizado como jóia, como hedge pelos bancos centrais, gera milhões de empregos, é utilizado em diversas áreas, como telefonia, informática e etc.
ou seja, tem lastro!

338731  - uqaz   -  30 Mai 2017, 06:28
Então eu te pergunto. Vc não gostaria de ter uma alternativa a estacionar seu patrimônio que não essa Charisse de imóveis? Porque ouro, aqui não é lá tão barato. Por que não arriscar 1% da carteira pra ver como esse troço funciona, não custa nada.

338746  - uqaz -  30 Mai 2017, 15:28
Não entendo. O valor industrial do ouro é de uma ordem de grandeza a menos do seu valor como reserva de mercado... é daí que vem o lastro? Por que vc acha que o mundo crypto não geraria empregos (serviço de mineração que fortalece a rede de transacoes, indústria de chips para estes mineradores, serviço de desenvolvedores de programação, desenvolvimento de serviços de cryptografia para bancos etc)? Pesquise sobre Internet of Things e vc vai ver vaaaarias aplicações das crypto em infinitas necessidades. Pense nas crypto como uma nova ramificação da internet, assim como a telefonia móvel foi para a telefonia fixa. Sabe de uma coisa... esquece, vc já formou sua opinião, uma pena.

338730  - uqaz -  30 Mai 2017, 06:24
Por favor, reflita. Pense em como a internet mudou a vida das pessoas. Bitcoin melhorou minha vida, faço transferência instantâneas e sem a permissão de ninguem, nao pago nada de IOF, isto é fantástico. Imagine o uso disso no mercado negro, prostituição... Está aí o lastro que vc não vê. Ouro - que banânicos não tem fácil acesso, convenhamos - e bitcoin não rivalizam, eles se complementam. Faz sentido comparar bitcoin com ouro sim, faz sentido compara-lo com o mercado de transferências de quantias entre países (remitances). Imagina vc não ter que esperar D+3 pra efetuar liquidações em mercados financeiros , a quantidade de capacidade de alavancagem o bitcoin vai arrancar desses bancos... Me impressiona como até agora essa pistura de negacao se mantém por aqui. Uma pena.

338729  - uqaz  -  30 Mai 2017, 06:14
Por favor, pesquisem. Já inventaram centenas de moedas virtuais, todas com diferentes funções. Ocorre que todas elas estão avaliadas em bitcoins, apenas. Bitcoin é a porta de entrada nesse mundo, é a referência, venceu a escalabilidade (se quiserem entender isso pesquisem melhor esse termo "escalabilidade", nenhuma crypto até aqui chega perto da adoção justamente por isso, por já haver o bitcoin - que é o mais confiavel). O bitcoin para essas novas cryptos é como o ouro era para o papel-moeda, pessoas estão usando-o como reserva de valor, como referência nesse mundo crypto.

338726  - M0rfeu -  30 Mai 2017, 03:54
A questão que me leva a descrer no valor intrínseco de Bitcoin é a seguinte: mesmo que ela tenha um algoritmo que evite excesso de oferta, o que impede que algum programador crie uma OUTRA moeda virtual tão segura quanto? Então, tchau exclusividade, diferentemente do que temos com o ouro (e tirando o fato do ouro também poder ser utilizado como jóia).

338724  - RRunner -  30 Mai 2017, 01:25
Jonas, ñ é questão ser do contra ... a opinião é individual ... de cada um!

excelente que você está ganhando dinheiro, parabéns.

BTC não tem lastro com nada ... é virtual ... e você defende com unhas e dentes sua posição. acho legal, mas respeite a opinião de quem não concorda. Comparar BTC com eletricidade, lâmpada, computador, é um baita exagero da sua parte. Todas essas coisas eram visíveis, palpáveis, melhorou a vida do ser humano no planeta.

BTC, por enquanto, traz retorno para quem tem culhão de investir ... melhorou a vida das pessoas ?? acho que ainda não né ?

338723  - uqaz   -  29 Mai 2017, 23:56
Não é só aqui que esse fenomeno está acontecendo. Índia, Japão e Coreia estão pagando spreads tão monstruosos qto.

338722  - Jonas_Schwingel  -  29 Mai 2017, 23:25
"você usa Bitcoins como moeda de fato ou apenas especula sua valorização?"

Como as duas principais funções da moeda são meio de troca e reserva de valor, sim, utilizo como moeda. Raramente como meio de troca. A função bo BTC na carteira é basicamente reter valor em algo com escassez. É um excelente hedge contra a desvalorização das moedas ficuciárias. Protege contra a desvalorização de todas as moedas estatais ao mesmo tempo.

Não especulo. A intenção nunca foi ter ganho de capital. Não coloquei na carteira na espectativa de aumento de preço. No entanto, vejo potencial de precificação no decorrer da fase de adoção da tecnologia, portanto a posição passa a ter um 'que' de investimento. A combinação de escassez com aumento da utilidade inevitavelmente fará o preço subir no longo prazo. Mas isto é um efeito colateral. Não ligo se não subir, mas quando introduzi este assunto aqui no fórum o BTC custava cerca de R$ 400. É obvio que não achei ruim.

"Qual é o "lastro" do Bitcoin nesse caso e como mensurar se essa conta está correta?"

Assim como o outro, o lastro do bitcoin é ele mesmo. Ouro tem escassez física. BTC tem escassez digital. Não há garantias nem pra um nem pra outro e é impossível estimar um valor justo. Seus preços se formam unicamente pela oferta e procura. Por algum motivo, as pessoas demandam ouro pois enxergam utilizade em sua escassez e reserva de valor. Isso faz ele ter um preço. Com o BTC é a mesma coisa. Se as pessoas enxergarem utilidade, haverá demanda e haverá um preço.

"Em sua maioria, as pessoas estão realmente usando Bitcoins ou apenas especulando? A demanda é para uso ou apenas especulativa?"

Esta pergunta é muito geral. Certamente há negociantes com as mais diversas intenções e não há como saber o que a maioria tem em mente. O que eu deduzo é que se a tendência no longo prazo é de alta é porque tem mais holders do que especuladores buscando lucro com compra e venda. Considerando que o ativo vem desenhando uma bela tendência de alta, apesar da forte volatilidade, que apesar de estar diminuindo ainda é grande, eu posso lhe afirmar que há mais pessoas "usando" o BTC do que especulando. Estes "bons usos" podem ser meio de troca, transferências internacionais ou apenas reserva de valor. Se a maioria fosse especulativa creio que o preço não estaria se sustentando num patamar tão elevado. A existência de especuladores num nivel razoável é até saudável Eles provêm liquidez ao ativo.

Desculpe a intromissão.
Ao meu ver o valor do Bitcoin está justamente em não estar sob uma autoridade central. Quanto mais intervencionista e mais inflacionária forem as autoridades monetárias e mais controles cambiais existirem, maior é o valor do Bitcoin! Mais um motivo de haver esses spreads de país a país.

338720  - pocunha -  29 Mai 2017, 22:32
Jamais torcerei para dar errado até porque se der certo (e por enquanto está dando), é porque o mercado vê utilidade, então, por mais que eu não seja um investidor agora, usufruirei dos benefícios dessa utilidade. Uma pergunta pertinente: você usa Bitcoins como moeda de fato ou apenas especula sua valorização?

Assim como o Santos, a questão do valuation me preoucupa. Já não temos moedas lastreadas hoje em dia, ou seja, o valor depende inteiramente da confiança. A divisão territorial do mercado de cambio é pertinente pois facilita o cálculo - o total de moeda deveria representar os bens em circulação daquele território. Qual é o "lastro" do Bitcoin nesse caso e como mensurar se essa conta está correta? Em sua maioria, as pessoas estão realmente usando Bitcoins ou apenas especulando? A demanda é para uso ou apenas especulativa?

338719  - evalaretto -  29 Mai 2017, 21:59
Uquaz, Jonas, uma coisa é convencer alguem de 30 anos de idade a comprar Bitcons, outra bem diferente é convencer gente sambada como O professor, o Barbado, eu, ou o Santos8 como pude ver.

Não se trata de acreditar nisso ou naquilo, de achar que agora é diferente ou não. Quem já viveu um pouco mais tem suas convicções sobre alguns assuntos e dinheiro é um deles.

Até gostamos de especular, caso contrário não frequentaríamos esse espaço, mas tudo tem limite...

Por favor, respeitem os mais velhos...rs...

338718  - jackma -  29 Mai 2017, 21:10
eu tenho bitcoins. utilizo a foxbit e a negociecoins. já usei a localbitcoins tambem, mas usei apenas para comprar de pessoas do BR

porem a localbitcoins te permite comprar de qualquer pessoa do mundo. e usando advcash, vc consegue pagar o cara sem ter uma conta bancaria estrangeira

vou fazer o teste com uma mixaria e ver se cola. pq sinceramente, esse descolamento de preços ta bizarro. vou procurar onde tem o maior descasamento de preços e comprar do lugr mais barato e vender no mais caro.

como tudo aqui no brasil, tenho a leve impressao que temos o BTC mais caro do mundo

338716  - Santos8 -  29 Mai 2017, 20:54
Achei o texto bastante válido para ponderação em seus 4 primeiros parágrafos.

