segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Ações - Como investir em Ações no Brasil Morando no Exterior


366767 - willen89 - 26/Jan/2020 20:56
Pessoal, boa noite
Acompanho há um bom tempo o forum e gostaria de agradecer/parabenizar a todos pelos conteúdos postados, especialmente as analises realizadas pelo Prof. Paulo!

Gostaria de uma ajuda dos foristas com relação a investir em ações no Brasil morando no exterior. Estou a quase um ano em Portugal e continuo com minhas ações no Brasil, inclusive comprando algumas neste período. Minha duvida é com relação a como fica a situação após eu realizar a declaração de saída definitiva do Brasil. Alguém que esteja em situação similar ou tenha conhecimento na área poderia me orientar? Eu gostaria muito de seguir investindo nas ações no Brasil mas tenho vistos alguns comentários informando que devo fechar todos meus investimentos e mandar meu dinheiro para Portugal. É isto mesmo? Quem puder me dar uma orientação, agradeço muito!

Novamente obrigado por tudo.

Tenho um parente no exterior, fez a saída definitiva. Para manter a conta aberta no banco e fazer remessas sem ter que pagar IR duplicado, mudou a conta para expatriado. Tem que ser presencial para assinar a papelada.

Ola Maico2013,

Sabe dizer qual banco e corretora seu parente utiliza? Consegui encontrar 2 bancos que "aceitavam" trabalhar com não residente. Um deles era o Itaú, mas tinha tarifas absurdas (era cerca R$1000 mensais). Com corretoras nao tive sucesso (na verdade achei uma, mas exigia US$10M em ativos).

Ainda não consegui encontrar uma solução aceitavel para o não residente. Ja conversei com um tributarista e fui recomendado a vender tudo e seguir a vida no exterior. Isso evitara uma serie de dores de cabeca e custos. Hoje em dia, acho que ele estava certo...

Fabio
Não é preciso, é só você manter um domicilio fiscal aqui, para você ter uma ideia eu fiquei 20 anos em Portugal e numa das vindas ao Brasil eu abri uma conta no BB e através dela eu fazia as movimentações de bolsa, tudo declarado é claro.

Para manter uma conta bancária "comum" e ter domicílio fiscal no Brasil, o interessado não pode fazer a Declaração de Saída Definitiva do Brasil. Adicionalmente, vai ter que declarar os rendimentos e tributos pagos no Portugal, para efetuar a compensação.

Se os rendimentos no Portugal não gerarem aumento de capital considerável, eventualmente pode-se simplesmente ignorar o que ocorre no Portugal. Arruma um endereço, mantém a conta bancára e declara os rendimentos financeiros no Brasil. Neste caso, entretanto, a Declaração de Saída Definitiva não pode ser feita.

No que concerne a situação no Portugal, há a opção do RNH, mas não conheço os detalhes da regra do jogo.

... de qualquer forma, o Brasil é uma zona! Tenho uma filha que mora na Alemanha, fez a Declaração de Saída Definitiva e mantém a sua antiga conta bancária. Um dia o banco vai descobrir que ela não poderia ter uma conta comum ... mas isto é problema do banco!

Como Não Residente, ela não faz a Declaração de Imposto no Brasil. 
[Valid RSS]