sexta-feira, 26 de abril de 2019

Imposto de Renda - ETF

O que vai abaixo e o que eu faria se ocorresse comigo ... nada sei e nunca tive experiências com compra e venda ETFs no Brasil.

Vc diz que a corretora recolheu o imposto e ele corresponde a 25%. Se vc diz que é um ETF de renda fixa, a parte ETF da equação é só a forma de contratação e descontratação. Tudo se passa como se vc tivesse um título de renda fixa (sei lá, um CDB) e o repassasse para terceiro. Mas é como se vc o vendesse de volta ao banco e este para o terceiro. Em consequência, faria a Declaração como OUTROS nos Rendimentos Tributados Exclusivamente na Fonte. Lá exite um campo DESCRIÇÃO (ou algo que o valha) no qual vc pode explicar: ETF vendido com retenção de 25% na fonte.

Caros amigos (e principalmente o professor....)
Já postei aqui que comprei aqui umas etfs de renda fixa da Mirae. Comprei em agosto e vendi em setembro com um lucro de uns 40 reais. Descobri agora que me retiveram um pouco mais de 8 reais de IR (25%, mas isto parece estar de acordo com as normas da Receita). Liguei na corretora mas não consegui nenhum esclarecimento razoável sobre como declarar a operação. Este valor não aparece no extrato de imposto retido pela corretora nem no dedo duro e nem em outro lugar. Fico com medo de declarar como venda de ETF com esta alíquota diferente e, como a corretora não incluiu o imposto retido no mês, a Receita me chamar.

Lembrando que o IR ja foi recolhido pela corretora, alguém tem uma idéia de onde eu poderia declarar a operação?

Agradeço muito por qualquer ajuda pois não tenho idéia do que fazer.
[Valid RSS]