Já, o último parágrafo é uma generalização própria de quem também não pensa fora da caixa, ao erradamente comparar o bitcoin com a eletricidade, a lâmpada, o computador, ou a própria internet.

Até porque qualquer pessoa de bom senso que viveu a explosão da própria internet viu que se tratava de algo realmente inovador, disruptivo e com enorme futuro. Só que, ao mesmo tempo, qualquer empresa que tivesse em seu nome "dot.com" em IPOs lançados a profusão nos Estados Unidos por volta de 1999, eram alvo de compras sem qualquer critério razoável de valuation e a maioria delas não tinha mesmo futuro e estourou na chamada bolha da Nasdaq no ano 2000. Desnecessário dizer sobre os prejuízos em que incorreram a maioria dos compradores das "dot.com". Claro que várias boas companhias sobreviveram e muitas outras nasceram e nascerão desde então, mas mesmo a Microsoft, por exemplo, só veio a recuperar o valor de mercado que atingiu em 2000 no ano de 2016.

Enfim, a internet veio para ficar, mas a maioria das empresas sem lastro criadas no boom de tecnologia da Nasdaq de 1999/2000, não.

Coisa parecida ocorreu com as ferrovias no século XIX: a maioria das linhas férreas até sobreviveu, mas as centenas de empresas criadas, não. Faliram ou foram incorporadas.

Veja bem, não estou nem afirmando que o bitcoin não irá sobreviver. A própria ideia de uma moeda sem emissão estatal, para um liberal, é tentadora. Só que já existem existem outras "moedas" virtuais sendo criadas, logo o bitcoin não é a única, vai ter que enfrentar concorrência. E, principalmente, não tem qualquer aceitação fora da internet, nem guarda qualquer parâmetro razoável para valuation. Durante muitos anos ou séculos ainda existirão governos e bancos centrais e estes continuarão guardando o monopólio do curso forçado dentro do território nacional. Sim, me arrependo de não ter comprado bitcoins lá no início: eu estaria monetizando-os em moeda real agora. Não fiz isso, assim agora não vou entrar na onda, pois já vi muitos gráficos semelhantes ao do bitcoin terminarem com o das tulipas. Posso estar errado, mas continuo preferindo identificar empresas subavaliadas e apostar nelas. Por muito tempo elas continuarão vendendo seus produtos em reais ou dólares. Boa sorte aos que pensam diferente, desde que também respeitem opiniões divergentes.

338713  - guga10 -  29 Mai 2017, 20:24
Jonas ou Uqaz, vocês podem colocar um passo a passo prático para se comprar Bitcoins?
Lí algo sobre 3 principais corretoras que negociam no Brasil. Essas corretoras são sediadas aonde?
É simples abrir uma conta virtual e é possível adquirir uns 2 ou 3K em bitcoins? Quais os custos?

338712  - fbsanchez2013  -  29 Mai 2017, 20:22
O Jonas comentou um tempo atrás sobre isso, realmente está estranho. Mas não é só no Brasil que ocorre essa disparidade. O que precisa ver é que para comprar você paga esse valor aí (9866 temers), mas qual o valor que te pagam se você quiser vender? Como eu disse, sinceramente não operei com bitcoins até o momento, então não sei como está funcionando essa compra e venda.

338711  - jackma -  29 Mai 2017, 20:16
eu to achando muito estranho o BTC do BR estar tão caro.
no presente momento ta 9866 temers
e o BTC dos EUA ta 2325 USD
o dolar no momento ta 3,27
fazendo a conta de padeiro, 3,27 x 2325 dá 7602 temers
então quer dizer que se eu conseguir comprar o BTC dos EUA (um local facil é o localbitcoins, usando advcash) e vender aqui no BR por 9866 eu consigo ganhar 30% sem misterio? onde ta errado meu raciocinio?

338708  - Jonas_Schwingel -  29 Mai 2017, 19:51
O site abaixo é bem bacana. Lista as vezes que o BTC morreu. Desde que nasceu que ele vem morrendo e insistentemente permacendo vivo. Uma coisa que chama a atenção nestes obtuários é que o "analista" sempre denota desconhecimento da tecnologia e de suas implicações no mundo real. Por outro lado, vejo inúmeros economistas excelentes que estudaram a moeda de maneira séria e se tornaram entusiastas.

https://99bitcoins.com/bitcoinobituaries/

A questão é que ninguém sabe se o BTC viverá pra sempre ou se morrerá daqui 1 dia, 1 ano ou 10 anos. No entanto, conhecendo a tecnologia e sabendo o que isto poderá causar no sistema financeiro/monetário do planeta, não fico de fora nem a pau. Há um potencial enorme nisto e governos tem realmente muito pouco a fazer para interromper a tecnologia, daí o seu valor. One does not simply remove something from internet.

Resolvo o risco com alocação. Hoje vejo muito menos risco do que quando iniciei em 2013. A coisa está se estabelecendo! Só não vê quem não quer. Às vezes o sujeito comprou a ideia de que era pirâmide e, como sabemos, muita gente tem dificuldade em reconhecer erros e prefere ficar na torcida para que a realidade vá de encontro com suas convicções, ou seja, torce pelo fracasso da ideia, dando peso elevado para coisas negativas e fazendo vista grossa para as coisas positivas. O mundo não mudará de acordo com nossas convicções! São as nossas convicções que devem mudar de acordo com o mundo!

Há uma massa de cérebros envolvida com a moeda ao redor do planeta. Startups nascendo a todo momento, muita gente dedicando tempo e energia para desenvolver uma coisa que acabou de nascer e que não estamos aptos a saber até onde vai. Volume de transações aumentando, interesse de pessoas em geral crescendo em escala exponencial. O market cap do ativo ainda é irrisório perto de ativos financeiros tradicionais e bem estabeledidos, logo, há muito o que precificar conforme a moeda pelo processo de adoção. US$ 2.000 está barato pelo que pode valer caso a evolução continue por tempo intederminado. E não vejo razão para que não continue. A 'Indústria Bitcoin', ou seja, todo o emaranhado de empresas e pessoas lidando com a tecnologia', está tomando proporções que eram inimagináveis poucos anos atrás. Muito imporvável que toda essa gente resolva simplesmente parar. A moeda é útil e as pessoas gostam. Improvável que pare ou diminua.

Pessoas do contra sempre existirão. Desde que o mundo é mundo que inovações incomodam e causam pessimismo em pessoas que não conseguem pensar fora da caixa. Foi assim com a eletricidade. Foi assim com a lâmpada. Foi assim com o computador. Foi assim com a internet. Contudo, quando mudanças desta natureza estão pra acontecer não há nada que segure.

My 2 cents

338707 - fbsanchez2013 -  29 Mai 2017, 19:21
Sobre o bitcoin e blockchain, tem um curso bem legal da universidade de princeton disponível no Coursera.
Segue o link:
https://www.coursera.org/learn/cryptocurrency

Audio e legendas em inglês.

Explica como funciona, possíveis problemas e soluções, novas utilizações do blockchain, achei bem completo (e técnico).

Já fiz o curso, se alguém tiver alguma dúvida específica sobre o funcionamento técnico, talvez eu possa esclarecer.

Obs: Não sou especialista, nem investi nenhum centavo até agora em bitcoin e outras moedas, apenas fiz o curso e me disponibilizo a tentar esclarecer alguma dúvida mais técnica.

Pretendo me aperfeiçoar mais no assunto (não somente em bitcoin, mas em outras moedas e nas tecnologias envolvidas), para futuras oportunidades de investimentos ou mesmo aplicação em outras áreas.

338695  - marcossiqueira78 -  29 Mai 2017, 15:27
esse site tem um grafico com eventos significativos:
https://99bitcoins.com/price-chart-history/

338693  - pocunha -  29 Mai 2017, 14:30
Sobre Bitcoins: Gostaria muito de ter entrado há anos atrás mas hoje me falta coragem, em muita parte pela ignorância.

Dentre muitas outras coisas, estou inserido no mercado de crimes cibernéticos e temo bastante pela regulação e/ou proibição tendo em vista o crescimento de crimes (cibernéticos ou não) - com o maior caso acontecendo recentemente - associado aos pagamentos em bitcoin.

Analisando a ponta da demanda, essa é realmente grande, ou seja, a coisa pode continuar multiplicando por um bom tempo. Há que se saber como a coisa reage quando algum líder mundial fizer um discurso mais concreto sobre o tema (regulação/proibição). Como não acompanho tanto, não tenho esse feedback.

Qual foi a notícia mais impactante no ativo e qual o efeito? Alguem saberia dizer?

338673  - Jonas_Schwingel  - 27 Mai 2017, 03:09
Aconselho a ficar longe do bitcoin, Belemes. Invista somente no que conheces bem.

338671  - belemes -  26 Mai 2017, 23:56
Cuidado com o bitcoin....que se assemelha àquela velha "corrente"... e na medida que incomodar governso... emissores de moeda... vão "cassar" de vez essa vulga moeda digital.

Portanto... é "fria" e aja como se estivesse operando um verdadeiro "mico"... sem lastro... e, se estiver ganhando... caia fora e apure o lucro.

338326  - Jonas_Schwingel  -  20 Mai 2017, 04:50
BTC está com volume de R$ 8,4 milhões nas últimas 24h em negociações em R$. Comparável ao volume diário médio de uma ação como GRND3. Em 2013 esse volume era de uns R$ 100 mil.

Em negociações em US$ o volume em 24h está em R$ 323,4 milhões. Isso dá mais do que o volumé médio diário de ABEV3. Levemente menor que BBDC4.

338000  - rodrl9o   -  16 Mai 2017, 19:33
se não me engano, dá pra comprar com cartão de crédito pela coinmama e pela cex.io, mas teria que verificar se os preços praticados em dólar compensam o spread de comprar em reais.

337975  - Jonas_Schwingel  -  16 Mai 2017, 16:31
Eu prefiro a Foxbit. Como o Ugaz disse, a Mercado Bitcoin não parece tão confiável. A última vez que usei a Mercado Bitcoin foi em 2014. Nem sei como está. Só vejo que ainda tem um bom volume negociado lá. Acho que hoje eles ainda tem muito clientes porque foram um dos pioneiros. Sobre Travel Money, não sei dizer.

337968  - fameira   -  16 Mai 2017, 15:35
Obrigado Jonas e explorando tua experiência em BTC, quando acesso o site do Mercado Bitcoin o cadeado e o HTTP fica riscado em vermelho, isto quer dizer que o acesso não é seguro? para o Foxbit não acontece.
Outra coisa tenho Travel Money em Euro, dá para comprar também?

337965  - Jonas_Schwingel  - 16 Mai 2017, 15:12
Bom dia. Neste site tem a relação das bolsas que negociam em R$: http://bitvalor.com/
As de maior volume geralmente são Mercado Bitcoin e Foxbit.
Tenho conta nas duas uso a que na ocasião está com melhor preço, ou seja, a que está com maior preço se quero vender ou a que está com menor preço se quero comprar. Hoje para comprar está melhor a Foxbit. Mas lembre-se que há no momento um ágio em relação ao preço da moeda em USD. Aí dá um desconforto. Entretanto, como não sabemos o que acontecerá com o preço, a melhor maneira é ir comprando aos poucos.

Se você tiver cartão internacional e topar o 'trabalho', creio que é possível comprar em USD nas bolsas americanas. No momento você economiza uns 18% se fizer isso. Certamente compensa os custos de IOF com o cartão de crédito.

337964  - fameira -  16 Mai 2017, 15:03
Jonas Bom dia!
Onde voce compra e vende Bitcoin?
Estou pensando em iniciar no BTC.

337672  - fridao -  08 Mai 2017, 22:38
Pessoal do Bitcoin.....sorriam!!!
http://www.infomoney.com.br/mercados/bitcoin/notic...

336345 - uqaz - 01 Abr 2017, 17:17
Muito bom o seu desempenho, estamos dando uma surra no mercado. O S&P500 em reais tbm está apanhando feio do 0,85 x CDI.

Uma coisa muito interessante que está acontecendo na minha carteira. Está rendendo vultosos 12,34% (muito superior ao ifix 9,02%) sendo que 60% dela é composta de fiis. 40% em crypto, só que bitcoins estão dando apenas +1,5% neste ano. Quer dizer, parece que estou montado em fiis só nos fiis certos e que meus outros miquinhos crypto estão vitaminando a carteira.

No fim estes miquinhos estão "hedgeando" os bitcoins. Estou me interessando nessa história e pretendo atirar uns 8-10% de fiis nessas outras crypto. Olha só que interessante a correlação:https://www.tradingview.com/x/dD9YsFPa/
https://www.tradingview.com/x/dD9YsFPa/

336346  - Jonas_Schwingel -  01 Abr 2017, 18:33
Isso aí.

O gráfico do desempenho da carteira para mim é bem menos importante do que os gráficos do fluxo de caixa. O foco da estratégia é no fluxo de caixa porque acho que quem tem isso tem tudo. A liberdade em se ter cash para comprar o ativo que der na telha todo mês é muito saudável para a carteira no longo prazo.

Realizei um lucro tremendo no BTC zerando a posição na últimas semanas, mas pretendo iniciar posição novamente com o fluxo de caixa da própria carteira, comprando um pouquinho por mês. A partir de abril terei um bom aumento no fluxo de caixa mensal porque uma boa parte do capital que estava em BTC foi para FIIs e isso vai começar a refletir neste mês que começou. A ideia é remontar a posição em uns 12 meses com compras mensais. Desta forma, se houver volatilidade até acabar a história do hard fork, terei um bom preço médio por causa das compras mensais. Zerei a posição porque não entendia bem o que estava ocorrendo e busquei proteger o capital. Hoje já estudei bem o caso e notei que talvez foi exagero vender tudo, mas não me arrependo. Gerar ganhos de capital e pulverizar o capital em outros bons ativos faz bem para a capitalização composta. Agora é só remontar a posição. Torço para fazer compras abaixo os 1000 dólares, mas se não for possível não faz mal.

Acho que está tudo bem direcionado. Vem aumento de fluxo de caixa via FIIs em abril/17 e em maio/17, com dividendos de VLID, WSON e TAEE, devo renovar o topo histórico no gráfico do fluxo mensal. E no gráfico do acumulado deve ocorrer mais uma boa inclinada nos próximos meses.

Segue o barco.

336347  - uqaz -  01 Abr 2017, 20:35
Exatamente, o FUD dissipou, pq não conseguiram sustentar a palhaçada do mempool com altas filas por muito tempo. Eu nem me mexi (preguiça e pra n pagar IR) mas foi inteligente sair porque o spread estava insano.

A sinalização do bitcoin unlimited n passa de 40%, estou duvidando desse fork.

336355  - Guinsanity  -  02 Abr 2017, 18:16
Pra que pagar IR? até 35k de venda mensal é isento, além do mais, pode vender aos poucos via p2p.

Eu segurei os meus, e vendi as altcoins que tinha e subiram 1000%, me concentrando mais no btc, e deixei emprestando pros margin traders na poloniex a 0,15% medio ao dia.

336358  - uqaz   -  03 Abr 2017, 00:02
Hehehe, não existe um entendimento claro sobre esses 35k/mês. Prefiro n arriscar ainda. É melhor fazer pra comprar alts do q voltar pra R$.

336359  - Minkowski  -  03 Abr 2017, 05:31
Uqaz, saiu no perguntão desse ano. Pergunta 607:

Os ganhos obtidos com a alienação de moedas “virtuais” são tributados?

Os ganhos obtidos com a alienação de moedas virtuais (bitcoins, por exemplo) cujo total alienado no mês seja superior a R$ 35.000,00 são tributados, a título de ganho de capital, à alíquota de 15%, e o recolhimento do imposto sobre a renda deve ser feito até o último dia útil do mês seguinte ao da transação.

As operações deverão estar comprovadas com documentação hábil e idônea.

336361  - jackma -  03 Abr 2017, 13:28
perai, eu entendi direito? vc paga IR de ganho de BTC?

eu vendi as minhas nos 3600 reais, mas to sentindo que nao vai mais abaixo disso. o preço ta congestionado nessa faixa já faz um bom tempo e não cede. O fork anda perdendo força a cada dia, hoje mesmo o BTC ja ta acima de 1100 dolares... tambem estou pensando em remontar a posição. pagar mais caro do que paguei, mas paciencia.

336365  - Jonas_Schwingel  -  03 Abr 2017, 15:24
BTC está forte mesmo. Estou achando que terei que remontar posição acima do que vendi. Meu consolo é que pelo menos na carteira da companheira eu não vendi os BTC. Na carteira dela o peso está em 13% do portfólio.

Antes de fazer a venda eu já considerava esta possibilidade. Não me arrependo. A venda foi saudável para a renda passiva futura e o combinado não é caro. Agora é só ir remontando a posição. Creio que a história de criptomoeda está apenas nascendo. No futuro, este pequeno período que fiquei fora será apenas uma virgulinha.

335731 - Guinsanity - 19 Mar 2017, 18:36
Usa a cotacao da Fox no grafico, sai mais barato que na MB (que alem disso tem suspeitas de fraude). Eu uso o https://biscoint.io, da pra comparar tambem e ele soma as taxas, alem da parte que calcula o dolar. Dependendo do spread vale mais a pena comprar com o cartao de credito+iof na cex.io, ou mandar pra alguma exchange internacional via rippex do que comprar por aqui.

335732  - uqaz  -  19 Mar 2017, 19:32
Sim, o preço do bitcoin no Brasil que uso no gráfico é foxbit. Incluo até a corretagem. Uso bitstamp como referência do dólar.

335733  - uqaz -  19 Mar 2017, 19:47
Bitcoint.io compara preços de bitcoin no Brasil. O gráfico q mostro é o spread entre um bitcoin pago aq é um bitcoin pago na América em usd.

335302  - Jonas_Schwingel  -  10 Mar 2017, 16:20
Comecei com 1% da carteira em 2013 quando custava cerca de R$ 400. Na bolha subsequente, vendi o equivalente ao investimento inicial em torno dos R$ 3k, ou seja, 13% da posição. Nunca mais vendi nada e fiquei sem fazer compras até a queda de jan/17. Até então, o peso na alocação estava na forma as it is e estava em torno de 6% do portfólio. Então encerrei o as it is e passei a utilizar peso fixo de 7%, com planos de aumentar 1% a cada mês até atingir 10%. Em janeiro fiz compras para chegar nos tais 7%. No preço de hoje está com 9,7%. Ou seja, precisei comprar muito pouco. Ele está indo ao target por conta própria. Aos R$ 4k ele fica no peso. Como está oscilando em torno de R$ 3,9k e em tendência de alta, creio que não precisarei fazer novas compras. Daqui em diante vou manter como os demais buy-and-holds do portfólio. Vender o excedente quando o peso estiver 10% acima do ideal e fazer eventais compras quando estiver abaixo.

334059  - Jonas_Schwingel  -  13 Fev 2017, 12:38
A quem perguntou sobre Bitcoin, eu tenho a moeda desde 24/10/2013, com pequenas compras adicionais. 73,9% da posição foi comprada naquela dada. Vejo muito valor não precificado na moeda, apesar da alta espetacular de lá pra cá. Não considero moedas como investimento, mas neste caso específico do BTC, que é uma ideia nova e em ascensão, considero como investimento. Num futuro incerto, quando a moeda já estiver devidamente precificada, ainda manterei posição, mas como reserva de valor e hegde.

Não sou profundo conhecedor dos 'desenrolos' da tecnologia. Me atenho apenas ao basicão, que seria:

- Valor e potencial da invenção;

- Crescimento do número de transações;

- Crescimento do número de estabelecimentos que aceitam;

- Crescimento da reputação da moeda perante às entidades importantes do setor financeiro mundial.

Nos preços de hoje, a moeda está ocupando 8% do portfólio. Pretendo chegar aos 10% ate mai/17 e deixar assim, fatiando se a escalada continuar e comprando se ficar abaixo do target.

Há leitores e participantes do fórum que sabem muito mais do que eu sobre as entranhas do case.

328512 - jonas_schwingel - 18/Out/2016 13:42
Falando em Bitcoin, lá se foram 3 anos desde que comprei e causei muita briga aqui neste fórum. rs

Naquela época, era apenas uma aposta numa ideia promissora, mas encarada como pirâmide e ideia de moleque por muitos.
Hoje a moeda já está bem consolidada e sendo levada a sério pela mais diversas instituições sérias do mercado financeiro.
O volume aumentou consideravelmente em todas as exchanges do mundo e a oscilação, que era um fator de preocupação, está em tendência de queda.

Os resultados da compra estão ótimos. A moeda se valorizou 285,2% desde a compra que avisei aqui.
Isso dá 3,8%a.m. ou 57,1%a.a.

Not bad...

No entanto, acredito que o 'prato principal' aos portadores da moeda será servido na próxima crise financeira do 'mundo desenvolvido'. rs
Jonas,
Mas ainda ñ é segura. Tempinho atrás, roubaram acho que US$ 250 milhões de BTC de um banco ou corretora. PT pra quem perdeu.
E ainda é a moeda mais utilizada pelo "sub_mundo" do crime.
Ótimo resultado!

RRunner, deixar btc em exchange eh o mesmo que deixar em bancos, ou até pior. Nao preciso nem dizer quanto os bancos são "seguros" né?

BTC voce pode transformar sua carteira em um pedaço de papel e enterrar no quintal, daqui anos desenterra e joga pra "rede".

O btc é mais utilizado hoje para transferencia de grandes valores da China pra outros paises por empresas multinacionais para evitar a lentidao do sistema bancário e economizar taxas. O btc diferente como leigos pensam não é 100% anônimo por isso ele não é mais tão utilizado nos "sub mundos"

Longe de querer iniciar outra tediosa discussão sobre BTC, simplesmente não entendi a primeira frase.
Vocês não deixam dinheiro em bancos, é isso? Eles não oferecem segurança?
Onde vocês deixam o dinheiro de vocês? Debaixo do colchão ou num cofre?
Não confiam no FGC e no BC? 
Se por ventura o dinheiro "sumir" do banco só resta chorar?
Essa realmente está além do meu alcance. 

328509 - pocunha - 18/Out/2016 13:25
Jonas, vc comprou bitcoins por qual plataforma? Abs

Comprei em 2013 pela Mercado Bitcoin. Naquela época era a melhor.
Mas soube que pra comprar em R$ hoje em dia a Foxbit é a que tem mais volume e menor spread.
Abçs  

322513 - jonas_schwingel - 02/Jun/2016 13:23
Fridão,
Se quiser dar um zóio na situação do BTC esse infográfico pode ajudar você a se situar.
Para comprar, a "bolsa" que mais negocia em R$ é a www.mercadobitcoin.com.br.
Pra comprar é só abrir conta e mandar grana. Depois de adquiridos, você pode guardar os BTCs numa carteira.
A mais utilizada é a do www.blockchain.com.
Nao recomendo a mercadobitcoin, apesar de ser a mais buscada e com maior volume pessoal tem relcamado demais, problemas para sacar, depositar e suporte ruim use a FOXBIT ou a BITCOINTOYOU.

Diferentemente do Jonas encaro o bitcoin como porta de entrada para outras criptomoedas, com varias intenções e plataformas diferentes do btc, mas a maior parte está na "mae" é claro. 

Valor da Bitcoin toca máxima em 2 anos com demanda chinesa preocupada sobre iuan

LONDRES, 1 Jun (Reuters) - O preço da bitcoin se elevou para a máxima em quase dois anos, subindo mais de 500 dólares por unidade, com preocupações sobre um maior enfraquecimento do iuan guiando o aumento da demanda da China pela moeda digital.

Os volumes de negociações na bolsa chinesa de bitcoins (BTCC, na sigla em inglês) aumentaram em três a cinco vezes a sua média diária desde sexta-feira, de acordo com o presidente-executivo Bobby Lee, com os poupadores chineses se movimentando para proteger seu dinheiro ante uma desvalorização ainda maior do iuan.

A Bitcoin é uma "criptomoeda" que pode transferir dinheiro ao redor do mundo de maneira rápida e anônima, sem necessidade de uma autoridade central. Isto a torna atraente para aqueles que desejam contornar os controles de capital, como os da China.

Cerca de 95 por cento de todas as negociações de bitcoin são feitas via bolsas chinesas, de acordo com o Coindesk, site do setor, então qualquer aumento na demanda chinesa pela moeda tem um impacto significativo.

O iuan enfraqueceu para mínima de 4 meses e meio na terça-feira. Investidores esperam novas desvalorizações, dadas as crescentes expectativas de um aumento nas taxas de juros dos Estados Unidos e sinais de que a economia chinesa, alimentada por crédito, está desacelerando novamente.

"As pessoas estão se preocupando sobre a desvalorização do iuan feita pelo PBOC (Banco do Povo da China)", disse o presidente-executivo da bolsa chinesa de bitcoins, Bobby Lee, em Hong Kong. "Se você está na China e está portando iuan, isto é um risco enorme, então eles estão comprando ativos tangíveis... A bitcoin é algo que é facilmente negociável, então é isto que está acontecendo."

Apesar de ser defendida por alguns entusiastas como o dinheiro digital do futuro, a bitcoin frequentemente é desconsiderada por ser um investimento muito volátil. Depois de alcançar valor acima de 1.100 dólares em 2013, a moeda caiu para cerca de 150 dólares em 2015. Desde então, porém, se recuperou e foi a moeda de melhor desempenho no ano passado.

Na terça-feira, a bitcoin (BTC=BTSP) alcançou preço de 548,50 dólares, maior valor desde agosto de 2014. Nesta quarta-feira, a cotação era de 536,11 dólares às 16h35 (horário de Brasília). 

320347 - guinsanity - 19/Abr/2016 00:45
To migrando boa parte os meus aportes pra btc
Da pra comprar qualquer moeda a partir dele quase sem taxas, outras criptomoedas, da pra emprestar pra margin trade a 0.06% ao dia.

Compra moeda em espécie? Preciso de dólar para viagem a Colômbia fim do ano.

Voce pode comprar btc com brl em corretoras nacionais ou por meio do localbitcoins (com um vendedor confiavel eh claro, so ver a reputacao).
Depois la na colombia voce pode saca-los em atm bitcoin (pesquisar no google se possui algum la) caso nao possua voce pode fazer um cartao de debito internacional em btc tipo ADVCASH ou XAPO, neles vc deposita seus btc e pode sacar em qualquer caixa eletronico 24hrs pagando uma taxa, ou pode usa-los no debito (nesse caso vc nao paga 6.8% de iof pois é um cartão internacional). Vale mais a pena que esses cartões de casa de cambio (que tem iof) ou cartão internacional. 

19/01/2016 às 05h00

Divergências técnicas ameaçam futuro da bitcoin

Por Paul Vigna | The Wall Street Journal


Um importante desenvolvedor da bitcoin rotulou a moeda digital como uma experiência fracassada, ampliando o racha sobre uma questão obscura, mas vital, que vem dividindo a comunidade há quase um ano.

"Os fundamentos estão danificados e, o que quer que aconteça com os preços no curto prazo, a tendência no longo prazo será provavelmente de baixa", escreveu o desenvolvedor Mike Hearn na plataforma de blogs Medium. "Não vou mais participar do desenvolvimento da bitcoin e vendi todas as minhas moedas."

A briga deriva do crescente congestionamento na rede da bitcoin provocado pelos limites de tamanho dentro do registro de transações da moeda. Se os limites não forem elevados, a consequência pode ser a formação de gargalos debilitantes. Mas ajustar a rede exige a alteração de um sistema que tem sido lucrativo para aqueles que usam computadores potentes para registrar as transações.

Hearn tem defendido abertamente a expansão dos limites de tamanho. O problema é que a bitcoin é um software aberto, então qualquer mudança tem de ser aprovada por uma maioria da comunidade, que não tem sido capaz de chegar a um consenso.

Esta não é a primeira vez que alguém escreve o obituário da bitcoin. A diferença é que o obituário atual foi escrito por alguém importante dentro da comunidade da moeda virtual. O preço da bitcoin, que ficou estável por meses, caiu 20% na semana passada, para US$ 358. A cotação se recuperou um pouco no fim de semana e muitos ainda defendem a moeda na esteira das críticas de Hearn.

"A bitcoin tem sido alvo de debates acirrados e mal-entendidos há muito tempo", diz Sean Neville, diretor-superintendente da Circle, "startup" especializada em pagamentos via celular. "E é outro mal-entendido que a tecnologia 'blockchain' [de registro das transações] possa fracassar simplesmente porque os debates técnicos e de governança ficam mais complicados à medida que a bitcoin amadurece."

A bitcoin sempre teve um lado desagregador. Seus defensores elogiam a moeda por ela não depender de bancos centrais e ter um sistema de transação que trabalha fora do sistema financeiro normal. Os céticos a veem como uma moeda excêntrica cujos valores sobem e descem imprevisivelmente, um cassino para nerds de computadores. Os governos não conseguem nem concluir se ela é uma moeda ou uma commodity.

A cisão atual, porém, solapa o que muitos investidores creem ser a invenção mais promissora da bitcoin: o banco de dados descentralizado conhecido como "blockchain", ou cadeia de blocos, que mantém um registro de quem possui o quê.

As transações individuais são empacotadas em blocos e confirmadas por uma "corrida" matemática altamente complexa. Os vencedores da corrida ganham uma nova bitcoin como recompensa.

O código da bitcoin limita o tamanho desses blocos a um megabyte. Mudar o código exige o consentimento dos chamados "mineiros", que possuem a capacidade computacional necessária para processar todas as transações. A mineração é hoje tão cara que são necessários investimentos em níveis corporativos para participar. Os mineiros atuais temem que a mudança do limite possa afetar suas finanças de formas imprevisíveis.

Não mudar também tem suas consequências. O congestionamento já está criando longos atrasos na confirmação de algumas transações, à medida que a rede em expansão se choca com o limite de tamanho.

Em agosto, Hearn e Gavin Andresen, um dos principais desenvolvedores da bitcoin, apresentaram uma proposta formal para ampliar o limite do tamanho do bloco através de uma versão alternativa da moeda digital chamada Bitcoin XT, que tem limites maiores. Essa foi uma tentativa de promover o que no setor de software se chama de "hard fork": a criação de uma nova versão de um sistema que força os usuários a migrar para ela.

A briga entre os defensores da XT e da versão original, agora chamada de Core, tem sido intensa. Ela está sendo travada no site Reddit, nas redes sociais e em fóruns de discussão, e já houve até ataques cibernéticos anônimos a usuários e empresas. A XT começou com força, mas não chegou nem perto de obter um consenso para a mudança.

Foi essa situação que finalmente convenceu Hearn de que a bitcoin está cavando a sua própria cova.

Já outros continuam esperançosos. Uma outra proposta, chamada Bitcoin Classic, surgiu das cinzas do debate sobre Core e XT. Essa versão da bitcoin permitiria um limite de dois megabytes, com a implementação de regras para que o limite fosse sendo ampliado com o tempo. A proposta parece estar ganhando apoio rapidamente.

"Às vezes é necessária uma crise para pôr todos na [mesma] sala", disse Fred Wilson, da Union Square Ventures, firma de capital de risco que investe na bitcoin, num post filosófico de um blog. "Talvez seja assim que debate sobre o tamanho do bloco se encerrará".
http://www.valor.com.br/impresso/wall-street-journal-americas/divergencias-tecnicas-ameacam-futuro-da-bitcoin 

314735 - jonas_schwingel - 08/Jan/2016 20:36
Introduzi o assunto 'BTC' neste fórum em 2013.
Causei muita discussão, recebi ofensas e tudo mais.

Sou realmente interessado em críticas negativas à moeda, afinal hoje tenho cerca de 10% da carteira nela. Seria mais se eu não tivesse vendido algumas para recuperar o investimento inicial.
O problema é que, enquanto os críticos não levarem o assunto a sério e, de fato, procurarem saber mais antes de tecer opiniões, o debate sequer valerá a pena.

O Ugaz foi um cara que levou a sério, passou vários meses aprendendo. Só foi comprar quando ele já sabia 10x mais do que eu sobre o assunto. Ele tem curiosidade e capacidade de análise fascinantes. Faz uma falta enorme neste espaço.

314736  - rnelias  -  08 Jan 2016, 20:44
Jonas, não é fácil quebrar paradigmas, sobretudo para um grupo que deve agir de forma conservadora, afinal, tem armadilhas por todos os lados e estamos lidando com patrimônio. Portanto, é natural o estranhamento à novidade. Da minha parte, te confesso que nunca comprei nenhum Bitcoin por um motivo singelo: achei os custos da transação altos rsrsrs. Mas Bitcoin, como citou, não deve ser visto como investimento (assim como dólar e ouro) e sim como reserva de valor. Argentinos, p. ex., estavam na lista dos maiores compradores de BTC na américa latina por motivos óbvios. Imagine que uma nação que sempre fez poupança em dólar, era limitado de comprar a moeda pelo governo, acabaram correndo para o BTC.

314742  - pinheiro87  -  08 Jan 2016, 23:25
Jonas, eu sempre meto o pau em bitcoin porque acho furada, mas como todas as minhas manifestações aqui no fórum é tudo sempre na paz e com respeito. Acho que as opiniões divergentes contribuem para o debate de ideias. Eu confesso que tenho uma implicância gratuita com esse troço que parece pirâmide, mas nem perco meu tempo atacando, acompanhando e muito menos torcendo contra, geralmente quando alguém fala é que eu vou conferir a quantas anda.
Você como um dos grandes defensores do bitcoin sempre aparece fazendo propaganda quando as coisas vão bem, mas postando sobre a performance em 2015 assim "descontextualizada" parece o negócio do século, porém quando caiu de 1200 para 200 não lembro de você ou ninguém comentando sobre o assunto. Como muita gente lê esse fórum acho importante ressaltar os pontos negativos desse "investimento", nesse caso específico a volatilidade excessiva nos últimos 2 anos.
Se não me engano essa é a primeira vez que comento com você sobre o assunto. O Uqaz eu perturbava mais porque a gente conversava mais e apesar dessa divergência ideológica eu sinto falta da participação dele aqui no fórum também.
Te desejo sucesso, mesmo não concordando nesse tópico específico, temos idéias parecidas em outros temas. 

Esse tal de bitcoin é excelente pra quem gosta de mico, saiu de 0 para US$1200, depois caiu para US$200, agora tá em US$400.
Deve ser uma maravilha para quem pensa em usar como reserva de valor ou meio de transação, dependendo do dia você tem 1000/200/500/300.
Se vai virar uma coisa séria eu não sei, mas a volatilidade desse troço entre 2013 e 2015 foi ABSURDA. Cuidado com o canto do cisne...

Tirando o fato de que os EUA iniciaram agora em dezembro um processo de contração monetária, exatamente o oposto do motivo que levou o Jonas a investir.

314686  - Jonas_Schwingel  -  08 Jan 2016, 16:30
Em 2013, quando comprei 1% da carteira em BTC, minha principal motivação foi fato de os bancos centrais do mundo todo estarem cagando e andando  para a quantidade de moeda em circulação. Aumentam sem nenhum pudor a base monetária. É QE pra cá, QE pra lá, injeções de crédito via bancos estatais, etc, etc. A expansão monetária desenfreada destes keynesianos não vai durar pra sempre. Se eles mesmo não botarem fim nessa bagunça - e acredito que não irão - o mercado o fará. O BTC nasceu pra isso. Se ele vai conseguir acabar com esta pirâmide keynesiana, só o tempo dirá.

O mercado é sábio e sempre desconfiei que, se o BTC se consolidasse como algo 'sério', ele iria acabar sendo um espécie de "buraco negro" no mundo financeiro. É o que parece estar começando a acontecer. Ele está simplesmente sugando os recursos das pessoas que não confiam nas moedas estatais, papel este que o ouro vinha fazendo até então.

Estou muito satisfeito por ter comprado. A valorização dele em minha carteira está acima dos 100% ao ano e creio que é só o começo da alta.
A sensação é de estar protegido contra o colapso das moedas estatais, tanto do real quanto do dólar.

Juntando o exposto acima com o fato da moeda estar tendo sua aceitação crescente nos estabelecimentos comerciais (principalmente no 1º mundo) e o aumento formidável de produtos financeiros, start-ups, cursos em universidades, aceitação por parte de alguns governos, etc, o conforto só aumenta.

Se todas as minhas premissas estiverem corretas, ainda terei muitas alegrias com esta invenção fantástica.

311595  - clauc  -  20 Nov 2015, 18:02
Olha, agora pensando melhor sobre BitCoins... Tudo intuitivo pois não estudei isso...

Claro que mercado existe para a criptomoeda - nem que seja por sua internacionalidade (foge-se inclusive de impostos), fácil transmissibilidade (pense em rincões na África aonde não existe banco) e anonimato (desde doações a causas estranhas até fuga de ex-mulher).

Ou, digamos, para lavagem de dinheiro, como fez Ross Ullrich, do Silk Road, a amazon das drogas da deep web (aliás ele, físico engenheiro e fã de Von Misses, é um exemplo dos libertários que querem abolir a intervenção do Estado na vida privada, e decretou, aproveitando o exemplo do Uqaz, que Silk Road foi a prova de que US perderam a guerra às drogas - está condenado a life in prision mas seu nick name, Dread Pirate Robert, como o personagem original, é continuamente substituível por outro que lhe assume a identidade, o que efetivamente vem ocorrendo).

Dentre outros, mencionemos 2 principais problemas inerentes para a sua aceitação ampla no mercado de massa: credibilidade e difícil informação sobre como usar/transacionar.

Credibilidade se resolve com a entrada de um big player, pessoa física ou jurídica (tipo Bill Gates ou Barclays ou sei la quem) que empreste reputação a moeda (o player só entrara se atestar efetiva segurança, obviamente).

Dai deflui também o acesso a informação - intermediação de agente (gerente do banco?), simplificação de procedimentos, acesso a traduções, formulário online, popularização de uso etc.

Problema externo seria a regulação - big player pode resolver isso também, mas entrechoque de muitos interesses de gente grande.

O que me chama a atenção é o seguinte: vi na GloboNews que a entrada do UBER gerou aos taxis perdas de 150 milhões - mas em compensação ele movimentou um novo mercado de 900 milhões! (perdas que talvez irão para montadoras e outros setores). Ou seja, a entrada de um modelo novo (como UBER e bitcoin) gera não somente concorrência, ou perdas para os concorrentes, mas a CRIAÇÃO de um mercado novo, pois atende a uma demanda reprimida que estava desatendida...

Com Bitcoins não será o mesmo? Ouro prata asções propriedades bitcoins titulos virtuais que representam valores pirâmides bolhas - é um balaio e tanto que já existe...

E, fechando o círculo, se há demanda, basta resolver algumas questões práticas de uso e uma questão (mais séria) da regulação (UBER também luta com essa parte).

Não sei se irá prosperar ou não, mas é uma questão interessante. Isso falando de improviso e intuitivamente não sei...

311576  - Alascio  -  20 Nov 2015, 15:40
O Bitcoin é um esquema de pirâmide?


Há alguns anos, antes que o vocabulário vindo do norte se impusesse, as pessoas preferiam chamar de “pirâmide financeira” o que hoje chamam de “esquema Ponzi”. A astúcia consiste em usar o dinheiro dos novos investidores pra oferecer um retorno atrativo àqueles que lhes confiaram seu capital enquanto os iniciadores do esquema se apropriam desse capital. O segredo é desaparecer com o caixa antes que os investidores exijam reembolso, no momento em que as novas adesões ao esquema já não são suficientes pra pagar os rendimentos.

Alguns afirmam que o bitcoin seria uma pirâmide financeira, geralmente argumentando que os primeiros bitcoins não custaram quase nada aos fundadores do sistema que possuem um grande montante, enquanto os compradores atuais pagam caro por um valor que é na verdade arbitrário. Entretanto, o bitcoin não possui os atributos que caracterizam uma pirâmide financeira:

Não existe a utilização dos aportes de novos investidores para manter nos antigos a ilusão da integridade de seu capital. A maioria dos veteranos da criptomoeda parecem estar guardando seus bitcoins embaixo do colchão – no final de 2012, 78% dos bitcoins estavam em contas das quais jamais haviam saído – mas se eles os trocam, assim o fazem através de transações justas nas quais abrem mão de seu bem pelo valor de mercado. Além disso, nada diferencia o bitcoin de um “fundador” do bitcoin minerado um minuto atrás.
Charles Ponzi utilizava um argumento baseado no senso comum, o qual tinha um princípio bastante óbvio mas que na prática se tornava irrealizável, pra poder convencer os poupadores a lhe confiar seu dinheiro: ele comprava na Itália cupons postais internacionais de resposta, válidos em todo lugar, a um quinto do seu valor de face nos Estados Unidos. Bastaria que uma de suas vítimas tentasse reembolsar o cupom nos Estados Unidos pra perceber que as coisas não eram assim tão simples… O bitcoin é exatamente o inverso. Um sistema que apenas especialistas em criptografia podem compreender a princípio, mas que qualquer um pode desfrutar sem precisar gastar muito, seja pagando sua conta em um bar ou comprando alguma mercadoria online.
Bernard Madoff dispunha de uma falsa sala de negócios que ele mostrava a seus clientes pra lhes convencer. Toda trapaça (e as pirâmides financeiras não escapam dessa regra) se baseia na dissimulação da verdadeira natureza do sistema. Mas pela sua própria natureza um tal segredo é impossível no caso do bitcoin, onde a totalidade de suas especificações e a sua implementação são de domínio público. Antes de comprar bitcoins, cada um pode verificar que não há nada escondido pra lhe prejudicar mas que, se ainda assim não estiver convencido, ninguém lhe obrigará a utilizar o bitcon como meio de pagamento.
É possível notar que as moedas fiduciárias não passam com tanta facilidade nesses critérios.

Imagine que em 1967, Berny Wagner, treinador de atletismo da Universidade de Oregon, tenha ido a uma casa de apostas pra apostar um grande montante que seu pupilo, Dick Fosbury, quinto no ranking universitário dos Estados Unidos com uma técnica pouco ortodoxa, será campeão olímpico no ano seguinte, considerando as vantagens que o treinador reconhece em sua técnica. O retorno sobre essa aposta seria enorme. Mas à medida que Fosbury se torna campeão indoor em 1968, se qualifica pros jogos olímpicos e em seguida pras finais, o retorno sobre a aposta se torna menor. No México, quando Fosbury levou o título olímpico, Berny Wagner teria ganho o jackpot e todos aqueles que apostaram contra que pagariam seu prêmio. Por outro lado, aqueles que apostaram tarde demais também poderiam se sentir frustrados, como se estivessem sido parte de uma pirâmide financeira, porque o retorno de Wagner foi milhares de vezes maior que o deles. Mas quando alguém faz uma aposta, esse alguém assume a responsabilidade, conhece os riscos, os atletas e é livre pra escolher.

Suponhamos agora de maneira análoga que um treinador basco tenha ido apostar em 1955 em um atleta de 40 anos, desconhecido no atletismo, para a prova de lançamento de dardos nos jogos de Melbourne. No começo de 1956, Félix Eurasquin quebra o recorde mundial com um lançamento utilizando a técnica “barra vasca”. O rendimento da aposta reduz bastante. Em seguida a federação mudou o regulamento, proibindo o “lançamento à espanhola”. Nos jogos de Melbourne, a aposta já não valeria mais nada.

Ninguém tem como saber se o bitcoin será um sucesso como Fosbury ou um fracasso como Eurasquin. Entretanto é certo que, ao permitir aos indivíduos fazerem suas próprias escolhas com plena informação, o bitcoin está muito longe de ser um esquema de pirâmide

311554 - uqaz - 20/Nov/2015 10:38
Há um tempo atrás me perguntaram "sobre essa história de bitcoin". Criptomoedas não são apenas bitcoins, é um universo, tenho opinião de que os BTCs serão o ouro virtual... cada outra criptomoeda será, digamos, escrava dele. Eu mesmo investi recentemente numa criptomoeda q compõe a capitalização de uma Bolsa Exchange (como a bmfbovespa) de bitcoins por BitAssets (bitgold, bitsilver etc). Levarei parte dos lucros - em criptomoedas - dessa corretora todo mês, resumidamente. Essa aqui é a apresentação mais geral sobre criptomoedas que eu conheço em português. O futuro das criptomoedas: http://m.youtube.com/watch?list=PLisPS4g96EKfZb3BEsGoy5_0tI-wcbuLR&v=nPe_mlG1Ii0

Uqaz, por onde vc compra bitcoins e quais sao os custos envolvidos?

Um bitcoin pode ser comprado numa "Exchange". Há diversas exchanges pelo mundo que convertem moedas locais em bitcoins.

As Exchanges brasileiras que giram os maiores volumes são:

1. Mercado Bitcoinhttp://www.mercadobitcoin.com.br/

2. bitcointoyouhttp://bitcointoyou.com/

3. foxbithttp://www.foxbit.com.br

Os custos variam muito, podem ser em % de operação ou fixos (em R$ ou BTC). De qq forma é fácil descobrir estes custos nos sites aí de cima.

O assunto é mesmo fascinante.
Dentre outros motivos porque qualquer pessoa pode tentar criar uma moeda, o problema é ela criar "vida", vale dizer, sem ter um Estado por detrás ela ser acreditada por "toda a gente", como dizem os portugas, como se aquilo tivesse mesmo valor inquestionável, o poder de representar valor e permitir a troca, esse é o "milagre" da história.

Ainda, a tecnologia que foi inventada para validar as trocas (ninguém sabe quem é realmente o inventor, somente sabem seu nick name), e que é em si revolucionária - substituiria com vantagens, por exemplo, os cartórios e notários que temos no Brasil. Há um pais que está estudando como usar essa tecnologia para dar mais segurança aos registros de imóveis. Aqui: http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,acreditando-nas-pessoas-de-olhos-fechados,10000000962#

Petter schiff parece que diz que BitCoin como investimento é tulipomania (não sei), mas como forma de pagamento e certificação o blockchain é revolucionário e talvez definitivo.

Ainda sobre a tecnologia de validação de verdades:
"O tipo de programabilidade oferecido pelo Ethereum não permite apenas rastrear e registrar a propriedade das pessoas. Possibilita também que ele seja usado de novas maneiras. Chaves de carros incorporadas à blockchain do Ethereum poderiam ser vendidas ou alugadas segundo um sem-fim de procedimentos baseados em regras pré-determinadas, viabilizando novos esquemas peer-to-peer de aluguel e compartilhamento de veículos. Indo mais além, há quem fale em usar a tecnologia para fazer com que os futuros carros autônomos não apenas se autoconduzam, como sejam proprietários de si mesmos. Os veículos poderiam economizar parte do dinheiro digital gerado com o aluguel de suas chaves para cobrir custos com combustível, manutenção e estacionamento, tudo de acordo com regras pré-programadas."

Temos que pensar nessas questões (singularidade) para investimentos de muito longo prazo, pois o que conhecemos será diferente, dada a tecnologia desruptiva - ver o exemplo do UBER e economia do compartilhamento, tirando do mercado investidores em hotéis, taxis, cartórios e escriturários de bancos (menos no BR, em Cuba e na Coreia do Norte) etc. Harvard dá aulas de graça e certificado online para centenas de milhares de pessoas, quando poderíamos imaginar isso?

Estou para ler algo sobre a "economia da abundância", há mais e mais gente que acredita que o custo marginal de tudo vai render a zero, em 20 anos viveremos uma riqueza inimaginável (não sei) - e o fim da maioria dos empregos q conhecemos. Quando os indianos e chineses conseguem fazer qq coisa barato em fundo de quintal ocorre o processo de "commodizaçao", destruição das margens de lucro. Que atinge cada vez coisas mais complexas (carros por exemplo). Em 15-20 anos muitas profissões irão inexistir em escala - motorista, caixa de supermercado, garçom etc.

Falando nisso, e adicionando uma pitada de política, o comunismo está fazendo é aumentar a dependência do Brasil nos setores condenados impedindo o desenvolvimento nesses novos setores.

Talvez estes bitcoins podem ser um lastro para o fim do mundo ... O que acha ? Quando a grande alavancagem mundial cair no que se segurar ? Qual sua opinião uqaz?

Vc notou que o camarada com um bonito sotaque nordestino mencionou o tal do Ethereum tbm?

Ponto excelente que vc tocou, a tal confiança de aceitabilidade. Não fosse isto faltante nos Governos atualmente, não haveria "essa história de Bitcoin". Vc crê que os Governos tomem vergonha na cara? Eu acho que não, os donos do poder do passado, a Igreja, teve a sua Reforma...e as religiões protestantes persistem e se expandem. A Igreja perdeu o monopólio. Cada Governo perderá o seu e será substituído, creia-me.

Eu discordo do Schiff quanto a não considerar os BTCs, vc sabe p q? Porque no mundinho dele da América há abundância de estabelecimentos que aceitam ouro e prata físicos. E aqui, há? Quer dizer, o Schiff está espelhando a realidade de 1º mundo dele pro resto das pessoas, e isto não é verdade! Aliás, tampouco em países desenvolvidos parece ser fácil transacionar metais.

Não que eu desconsidere o ouro ou a prata físicos, mas é que aqui não possuem liquidez de transação, seriam pesos de papel valendo na prática (na hipótese de ter um amigo ourives kkkk) cerca de 70% do valor real (americano). O tal cubo de ouro do Buffet.

Por fim, olhem a notícia que acabei de receber:

Relato sobre o Bitcoin na câmara dos deputados
http://blog.bitcointoyou.com/2015/11/20/relato-sobre-o-bitcoin-na-camara-dos-deputados/?utm_campaign=audiencia_publica&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Quando eles abrirem o olho, já era malandro. A hora de correr daqui parece ser por agora (próximos 5 anos)...

Vão correr pro ouro, mas não vai ter pra todo mundo kkkk. O dólar está nas máximas, não parece ser são embolsá-lo.

Tem os títulos soberanos de diversos países, mas tbm se encontram nas máximas. Como o dólar, a tendência é desabarem num eventual ajuste.

Aí sobram outras moedas, todas lastreadas por dólares de seus respectivos Bancos Centrais. Moedas fortes podem ser uma alternativa, visto q vêm caindo há anos frente ao dolar (o franco suiço chegou a valer menos q o dolar, pqp: http://finance.yahoo.com/echarts?s=USDchf%3DX+Interactive#{%22range%22:%225y%22,%22allowChartStacking%22:true}).

Por fim sobram os tais hard assets, coisas como linhas de trem que o Buffet andou se entupindo. Lá os imóveis estão nas núvens. Em Banânia, temos boas empresas que na minha opinião estão caríssimas pela tal "alavancagem mundial" a que vc mencionou. Os fiis parecem ser uma boa alternativa.

Concluindo. Banânicos como nós temos acesso fácil nem a ouro ou prata físicos tampouco a moedas fortes. Excluindo os fiis, sobra o que?

obrigado uqaz
Realmente partindo do que disse tudo fica muito difícil...nada tem lastro...talvez os FIIS se salvem, pelo menos morremos abraçados a um pedaço de porta ou uma janela...talvez imoveis físicos comprados diretamente.. 

Artigo interessante sobre bitcoins, futuro, registro de imóveis (FIIs hehe) e carros 'proprietários de si mesmos'

"... (há) lugares em que registros de imóveis são mal conservados, mal administrados e/ou corruptos — vale dizer, em grande parte do planeta. A fragilidade dos direitos de propriedade é fonte endêmica de insegurança e injustiça. Também dificulta o uso de uma residência ou de um terreno como garantia na contratação de empréstimos, restringindo os investimentos e a criação de empregos.

Tais problemas parecem completamente alheios ao universo do bitcoin, uma moeda baseada em engenhoso sistema de criptografia que conta com um grupo dedicado de seguidores entre geeks em sua maioria ricos, com frequência animados por ideologias anti-estatais e, por vezes, criminosos. Mas a tecnologia por trás do bitcoin, chamada de “blockchain” (literalmente, corrente, ou cadeia, de blocos), tem aplicações que vão muito além daquelas a que se presta uma moeda, oferecendo a pessoas que não se conhecem, nem confiam umas nas outras, a possibilidade de criar um registro que, especificando quem é proprietário de quê, obriga a anuência de todos os envolvidos. É uma maneira de estabelecer e preservar verdades...

O tipo de programabilidade oferecido pelo Ethereum não permite apenas rastrear e registrar a propriedade das pessoas. Possibilita também que ele seja usado de novas maneiras. Chaves de carros incorporadas à blockchain do Ethereum poderiam ser vendidas ou alugadas segundo um sem-fim de procedimentos baseados em regras pré-determinadas, viabilizando novos esquemas peer-to-peer de aluguel e compartilhamento de veículos. Indo mais além, há quem fale em usar a tecnologia para fazer com que os futuros carros autônomos não apenas se autoconduzam, como sejam proprietários de si mesmos. Os veículos poderiam economizar parte do dinheiro digital gerado com o aluguel de suas chaves para cobrir custos com combustível, manutenção e estacionamento, tudo de acordo com regras pré-programadas."

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,acreditando-nas-pessoas-de-olhos-fechados,10000000962#

288903 - dusteffen -  28 Jan 2015, 15:33

28/01/2015
A Bitcoin e a revolução da moeda digital

Por Michael J. Casey e Paul Vigna | The Wall Street Journal


Tudo relacionado à bitcoin é envolto em uma aura de mistério. Cerca de US$ 500 milhões sumiram de uma bolsa on-line de Tóquio. Um promotor de Manhattan prendeu o vice-presidente do conselho de administração de sua plataforma de negociação mais importante, um jovem de 24 anos, sob acusação de lavagem de dinheiro relacionada a drogas. A identidade de seu criador permanece uma incógnita. Em 2014, ela perdeu 66% de seu valor e já caiu outros 44% nas primeiras duas semanas de janeiro. Na carta que enviou aos investidores no fim do ano, Warren Buffett foi enfático: "Fiquem longe dela."

A moeda digital, conhecida mundialmente apenas como bitcoin, tem só seis anos, mas muitos de seus críticos já a consideram morta. Tais previsões lúgubres, porém, estão deixando de lado uma questão bem mais importante: independentemente da morte ou não da bitcoin, a tecnologia que a sustenta veio para ficar. E a tecnologia se tornará ainda mais influente à medida que desenvolvedores criam versões novas e melhores, e clones.

Nenhuma moeda digital vai remover o dólar de seu trono no curto prazo, mas a bitcoin é muito mais que uma moeda. É um sistema descentralizado e radicalmente novo de administrar a forma que as sociedades trocam valores. É, simplesmente, uma das inovações mais poderosas no mundo das finanças em 500 anos.

Se aplicado amplamente para o funcionamento interno da economia global, esse modelo poderia eliminar trilhões em tarifas financeiras; informatizar muito do trabalho feito por processadoras de pagamentos, órgãos de governo, advogados e contadores; e criar oportunidades para bilhões de pessoas que atualmente não possuem conta bancária. Muito valor será gerado, mas muitos empregos também ficarão obsoletos.

A bitcoin tem algumas falhas indiscutíveis, pelo menos na sua iteração atual. A volatilidade do seu preço é significativa. (A quem agradaria ver o custo do das compras de supermercado variar até 10% toda semana?) Seu anonimato a tornou um paraíso para traficantes de drogas. As "carteiras" (como os aplicativos individuais que administram as contas de bitcoin são conhecidos) se mostraram vulneráveis a ataques cibernéticos e roubos, mesmo as de grandes bolsas de bitcoin, como a Mt. Gox, de Tóquio, e a Bitstamp, da Eslovênia.

Apesar de o programa base da bitcoin ter resistido aos hackers por seis anos, os ataques a negócios relacionados à moeda virtual criaram a impressão que ela não é uma forma segura de armazenar dinheiro. Até essas percepções serem superadas ou a bitcoin ser substituída por uma moeda digital superior, o público permanecerá desconfiado quanto ao conceito, e os reguladores tentarão invalidá-la.

Como qualquer tecnologia jovem, a bitcoin é uma obra em construção, mas seu inovador software que é a base da moeda está constantemente sendo melhorado. Ela tem o código aberto e é livre de direitos autorais, portanto, é acessível a qualquer pessoa que queira vê-la por dentro, copiá-la, sugerir melhorias ou criar aplicativos para a moeda digital.

Inspirado por esse potencial, "provavelmente 10 mil dos melhores programadores do mundo estão trabalhando na bitcoin", estima Chris Dixon, sócio da empresa de capital de risco Andreessen Horowitz. Esse exército voluntário tem desenvolvido uma criptografia de nível militar para tornar as carteiras de bitcoin mais seguras e asseguráveis, além de novas ferramentas de operação que ajudem a estabilizar sua cotação. As falhas da moeda digital estão sendo resolvidas.

O funcionamento da bitcoin e outras moedas digitais pode ser confuso. Quando pensamos de forma abstrata em uma moeda, tendemos a pensar em uma moeda física em um mundo real - uma nota de dólar ou moeda de ouro -, então pensamos na bitcoin como um tipo de equivalente digital, da mesma forma que um arquivo em Word é um substituto digital para uma página física de texto.

Mas não existe um equivalente digital para uma nota de dólar. As bitcoins existem puramente como um registro em um sistema contábil - um livro-caixa público e transparente conhecido como "blockchain" que registra os saldos e realiza transferências entre "endereços" especiais de bitcoin. Possuir bitcoins não significa ter notas bancárias digitais em um bolso digital; significa que você tem o direito a um endereço de bitcoin, com uma senha secreta, e o direito de transferir seu saldo para outra pessoa.

Esse livro-caixa é que dá à bitcoin a possibilidade de romper as finanças globais. No atual sistema monetário baseado no dólar, nós confiamos nos bancos e outros intermediários que cobram tarifas para atuar como guardiões de quase todas as transações.

Essas instituições centralizadas mantêm muito bem guardados os livros-caixa e, com essas informações, determinam se seus clientes têm crédito suficiente para passar cheques, comprar produtos com cartões de crédito ou fazer transferências.

Com a bitcoin, o saldo mantido por todo usuário do sistema monetário é registrado em um livro-caixa amplamente distribuído e publicamente exibido que é atualizado por milhares de computadores particulares conhecidos como "mineradores".

Para entender como ele funciona e porque é mais eficiente e mais barato que o sistema existente, veja como funciona a compra de uma xícara de café na lanchonete mais próxima. Se pagar com cartão de crédito, a operação parece simples: você passa o cartão, pega o café e sai. Na verdade, antes de a lanchonete ser paga e seu saldo bancário ser descontado, várias instituições - como a administradora do cartão de crédito, seu banco, o banco da lanchonete, a processadora de pagamento, a rede de compensação administrada pelo banco central regional - terão compartilhado parte das informações sobre sua conta ou interferido no fluxo do dinheiro.

Se tudo correr bem, o banco confirmará sua identidade e o crédito positivo e enviará o pagamento para o banco da lanchonete em dois ou três dias. Pelo serviço, a lanchonete paga uma tarifa entre 2% a 3%.

Agora, para pagar em bitcoin (mais de 82 mil estabelecimentos já aceitam a moeda em todo o mundo), é necessário ter a moeda. Se não possui, pode comprar de uma das bolsas e corretoras on-line usando uma transferência simples de sua conta bancária. Então, vai alocar as bitcoins em uma carteira, que funciona como uma conta on-line.

Na lanchonete, você vai abrir o aplicativo da carteira em seu smartphone e segurar o código de leitura próximo do dispositivo do caixa. Com isso, sua senha irá desbloquear um endereço de bitcoin e publicamente informar à rede de computadores bitcoin que você está transferindo o valor em dólar, por exemplo US$ 1,75, equivalentes em bitcoin (cerca de 0,0076 bitcoin) ao endereço da lanchonete. Isso leva apenas segundos e aí você pode sair da lanchonete com seu café.

O que acontece depois é crucial. Ao contrário do sistema existente, sua transação é imediatamente transmitida para o mundo (em dados alfanuméricos que não podem levar até você pessoalmente). Sua informação então é reunida pelos "mineiros", os computadores que mantêm o sistema e são compensados, a cada cerca de 10 minutos, por seu trabalho em confirmar as transações.

Essa informação é adicionada ao livro-caixa e depois de confirmada como legítima, os novos dados são atualizados por todos os mineiros. O processo todo leva entre 10 minutos e uma hora, ante dois a três dias da transação via cartão de crédito. Algumas moedas digitais mais novas são capazes de finalizar a transação em segundos.

A tarifa é quase zero e as informações pessoais dos usuários não são divulgadas. As vantagens da moeda digital são ainda mais visíveis em mercados emergentes. Ela permite que trabalhadores imigrantes enviem dinheiro para suas famílias sem pagar 10% ou mais pelos serviços internacionais de pagamento.

O ainda desconhecido inventor da bitcoin - a pessoa ou grupo de pessoas conhecido como Satoshi Nakamoto - acabou oferecendo uma solução nova a um problema com o qual as sociedades têm enfrentado por séculos: a falta de confiança entre desconhecidos nas relações comerciais. Eles podem apenas confiar nos bancos, que assumem o risco de crédito. Mas o sistema financeiro também é vulnerável, como ficou claro na crise financeira de 2008.

Adaptado do livro: "The Age of Cryptocurrency: How Bitcoin and Digital Money Are Challenging the Global Economy Order" (A Era da criptomoeda: Como a Bitcoin e o dinheiro virtual desafiam a ordem da economia global, em tradução livre) lançado ontem nos EUA pela St. Martin's Press.
[Valid RSS]